Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Firmeza na fé e na companhia do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) – Sheikh Youssef Ajordi – 01/10/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus o altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “Mohammad não é senão um Mensageiro, a quem outros mensageiros precederam. Porventura, se morresse ou fosse morto, voltariam à incredulidade? Mas quem voltar a ela em nada prejudicará a Deus; e Deus recompensará os agradecidos (144). Não é dado a nenhum ser morrer, sem a vontade de Deus; é um destino prefixado. E a quem desejar a recompensa terrena, conceder-lha-emos; e a quem desejar a recompensa da outra vida, conceder-lha-emos, igualmente; também recompensaremos os agradecidos (145)”. (3)

Firmeza na fé

É um elemento necessário e muito importante, sendo que alguns podem alcançar a fé, mas mais importante que isso é ficar firme na fé e permanecer fortes e não ser abalado nos testes. Um fiel firme e forte é aquele cujo podemos confirmar nas dificuldades.

Batalha de Ohud

O motivo da revelação deste versículo foi que depois da batalha de Badr aconteceu a batalha de Ohud, na qual os incrédulos queriam se vingar do profeta. Nesta batalha o profeta tinha ordenado 50 arqueiros que ficassem firmes ali na montanha e que eles não deveriam sair de seus postos sob nenhuma circunstância. Foi aí que começou tudo. Estes homens não obedeceram ao Profeta e assim que os muçulmanos estavam em vantagem vencendo os incrédulos estes 50 homens abandonaram seus postos e desceram da beira da montanha para pegar os lucros da guerra. Foi aí que o inimigo aproveitou de uma brecha entre os muçulmanos e deu a volta e atacou pela retaguarda deles cercando assim os muçulmanos.

Com o novo cenário os muçulmanos ficaram desesperados e abandonaram suas espadas e armas e recuaram. Neste momento o profeta foi atacado e quase perdeu a vida, e foi salvo por alguns de seus companheiros, especialmente Ali (A.S.), que o protegeram e criaram um escudo para preservar a vida do profeta, o qual havia sido atacado por um dos inimigos que o feriu severamente. Outro atacou um soldado muçulmano e o matou e achou que tinha matado o Profeta. Quando ele gritou que Mohammad foi morto o exército dos muçulmanos se desestabilizou, recuaram e perderam a fé.

Foi aí que o versículo foi revelado, onde Deus faz um questionamento. Será que se Mohammad morresse ou fosse martirizado vocês voltariam a idolatria senão aqueles com a fé firme?! É aqui que conseguimos perceber quem possui a verdadeira fé e firmeza no caminho de Deus.

Narrasse que Anas, um dos companheiros de Mohammad (S.A.A.S.), disse aos companheiros: “Por que não estão lutando? Lutem ou serão martirizados e alcançarão o triunfo e a glória, ou vencerão”. Era um momento muito difícil. Pois assim que eles souberam erroneamente que Mohammad morreu, eles pararam de lutar.

Hoje em dia é muito necessário que estejam firmes no caminho da fé e da persistência. Não devemos desistir mesmo diante das mais difíceis condições que o inimigo nos coloca. Os desafios estão por todos lados, eles são políticos, econômicos, sociais, e tudo mais. Mas saibam que um fiel forte e firme não se abala, pois a fé está firme em seu coração e seu espírito sempre permanecerá vivo com a fé.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Mohammad é o Mensageiro de Deus, e aqueles que estão com ele são severos para com os incrédulos, porém compassivos entre si. Vê-los-ás genuflexos, prostrados, anelando a graça de Deus e a Sua complacência. Seus rostos estarão marcados com os traços da prostração. Tal é o seu exemplo na Torá e no Evangelho, como a semente que brota, se desenvolve e se robustece, e se firma em seus talos, compraz aos semeadores, para irritar os incrédulos. Deus prometeu aos fiéis, que praticam o bem, indulgência e uma magnífica recompensa”. (48:29)

Este é um belíssimo significado que se encontra neste versículo, que irei citar para vocês. Estar ao lado do profeta Mohammad (S.A.A.S.) não é limitado ao tempo nem ao local. Estar e ser um dos companheiros dele não necessariamente precisa que viva com ele num curto prazo, basta seguirmos seus ensinamentos e orientações. São estas as condições para que possamos ser considerados entre os fiéis companheiros e seguidores de Mohammad (S.A.A.S.).

Os verdadeiros fiéis e seguidores de Mohammad (S.A.A.S.) seguiam à risca os ensinamentos de Mohammad e não se envolviam jamais com os incrédulos, aqueles que na época estavam em guerra contra o Islam e os muçulmanos. Uma das características dos fiéis era serem severos contra os incrédulos e infiéis (da época), mas ao mesmo tempo piedosos e carinhosos entre si. Esta era uma das características dos fiéis e seguidores de Mohammad (S.A.A.S.) e se nós quisermos ser um deles devemos ser assim também, severos contra os inimigos de Deus e piedosos com as pessoas.

Estes fiéis eram devotos. Se eu quiser realmente ser considerado entre os fiéis e seguidores de Mohammad (S.A.A.S) devo pensar “será que eu sou um devoto?” Alguém que ora a noite e fique de vigília. Alguém que ore a Deus e suplique. Alguém que sempre está em recordação e oração a Deus. Não apenas rezar as 5 orações e sim ir além. Praticar orações voluntárias e súplicas a cada momento.

Os verdadeiros fiéis são aqueles que são verdadeiros devotos e que oram a Deus. Sempre! Esta também era uma característica dos verdadeiros fiéis e seguidores de Moisés e Jesus (A.S.). Todos os devotos a Deus são aqueles que vão além de suas obrigações.

Rogamos a Deus, que estejamos firmes na fé e no caminho do Islam. E que nossos corações continuem firmes e sigam Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.).

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

 

«
»