Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O direito dos irmãos – Sheikh Youssef Ajordi – 19/06/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Nossos mais profundos votos de condolências a todos pelo martírio do Imam Já´far Assadiq (A.S.), o sexto Imam entre a descendência do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

Deus, o Altíssimo disse no seu livro sagrado: “Sabe que os fiéis são irmãos uns dos outros; reconciliai, pois, os vossos irmãos, e temei a Deus, para vos mostrar misericórdia”. (49:10)

O direto dos irmãos (os fiéis entre si)

Os direitos prevalecentes entre os irmãos são um dos mais importantes e devemos observá-los. O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Jamais algo foi um meio de adoração a Deus mais grandioso do que cumprir com o dever perante o fiel. O direito do fiel é mais sagrado do que a própria Ka´ba”.  Nada é igual a cumprir o dever perante Deus. Nem a oração, jejum, Haj, Zakat, ou demais coisas. Portanto, devemos guardar e preservar os direitos dos fiéis e cumprir estes deveres perante os fiéis como se fossem a Ka´bah. Se alguém deixar de cumprir o dever e o direto do seu irmão ou irmã que são fiéis, este pecado se tornará mais grave do que violar a Ka´bah. Quão grave seria a violação da santa Ka´bah, o mesmo seria se não cumprirmos os deveres perante os fiéis.

Quais são estes direitos?

O Imam Zain Al-Abedin (A.S.), o quarto Imam, no seu “Tratado dos Direitos”, sobre os direitos dos fiéis, dizia: “Quanto ao direito de teu irmão, é bom que saibas que ele é a mão que estendes, as costas nas quais te refugias e confias, a honra na qual te apoias, e o poder com o qual atacas. Por isso, jamais o tomes como uma arma para desobedecer a Allah, e nem como um elemento para oprimir as criaturas de Allah. Nunca deixes de ajudá-lo, nem de aconselhá-lo e nem de interessar-te por sua pessoa no caminho de Allah. Todavia, deves saber que é a Allah a quem deves considerar mais nobre e a quem deves honrar em primeiro lugar”.

A Mão

O fiel é como a própria mão do o seu irmão fiel. A mão é considerada o principal meio de trabalho do ser humano e o fiel deve ser o mesmo para o seu irmão.

Costas (Base e apoio)

O fiel é o principal apoio que o irmão pode ter. É em quem ele pode se refugiar e se fortalecer. Ele é a sua base e seu apoio, e é como um encosto no qual a pessoa pode se encostar e se apoiar com tranquilidade.

Dignidade

Quem tiver um irmão possui dignidade. O irmão agrega força, reputação e crédito para o próximo.

Poder e força

Ter um irmão fiel, é ter força, ter base, ter proteção. É como se um irmão fiel fosse a blindagem para o próximo.

(Arma) Meio para a obediência a Deus

Jamais devemos utilizar o irmão fiel para que desobedeçamos a Deus, e sim para aquilo que satisfaça Ele. Os irmãos nunca devem ser um meio de desobediência a Deus ou exigirmos algo deles que sejam desobediência a Deus.

Opressão

Mas como assim? A opressão já não é proibida e rejeitada? Sim. Mas o significado é mais amplo do que imaginamos. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) explica na seguinte passagem: “O muçulmano possui mais de trinta direitos sobre o seu irmão… (Entre tais) Apoia-o sendo justo ou injusto. Sendo injusto deverás impedi-lo de praticar a injustiça, e ser for oprimido ajudá-lo a obter seu direito de volta”.

Muitos entendem esta passagem de uma forma errada, achando que apoiar o irmão deve ser, tanto ele sendo injusto como injustiçado. Isto é um grande erro e não corresponde e nem é compatível com os ensinamentos islâmicos, os quais nos orientam a sempre estarmos ao lado da justiça e não da injustiça. Se quisermos apoiar o nosso irmão sendo ele injusto, como faremos isso? É impedi-lo de praticar a injustiça, o que o levará ao inferno. Já se ele estiver sendo oprimindo e injustiçado, devemos estar ao lado do irmão para que ele tenha seus direitos de volta. Até mesmo se for preciso nos sacrificarmos por ele. É este o significado desta passagem.

Atender sua necessidade

A pessoa deve ser um meio para atender a necessidade do seu irmão. Sabem o que significa atender a necessidade de alguém? Sabem o quanto isso é valioso? Ouçam esta passagem para entender o quanto isso é grandioso perante Deus: “Aquele que se esforçar para ajudar e atender as pessoas, Deus o blindará nos momentos de perigo”. Estão vendo o quanto será a recompensa de quem ajudar o próximo? Quer que Deus esteja com você na hora que você mais precisa Dele?  Quer que Ele te proteja dos perigos? Então ajude o próximo, e especialmente os irmãos. Imaginem então se esta ajuda for para um fiel temente a Deus?! Certamente, Deus estará ao seu lado quando você precisar Dele.

Ajudar o irmão e auxiliá-lo nos momentos difíceis é uma das devoções mais amadas e sagradas que o ser humano pode praticar a Deus. Ajudar o irmão é uma devoção e é mais valida e importante do que as demais, sem amenizar a importância e o valor das outras. Então, se eu puder ajudar o irmão ou a irmã em algo que eles precisam e eu não fizer isso, isso será uma grande infelicidade.

É ajudando que se blinda

Irmãos e irmãs, uma das melhores formas de se distanciar dos malefícios e das calamidades que podem nos atingir, especialmente nesta época desta pandemia que atinge a todos, é ajudar e atender as necessidades de nossos irmãos e irmãs.

A história do Imam Assadiq (A.S.) e seu amigo durante o Tawaf

Saibam irmãos, que certo dia o Imam Assadiq (A.S.) estava acompanhado de um de seus companheiros, e ambos estavam fazendo o ritual do Tawaf, no Masjed El-Haram em Meca. Tinha uma pessoa parada no canto. Depois do primeiro e do segundo Tawaf o Imam Assadiq (A.S.) observou que ela ainda estava parado ali, e perguntou ao seu companheiro se conhecia aquele homem. O companheiro do Imam Assadiq (A.S.) disse que o conhecia e ele estava lá porque precisaria de uma ajuda dele, mas como ele estavam fazendo o Tawaf não queria romper este ritual sagrado. Ele queria terminar primeiro e depois se dirigir ao irmão para ajudá-lo. O Imam Assadiq (A.S.) ordenou seu companheiro: “Rompa e corte seu Tawaf, e vá ver o que ele precisa”. Ajudar o irmão é mais valioso do que várias devoções, entre elas o Tawaf.

Porém, depois de tudo isso que explicamos e afirmamos, infelizmente o que se vê no dia a dia é diferente. Ajudar o próximo não está entre as nossas prioridades e nem ligamos e nem fazemos questão de ajudar os irmãos. Às vezes, a pessoa pede uma ajuda ao seu irmão a pessoa simplesmente olha com um olhar arrogante para o irmão e não o faz. Ou se fazer, faz humilhando-o ou pede para ele procurá-lo dias depois ou lembrá-lo e etc. Por quê isso? Por que não ajudar, humilhar ou ser egoísta se desculpando por ter muitas tarefas e pedindo para ele te lembrar para que o ajude por aquilo que te pediu? Você tem que fazer aquilo sem que ele fique te lembrando ou te procurando. Anote num papel ou deixe um lembrete para lembrar do que ele te pediu, e faça logo. Se você realmente é um fiel, por que humilha o irmão por sua simples necessidade de ajuda, que nem sempre é financeira ou material. Saibam irmãos, se esta pessoa soubesse o que está perdendo deixando de ajudar os irmãos se arrependeria muito por isso.

Pedimos a Deus que estejamos entre aqueles que atendem e ajudam os irmãos, e que façamos disso o nosso costume do dia a dia. Deus nosso, esteja conosco nos momentos difíceis e de perigo e nos proteja nesta pandemia, apresse a vinda do Imam Al-Mahdi (A.F.) e o proteja, e faça-o surgir o quanto antes.

Que a paz e as benções de Deus estejam com todos.

 

«
»