Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Chorar pelo Imam Al-Hussein (A.S.) é o choro dos tementes – Sheikh Youssef Ajurdi – 27/08/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Algumas pessoas repudiam os xiitas por sua tradição de chorar pelo Imam al-Hussein (A.S.). Por isso, neste sermão vamos fazer uma apresentação sobre este tema o qual alguns não conhecem suas origens e a sua razão.

Imam Jafar Assadiq (6º Imam) dizia: “Os que choraram são cinco: Adão, Jacó, José, Fátima (A.S.) filha de Mohammad (S.A.A.S.) e Ali ibnol Hussein (A.S.). Adão chorou pelo paraíso. Chorou tanto que deixou marcas em seu rosto. Jacó chorou por José até ficar cego e seus filhos lhe dizerem: “Disseram-lhe: Por Deus, não cessarás de recordar-te de José até que adoeças gravemente ou fiques moribundo!?”(12:85). Já José chorou tanto que os prisioneiros se incomodaram pelo tanto dele chorar e pediram a José que ou chorasse de dia ou de noite, então ele (José) escolheu uma das opções. Já Fátima chorou tanto pelo seu pai que os habitantes de Medina reclamaram do seu choro. Então ela saia de casa e ia até os cemitérios dos mártires e chorava lá. Já Ali ibnol Hussein chorou por 20 anos e cada vez que lhe era oferecida uma refeição ele chorava até que certo dia seu empregado lhe disse: ‘me sacrifico por ti, ó filho do Mensageiro de Deus, temo que morra de tanto chorar’. O Imam lhe respondeu: ‘Levanto minhas queixas a Deus pois vi coisas que vocês não viram. Eu recordo da execução do filho de Fátima,   e cada vez que eu lembro um nó fica preso em minha garanta’. Neste momento Abu Hamzah Al-Tumali entrou e perguntou ao Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) porque chorava tanto. O Imam (A.S.) lhe respondeu: ‘Jacó perdeu um de seus filhos e mesmo sabendo que ele estava vivo ele chorou tanto que ficou cego. Já eu olhei para meu pai com 17 membros da minha família e todos morreram na minha frente. Como a minha tristeza acabaria?’

Acima de tudo analisem e pensem sobre o que estes profetas e grandiosos choraram. Choraram por coisas muito grandes e importantes.

Alguns dizem: parem de chorar e entendam Karbala e sua filosofia. O que tenho pra dizer a eles é: ‘Vamos chorar e estudar a história e entender a filosofia de Karbala, TUDO ao mesmo tempo’.

Chorar pelo Imam Al-Hussein (A.S.)

Chorar pelo Imam Al-Hussein (A.S.) é diferente de qualquer choro que a pessoa chora. É diferente quando chora por algum bem que perdeu ou algum ente querido. A recompensa não é a mesma. Chorar por Hussein (A.S.) é: Consolo ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.); Consolo à Fatima Azzahra (A.S.); Um dever cumprido perante o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), já que uma nobre tradição afirma: “Aquele que chora estará cumprindo o nosso direito”; Um gesto de apoio ao Imam Al-Hussein (A.S.); É seguir uma tradição nobre dos profetas e virtuosos, pois assim fizeram os profetas, Fátima Azzahra e o Imam Al-Sajjad; É a forma que poderíamos pagar e agradecer pela mensagem revelada por Deus. Chorando por amor aos Ahlul Bair (A.S.). Deus o altíssimo disse: “Dize-lhes: Não vos exijo recompensa alguma por isto, senão o amor aos Ahlul Bait” (42:23); Consolo a si mesmo com todas as tragédias, pois quando a pessoa chora pelo Imam Al-Hussein (A.S.) e lembra de suas tragédias aquilo se facilita.

As características dos olhos que choram pelo Imam Al-Hussein (A.S.)

É o olho mais amado por Deus. Por quê? Porque o Profeta dizia: “Hussein é de mim e eu sou de Deus. Deus ama aquele que amar Hussein”.

Todo olho chorará no dia do juízo final por alguma aflição exceto o olho que chorou por Hussein. É isto que entendemos em diversas narrativas.

Os anjos juntarão aquelas lágrimas num recipiente e te entregarão no dia do juízo final. Elas são dadas aos guardiões do paraíso e misturadas com a sua vida eterna. Assim, não há limite em sua recompensa. Isso porque tudo é contado ou tem um limite exceto as lágrimas pelo Imam Al-Hussein (A.S.).

Só chorar adianta?

Não adianta só chorar pelo Imam Al-Hussein (A.S.). Se você gosta de um amigo e ele está com algum tipo de problema de nada adianta você só chorar por ele e não o ajudar. Suas lágrimas não lhe ajudarão em nada. Igual a aqueles que estavam chorando pelo Imam Al-Hussein (A.S.) e o poeta Farazdaq disse sobre eles: “Seus corações estão contigo, mas suas espadas contra você”. Do que isso adianta?! O que nos dá o combustível para nossos corações e nossa vida são estas lágrimas, para nos levarem de honra a honra. E não lágrimas isentas de lealdade aos Ahlul Bait (A.S.). Foi Deus que nos ordenou e nos orientou a sermos leais aos princípios e estas lágrimas devem nos ajudar a seguir firmes no caminho do Imam Al-Hussein (A.S.), da dignidade e da honra.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão                                         

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus o altíssimo disse: “E caem de bruços, chorando, e isso lhes aumenta a humildade”. (17:104)

Uma das características dos fiéis é que caem de bruços, choram e isso lhe aumenta a humildade. Como o coração pode se render a Deus sem chorar? Sem as lágrimas como a pessoa pede perdão a Deus? Então, um dos frutos de chorar é o aumento da humildade e da rendição a Deus.

Em um trecho belíssimo do Dua chamado Abu Hamzah A-Thumali, ensinado pelo Imam Assajad (A.S.) ao seu companheiro Abu Hamzah, o Imam diz palavras extraordinárias sobre o choro. Ele diz: “E auxilia-me a lamentar por mim; por desperdiçar minha vida com ilusões e falsas esperanças. Enquanto venho a Ti sem esperanças em minhas bondades. Então quem estaria numa situação pior do que a minha? Quando for levado enquanto eu estiver neste estado. Levado a um túmulo que não o preparei para minha longa estadia. Tampouco providenciei boas ações para minha morada prolongada. E por que eu não choraria?!  Se não sei qual será meu destino! Enquanto observo meu ego me iludindo.  E meus dias se desvanecem. Enquanto as asas da morte já batem por perto de mim. Então por que eu não choraria? Choro pela saída do meu espírito do meu corpo! Ou pela escuridão do meu túmulo! Ou pela estreiteza de minha cova. Ou pelo inquérito de Munkar e Nakeer. Ou pela minha saída do túmulo (no dia da ressurreição), desnudo e humilhado. Carregando meu livro (de ações) em minhas costas. Olhando para minha direita e minha esquerda. Contempla as criaturas, cada uma delas estará envolvida em seus próprios assuntos, e não preocupadas comigo. Nesse dia, a cada qual bastará a preocupação consigo mesmo. Nesse dia, haverá rostos resplandecentes, risonhos e regozijadores. E também haverá, nesse dia, rostos cobertos de pó, cobertos de lugubridade”.

Ó Deus, faça como que nossos rostos sejam alegres no dia do juízo final, dia em que nada valerá, exceto o quanto fomos sinceros e de puros corações a Deus.

Queridos amigos, se a pessoa chega a um nível que não chora num dua, numa oração, no Majlis pelo Imam Al-Hussein (A.S.), na recitação do Alcorão, ele terá que fazer uma análise sobre si mesma. Por que suas lágrimas secaram? Talvez seu coração tenha ficado endurecido pela quantidade de pecados.

O Príncipe dos Fiéis (A.S.) nos indica quais são as características dos fiéis. Ele diz: “Seus corações aflitos, não tem maldades com ninguém, seus corpos magros, suas necessidades leves, suas almas honrosas, foram pacientes poucos dias, mas tiveram um longo descanso, fizeram ótimos negócios e lucraram muito porque Deus facilitou aquilo para eles, a vida os chamou para ela, mas eles lhe deram as costas, ela os escravizou, mas eles se libertaram. À noite, eles se enfileiram, recitando o Alcorão Sagrado com tristeza…”

Uma das características do fiel é manter sua tristeza em seu coração e demonstrar felicidade e alegria perante seus irmãos.

O grande susto

Deus o altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “E o grande terror não os atribulará…”. Ou sejam, aqueles que vivem a tristeza aqui nesta vida, na outra não serão atingidos pelo grande terror.

Além disso Deus o altíssimo disse: “Em verdade, quanto àqueles que dizem: Nosso Senhor é Deus, e se firmam, os anjos descerão sobre eles, os quais lhes dirão: Não temais, nem vos atribuleis; outrossim, regozijai-vos com o Paraíso que vos está prometido!” (41:30). Quem é temente a Deus não teme mais nada.

Chorar por temor a Deus

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.): “Aquele que chora a Deus terá um palácio no paraíso por cada gosta derramada, ornamentado com pérolas e preciosidades. Nele haverá coisas que nenhum ouvido ouviu, nem um olho viu e nenhuma mente imaginou”.

A pessoa que chora perante Deus verá que acontecerá uma grande transformação em sua vida. Isso porque quando chora sente a presença de Deus, em seguida começa a se observar mais e com isso permanecerá mais no caminho de Deus.  Além disso, a lágrima começa a aproximar a pessoa de Deus. Quem chora se aproxima de Deus e se sente perante Deus, se sente vergonha de praticar o erro.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Tudo possui um peso, exceto as lágrimas, que não possuem peso, pois uma única lágrima apagará um mar de fogo. Quando o olho começa se encher de lágrimas não sentirá a humilhação nunca, e quando a lágrima cair Deus proibirá aquele rosto de queimar no fogo. E se alguém entre uma nação chorar Deus perdoará toda aquela nação”.

Imam Al-Redha (A.S.) dizia: “Uma das coisas que o Profeta Moisés recebeu de Deus foi: Ninguém se aproximou mais e melhor do que ele por meio das lágrimas…” A gente pode fazer várias coisas para nos aproximarmos de Deus, entre elas a oração, o jejum, a súplica, mas a melhor são as lágrimas, chorar por temor a Deus nos aproxima muito mais rápido.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Meu pai dizia: ‘O mensageiro de Deus dizia ‘felicitações para aqueles rostos que choram por pecados que ninguém sabe quais, exceto Deus”.

O Imam Al-Baquir (A.S.) dizia: “Atraia a luz para seu coração mantendo sempre a tristeza em seu coração”.

Manter sempre a tristeza no coração não é deixar de viver a alegria, e sim não se iludir ou se importar com as conquistas desta vida. Quem levar a alegria ao coração dos outros faz uma devoção, mas deve sempre se manter triste, pois a morte está chegando, o dia da cobrança, o dia do juízo final, a pessoa deve se manter triste, pois esta vida é uma vida cheia de testes e ela deve sentir a seriedade destes testes.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

«
»