Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Mulheres eternas e a posição da mulher na sociedade – Seyyed Ali Mousavi – 10/12/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Deus deseja afastar de vós a abominação, ó Ahlul Bait, bem como purificar-vos.” (33:33)

Nossas felicitações pelo nascimento abençoado da senhora Zainab Al-Kubra (A.S.).

Numa outra passagem Deus disse no Alcorão Sagrado: “E quando concebeu, disse: Ó Senhor meu, concebi uma menina. Mas Deus bem sabia o que eu tinha concebido, e um macho não é o mesmo que uma fêmea. Eis que a chamo Maria; ponho-a, bem como à sua descendência, sob a Tua proteção, contra o maldito Satanás”. (3:36)

Nesta abençoada ocasião gostaria de falar a respeito do nascimento de Zainab, a filha do Imam Ali (A.S.) e de Fátima (A.S.) depois de Hassan e Hussein (A.S.). É importante que o indivíduo ore por seus filhos da mesma forma que a filha de Omran orou para sua filha Maria. Além de orar devemos orientar e aconselhar os filhos, que é a segunda etapa mais importante para nossos filhos.

Nascimento de Zainab

Foi no dia 5 de Jamadi Al-Awal que esta nobre senhora nasceu, em Medina. Esta mulher grandiosa que foi exemplo para todos os fiéis, homens ou mulheres.

Narrasse que quando Zainab nasceu o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi até a casa de Fátima e pediu que lhe trouxessem a recém-nascida. Quando lhe trouxeram, o profeta colocou seu rosto sobre o rosto dela carinhosamente e a chamou de Zainab. E como o Profeta jamais fala por capricho próprio e sim sempre o que fala é uma inspiração divina, quem sabe seu nome também não foi uma inspiração divina.

Zainab viveu com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) por cerca de 5 anos, pois nasceu em 5 Hejrita e o profeta faleceu no ano 11 hejrita. Ela cresceu na casa da profecia e do imamato. O dizer do Imam Assajad (A.S.) sobre ela é prova de sua posição grandiosa. Ele dizia: “Ó tia, tu és uma sábia sem ser ensinada”. Ou seja, ela cresceu caminhando junto com sabedoria e o conhecimento e não precisou ir para salas de aula ou escolas como pessoas comuns fazem. Ela não era uma pessoa comum. Não era uma pessoa que estudou como pessoas comuns. Ela aprendeu desde o berço e diretamente do Profeta (S.A.A.S) e dos Imames (A.S.) seguindo o exemplo deles e aprendendo diretamente os ensinamentos de Deus por meio deles.

Em Sham

Quando a família do profeta chegou em Sham levados como prisioneiros pelo governante Yazid, um homem fiel chegou à família e deu o seguinte testemunho: “Sacrifico meu pai e mãe por vocês, ó Ahlul Bait. Vossos idosos são os melhores idosos. Vossos jovens são os melhores jovens. E vossas mulheres são as melhores mulheres. Vossa descendência é a melhor das descendências”. Esta é a fonte da essência do Islam e nos orgulhamos por seguirmos estas pessoas como exemplo de vida.

Pudor

O pudor é necessário para o homem e a mulher, e principalmente para a mulher. Deus o Altíssimo disse no Alcorão Sagrado, sobre um exemplo de pudor, que as filhas do profeta Shuaib (A.S.) eram exemplo para todas as mulheres nobres da história. Ele dizia: “E uma (moça) se aproximou dele, caminhando timidamente…” (28:25). Ou seja, o véu e o Hijab é necessário, só que mais importante que tudo isso é que a mulher tenha pudor e não seja vulgar, pois andar extravagantemente ou sem pudor é um perigo para a mulher. Portanto, uma das mais importantes características da mulher é o pudor, e para o homem também.

Inclusive, nas orações e passagens dos Imames (A.S.) todos recomendavam e pediam o maior pudor e temor aos fiéis e aos muçulmanos, pois sem estes elementos a vida do fiel não está adequada aos princípios e ensinamentos do Islam.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, recomendo a todos vocês e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus o Altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “Quando a algum deles é anunciado o nascimento de uma filha, o seu semblante se entristece e fica angustiado (58) Oculta-se do seu povo, pela má notícia que lhe foi anunciada: deixá-la-á viver, envergonhado, ou a enterrará viva? Quem é péssimo são os que julgam! (59)”. (16)

As mulheres

As filhas são uma grande bênção, e o homem será recompensado por elas. Se alguém tiver uma filha que faça uma oração e peça que sua descendência seja protegida do desvio. Estas orações e súplicas fazem sim uma diferença, pois não é à toa que foram recomendadas no Alcorão e nas passagens dos Imames (A.S.).

Praticar o Alcorão

O fiel deve ler e praticar os ensinamentos do Alcorão Sagrado. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) certa vez falou sobre as posições do Alcorão Sagrado: “O conhecimento é ouvi-lo. Em seguida memorizá-lo. Em seguida praticá-lo. Em seguida espalhá-lo”. Ou seja, estas são as etapas diferentes do conhecimento. Não basta apenas ler o Alcorão Sagrado, devemos estudar, entender e praticar.

O homem é mais virtuoso do que a mulher?

Será que o homem tem algum privilégio sobre a mulher? Por que os homens da época da ignorância maltratavam as mulheres? Eles não as respeitavam e matavam as meninas. As mulheres não tinham direitos.

Não há nenhum privilégio do homem sobre a mulher. Quantas mulheres na história tiveram feitos tão grandes que ficaram marcados na história como Asia esposa do Faraó, que era esposa de um tirano, mas era fiel e temente em Deus? Ou Taw´ah, a mulher que abrigou o embaixador do Imam Hussein (A.S.), Muslim em sua casa. E por outro lado quantos homens fizeram feitos vergonhosos tal como o filho de Ta´wah que entregou Muslim às autoridades e que causou a morte do mesmo?

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado”. (49:13)

Portanto não há nenhum privilégio do homem sobre a mulher. É o temor a Deus que define qual o grau e posição temos perante Deus. Vamos estudar e entender o Alcorão, e praticar seus ensinamentos, e só assim iremos nos salvar nesta e na outra vida.

A mulher não herdava

Mais uma injustiça contra a mulher na época da ignorância era que a mulher não herdava e a desculpa deles era que a mulher não servia para guerra ou não podia erguer a espada ou batalhar. Foi então que foi revelado o versículo do Alcorão Sagrado que revelava que as mulheres sim herdariam e definiam o que deveriam receber.

Sem descendência

Mais um dos erros da época da ignorância era que o homem que não tinha filhos homens era um homem sem descendência para eles, e este era mais um preconceito contra as mulheres, contra o qual o Islam lutou, e o profeta Mohammad (S.A.A.S.) acabou sendo a prova desta luta, pois sua descendência pura (Ahlul Bait) se dá por meio de sua filha, Fátima (A.S.).

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

«
»