Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Hussein é de mim e eu sou de Hussein (A.S.) – Sheikh Youssef Ajordi – 21/08/2020

PRIMEIRO SERMÃO

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus Profetas e mensageiros.

Nossas condolências a todos pelo martírio do Imam Al-Hussein (A.S.), que a paz de Deus esteja com ele, com Ali ibn al Hussein, com os filhos de Hussein e com os companheiros de Hussein. Pedimos que este novo ano seja um ano de alívio e o ano do reaparecimento do Imam Al-Mahdi (A.F.), o salvador da nação e o vingador do sangue do martirizado em Karbala.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Hussein é de mim e sou de Hussein, Deus ama aquele que ama Hussein”.

Irmãos e irmãs, refugiamo-nos em Deus pela nossa alma, que é propícia ao mal, mas devemos estar sempre atentos a ela e julgá-la. A alma do Imam Al-Hussein (A.S.) foi uma alma de paz e tranquila, confiante em Deus.

Por isso, em cada tragédia e calamidade que recaía sobre o Imam Al-Hussein (A.S.), sua alma ficava tranquila e entregue a Deus, pois o fiel não é derrubado pelas tragédias e calamidades, ele é, antes, testado, para ser aprovado. Calamidades nos tornam mais fortes e mais próximos de Deus, principalmente se formos aprovados nos testes. Já para aqueles que não têm fé abundante (os infiéis), as calamidades podem derrubá-los, pois eles não acreditam em Deus. Por isso que se diz: “Não há dia como o seu, ó Aba Abdillah”, isso porque as tragédias ocorridas neste dia, jamais foram iguais na história.

“Hussein é de mim”

Esta parte do dito é clara, significa que “Hussein é da minha descendência e da minha geração”.

“E eu sou de Hussein”

O que o Profeta quis dizer com isso? Como o Profeta seria de Hussein?

O Islam, o resumo de todas as mensagens

Saibam irmãos e irmãos, que Deus enviou o Profeta Adão, e em seguida os demais profetas ao longo de milhares de anos, até que a missão da profecia fosse selada com a chegada do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Sendo assim, Deus concluiu a sua doutrina e mensagem com a revelação do Islam por meio do Seu mensageiro, Mohammad (S.A.A.S.). Vale lembrar que a mensagem revelada pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era o resumo de todas as mensagens que Deus havia revelado até então. Ele carregou sobre suas costas a missão de preservar e honrar todas as missões dos Profetas anteriores, bem como as mensagens de Deus reveladas antes do Islam, e para que elas chegassem até Mohammad (S.A.A.S.) o esforço foi enorme. Profetas tinham sido perseguidos, presos, assassinados, decapitados e mutilados por estarem pregando a Mensagem de Deus, todas as mensagens deles foram seladas com a Mensagem do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Depois da missão da revelação da última mensagem divina, a qual tinha sido cumprida pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) começou a missão dos Imames, os quais seriam os guardiões desta mensagem cuja revelação foi dada pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.), após centenas de anos. Imaginem se algum de nós possuísse um objeto tão precioso, será que não zelaríamos em guardá-lo em algum lugar seguro ou nas mãos de alguém de confiança? É claro que sim. Não há cabimento e nem lógica Deus largar a mensagem do Islam, que foi o resumo de todas as doutrinas e mensagens de Deus, sem que nomeasse e escolhesse um grupo, isso para serem seus guardiões.

Então, depois de todos estes esforços de milhares de anos, chegou uma fase em que alguém assumiu o comando da nação islâmica, que, conforme a narrativa de historiadores era um “…bêbado, assassino, obsceno, pecador, opressor e tirano…” chamado Yazid ibn Mu´aqiyah. Como seria a reação e a decisão do Imam A-Hussein (A.S.) mediante uma situação como esta? Ele ficaria quieto? Ele se renderia? Ele se submeteria a vontade do tirano?

Jamais o Imam Al-Hussein (A.S.) se renderia. Ele declarou sua posição logo no começo de tudo quando disse: “… Alguém como eu (Hussein) jamais votaria em alguém como ele (Yazid) …”

A conclusão

Se o Imam Hussein (A.S.) não tivesse ido a Karbala, se ele não tivesse sido perseguido, cercado, martirizado e nem sua família fosse aprisionada, então, podem ter a certeza de que jamais o Islam seria preservado, Mohammad jamais seria recordado e todo o trabalho de todos os Profetas e Mensageiros que antecederam ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) teria sido em vão.

O Imam Al-Hussein (A.S.) honrou a doutrina de Deus

Todos os esforços e trabalhos, até então feitos pelos Profetas e Mensageiros de Deus seriam esmagados por Yazid, e é por isso que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “E eu sou de Hussein”, ou seja, se não fosse o Jihad, o esforço, o sangue, o sacrifício e a paciência do Imam Al-Hussein (A.S.) jamais sobraria algo chamado Islam. E é por isso que dizemos que Imam Al-Hussein (A.S.) honrou e preservou o esforço e a mensagem de todos os Profetas e Mensageiros.

Imagine que você tenha uma grande empresa e em sua ausência, o diretor começa a tomar decisões que poderiam colocar o futuro de sua empresa em risco. Neste momento, alguém protegeria seu interesse e colocaria as coisas no lugar para preservar os seus interesses. O que você diria para esta pessoa que lhe fez este favor? Certamente diria: “Não sei como lhe agradecer e nem há algo a altura para lhe oferecer por seu gesto”. Foi isso que o Imam Al-Hussein (A.S.) fez mediante o Islam e a todas as doutrinas e mensagens divinas.

Como nós podemos honrar o Imam al-Hussein (A.S.)?

O Imam Al-Hussein (A.S.) não quer que sacrifiquemos ou paguemos nada em troca do que ele fez. Ele, simplesmente, quer que nós preservemos a mensagem do Islam pela qual ele se martirizou, se sacrificou e se esforçou. Todos nós, se quisermos caminhar e honrar o sangue derramado do Imam Al-Hussein (A.S.), devemos praticar e pregar os ensinamentos do Islam em nossas vidas.

Por outro lado, cada um de nós que coloca a mensagem do Islam sob difamação e prejudica sua imagem, estaria desonrando ao Hussein (A.S.). Saibam irmãos e irmãs, os companheiros do Imam Al-Hussein (A.S.) sacrificaram tudo pelo apoio deles ao Imam (A.S.).

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção e Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bençãos de Deus estejam com todos.

SEGUNDO SERMÃO

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus Profetas e Mensageiros.

Por que o Imam Al-Hussein (A.S.) se rebelou?

Uma pessoa perguntou para o Imam Al-Hussein (A.S.) quando ele estava seguindo a Karbala, em razão de sua revolta contra Yazid. Imam Hussein (A.S.) respondeu: “… Não estão vendo como a verdade não está sendo praticada e a injustiça não está sendo evitada? As pessoas são escravas desta vida e a religião é uma mera alegação em suas línguas, que a seguem enquanto estão de acordo com seus interesses, sendo que quando forem testadas perceberão que os verdadeiros religiosos serão poucos…”

Resumiu o Imam Al-Hussein (A.S.), e eu gostaria de fazer uma simples ligação do que o Imam Al-Hussein (A.S.) disse como os nossos problemas de hoje. Será que o que a humanidade está sofrendo hoje de injustiças não é pela mesma razão que o Imam Al-Hussein (A.S.) disse, não é por que a justiça não está sendo praticada e nem a injustiça evitada? Os problemas pelos quais o mundo passa, atualmente, não será por que estamos nos distanciando da justiça e da verdade?

O combate do Imam Al-Hussein (A.S.) não era o combate a um homem e sim pela verdade e justiça. Eles queriam matar a verdade matando o Imam Al-Hussein (A.S.), mas o plano deles foi em vão. Vejam hoje como o Imam Al-Hussein (A.S.) está erguido e seus seguidores enchem o mundo e, ao mesmo tempo, vejam onde estão Yazid e seus seguidores.

De acordo com as palavras do Imam Al-Hussein (A.S.), as pessoas são escravas desta vida e não servos de Deus, sendo que a religião é uma mera alegação em suas línguas. O que isso significa? Significa que a grande maioria das pessoas está do lado da religião e a seguem enquanto ela estiver atendendo aos seus interesses. Isso é uma triste realidade que a nossa sociedade vive.

Muitos de nós, participamos das cerimônias de Ashura, vestimos o preto, carregamos a tristeza em nossos corações, só que quando vamos para nossos trabalhos e nossas casas, somos injustos e desonestos, isso nos torna pessoas falsas e hipócritas.

Não há espaço e lugar para meio termo no Islam. Não há uma cor cinza no Islam. Ou é branco ou é preto, ou é certo ou é errado. Não existe uma terceira linha ou opção. Algumas pessoas criam uma falsa linha imaginária dentro da mente delas, juntando um pouco de cada. São estas pessoas que foram referidas no dito do Imam Al-Hussein (A.S.) que disse: “… A religião é uma mera alegação falsa em suas línguas …” São estas pessoas que uma hora choram por Hussein e quando vão para seus trabalhos mentem e não cumprem a mensagem da religião. Eles seguem a religião enquanto ela atende aos seus interesses, mas quando o decreto da religião contraria seus interesses elas dão suas costas à doutrina e, consequentemente, não a seguem.

Espero e rogo a Deus que não sejamos incluídos entre estas pessoas.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

 

 

«
»