Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Dia de Al-Quds, dia da luta contra a opressão – Sheikh Youssef Ajordi – 22/05/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus, o Altíssimo, disse no seu livro sagrado:  “E não vos inclineis para os iníquos, porque o fogo apoderar-se-á de vós…” (11:113)

Queridos, a injustiça é algo rejeitado pela própria essência do homem. Na verdade não há nenhuma pessoas racional ou sã que admita ou aceite a injustiça. Além disso, ninguém aceita que a injustiça seja praticada consigo mesmo. A justiça é algo amado e aceitável pela essência humana, ao mesmo tempo que a injustiça é algo detestável e rejeitado pela essência humana. O Islam e todas as mensagens celestiais simplesmente reforçam e afirmam mais ainda esta questão. Por isso que a justiça é tão importante e afirmada no Islam. Apoiar o oprimido perante o opressor é um dever humano. Jamais se calar e se silenciar perante a opressão é um dever de todo os muçulmanos, e por isso, todos devemos e temos a obrigação de agir perante a injustiça buscando nossos direitos e apoiando o oprimido perante o seu opressor.

O que é o Dia de Al-Qods?

O dia de Al-Qods é o grito dos oprimidos perante os opressores. Este dia nos ensina como enfrentarmos os opressores e como não sermos incluídos entre os injustos, pois assim não iremos ser incluídos entre aqueles que Deus amaldiçoará por se inserirem entre os opressores. Se apoiar, se inclinar e admitir os opressores, e ficar omissos perante isso, é a própria injustiça.

Todos reprovam a injustiça?

Qualquer um de nós, humanos, se formos agredidos, nossas honras violadas ou terras ocupadas, reprovamos isso e consideramos como algo rejeitado na própria essência. Seja lá qual for sua nacionalidade, raça, cor, gênero, cultura ou povo, ninguém aceita que sua terra seja ocupada, sua honra seja violada e suas plantas arrancadas. Então, o que me dizem quando a casa sagrada de Deus é ocupada e violada? A casa sagrada representada pela Mesquita de Al-Qods, a qual foi o local onde o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ascensão aos céus! Nós, consideramos Al-Qods (Jerusalém) a casa sagrada de Deus onde Ele enviou o seu mensageiro aos céus. Deus disse: “Glorificado seja Aquele que, durante a noite, transportou o Seu servo, tirando-o da Sagrada Mesquita (em Makka) e levando-o à Mesquita de Alacsa (em Jerusalém), cujo recinto bendizemos…” (17:1) Al-Qods é o berço dos profetas e das mensagens celestiais. Esta cidade é a capital dos céus. O que aconteceu com esta terra? Ela foi tomada, ocupada e violada. A casa sagrada de Deus foi pisoteada pelos usurpadores e violada por eles.

Por que celebrar este dia?

Ninguém aceita a injustiça. Se perguntarmos para um judeu, cristão, ou muçulmano, ou até mesmo um ateu, ninguém admite a injustiça. Todos a reprovam mesmo se não tiverem nenhuma religião ou crença. Quando celebramos o Dia Internacional de Al-Qods, o qual foi escolhido como a última sexta-feira de todo Ramadan pelo Imam Khomeini (K.S.), em todos os anos, na verdade estamos celebrando o significado da resistência e da reprovação da injustiça dentro de nós. Celebramos o significado da justiça. Aqueles que se silenciam perante a causa de Al-Qods são sócios dos opressores, e não têm direito de falar a respeito da justiça e da opressão.

Se alguém quiser perdoar ou abrir mão de seu direito o problema é dele, mas ninguém neste planeta tem o direito de falar em nome, reconhecer ou dar a razão para que Al-Qods permaneça nesta situação. O Imam Khomeini (K.S.) levantou esta bandeira em nome de todos nós, uma causa da verdade e da justiça, e a lançou como o centro de todas as causas dos muçulmanos. O Imam Khomeini (K.S.) declarou uma palavra de justiça perante o opressor, e colocou em prática todos os sentidos e significados do combate contra a opressão. Ele traduziu em ação o significado de não ser omisso perante a injustiça, coisa que todos devem fazer.

Como celebrar este dia?

É muito bom recitarmos: “E não vos inclineis para os iníquos, porque o fogo apoderar-se-á de vós…” mas como é que podemos colocar este versículo em prática na nossa vida? Não aceitando a opressão nem a injustiça. É apoiando o oprimido e o injustiçado. Nós somos seguidores do grande profeta Mohammad (S.A.A.S.), o qual dizia: “Aquele que ver algo de mal deve mudá-lo com suas mãos. Se não puder, deve fazer isso com suas palavras. E se nem com as palavas puder, deve reprovar o mal em seu coração, sendo que está última é a mais básica das ações”. Ou seja, quem ver algo de mal como a opressão e a injustiça jamais pode ficar omisso.

Irmãos e irmãs, um animal se sofrer agressão se defende. E se vermos um animal sendo agredido ou maltratado todos sentimos isto. Instituições que defendem o direito dos animais são ótimas, e inclusive o Islam e os ensinamentos da nossa doutrina nos orientam a jamais tratarmos mal os animais. Onde estão as instituições de direitos humanos perante as injustiças que estão sendo praticadas contra os donos da terra, os habitantes da Palestina, as oliveiras da santa casa de Al-Qods, a demolição de casas e prédios contra os idosos, crianças e mulheres? O único pecado deles é porque disseram “Não há divindade além de Deus”. O Imam Khomeini (K.S.), depois de anos de opressão e injustiça, levantou sua voz e sua bandeira contra a opressão e a injustiça, e cumpriu o seu dever. Todos nós devemos cumprir o nosso dever pela justiça e a verdade. O principal ponto não é apenas uma questão de proteger uma construção, e sim de princípios e de valores.

Por que Deus não acaba com a injustiça?

Um rei chamado Abraha, que foi destruir a casa sagrada de Deus em Meca no ano em que nasceu Mohammad (S.A.A.S.), foi esmagado pelos pássaros divinos chamados Ababib, os quais carregavam em seus bicos pedras de fogo, e esta história está registrada no Alcorão Sagrado. Alguns perguntam: Por que Deus não envia os Ababib para acabar com a injustiça que ocorre na Palestina? A resposta é: Naquela época o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ainda não tinha sido enviado, mas hoje, todos nós somos os seguidores da Mensagem de Mohammad, e grande parte do mundo é livre, podendo apoiar esta causa e ajudar a estabelecer a justiça. O nosso dever é apoiar o oprimido e reprovar a injustiça e a opressão.

A causa da palestina e a ocupação de Al-Qods é uma grande prova para todos nós. Não é nada difícil para Deus fazer um milagre e acabar com toda esta injustiça, mas na verdade isso é um teste para todos nós. Todos estamos sendo testados para que possamos fazer as escolhas certas, devemos apoiar os oprimidos. Deus está vendo como iremos nos comportar, se iremos nos silenciar ou agir perante a opressão.

Hoje, ninguém pode dizer ou tem o direito de dizer que não pode fazer nada. Todos podemos fazer algo sendo que toda pessoa que for omissa perante esta causa e não fizer nada está na verdade traindo a religião, a crença, a fé, aos princípios, a verdade, e acima de tudo, estará traindo a sua própria essência. E ela não tem direito de falar que é um ser humano, pois um ser humano rejeita a injustiça e apoia o oprimido. Perante todas as opressões que esta terra sofreu, nós seremos interrogados: o que fizeram? O que praticaram? Como agiram?

Julgamento do dia do juízo final

Todos seremos interrogados no dia do juízo final. Por que a Mesquita de Al-Qods está sendo ocupada e violada? Por que os idosos, crianças e mulheres estão sendo assassinados? Por que as mulheres estão sendo violadas? O Imam Khomeini (K.S.) fez um grande favor a todos ao ter nomeado um dia por ano dedicado à causa de Al-Qods. Ele nos fez retornarmos aos nossos ensinamentos verdadeiros e ficarmos atentos às nossas obrigações. Nós estamos cumprindo nosso dever celebrando este dia, mas não podemos ficar apenas nisso. Temos que agir, divulgar, compartilhar falar, expor e defender o oprimido perante o injusto.

Neste mês, o mês da clemência e da misericórdia, o mês da luta contra a opressão e o apoio ao oprimido, e na sexta-feira, no dia da festividade dos muçulmanos, dedicou isso a esta causa e nos fez pensar e cumprir o nosso dever. O Imam Khomeini disse: “Ó muçulmanos, se unam”. E considerou a causa da Palestina como a central do mundo, na luta contra a opressão, a causa de todos os homens e mulheres livres desse planeta. Sendo assim, todo ser humano que sentir a injustiça, seja pequena ou grande, sentirá o dia internacional de Al-Qods, o seu refúgio e alívio, onde poderá cobrar seus direitos e lutar por eles, podendo expressar sua vontade neste dia.

Dia internacional de Al-Qods

Neste dia devemos lutar e combater o demônio dentro de nós, o qual está ao lado dos opressores. Devemos enfrentá-lo e lutar, pois ele é o principal causador da injustiça e da opressão. Não devemos pensar em apenas discursar ou fazer poesias, é certo, isto é muito bom, mas não basta, o mais importante é a prática. Devemos colocar isso em prática para que as pessoas pratiquem, lutem e considerem esta a causa principal de suas vidas. Todos nós sentimos a proximidade da vitória, sabemos que este dia está próximo, e o dia dos opressores, no qual pagarão por suas ações, está próximo.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»