Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Fitra (Essência do ser humano) e Al-Aql (Raciocínio, razão, intelecto) – Sheikh Wissam Issa – 06/12/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados, Ahl el Bait (A.S.), e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus, o Altíssimo, disse: “Volta o teu rosto para a religião monoteísta. É a obra de Deus, sob cuja qualidade inata Deus criou a humanidade. A criação feita por Deus é imutável. Esta é a verdadeira religião; porém, a maioria dos humanos o ignora”. (30:30)

O homem monoteísta

Existem algumas questões as quais nascem com o ser humano e são impostas sobre o homem: uma delas é a FITRA (Essência) e a outro é a AQL (Razão). O homem não escolhe ter a Fitra ou Aql, pois todo o ser humano, dotado de razão, nasce com esses dois quesitos, como parte constituinte de sua personalidade e criação. São esses dois aspectos os principais orientadores e guias para se direcionar a Deus, o Altíssimo.

Deus ordena que todo HOMEM (ser humano) volte seu rosto e sua personalidade à religião monoteísta. O que isso pode significar?  O significado é que o homem, mesmo sem aprender, se sente orientado e voltado à religião monoteísta e à unicidade de Deus, o Altíssimo. Os seres humanos nascem com esta crença, sentimento e com esta orientação. Portanto a primeira lição que aprendemos com este versículo é que todos os seres humanos nascem sob a crença da Unicidade de Deus, o Altíssimo.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia sobre o versículo acima: “Deus criou o homem com a essência da unicidade de Deus”.

A base da religião

A principal questão e a mais importante de todas é a crença na Unicidade de Deus. Esta questão é mais importante do que qualquer outra questão e jamais pode ser comparada a outras. Por isso vemos que Satã está sempre empenhado em atacar e demolir esta base sólida, pois se consegue derrubá-la todo resto será automaticamente demolido.

Por meio deste versículo, percebemos que todos os seres humanos nascem acreditando em Deus, o Único, mas no decorrer de suas vidas haverá tentativas por parte de Satã para que haja uma mudança em sua crença. Deus, o Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “A qual desviarei, fazendo-lhes falsas promessas. Ordenar-lhes-ei cercear as orelhas do gado e os incitarei a desfigurar a criação de Deus! Porém, quem tomar Satanás por protetor, em vez de Deus, Ter-se-á perdido manifestamente”. (4:119)

Pergunta: Se Deus criou o homem com a essência da unicidade e a crença no monoteísmo, então por que a grande maioria das pessoas vivem o ateísmo? Por que a grande maioria das pessoas não acreditam em Deus?

A resposta a esta pergunta está no primeiro versículo, o qual afirma que Deus criou o homem na crença da unicidade de Deus, mas a continuidade em acreditar em Deus, o Único, e seguir por este caminho cabe a ele. Como disse o dito do Profeta Mohammad (S.A.A.S.): “Todo homem nasce sobre a unicidade, mas são seus pais que irão desviá-lo para os demais caminhos”. Ou seja, a sociedade, o ambiente, amigos ou os próprios familiares podem fazer o homem mudar de caminho ou integrar o caminho de Deus. O que faz as pessoas seguirem a idolatria ou o ateísmo são suas próprias escolhas e não Deus.

Imaginem a água cristalina, totalmente pura e limpa. Ao olhá-la consegue-se ver a profundidade da água. Imagine, no entanto, se a água começa a ser poluída: será que ela se manterá cristalina e pura e, ainda, será possível olhar para o fundo dela? O mesmo pode acontecer com o espelho, por exemplo. Quanto mais limpo estiver, melhor será seu reflexo. Já se tiver sujo não será possível ver sua imagem perfeita nele. Onde estaria o problema, no espelho? A resposta é não, pois o espelho ainda continua com sua função de refletir a realidade do que está à sua frente. O problema está na poluição e na sujeira que está impedindo o reflexo idêntico à imagem.

AQL

O segundo elemento com o qual todo ser humano nasce é o chamado AQL, ou seja, a razão, o raciocínio, o intelecto. Este elemento é uma das grandes bênçãos criadas para o HOMEM. A razão tem diversas funções e conclusões, entre elas:

1) Despertar

O intelecto desperta o interesse pela procura e pela verdade. O intelecto leva o homem a pensar e a analisar. Ele fala com sua própria mente, que o ajuda a entender o que é supostamente certo.

2) Argumentar

A segunda questão é o argumento e a busca em entender se aquilo que ele está vendo é verdadeiro, e pode usar de argumentos para rebater a opinião.  Ele faz o homem meditar e se aprofundar em suas questões.

3) Divindade

Um dos principais frutos do intelecto é afirmar a existência do Criador, de um Deus que criou toda a humanidade. É por isso que aquele beduíno que não tinha formação alguma e era analfabeto, quando foi perguntado porque acreditaria em Deus, disse: “As pegadas indicam a passagem de uma pessoa, então como toda as criações do universo não indicariam a criação do criador supremo e poderoso?!”.

4) Necessidade de adoração a Deus

Depois que o intelecto afirma a existência de um Deus, o criador de todo este universo, o grande doador de todas estas bênçãos para o ser humano, o próprio raciocínio te orienta à necessidade de adorar e agradecer a este grande criador, o qual te concedeu todas estas graças.

5) Obediência

Além de afirmar que certamente há um criador e o mesmo merece ser adorado, a razão afirma que este grande criador não apenas merece ser adorado, mas também obedecido, pois foi Ele quem criou o homem e, portanto, Ele deve ser obedecido.

6) Mensageiros

Depois que a razão afirma todas as etapas anteriores de uma forma natural, a mesma irá afirmar a necessidade do envio de mensageiros por parte deste criador, para orientar, pois como o grande criador deste universo manteria contato com o homem e o orientaria ao caminho certo se não por meio da existência de mensageiros e profetas.

7) Justiça

Uma das conclusões dos raciocínios é que a justiça e o bem devem prevalecer. Não há cabimento dentro da razão em aceitar a injustiça ou a opressão. Jamais isso será admitido. A injustiça é algo repudiado pela razão e pelo intelecto do homem de uma forma natural sem a necessidade de que isso seja ensinado ao homem.

E por fim, afirmo que uma das grandes dádivas e maiores graças de Deus sobre o ser humano é a grande graça do raciocínio e do intelecto. Como o ser humano seria sem o seu intelecto e razão? A razão é a fonte de grandes poderes do homem, sendo que se ela for utilizada pelo caminho do bem será muito benéfica e criativa. E é por causa disso que há grandes tiranos e poderosos do mundo, que querem dominar a razão e o intelecto das nações, pois ela é fonte de análise e do despertar das pessoas. Dominá-la significa dominar seus próprios interesses, fazendo com que todos se submetam ao seu decreto e julgamento sem críticas ou questionamentos.

Portanto, o homem tem a obrigação de ativar o seu intelecto para que ele próprio seja seu orientador e auxiliador, e possa viver feliz, em paz e em segurança nesta e em outra vida, utilizando esta grande graça pelo caminho do benefício e do bem para toda a humanidade.

E que a paz e a bênção de Deus estejam sobre Mohammad e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

 

«
»