Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Karbala é uma lição – Sheikh Youssef Ajurdi – 06/08/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “O assassinato de Hussein acendeu uma chama no coração dos fiéis que jamais será apagada”.

Karbala possui inúmeras lições e aprendizados. Lições estas que se as colocarmos em prática estaríamos muito bem. Qualquer pessoa que desejar uma vida segura, digna, o melhor destino e exemplo é Karbala. Algumas das lições que aprendemos são:

Primeiro: Educação Espiritual

O alto nível da vida espiritual dos companheiros do Imam Al-Hussein (A.S.). Por que eu falo sobre os companheiros? Por que alguns podem chegar e alegar que o Imam Al-Hussein (A.S.) era infalível e ninguém pode alcançar o seu nível e seu sacrifício. Está certo, mas os companheiros do Imam Al-Hussein (A.S.) não eram infalíveis. Eles eram como qualquer um de nós. Eles tinham escolha e fizeram as escolhas certas.

Só que eles não alcançaram este elevado grau de uma hora para outra. Eles purificaram suas almas e se livraram das imundícies desta vida e só assim conseguiram alcançar este grau.

O nível espiritual deles era sem igual. Basta imaginar que no dia seguinte havia 30 mil homens fortemente armados. A morte era certa para o destino deles. Sabem como eles passaram a véspera de Ashura? Eles liam o Alcorão, oravam, rogavam e recordavam de Deus. Eles passaram aquela noite com vontade de serem martirizados o quanto antes. Quem de nós chegaria ao nível deles? Eles viviam a paz e a segurança nos momentos mais severos de suas vidas enquanto horas depois, seriam mortos.

A purificação, a paz, a segurança, a vida espiritual não desceu de paraquedas na véspera de Ashura. Eles não receberam este nível de espiritualidade de uma hora para outra. Isto é um processo de longos anos para chegarem e alcançarem a este nível, o qual os levou viver uma profunda tranquilidade naqueles momentos tão fortes e severos de Karbala. Eles estavam convictos de que estavam no caminho certo e fizeram a escolha certa.

Segundo: Sacrifício

As respostas dos companheiros do Imam Al-Hussein (A.S.) nas vésperas de Ashura foram maiores e mais belas do que imaginam. Quando Hussein (A.S.) lhes disse que eles estariam livres e poderiam ir a hora que quisessem eles demonstraram mais uma bela lição de sacrifício. Uns diziam: “Não imaginamos como seria a vida sem você, ó nosso Imam”. Outros diziam: “Meu sonho é ser martirizado e morrer contigo ó Imam. E se me queimarem e espalharem minhas cinzas e repetirem isso por 1000 vezes, ainda assim, não te deixarei (ó Imam)”.

O sacrifício dos companheiros ao Imam Al-Hussein (A.S.) foi pela alma e pela vida deles. Alguém pode ajudar o próximo com dinheiro ou ajudá-lo com alguma orientação. Mas sacrificar o que é de mais valioso que é a vida é algo que poucos fariam e para fazer isso a pessoa deve estar em um nível muito muito alto de espiritualidade.

Muslim ibn Awsajah deu um exemplo de alto nível. Antes de morrer ele olhou para seu amigo Habibi e lhe disse: “Quero que cuide e ajude o Imam (Hussein)”. Ou seja, ele lutou pelo Imam enquanto viveu e até mesmo nos últimos momentos de sua morte ele aconselhou os outros a lutarem ao lado do Imam.

Nós não estamos em condições de sermos testados a sacrificar nossas vidas, mas pelo menos podemos seguir o exemplo dos companheiros de Hussein em nossas condutas, em nosso dia a dia, em nosso trabalho, em nossas relações, com nossas famílias.

Além da nossa conduta, devemos prestar muita atenção nos boatos que são espalhados e estão levando muitos de nossos jovens. Muitas pessoas caem em boatos e em pensamentos e ideologias errôneas.

Terceira: Basirah (Visão interna)

Os companheiros do Imam Al-Hussein (A.S.) além de tudo possuíam um sexto sentido que era a Basirah, ou seja, a visão interna.

Esta visão interna não precisa de olhos físicos e sim de um coração puro e uma mente saudável e atenta. A visão interna é a análise correta cujo te leva a fazer a escolha certa. A visão interna é aquilo que nós chamamos de análise, uma análise correta e certa que te leva a ver o que o inimigo quer, pensa ou planeja.

Além de tudo, a visão interna é obediência à liderança sábia. É prevalecer o interesse no Islam perante os meus. É dar preferência àquilo que Deus quer e rejeitar aquilo que Deus não quer.

Este ano, antes de terminar, gostaria de ressaltar a importância de estar presente nos Majlis que serão realizados em memória do Imam Al-Hussein (A.S.). Este ano deve ser o mais forte de todos os anos anteriores.

Saibam, irmãos e irmãs, que o Imam Al-Hussein (A.S.) traduziu os valores e os princípios em Ashura. Quando um dos companheiros queria começar a guerra Hussein o proibiu e disse: “Não quero começar uma guerra”.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus, o altíssimo, disse: “Ó fiéis, amparai-vos na perseverança e na oração, porque Deus está com os perseverantes (153) E não digais que estão mortos aqueles que sucumbiram pela causa de Deus. Ao contrário, estão vivos, porém vós não percebeis isso (154) Certamente que vos poremos à prova mediante o temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos. Mas tu (ó Mensageiro), anuncia (a bem-aventurança) aos perseverantes (155) Aqueles que, quando os aflige uma desgraça, dizem: Somos de Deus e a Ele retornaremos (156) Estes serão cobertos pelas bênçãos e pela misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem encaminhados (157)”. (2)

Uma das mais belas lições que aprendemos de Karbala é a paciência. A história nunca conheceu alguém, nem antes ou depois, como o Imam Al-Hussein (A.S.). Eles foram pacientes diante de tudo que ocorreu com ele. Até mesmo o Imam Al-Mahdi (A.S.) diz em sua Ziyarah: “Os anjos dos céus ficaram maravilhados pela sua paciência”.

Significado de Paciência

Se alguém quiser ver o significado da paciência que estude a história de Karbala e as tragédias que ali ocorreram. Isto por si só já é a maior lição de todas.

A primeira questão foi quando o Imam Al-Hussein (A.S.) abandonou a cidade do seu avô, sua cidade natal, cidade onde sua mãe foi enterrada. Ele abandonou esta abençoada cidade e foi ao deserto de Karbala. Hoje há belíssimas cidades ali, mas antes tudo aquilo era deserto.

Além disso, Zainab Al-Kubra, pediu permissão para seu marido, pegou os filhos e foi para Karbala. Ali eles foram martirizados e ela estava satisfeita com aquilo, pois aquilo era do agrado de Deus.

Segundo quando o Imam Al-Hussein (A.S.) foi obrigado a deixar o Haj e seguir sem terminar os rituais da peregrinação.

Além de tudo, em Karbala ele perdeu seus filhos, seus companheiros e seus irmãos. Sabemos o que é olhar para seus filhos cortados e ensanguentados? E ainda ter a paciência e força para lutar… Isso não é algo fácil.

Portanto, a paciência e perseverança que o Imam Al-Hussein (A.S.) colocou em prática em sua vida foi algo de outro mundo. Foi sem igual. Foi algo que nunca a história testemunhou.

Ter paciência perante as intrigas

Além de tudo, o Imam Al-Hussein (A.S.), este homem valente e corajoso que lutou como leão no dia de Ashura, teve paciência e segurou sua emoção no dia do martírio do seu irmão Hassan (A.S.) em Medina quando o seu caixão foi atacado e um grupo não queriam que Hassan (A.S.) fosse enterrado ao lado do seu avô. Todos ali estavam prontos para lutar, mas Hussein (A.S.) pediu que todos fossem pacientes, suportassem e não reivindicassem com violência, pois não era certo.

Em todos os lugares, e momentos, a paciência é importante. A paciência na hora e local certo. Quando a escolha é a paciência, temos que ser pacientes e não se apressar. A paciência é a chave do alívio e a saída de muitos de nossos problemas.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

«
»