Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O decreto e destino – Sheikh Wissam Issa – 01/11/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados, Ahlul Bait (A.S.) e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus, o temor o qual Deus determina o tamanho do crédito do ser humano nesta e na outra vida.

Deus, o Altíssimo, disse: “Que criou e aperfeiçoou tudo (2) Que tudo predestinou e encaminhou (3)” (87).

Em uma outra passagem Deus, o Altíssimo, disse: “…Deus predestinou uma proporção para cada coisa” (65:3).

E também Deus disse: “Assim, completou-os, como estes céus, em dois dias…” (41:12)

O decreto e o destino são duas questões ligadas a Deus, o Altíssimo. O criador deste universo, que a Ele tudo retorna. Esses dois termos “Al-Ghaza´ (o decreto) e Al-Ghadar (destino)” são duas questões que estão totalmente ligadas e dependem de Deus. Para podermos explicar e aproximar os significados, daremos exemplos que ocorrem com os seres humanos.

Exemplo

Quando o ser humano quiser fazer qualquer projeto, ele analisa, projeta e foca no objetivo, para em seguida começar a se preparar para a execução de tal projeto. Um exemplo é: se alguém quiser construir uma casa, por onde deverá começar?  Será correto iniciar erguendo paredes e vigas, sem uma prévia análise e um projeto elaborado? Obviamente que isso não está certo. A pessoa terá que escolher o ponto, saber a metragem, o tipo do material, quantidade de cômodos, faixada, etc… Todos esses detalhes devem ser analisados e pensados antes de serem executados. Em seguida, depois que a pessoa analisa e planeja tudo em seus mínimos detalhes, ela então começa a entrar na fase de execução. Essa fase anterior à execução é exclusiva do ser humano, ou na verdade, das pessoas, e Deus está isento desta fase, pois para Ele tudo sempre esteve claro e evidente. Ele não precisa planejar ou analisar nada pois Ele já sabe o fim das coisas e já tem o conhecimento do que será e o que acontecerá com tudo, e essa é uma característica exclusiva do Criador do Universo.

Seguindo o raciocínio do exemplo acima, a segunda fase do trabalho é a execução. A pessoa traz a planta, compra o material, água, contrata pedreiro, eletricista e etc. Tudo isso para a execução daquele projeto que tinha colocado em sua mente.

Leis e regras de Deus

Falando de Deus, o Altíssimo, Ele criou todas as criaturas, este planeta e o universo todo, a criação de Deus foi por plena sabedoria e conhecimento Dele. Ao mesmo tempo, Ele criou os mínimos detalhes do ser humano, as características físicas e espirituais como por exemplo: a pessoa formada de espírito e corpo, o espírito tem o poder de evoluir com o passar do tempo, mudar do bem para o mal e vice-versa. O seu corpo é formado de carne, sangue, órgãos, e etc. Toda pessoa tem o poder de livre escolha. Todas as escolhas do ser humano são totalmente independentes e são extrações do seu querer. Todas essas características do ser humano criadas por Deus foram definidas por Ele.

Deus, o Altíssimo, criou o planeta e as criaturas, e para tudo Deus definiu padrões, leis e regras, e esse foi o destino dos seres humanos feitos por Deus.

Infelizmente muitas pessoas acham que o que Deus define ou traça para elas são coisas determinadas e jamais poderiam ser mudadas. Por exemplo, se alguém morrer afogado alguns dizem: “Se ele não tivesse ido para a praia ele estaria vivo agora”, já outros dizem “Este era o destino dele. Se ele não tivesse morrido afogado na praia morreria de outro jeito, mas não passaria deste dia nem um momento de sua morte, pois foi o destino de Deus”. Outros dizem “As vidas e as idades estão nas mãos de Deus”. Será que estas falas estão sempre certas ou erradas? Ou apenas de vez em quando?

Destino e Decreto

É muito importante ressaltar que os dois termos destino e decreto são dois elementos que fazem parte do sistema da vida, e jamais irão afastar-se das regras e leis que regem o mundo. Elas dependem e seguem as leis e definições que Deus estabeleceu para todos aqui na Terra. Existem leis gerais e outras exclusivas para algumas pessoas. Por exemplo uma das leis gerais e definida por Deus é que “Todo ser humano morre e que todas as criaturas irão morrer”. Quando e onde já é definido por Deus, mas que todos irão morrer um dia, isto é certo e é chamado, de DECRETO de Deus.

Já o DESTINO de cada um é traçado por ele mesmo, pois Deus concedeu ao ser humano a liberdade de escolha, e essa liberdade é uma das leis e regras que Deus estabeleceu para todos os seres humanos.

Com base no que explicamos acima, o que temos que acrescentar é que certas coisas já estão predestinadas por Deus para algumas pessoas, e isso é por um motivo de sabedoria divina. Não cabe ao ser humano saber o porquê, antes, ele deve saber que nada muda o que já está predestinado, nem se ele se cuidar ou se prevenir, nada mudaria, pois é um decreto de Deus e que ele tem uma razão para aquilo. Já na grande maioria dos casos o Decreto de Deus está vinculado às próprias ações do homem para traçar o seu destino, como por exemplo o elemento da longa ou curta vida. Sabemos que quando a pessoa pratica algumas práticas religiosas como por exemplo a caridade ou manter lações familiares, essas são práticas que levam a prolongar a vida. Portanto, nesse caso, a própria pessoa pode influenciar o seu destino.

Ao mesmo tempo é muito importante lembrar que há leis definidas por Deus que jamais mudarão o destino do homem. Por exemplo, o ser humano não pode viver sem oxigênio. Ou seja, seja lá qual fora a quantidade de orações que a pessoa pratica ou a caridade que pagar ou manter seus laços familiares, isso não iria salvá-lo da morte, pois uma lei geral que Deus pode estabelecer é a de que todos poderiam morrer sem oxigênio independentemente de suas práticas.

História do Imam Ali (A.S.) ao lado da parede

Certo dia o Imam Ali (A.S.) estava parado debaixo de uma parede meio rachada. Então o Imam Ali (A.S.) ao ver aquela parede saiu debaixo dela e ficou debaixo de uma outra parede. Então, o companheiro do Imam Ali (A.S.) lhe perguntou: “Ó Ali, você está fugindo do decreto de Deus?”. O Imam Ali (A.S.) lhe respondeu: “Estou fugindo do decreto de Deus para o Seu destino”.

Pretexto e desculpas

Ou seja, Deus desde o início estabeleceu uma lei e é como se tivesse dito: “Se uma parede cair sobre alguém e machucá-lo a pessoa vai morrer”. Dizer que algo está destinado por Deus está certo, mas ao mesmo tempo Deus criou regras e leis, e com base nelas, Ele traça seus decretos e o destino do homem depende destas regras. O mais importante é que cabe ao ser humano fazer boas escolhas e escolher os caminhos certos, isso para que seus destinos não sejam afetados de forma ruim por suas escolhas.

Infelizmente muitas vezes o ser humano não compreende esta questão de uma forma correta e começa a justificar seus fracassos por serem decretos de Deus sobre ele, e isto está errado. Ninguém pode achar que Deus já havia decretado o fracasso financeiro, familiar ou acadêmico para uma pessoa, sendo que o que acontece conosco depende das nossas escolhas. Se uma pessoa fracassa é porque ela fez escolhas erradas. Já se a mesma pessoa fizer boas escolhas e corretas ela mesmo terá um destino diferente. Portanto, usar o destino e decreto como justificativas de que Deus quer isso ou aquilo é totalmente errado.

O ser humano deve conhecer as regras e caminhos que levam ao fracasso e ao sucesso, ao bem e ao mal, isso por que tudo isso irá influenciar os destinos de cada um de nós e devemos também saber quais escolhas fazer para não cair no mal.

Por outro lado, o destino que depende de nossas escolhas e os caminhos que escolhemos, ao cairmos no fracasso devem ser usados para corrigir e evitar cair novamente em erros. A pessoa deve aprender com sua própria experiência ou de outros para não ter destinos negativos e maléficos em sua vida e, portanto, esse mesmo ponto pode ser considerado como um elemento de esperança e de grandes mudanças para o bem em nossas vidas. Nossas energias e dons podem ser muito explorados e ativados por meio do fracasso, o qual não deve ser o ponto final, mas o começo da linha que irá registrar a história do nosso sucesso em nossas vidas.

Nenhuma nação, especialmente a islâmica, jamais pode achar que Deus decretou a condenação sobre ela. Todos sabem como era a nação árabe da era pre-islâmica, era ignorante, bárbara e egoísta. Após o Islam e depois que o Mensageiro de Deus revelou a mensagem do Islam, essa mesma nação foi colocada no caminho certo de Deus e marcou sua história no mundo, além de obter grandes avanços e marcos em todos os campos. Portanto, os nossos destinos dependem de nossas escolhas e jamais o ser humano deve culpar Deus por aquilo que é fruto de suas escolhas e práticas.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

 

 

«
»