Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – As consequências do abandono do Alcorão Sagrado – Sheikh Taleb Hussein Al-Khazraji – 07/06/2019

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.

Louvado seja Deus, o senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e com seus Ahlul Bait (A.S.).

O Profeta Mohammad (S.A.S.) disse de acordo com o Alcorão Sagrado: “E o Mensageiro dirá: Ó Senhor meu, em verdade o meu povo tem negligenciado este Alcorão!” (25:30)

Este versículo é antecipado por dois outros versículos onde Deus disse: “ Será o dia em que o iníquo morderá as mãos e dirá: Oxalá tivesse seguido a senda do Mensageiro! (27) Ai de mim! Oxalá não tivesse tomado fulano por amigo (28). Porque me desviou da Mensagem, depois dela me ter chegado. Ah! Satanás mostra-se aviltante para com os homens! (29) E o Mensageiro dirá: Ó Senhor meu, em verdade o meu povo tem negligenciado este Alcorão! (30)” (25)

Nos últimos versos deste capitulo Deus, Exaltado seja, deixa explícita a insatisfação de Seu profeta (S.A.A.S.) em relação as pessoas que o maltratavam por causa de mensagem islâmica, e nos dois primeiros versículos há alguns tipos de pessoas que ficarão arrependidas no dia do juízo final, que são os injustos, e portanto em arrependimento eles irão ficar mordendo suas mãos segundo o Alcorão Sagrado, como um sinal de arrependimento por algo que eles foram seus próprios motivadores, e também nada poderão fazer naquele momento. Entre tais elementos está o fato deles terem seguido a companhia de algumas pessoas que os desviaram do caminho certo. O Imam Al-Jawad (A.S.) disse: “Jamais seja amigo do maldoso, pois ele é como a espada, sua aparência é atraente, mas seus efeitos são péssimos”.

Além disso, no dia do Juízo Final o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) se queixará das pessoas que abandonaram e deixaram de seguir a mensagem do Islam e do Alcorão. Estas pessoas são pessoas de sua própria nação e não os incrédulos, idólatras ou hipócritas, pois esses já estão no caminho do desvio. Por que o profeta Mohammad (S.A.A.S.) estará se queixando das suas pessoas, que alegavam que o seguiam? Porque elas seguiam a mensagem islâmica aparentemente. Ainda hoje observamos tais comportamentos. Além disso elas abandonaram os ensinamentos e a doutrina do Alcorão Sagrado, sendo que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) não queria nada em troca da propagação de sua religião além do amor com sua doutrina e seus Ahlul Bait (A.S.). As pessoas que abandonam algo são as que devem se aproximar, mas deixaram de cumprir sua obrigação e deixaram o Alcorão Sagrado de lado. Infelizmente as pessoas que se afastam do Alcorão Sagrado não sabem a quem devem recorrer. O profeta (S.A.A.S.) não cobrou compensação financeira ou material pelos seus grandes esforços na divulgação da religião islâmica, e sim só queria das pessoas que seguissem a mensagem. Quando questionado sobre o que ele (S.A.A.S.) desejava pela sua divulgação islâmica, de acordo com a passagem do Imam Ali (A.S.), era o respeito ao Alcorão sagrado, o que foi mais grandioso, mais confiável e mais firme em tudo que foi concedido ao ser humano. Esta é a tradição completa:

O Imam Ali (A.S.) disse: “Deus o Altíssimo não concedeu a ninguém algo mais grandioso do que o Alcorão, pois é o cordão firme de Deus, sua prova forte. Nele está a primavera dos corações e as fontes do conhecimento, e não há um polimento melhor para os corações do que ele. Este Alcorão é o aconselhador que não engana, o orientador que não desorienta, o falante que não mente. Todo aquele que se reunir com ele se levantará com um aumento e uma diminuição. Aumento na orientação e diminuição da cegueira de visão. Saibam que depois do Alcorão nada será o suficiente para a pessoa, então o busquem para se curarem de suas doenças, pois nele está a melhor cura do ateísmo, hipocrisia e cegueira”.

Há vários tipos do abandono do Alcorão Sagrado:

Primeiro: O abandono de lê-lo e escutá-lo

Passam dias, semanas, meses e talvez anos e a pessoa não abre um Alcorão Sagrado para recitar. Quando vemos uma pessoa doente espiritualmente é justamente por causa desta razão, pois o profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Aquele cujo seu interior (alma) não possui nada do Alcorão será como uma casa abandonada”. Os cientistas afirmam que não há como um espaço ficar vago, ele tem que ser preenchido por A ou B. Infelizmente a pessoa que passa dias, meses, anos sem ler ou escutar o Alcorão está deixando de usar o remédio que curará as doenças em seu corpo e em seu coração. Nos tempos atuais, com o avanço da tecnologia, não há desculpas para não ler ou escutar o Alcorão Sagrado.

Segundo: O abandono da meditação sobre os versículos e seus ensinamentos

As pessoas recitam ou escutam, mas infelizmente não querem entender o que aquele versículo significa. Está certo que esta etapa é um pouco menos dolorosa do que a anterior, mas mesmo assim é um tipo de abandono. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O verdadeiro recitador do Alcorão é aquele que se abstém do que o Alcorão proíbe, pois se o Alcorão não faz com que se abstenha de algo então tu não és um recitador do Alcorão”. E mesmo que a pessoa não se abstenha do que o Alcorão ordena, ela deve ler, escutar, meditar no Alcorão sempre, para que com o tempo essa leitura possa fazer um efeito positivo em sua vida.

Terceiro: O abondo de sua prática

Não basta apenas recitar ou meditar e sim praticar e executar aquilo que Deus nos ordena. Quantas pessoas leem o Alcorão e possuem resíduos de incredulidade em seus corações? Quantas pessoas leem o Alcorão e rogam a maldição sobre os injustos, mas elas mesmas praticam injustiças? A leitura e a meditação do Alcorão deve ser traduzida em práticas, para que se possamos nos manter no caminho reto. O Alcorão tem muitos exemplos a serem seguidos pelas pessoas, como a história das pessoas que são exemplos. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Aquele cujo vos enviamos o livro (Alcorão) são os fiéis que recitam seus versículos verdadeiramente, leem, meditam, praticam, imploram pela clemência de Deus, temem seu castigo e aprendem com suas histórias, praticam suas ordens e evitam suas proibições. Não é apenas memorizar suas palavras e versículos, recitá-los e conhecer seus capítulos e partes, infelizmente se desviaram seus ensinamentos”. A recitação do Alcorão Sagrado deve levar ao aprendizado de lições das histórias, de todos que foram citados nele. Tudo no Alcorão tem um porque, e devemos saber qual o significado de tudo. Por isso que Deus disse no Alcorão Sagrado: “(Eis) um Livro Bendito, que te revelamos, para que os sensatos recordem os seus versículos e neles meditem” (38:29).

Quarto: O abandono da legislação com o Alcorão Sagrado

O Alcorão deve ser um estilo de vida e um critério entre o certo e o errado na vida das pessoas e não deve ser interpretado segundo os interesses pessoais. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, obedecei a Deus, ao Mensageiro e às autoridades, dentre vós!” (4:59). Deus sabe das necessidades dos humanos e de toda a humanidade, e por isso o considerou o selo dos livros, para que possa se tornar uma constituição de vida e de estado. Alguns governantes só consideram o Islam a religião oficial do estado, mas não praticam nada dele.

Quinto: O abandono da cura com o livro de Deus

O Imam Ali (A.S.) disse: “… Busquem a cura para suas doenças e o procurem para a maior das doenças que é a incredulidade”.

Sexto: O abandono da interpretação correta

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, obedecei a Deus, ao Mensageiro e às autoridades, dentre vós! …” (4:59). É importante ressaltar que as tradições e passagens nos advertiram de interpretar os versículos do Alcorão Sagrado com base em nossos interesses. Por exemplo, algumas dizem que as autoridades citadas no versículo acima podem ser os governantes injustos e opressores dos estados e países, mesmo assim devem ser obedecidos. Isso é algo que não faz sentido e está totalmente errado.

Sétimo: Se importar aparentemente pelo Alcorão

A pessoas carregam o Alcorão Sagrado no carro, mas talvez no próprio carro haja a bebida alcoólica. Ou tem o Alcorão em casa, mas se porta mal com a família.

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Três coisas se queixarão a Deus no dia do juízo final: uma Mesquita abandonada, um sábio entre ignorantes e um Alcorão abandonado”. Infelizmente hoje em dia o Alcorão Sagrado está se tornando um enfeite em nossas vidas. Algumas pessoas podem ter até mais de um Alcorão em sua casa, mas não praticam a leitura e nem buscam entender ou praticar seus ensinamentos. O Alcorão lido e praticado torna-se uma luz dentro da casa e na vida da família. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “As casas onde se recita o Alcorão Sagrado brilham para os habitantes dos céus da mesma forma que brilham as estrelas para os habitantes da terra”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O local onde se recita o Alcorão Sagrado é visitado pelos anjos é abandonado pelos demônios. E o local onde não se recita o Alcorão é visitado pelos demônios e abandonado pelos anjos”. Do contrário a vida familiar ou pessoal torna-se difícil e com muitas intrigas e brigas. Quanto mais se afasta do Alcorão pior para a própria pessoa. A pessoa que não lê o Alcorão vive uma vida de insatisfação. No dia final a pessoa será julgada como um cego, e isso está registrado no Alcorão Sagrado onde Deus disse: “Em troca, quem desdenhar a Minha Mensagem, levará uma mísera vida, e, cego, congregá-lo-emos no Dia da Ressurreição” (20:124)

Então, queridos irmãos, temos que nos esforçar para aprender e ensinar o Alcorão e seus sentidos para os próximos. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O melhor entre vos é aquele que aprende e ensina o Alcorão Sagrado”. Ninguém nasce sabendo, pois todos precisamos nos esforçar e aprender, especialmente neste ambiente, e especialmente para nossos filhos, sobre os quais o Imam Ali (A.S.) disse: “Entre os direitos do filho sobre o pai estão: a escolha de um bom nome, ser educado e ser ensinado com o Alcorão”. Uma das obrigações dos pais perante os filhos são estes citados na passagem do Imam Ali (A.S.) para que quando as pessoas observem a bela educação de alguém elas peçam as bênçãos para os pais. Por isso que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Vos deixo duas preciosidades, o livro de Deus e a minha purificada Ahlul Bait (A.S.). Jamais se separarão até se encontrarem comigo no dia do juízo final, sobre a fonte de Kothar”.

Segundo Sermão

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.

Louvado seja Deus, o senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e com seus Ahlul Bait (A.S.).

O Imam Al-Baqer (A.S.) disse: “O Mensageiro de Deus disse: Eu sou o primeiro a entrar diante de Deus, depois o Seu livro, em seguida os Ahlul Bait e em seguida a minha nação. Depois eu pergunto à minha nação: “O que fizeram com o livro de Deus e com meus Ahlul Bait?”” Pois é, seremos cobrados no dia do juízo final por causa do nosso comportamento com o Alcorão Sagrado e os Ahlul Bait (A.S.). Eles (A.S.) se esforçaram para preservar e proteger os ensinamentos do Alcorão Sagrado e por isso temos que amá-los e segui-los. Eles foram martirizados para proteger o Alcorão Sagrado. Por isso temos preservar nossa relação com o Alcorão Sagrado. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “O que impede que o comerciante que está ocupado em seu trabalho, depois de retornar para sua residência abrir o Alcorão e lê-lo antes de dormir? Será registrado por cada versículo 10 recompensas e apagadas 10 más ações”.

 

 

 

«
»