Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O discurso revolucionário perante o tirano – Seyyed Ali Mousawi – 10/09/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos, e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus, o altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “Entre os fiéis, há homens que cumpriram o que haviam prometido, quando da sua comunhão com Deus; há-os que o consumaram (ao extremo), e outros que esperam, ainda, sem violarem a sua comunhão, no mínimo que seja.” (33:23)

Vamos falar hoje sobre a diferença entre a revolução do Imam Al-Hussein (A.S.) e as demais revoluções e o quanto a posição do Imam e de seus companheiros é alta e grandiosa perante Deus.

Na verdade, neste abençoado versículo Deus diz que “Há uma categoria entre os fiéis”, ou seja, um grupo menor entre os fiéis. Estes foram indicados no versículo como “Verídicos”. A pergunta é: será que os homens de Karbala fazem parte desta categoria de homens citados no versículo?

A resposta é: Sim. Com certeza eles são alguns dos referidos neste termo neste versículo. Aqui vou me referir a uma explicação do grande sábio Seyyed Mogharram em seu livro “Os Martíres de Karbala” o qual fala obre a batalha de Karbala e os homens. Ele dizia: “O que se entende ao dizer que os homens martirizados em Karbala são mais importantes e mais grandiosos do que os mártires da batalha de Badr, mesmo que esta batalha seja a mais importante do Islam? É porque a batalha de Badr estava rodeada por 3000 mil anjos e eles foram ajudados por estes anjos para vencerem a batalha. Os muçulmanos estavam fortes e estavam convencidos de que iriam ganhar a batalha. Já na batalha de Karbala a situação é bem diferente e bem mais difícil. Os companheiros de Hussein estavam numa situação bem mais difícil. O dia de Karbala foi uma conquista e uma vitória do Islam após a ignorância que havia sido recuperada e resgatada pelos Omíadas em sua época. Eles queriam apagar a luz da profecia e do Islam e substituí-la pela ignorância.”

É por isso que o Imam Hussein (A.S.) dizia: “Não há companheiros mais fiéis do que os meus companheiros e nem familiares mais leais do que os meus”. Estes homens vieram com Hussein não com esperança de viver ou de ganhar algo em troca, eles vieram preparados para a morte sabendo que o destino deles era sem dúvida nenhuma o martírio.

Portanto, irmãos e irmãs, esta batalha não deve ser comparada com nenhuma outra batalha. Ela certamente foi a mais difícil. Além disso, a voz que foi levantada nesta batalha, a voz contra a opressão e tirania, com certeza esta voz ainda vive e ainda ecoa em todas as partes do mundo.

Sermão de Zainab perante Yazid

Quando Zainab ouviu as palavras de Yazid debochando deles e exaltando a falsa vitória que ele havia conquistado ela não conseguiu mais aguentar a situação, levantou e começou um discurso improvisado perante aquele tirano que jamais imaginava que iria ouvir aquelas palavras no auge de sua tirania, opressão e arrogância. Zainab começou o discurso e disse:

“Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, e que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad e seus purificados Ahlul Bait. Deus disse no Alcorão Sagrado: “E o destino daqueles que cometeram o mal será pior, pois desmentiram os versículos de Deus e deles escarneceram!” (3:10) Ó Yazid, você acha que por ter nos matado e nos aprisionado e humilhado significa que Deus te abençoou e que Deus nos amaldiçoou? Você está feliz e realizado por achar que alcançou o sucesso quando o mundo está a seu favor e que você ocupou o poder e o cargo. Vá com calma. Esquecestes, o que Deus disse: “Os incrédulos não devem pensar que Nosso termo é em seu favor. Nós lhes demos um prazo apenas para que aumentem seus pecados. Para eles haverá um humilhante tormento”. (3:178) Ó filho dos LIBERTADOS (Os libertados são aqueles cujo o Profeta libertou da punição no dia em que Meca foi conquistada por ele. Abu Sufiyan, Mu´awiyah entre outros são chamados de Tulaqa´, ou seja, libertados), é justo que mantenha vossas esposas e servas reclusas, mas o é que faça das filhas do Profeta desabrigadas, expostas vistas por toda e qualquer pessoa, monte-as em camelos e as entregue a seus inimigos, que as conduz de uma cidade a outra? Como não seríamos maldosos convosco, uma vez que nos olha com tamanha hostilidade. Dissestes com intrepidez e sem imaginar que pecavam: “Desejava que meus familiares que foram mortos em Badr estivessem presentes hoje.” Golpeais a boca do Imam Hussein em seu dente com um bastão! Por que agir dessa forma, como se já não tivesse feito o que quisestes e já não tivestes ferido as raízes da virtude e da piedade? Derramastes o sangue dos filhos do Profeta e apagasse as brilhantes estrelas da Terra dentre os descendentes de Abdul Muttalib sob as nuvens da opressão e da injustiça. Entretanto, estareis perante Deus em breve. Encontrareis vossos antecessores e será conduzido para o mesmo lugar deles. Nesse momento desejamos profundamente que tu fosse cego e mudo e não tivesse dito que esse foi um dia de júbilo para vossos antecessores”.

Zainab nesse momento, orou: “Ó Deus, faça prevalecer nosso direito e vingue-se daqueles que nos oprimiram.” Ela, então, se voltou para Yazid e disse: “Por Deus que vós arrancastes vossa pele e cortastes vossa carne. Em breve estareis perante o Profeta de Deus e verás com seus próprios olhos que seus filhos estão no Paraíso. Este será o dia em que Deus libertará os descendentes do Profeta da dispersão e os reunirá no Paraíso. Essa é a promessa que Deus fez no Alcorão Sagrado. Ele diz: “Pensais que aqueles que foram abatidos pela causa de Deus estão mortos? Sabeis que eles estão vivos com seu Senhor e por Ele são sustentados” (3:169). Ó Yazid, no dia em que Deus for o Juiz e Mohammad o intercessor, vossos membros testemunharão contra vós, vosso pai, que vos fez governante dos muçulmanos, receberá a punição. Neste dia será conhecida a recompensa que os opressores merecem, qual posição é pior e qual grupo é mais humilde.” Ó inimigo de Deus e filho do inimigo de Deus, eu juro por Deus que vos considero humilde e que não és digno sequer de seres reprimido e advertido. O que devo fazer, nossos olhos derramam lágrimas, nossos corações queimam e nossos mártires não voltaram com nossa reprimenda e advertência? Meu Hussein foi morto e os partidários de Satã nos conduzem aos tolos que, por sua vez, terão suas recompensas por insultarem a Deus. Nosso sangue escorre de suas mãos e nossa carne cai de suas bocas. Os santos corpos dos mártires foram deixados aos lobos e aos selvagens animais carnívoros. Se ganhastes algo com o derramamento de sangue, certamente estaria entre os perdedores no Dia do Juízo. Neste dia nada será contabilizado senão vossas ações. Eu louvo a Deus, que concluiu a vida dos líderes dos jovens no Paraíso com prosperidade e misericórdia, e acomodou-os no Paraíso. Rogo a Deus que Ele eleve suas posições, pois Deus é o Todo-Poderoso. E que Deus amaldiçoe os injustos e opressores. Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Neste sermão irei falar o significado verdadeiro da Karamah, que é dignidade, e da humilhação. Quando Zainab disse a Yazid que ele achava que era abençoado e digno por Deus e que eles (Ahlul Bait) estão sendo humilhados por Deus…

Quando Deus priva alguém de uma bênção e o afeta por maldições e calamidades, isso significa que ele está sendo humilhado por Deus? Isso significa que ele é odiado por Deus ou não está sendo observado por Ele

Este significado está errado da mesma forma que a grande abundância e vasta riqueza ou saúde ou bem-estar sobre alguém não significa que ele é amado por Deus ou que ele está fazendo coisas que atraem a satisfação Dele.

Na verdade, tudo que o ser humano passa, tanto as calamidades ou problemas, quanto a riqueza ou abundâncias, tudo isso é uma forma de teste e prova de Deus sobre as pessoas. É um teste para ver se a pessoa agradece a Deus por aquela bênção ou não.

Há pessoas que fazem o bem e ajudam os outros, mas não cumprem os deveres que têm perante Deus e perante as pessoas. Do que isso adianta? Dizem que um homem na época do Imam Assadiq (A.S.) roubou e doou tudo para os necessitados. O Imam perguntou pra ele porque ele estava fazendo aquilo. Ele respondeu que fez um ato ruim perante aquela boa ação que fez. O ato de roubar será calculado como 1 já a boa ação de ajudar o próximo é válida por 10. Então se excluir 1 de 10 sobraria ainda nove boas ações e isso bastaria como resultado daquela ação (Um cálculo totalmente errado e irracional). O Imam lhe respondeu: “Mas tudo depende do temor, e Deus só aceitará as boas ações dos tementes.”

A verdadeira humilhação e dignidade não está naquilo que Deus nos agracia de abundâncias ou nas calamidades. Na verdade, está no temor a Deus. Se a pessoa é obediente a Deus, e um temente a Deus, certamente é alguém digno perante Ele, e não a riqueza, sucesso, poder ou as coisas boas que vão atrair a atenção do Criador. Estas são ferramentas de teste. Ao mesmo tempo não significa que alguém pobre, doente, e que está cheio de problemas é odiado ou humilhado por Deus. Isto também é um meio de teste e prova que Deus concede perante Seus servos para ver se eles passarão ou não.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

 

 

«
»