Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O álcool e suas consequências trágicas – Sheikh Youssef Ajordi – 26/06/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Nossos mais profundos votos de condolências a todos pelo martírio do Imam Jáfar Assadiq (A.S.), o sexto Imam entre a descendência do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Deus, o Altíssimo disse no seu livro sagrado: “Ó fiéis, as bebidas inebriantes, os jogos de azar, a dedicação às pedras e as adivinhações com setas, são manobras abomináveis de Satanás. Evitai-os, pois, para que prospereis”. (5:90)

Se quiserem o sucesso, a felicidade, a satisfação de Deus e a salvação no dia do juízo final, devemos aniquilar o álcool de nossas vidas, pois ele tem consequências trágicas sobre a nossa fé, nossa alma, nossos corpos e nossa sociedade.

O significado do termo “Rejs”

Talvez alguns que ainda amenizam este pecado devem saber que Deus, o Altíssimo, afirmou com total clareza em seu livro sagrado: “Ó Fieis, as bebidas inebriantes são Rejs”, ou seja, de total impureza, imundice e ilicitude, isto é, não há erro ou pecado maior do que elas. Este é o significado do termo Rejs, além disso, isso é considerado manobra do Satanás. Não é certo amenizar este pecado e achar que a bebida alcoólica é um pequeno pecado. Nada disso, isso não é amenizado sendo que o álcool é um dos piores e maiores pecados que alguém pode praticar, pedimos a Deus que nos proteja deste pecado e iniba isso de nossas vidas.

Um conselho do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.)

O Profeta Mohamamd (S.A.A.S.) aconselhou ibn Mas´ud com as seguintes palavras: “Ó filho de Mas´ud, juro por Deus, aquele que me enviou com o Islam chegará um dia sobre as pessoas que bebem (o álcool) como se fosse lícito, e o chamam de Nabidh (vinho). Serão então, amaldiçoados por Deus, pelos seus anjos e por mim. Sou inocente deles e eles não terão nenhuma ligação comigo”.

A todos que bebem e aqueles quem consomem está maldita bebida, não digam que “é um pecado pessoal entre mim e Deus, e no dia do juízo final eu respondo por ele”. Disso não há dúvida, pois com certeza cada um paga por seus pecados, sendo que um filho não pagar pelo pecados do pai ou um esposo jamais pagará pelos pecados da esposa, e assim por diante, mas saibam, irmãos e irmãs, que quem bebe está cometendo um severo pecado, e além de tudo está sendo amaldiçoado por Deus, pelos anjos e pelo próprio Profeta (S.A.A.S.).

Além do mal, se o Profeta está inocentado de nós e nos largará no dia do juízo final, então como a pessoa pensa em se salvar no dia do juízo final? Como ela pretende alcançar a vida eterna feliz e satisfeita? Como pode garantir o paraíso a si mesma se estará sozinha, pois não terá a intercessão do profeta e nem de ninguém.

Por que o pecado do consumo do álcool é tão grave?

Vejam irmãos e irmãs, a coisa mais sagrada e mais nobre que Deus criou é o nosso raciocínio. Existem narrações que afirmam que quando Deus criou o raciocínio (intelecto) do ser humano, Ele o ordenou a vir até Ele e o intelecto foi. Depois Deus ordenou que ele fosse embora, e então ele se foi. Em seguida Deus disse: “Pela minha glória e majestade, jamais criei algo mais querido para mim do que você (o raciocínio). Por ti irei recompensar e por ti irei castigar”.

A razão e o raciocínio, a obra prima de Deus e a mais amada de suas criações. O principal motivo de tudo está na gravidade do consumo da bebida alcoólica, porque o álcool nos faz perder a nossa razão e nosso raciocínio. Ele nos torna totalmente inebriados, e quando a pessoa fica bêbada não consegue mais raciocinar. O álcool pode levar o homem ao roubo, a violência, ao abuso, e a outros tipos de pecados. Isso porque o bêbado não consegue raciocinar e nem diferenciar o que é certo do errado.

A continuação da passagem do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) diz: “Ó filho de Mas´ud, o praticante do ZINA com sua própria mãe (relação sexual ilícita) é menos grave do que a pessoa que cobra RIBA (Juros) mesmo se for do tamanho de uma semente. Já a bebida alcoólica é pior que a cobrança de RIBA”. De uma forma indireta o Profeta (S.A.A.S.) está nos informando que as bebidas alcoólicas são piores que Riba e do que Zina, mesmo se for com a própria mãe. Por razões acima expostas, e a principal dela e a mais grave de todas é que o álcool faz o homem perder o seu raciocínio. O álcool é a base e o início de todo mal e de todo pecado. Os grandes pecados se tornam amenizados por meio do álcool, pois o bêbado não raciocina e pratica tudo sem um mínimo de responsabilidade, e Deus não deseja isso de nós.

Pedimos a Deus que nos proteja deste pecado e de todos os outros, e que Deus proteja e oriente a todos vocês.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

 

«
»