Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Deus consente o comércio e veda a usura – Seyyed Al- Al-Mousawi – 27/11/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bit (A.S.) a todos nós, e Deus ama os tementes.

Deus diz no Alcorão Sagrado: “Os que praticam a usura só serão ressuscitados como aquele que foi perturbado por Satanás; isso, porque disseram que a usura é o mesmo que o comércio; no entanto, Deus consente o comércio e veda a usura. Mas, quem tiver recebido uma exortação do seu Senhor e se abstiver, será absolvido pelo passado, e seu julgamento só caberá a Deus. Por outro lado, aqueles que reincidirem, serão condenados ao inferno, onde permanecerão eternamente (275) Deus abomina a usura e multiplica a recompensa aos caritativos; Ele não aprecia nenhum incrédulo, pecador (276) Os fiéis que praticarem o bem, observarem a oração e pagarem o zakat, terão a sua recompensa no Senhor e não serão presas do temor, nem se atribularão (277) Ó fiéis, temei a Deus e abandonai o que ainda vos resta da usura, se sois crentes! (278) Mas, se tal acatardes, esperai a hostilidade de Deus e do Seu Mensageiro; porém, se vos arrependerdes, reavereis apenas o vosso capital. Não defraudeis e não sereis defraudados (279).” (2)

O que é RIBA?

O Riba literalmente significa desenvolver, fluir, crescer. Portanto, o Riba não deixa de ser uma forma de fazer crescer o seu próprio dinheiro, cujo desenvolverá e aumentará depois de um tempo.

No entanto, a questão é que este tipo de comércio e forma de ganhar dinheiro é contestada na religião e condenada nos versículos acima. A pessoa que começa a praticar o Riba começa a justificar seu ato comparando o Riba como o comércio, ou seja, compra e venda de mercadoria, e ele diz: “O Riba é como venda”. Mas esta comparação é manipulada e errada, e Deus afirma no Alcorão Sagrado que o Riba não é como a venda.

Isso porque quem pratica o Riba está se esforçando para apagar os traços da religião na sociedade. Ele quer implantar a corrupção, a insegurança, ódio e vingança entre as pessoas, e tudo isso são ações e caminhos do diabo.

Qual é o tamanho do pecado de Riba no Islam?

Basta ser um pecado tão grande que Deus perseguirá aqueles que praticam o Riba e certamente os atingirá com sua ira e insatisfação. Aqueles que praticam o Riba devem saber que esta prática é uma ação abominável e condenada no Islam, e classificada com um dos pecados capitais.

As tradições do Alcorão Sagrado e passagens do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames (A.S.) afirmam a proibição e a ilicitude desta prática. Aqueles que praticam o Riba justificam seu ato dizendo que é como compra e venda, mas isto não é verdade. A prova disso é que o Imam Assadiq (A.S.) disse sobre a prática do Riba: “Um único dirham cobrado de Riba é o equivalente a prática de fornicação com a próprio Mahram por 70 vezes”.

Sabem o que é o Mahram? Esta categoria de pessoas são as mulheres da própria família como mãe, irmã, filha, sobrinha, tia ou irmã de leite e outras mulheres. Esta categoria de mulheres cujo a pessoa não pode casar com elas são chamadas de Mahram. Então, um único dirham cobrado de juros é classificado como se fosse a prática de fornicação com esta categoria de pessoas.

Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse ao Imam Ali (A.S.): “Ó Ali, a usura é dividida em setenta partes. A mais básica e simples delas é o equivalente a pessoa se relacionar com sua própria mãe dentro da casa sagrada de Deus”. Numa outra passagem o Profeta (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que consumir daquilo que vem do Riba, seu estômago será preenchido de fogo do inferno, Deus não aceitará suas ações enquanto o dinheiro do Riba estiver em seu poder e estará sendo amaldiçoado por Deus”. Numa passagem o Profeta (S.A.A.S.) dizia: “Deus amaldiçoou no Riba: o cobrador, o pagador, o escrivão e aquele que testemunha”.

Antes do Islam a prática da usura era normal na sociedade, mas esta forma de ganho é um caminho proibido e errôneo para o Islam, e o Profeta (S.A.A.S.) vedou e proibiu.

Qual o significado do Riba?

O significado do Riba é vender a mesma coisa com margem de lucro.

Os tipos de Riba

Existem dois tipos de Riba no Islam, os quais são:

Riba sobre transações

Este tipo de Riba é considerado pecado no Islam, e é quando a pessoa troca uma certa quantidade de mercadoria por uma quantidade maior ou menor do mesmo tipo da mercadoria, como por exemplo, trocar 2 Kg de trigo por 1 kg de trigo, ou 5 kg de arroz por 3 kg de arroz.

Riba sobre empréstimos

Este tipo de Riba é quando se empresta um certo valor ao próximo e exige dele um valor acima do que foi emprestado. Por exemplo, empresta 1000 reais e pede para 1100. Este tipo de exigência é ilícita. Já se a pessoa que pegou o empréstimo quiser dar uma certa gratificação espontaneamente por ter sido ajudada não há problema nenhum. O mais importante é que não haja exigência por parte do credor.

Vale lembrar que nada do que foi proibido por Deus pode ter um benefício. Se foi proibidor por Deus é porque o seu malefício é maior que o seu benefício, e por isso foi proibido.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»