Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O donativo exemplar – Sheikh Wissam Issa – 10/01/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “O exemplo daqueles que gastam os seus bens pela causa de Deus é como o de um grão que produz sete espigas, cada espiga contendo cem grãos. Deus multiplica mais ainda a quem Lhe apraz, porque é Munificente, Sapientíssimo”. (2:261)

O versículo fala a respeito da caridade e do donativo como um dos meios de caridade pela causa de Deus. Ou seja, aquele que doa não pela vida e nem pela fama ou por egoísmo, ou algo em troca, e sim apenas pela causa de Deus, pois a caridade é algo amado por Deus, o Altíssimo.

O exemplo dessas pessoas que doam suas riquezas pela causa de Deus é como um grão. Porque foi dado este exemplo? Um único grão é tão insignificante, mas se for pela causa de Deus será muito valioso. Mas o que acontecerá com este grão doado? Ele se multiplicará em 100 vezes. Deus está afirmando que aquelas pessoas cujas doações são feitas pela causa de Deus, a multiplicação será por cem vezes. Isso porque Ele ama tanto a doação quanto o doador. Mas porque será que Deus ama tanto isso e valoriza de tal maneira que multiplicaria esta doação? Porque beneficia o ser humano e, toda ação que beneficia o próximo certamente será muito valorizada e multiplicada por Deus, o Altíssimo.

Para Deus, é importante que pensemos um no outro, ou seja, o ser humano deve pensar e agir em favor do próximo, beneficiando-o de todas as maneiras. A pergunta que faço é: doação vale por 700? O que isso significa? Significa que se a pessoa doar 1 único real aquele real valerá por 700 reais.

No final do versículo Deus diz: “… Deus multiplica mais ainda a quem Lhe apraz, porque é Munificente”. O que isso significa? Significa que dependendo da condição e intenção que a pessoa faz o donativo então esta pessoa pode ganhar ainda mais do que 700 vezes. Já se as condições não forem respeitadas, então será como se aquela pessoa não tivesse feito nenhum donativo, seja lá qual for o seu tamanho. Por isso que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que enviar um donativo pela causa de Deus seu donativo será multiplicado 700 vezes”. Isso porque o doador enviou com alguém aquela doação, se fosse ele mesmo que levasse a doação a recompensa poderia ser maior. Existe uma lei básica que quanto mais a ação é virtuosa e valiosa, mais a mesma representará dois lados daquela pessoa:

Primeiro: A sua verdadeira essência, e o quanto ela pensa no próximo.

Segundo: O quanto aquela pessoa é desapegada da matéria e da riqueza.

Para alcançar isso precisa de um cálculo muito lógico, quanto mais a pessoa estiver ligada e apegada à matéria, mais difícil será a sua doação. Já quanto mais a pessoa não tiver apego a matéria, mais poderá praticar esta doação, pois será desapegada da matéria. Esta pessoa com certeza será recompensada por Deus nesta e na outra vida, e por fim será mais amada por Deus.

Pergunta: O que doar? Será que esta recompensa e esta posição valem apenas para aqueles que fazem o donativo em dinheiro? Ou há outras coisas que podem ser doadas e valerem a mesma recompensa?

Primeiro: Situação social

Podem haver outras coisas, como por exemplo a posição social do indivíduo ou mesmo sua fama e sua condição de vida abastada. Muitas pessoas almejam uma posição social privilegiada e por vezes, é necessário um certo sacrifício, como abrir mão de certas regalias ou do poder adjacente a elas. Ao se abrir mão de certas atitudes em favor da verdade e da simplicidade ou mesmo da troca, o ato em si, será classificado como um ato de doação, mesmo não sendo a riqueza material. Na verdade, quanto mais o ser humano se desprender daquilo que ama, fazendo um sacrifício, Deus irá enxergar nele, um servo amado.

Um dos maiores problemas e desafios que os Mensageiros de Deus enfrentaram foi a posição social das pessoas de suas épocas, como por exemplo o Faraó, Nimrud ou Qarun, os quais viveram nas épocas dos profetas e eram convocados pelos mensageiros de Deus para admitirem a mensagem do criador e se submeterem à Sua vontade, mas o que impedia eles de abrirem mão de suas posições sociais era o ego, era o amor ao poder e ao cargo, era aquele apego e ligação com aquilo que tinham, mas que não queriam de forma alguma abrir mão. Eles eram assessorados e aconselhados por outros líderes e pessoas de peso que também não desejavam abrir mão da situação social em que viviam, mesmo admitindo que as palavras dos Profetas e Mensageiros eram as verdadeiras.

A história registra um grupo de pessoas grandiosas e elevadas que seguiam a verdade e abriram mão de suas posições sociais para admitir o certo, mesmo que aquilo lhes custassem muito caro. Entre eles está Abu Taleb, o pai do Imam Ali (A.S.) e tio do Mensageiro de Deus, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), ou por exemplo Abed Manaf, o qual era o pai de Abu Taleb e avô do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Abed Manaf tinha o apelido de Líder dos Árabes, e mesmo assim ele abriu mão desta posição porque a mensagem e a doutrina de Deus estavam precisando disso.

Abu Taleb era um homem muito respeitado socialmente. No entanto, tornou-se uma pessoa perseguida e isolada pelos habitantes e membros de Meca. Ele abriu mão de tudo para seguir a mensagem e a religião de Mohammad (S.A.A.S.). Isso com certeza é considerado também como uma doação. O mesmo ocorre com Khadija, primeira esposa do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), que foi também uma esposa que concedeu tudo pela causa de Deus, além de toda sua riqueza ela doou sua posição social, pois era uma mulher venerada e famosa em Meca, e todos a reverenciavam, mas ela acabou sendo isolada e perseguida pelas demais mulheres de Meca por sua ação generosa e sincera a Deus.

Segundo: O conhecimento

Ele também pode ser usado como uma moeda de doação quando a pessoa se esforça para concedê-lo aos outros, escrevê-lo ou divulgá-lo. Não é para conseguir alguma coisa em troca, mas porque Deus ama o conhecimento e incentiva a busca pelo conhecimento para as pessoas. Da mesma forma que Deus ama a pessoa que ajuda o próximo em sua vida material, Deus ama aqueles que divulgam o conhecimento, levando-o aos demais a fim de orientá-los e iluminar seus caminhos. Talvez essa doação seja uma das mais altas e grandiosas pois “… Os sábios, dentre os servos de Deus, só a Ele temem …” (35:28), sendo que “… pois Deus dignificará os fiéis, dentre vós, assim como os sábios…” (52:11). As pessoas que conhecem a Deus e suas ciências mais do que os outros, temerão mais a Deus e serão mais dignificadas por Ele.

Terceiro: Sacrificar-se

Quando a pessoa sacrifica-se pela causa de Deus, ou seja, perde esta vida por uma causa digna sabendo que o mais valioso e mais querido para o ser humano é a própria alma dele. Se a pessoa estiver numa situação na qual perderá sua vida por uma nobre causa divina isto é um dos sacrifícios mais dignos do ser humano, pois o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Acima de todo bem há um outro ato de bem, exceto a morte pela causa de Deus, pois não há nada melhor do que isto”.

O que significa a pessoa morrer pela causa de Deus? É morrer por uma causa verdadeira e justa. Deus criou o ser humano para ser uma criatura digna e honrada, e tudo que for para estabelecer esta mensagem será admitido por Deus, e sua morte será por uma grande causa. Esta pessoa será amada, pois ela está se sacrificado para estabelecer aquilo que Deus quer e aquilo que seus mensageiros e profetas quiseram estabelecer: uma vida digna, livre, justa e com orientação para o homem.

Estabelecer a luz da orientação ao invés do extravio e da escuridão para o homem é um dos objetivos nobres. Deus enviou Seus Mensageiros e Profetas para propagarem isto. Ele disse: “Ele foi Quem escolheu, entre os iletrados, um Mensageiro da sua estirpe, para ditar-lhes os Seus versículos, consagrá-los e ensinar-lhes o Livro e a sabedoria, porque antes estavam em evidente erro” (62:2). Esses homens que morrerem pelas causas divinas são chamados de “Homens da Verdade” no versículo onde Deus disse: “Entre os fiéis, há homens que cumpriram o que haviam prometido, quando da sua comunhão com Deus; há-os que o consumaram (ao extremo), e outros que esperam, ainda, sem violarem a sua comunhão, no mínimo que seja” (3:23).

Em todos as fases e tempos, quando o homem for verdadeiro e leal aos princípios de Deus, ele será classificado com um homem leal à promessa e será considerado da elite da raça humana. Tal como Abraão, o amigo de Deus, o qual carregava a mensagem da verdade e da justiça e quando foi preso e jogado no fogo não resistiu e estava tranquilo e em paz, pois ele sabia que estava seguindo a mensagem de Deus, que é a verdadeira. Ele ia sacrificar seu filho, não resistiu à ordenança de Deus e o Altíssimo aprovou sua fidelidade e nobreza com esse gesto. Abraão não pensou duas vezes e foi cumprir a ordem de Deus, pois o que mais importava para Ele era a total obediência a Deus, sendo que o próprio filho também era alguém totalmente voltado e obediente a Deus, se colocando à disposição desta ordem, e ele mesmo pediu para seu pai para que cumprisse a ordem divina.

Na história há milhares de personagens que afirmaram a fé e a total obediência a Deus, entre eles Hijr ibn Udai Al-Kendi, o qual foi perseguido e executado simplesmente por ser um leal companheiro do Imam Ali (A.S.). Quando ele e seu filho foram condenados à morte e tinha chegado a hora de cumprir a ordem, Hijr pediu ao carrasco que executasse seu filho antes dele. O carrasco estranhou esse pedido e perguntou a Hijr do porque tinha pedido aquilo. Então Hijr disse: “Não quero que meu filho me veja sendo executado, pois talvez ele volte atrás e seja desleal à causa. Eu quero ver com os meus olhos o sacrifício que irá deixá-lo no caminho da verdade e da justiça, para ficar em paz e tranquilo”.

O conflito entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre a justiça e a injustiça, sempre existiu, e a morte neste caminho é uma ótima causa, pois todo homem que morre por uma destas causas estaria morrendo para estabelecer o que é de interesse de toda a humanidade.

A história está cheia de personagens bárbaros, tiranos e injustos que causaram danos e tragédias para toda a humanidade e, ao mesmo tempo, registra milhares de personagens que se sacrificam pela justiça, sendo que apresentaram as mais belas e grandiosas imagens de sacrifício. Este conflito continuará até o final dos tempos, até o ressurgimento do dono da era, o Imam Al-Mahdi (A.F.), o aguardado 12º sucessor.

Rogamos a Deus pelo sucesso dos homens de dignidade e de honra, e que nos conceda a paz e a tranquilidade da mesma forma que arruíne a injustiça e a opressão pelo mundo, e que apresse a vinda do aguardado Imam Al-Mahdi (A.F.).

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

 

 

«
»