Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – As etiquetas de comunicação com o próximo e a união islâmica – Seyyed Youssef Ajordi – 16/07/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, recomendo a todos e a mim mesmo a temência a Deus que é o único caminho para a salvação. Deus o Altíssimo disse: “Ó fiéis, temei a Deus! E que cada alma considere o que tiver oferecido, para o dia de amanhã; temei, pois, a Deus, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis (18) E não sejais como aqueles que se esqueceram de Deus e, por isso mesmo, Ele os fez esquecerem-se de si próprios. Estes são os depravados! (19) Jamais poderão equiparar-se os condenados ao inferno com os diletos do Paraíso, porque os diletos do Paraíso serão os ganhadores (20).” (59)

Conhecer o próximo

Deus disse no alcorão sagrado: “Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado.” (49:13)

Estamos vivendo os primeiros dez dias sagrados do mês de Zul Hijjah. Os dias do sacrifício e da submissão a Deus.

O Haj possui diversas dimensões entre tais sociais, políticos, econômicos, de mobilização entre outros que representam o verdadeiro significado e filosofia do Haj. Entre tais questões escolhi duas dimensões importantes do Haj que é o “Conhecimento e Comunicação”.

Como os muçulmanos conheceriam uns aos outros sendo que eles são de todos os cantos e lugares mais distantes do mundo. Deus disse no Alcorão Sagrado: “E proclama a peregrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo longínquo lugar”. (22:27)

O Hajj é a melhor e mais bela oportunidade de conhecer e apresentar-se aos irmãos muçulmanos de todos os cantos do mundo e de todas as diferentes vertentes e escolas de pensamentos.

Além disso o Hajj é a chance onde podemos colocar o versículo acima em prática, o versículo 13 do capítulo 49 cujo fala a respeito do porque Deus criou esta diversidade de povos e nações e que o principal motivo seria para conhecer uns aos outros. Saibam irmãos que os principais problemas sociais do nosso dia a dia são derivados de má comunicação e apresentação. As pessoas não conhecem quais são as etiquetas de apresentação e de comunicação com os próximos. Por isso, hoje irei falar sobre este tema de uma forma bem resumida.

Como nos comunicarmos com o próximo? Será que o Islam se importou sobre este tema? O Islam possui regras e etiquetas de como a pessoa deve se comunicar com o próximo?

A resposta é sim, o Islam se importou e muito sobre esta questão e aqui iremos citá-las uma por uma:

Primeiro – Sorrir e ser alegre

Primeira regra sobre a melhor forma de se comunicar com o próximo é o sorriso. A pessoa pode se estranhar, o que o sorriso tem a ver com a comunicação. A resposta desta pergunta é que hoje em dia é chamado de “A primeira impressão”. Quanto é importante alguém deixar uma boa impressão ao próximo na primeiro encontro. Com base nisso o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Ó família de Abdel Mutaleb, saibam que não conseguiram conquistar a todos com vossas riquezas mas poderão conquistá-los com vossas simpatia”.

A verdade é a seguinte, se alguém tiver algum problema ou dificuldade, de nada adianta expor isso pois seu problema não será resolvido, muito pelo contrário, talvez se suas dificuldades forem expostas em suas fisionomias e condutas lhe causará mais atritos e problemas do que ele está. Por isso, melhor ele manter aquilo dentro do seu coração e não expô-lo, como dizia uma nobre tradição “A tristeza do fiel está em seu coração e a alegria em seu rosto”. Quanto é belo quando você sorri a alguém antes mesmo que o comprimente. Isso é muito agradável.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Três coisas cujo se o servo fizer uma dela Deus o ingressará ao paraíso. Primeira, dar a caridade mesmo necessitando. Segunda, sorrir pra todos. Terceira, ser honesto”.

O Imam Assadiq (A.S.) também dizia: “Um homem foi ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e lhe disse: Ó Mensageiro de Deus, me aconselhe. Então entre as coisas que o Mensageiro de Deus o aconselhou foi: encontre o seu irmão com o sorriso”. Não precisa conhecer a pessoa para sorrir para ela. Sorria para todos pois o sorriso não tem custo e serve como uma porta de entrada para conhecer o caráter do outro.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O sorriso ao seu irmão é uma caridade”. Imaginem só quanto pode valer um simples sorriso. Vale como se fosse uma caridade paga. E vocês sabem quanto a caridade é recomendada e recompensada no Islam. A caridade não é sempre dinheiro podendo ser outras coisas entre elas um simples sorriso.

Segundo – A boa apresentação (Se arrumando e se vestindo)

As vestimentas, a boa apresentação, se perfumar, arrumar o cabelo, limpeza da roupa, dos dentes, entre outras coisas. O que tem a ver uma coisa com outra? Tem muito a ver pois uma bela apresentação ao próximo também pode causar uma boa impressão e é um belo sinal de comunicação.

O Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “Cada um de vocês deve se arrumar para se apresentar ao seu irmão da mesma forma que ele se arruma para se apresentar a um não conhecido”.

Ou seja, imagine se você tem um compromisso com alguém. Um horário marcado com uma pessoa famosa ou de poder. Como você se apresentaria a esta pessoa mesmo que ele não seja alguém que te conhece ou você o conhece profundamente? É claro que se empenharia ao máximo para se arrumar e se vestir bem. O Imam (A.S.) por meio do dito acima afirma que da mesma forma que o indivíduo se empenha para se arrumar e se apresentar bem ao próximo que é um desconhecido, deve fazer o mesmo para apresentar-se ao seu irmão, seu amigo, seu familiar, seu parente, seus íntimos. Isso porque o desconhecido não é mais importante do que o conhecido e eu não devo receber o meu irmão com má aparência, com roupa suja ou cabelo desarrumado ou feio alegando que este é meu irmão, meu amigo e não é importante eu me arrumar perante ele. O Imam afirma o contrário disso.

Terceiro – O tom de voz

Deus afirma que o tom da nossa voz deve ser baixo e disse sobre isso no Alcorão Sagrado: “ … E baixa a tua voz, porque o mais desagradável dos sons é o zurro dos asnos” (31:19).

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Deus não gosta do insultador ou do berrante e nem dos que gritam no mercado”. Uma das piores características da pessoa é esta, ser alguém acostumado a xingar e insultar os outros e ao mesmo tempo berrar e falar com voz alta. Pior ainda quando na frente das pessoas ele é bonzinho e educado mas quando vai dentro de casa só fala berrando e gritando com sua esposa e filhos. Isso é um problema, um grande problema.

Quarto – As palavras gentis

Deus gosta das palavras gentis e das palavras belas. Um poema dizia: “A bondade é algo fácil, um rosto sorridente e palavras gentis”. Ou seja, é fácil ser amado e conquistar os próximos, basta sorrir e usar palavras gentis. É lógico que isso não é cabível nem incentiva a prática da hipocrisia, pois não é isso que queremos dizer e sim a pessoa se acostumar sempre de sorrir e usar belas palavras e as mais gentis para com a sua comunicação com os outros.

O Ibn Mahbub afirma que perguntou ao O Imam Assadiq (A.S.): “Qual o limite de uma boa conduta”. O Imam (A.S.) responde: “Seja humilde, gentil em suas palavras e sorria quando encontra o próximo”.

Imam Assadiq (A.S.) dizia: “O fiel quando passar perante demais fiéis e ao saudá-los, então os anjos responderam aquele fiel e dirão: Saudações e Paz sobre ti para toda eternidade”.

Estas são algumas etiquetas sobre como devemos nos comunicar e nos apresentar aos próximos. Vamos deixar uma boa impressão da nossa fé, nosso Alcorão, nosso Profeta e nossos Ahlul Bait (A.S.).

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

A união islâmica

O Haj é a melhor e mais bela demonstração de união islâmico. Deus disse: “E apegai-vos, todos, ao vínculo com Deus e não vos dividais; recorda-vos das mercês de Deus para convosco, porquanto éreis adversários mútuos e Ele conciliou os vossos corações e, mercê de Sua graça, vos convertestes em verdadeiros irmãos; e quando estivestes à beira do abismo infernal, (Deus) dele vos salvou. Assim, Deus vos elucida os Seus versículos, para que vos ilumineis.” (3:103).

A união islâmico é uma das mais importantes questões sociais o qual todo peregrino deve observar na casa sagrada de Deus. Deus escolheu uma data a qual foi pré-definida para ele onde todos os muçulmanos do mundo se unem, em Meca, em Arafat, em Mina, em Muzdalifa onde todos se unem e se encontram.

É de extrema importância que todos entendam qual é o verdadeiro significado da união islâmica. A união islâmico não significa sermos iguais. Ou seja, os muçulmanos do mundo inteiro que representam diversas vertentes, não precisa que o Hanafi seja Xiita ou o Sunita seja Xiita. A união significa que cada um permaneça em sua escola de pensamento, mas que nos encontremos sob os pontos em comum. Somos todos adoradores do mesmo Deus, seguimos o mesmo profeta e seguimos o mesmo livro que é o Alcorão Sagrado. Além disso, nossa Quiblah é a mesma e todos acreditamos no paraíso e inferno e muito mais questões. O que não admito é que porque alguns procuram pontos de desencontro para desunir os muçulmanos. Alguns não têm que o fazer dia e noite e vivem pesquisando coisas para atacar o próximo ou espalhando mentiras.

O mais importam de tudo é que vivemos a união, a mesma que os peregrinos vivem durante o período do Hajj, fazendo Tawaf, rezando, permanecendo em Arafat, em Muzdalifa e Mina, e demais rituais cujo são realizados ao mesmo tempo e representam o espírito de união para todos os muçulmanos.

Mas se não tiver união, qual será o resultado? Fraqueza, inimizade, o saque de nossas riquezas, abatimento de nossas tradições e culturas, envenenamento de nossas sociedades com a falta de moral, drogas e indecência, e muito muito além disso. Os inimigos querem isso, queremos nos enfraquecer e nos atacar para acabar conosco.

Além disso, a união islâmica não condena ou rejeita as tradições e culturas regionais exceto se aquelas tradições e culturas contrariarem a doutrina do Islã mas no geral as tradições regionais que estiverem de acordo com o Islam e seus ensinamentos estes poderão continuar. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) quando visitava até mesmo os não muçulmanos ele respeitava suas tradições e culturas mas apenas enquanto estas estiverem de acordo com os ensinamentos da doutrina de Deus mas quando elas estiverem contra as mesmas serão rebatidas e não poderão ser fazer parte daquele sociedade muçulmana pois o que prevalece é a doutrina e tradição de Deus.

O iraniano, o afegão, o iraquiano, o libanês, brasileiro, o indiano, não precisam que todos sigam a mesma cultura ou tradição, cada um pode seguir a sua, mas enquanto todos estão debaixo da mesma tenda e cobertura.

Quando alguém chega e rebate uma cultura e tradição de um muçulmano de outro pais eu estaria ofendendo-o e isto não está certo. Vamos respeitar as tradições e culturas de todos os muçulmanos para que vivamos a verdadeira união com eles.

Vamos criar das diferenças pontos de encontro e união como por exemplo alguns muçulmanos acreditam que diziam que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nasceu em 12 de Rabi Al-Awal enquanto outros diziam que ele nasceu em 17 de Rabil Al-Awal. Imam Khomeini (K.S.) usou esta diferença e com sua sabedoria usou esta discordância uma ponte de encontro e criou “A semana da união islâmica” que começa no dia 12 e termina no dia 17 de Rabil Al-Awal.

Vamos viver a união e condenar e rejeitar todo tipo de desunião pois o nosso dever é preservar esta grandiosa doutrina, a doutrina islâmica para não permitir que está bela e mais nobre das mensagem seja enfraquecida, inshallah.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

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