Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – As condições para a aceitação das súplicas – Sheikh Badri Mu´awiyah – 29 de março de 2019

Em nome Deus O Clemente O Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo. Que as bênçãos de Deus estejam sobre o profeta Mohammad e seus purificados Ahlul Bait (A.S.). Testemunho que não divindade além de Deus e Mohammad é o Seu mensageiro, o Seu escolhido, o último profeta e mensageiro. Servos de Deus, temam a Deus tal como Ele deve ser temido. Pedimos a Deus através de seus Ahlul Bait (A.S.) pela paciência e superação ao obedecê-lo neste mês sagrado de Rajab. Porque os momentos da vida e os dias passam rápido, e a melhor provisão para a viagem derradeira é a temência a Deus.

A súplica é uma das portas pela qual podemos se aproximar para adorar a Deus, pois o ser humano é um pobre necessitado e é limitado, ele deve ficar perante Deus e se humilhar perante Ele. Precisa sentir humildade perante Deus para que Ele possa agraciá-lo com conforto, amor, clemência e tranquilidade.

Quando o ser humano fica na porta de alguém que possui posição ou riqueza, seja quem for, ele se sente humilhado e desconfortável ao pedir. Por isso que o Imam Ali disse: “Se distancie de pedir a quem você não queira ficar como ele, e ao pedir saiba que será o seu prisioneiro”.

Isso não acontece com Deus, louvado seja, que jamais ira deixar de atender ou seus Servos ou humilhá-los. O ser humano busca o conforto e a felicidade, e ele tem que saber que isso não se conquista com riqueza e dinheiro, e sim apenas quando o servo se direciona e suplica para Deus, pois com certeza irá encontrar o verdadeiro conforto e a felicidade. Foi por isso que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Querem que eu indique a vocês algo que vos salva do castigo severo? Orem para Deus nas noites e nas manhãs”. A paz e a tranquilidade estão na súplica sem dúvida alguma. Deus disse: “… Não é, acaso, certo, que à recordação de Deus sossega os corações?” (13:28)

Este grande portal que Deus abriu para o ser humano manter o contato com Ele está sempre aberto. A súplica e a oração podem ser realizadas quando quisermos, onde quisermos, em qualquer idioma e situação. Até quando você quiser se queixar de sua situação, a qualquer momento. Em uma súplica Moisés disse a Deus: “… Ó Senhor meu, em verdade, estou necessitado de qualquer dádiva que me envies!” (28:24). A resposta desta oração veio imediatamente depois.

No mês de Rajab temos uma súplica que recitamos todos os dias após as orações obrigatórias, que diz o seguinte: “… ó aquele que paga a quem o pede”. Só que o mais interessante na súplica não é esta parte, e sim a seguinte: “Ó aquele que dá para quem o pede e também para quem não o pede…”

História do Imam Ali ibnol Hussein (A.S.)

Há uma história narrada por Zohari de quando viu o Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) numa noite fria carregando em suas costas sacos grandes. Zohari perguntou ao Imam (A.S.): “Ó meu amo, o que está carregando nestes sacos nesta noite fria?” Ele (A.S.) então disse: “Estou carregando minha bagagem”. Então, Zohari lhe disse: “Deixe eu carregar por ti ou eu peço para um empregado fazer isso”. O Imam (A.S.) então respondeu: “Se outra pessoa fizer isso então não será mais minha bagagem”. Alguns dias depois Zohari viu o Imam (A.S.) novamente em Medina, e então perguntou: “Imam, o Sr. não ia viajar?”. O Imam (A.S.) então respondeu: “Sim, mas não a viagem que você imagina. Não é uma viagem terrena, mas sim eterna”.

Alguns pobres de Bani Hashem entre os habitantes de Medina se queixavam contra o Imam Assajad (A.S.) quando um homem desconhecido os ajudava a noite. Eles diziam que tinham um parente chamado Imam Assajad (A.S.) que não os ajudava, mas na verdade não sabiam que aquele desconhecido que deixava os alimentos atrás de suas portas era o próprio Imam Assajad (A.S.). Eles só perceberam que era ele (A.S.) pois as ajudas tinham sido paradas quando ele foi martirizado.

Deus louvado seja dá para os servos o que eles pedem e o que eles não pedem e nem conhecem. O Dua do Imam Al-Hussein (A.S.) que relata a situação dos incrédulos e feiticeiros: “… Eles os incluiu (os feiticeiros) em Sua clemência, eles comem de Duas riquezas, mas adoram outras coisas além Dele… ”. Portanto, a súplica é uma porta em que o ser humano pode bater e ser atendido por Deus a qualquer momento, pois o ser humano é um pobre coitado que de tudo precisa, e não pode ficar sem a atenção de Deus por um único milésimo de instante. O Imam Ali (A.S.) disse: “Ai do filho do Adão, se incomoda com seu próprio suor, e um inseto pode matá-lo”

Então, o Dua é uma das orações e meios mais garantidos que o servo possui para que obtenha o que quiser. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Quando Deus recebe as mãos vazias de alguém em oração Ele se envergonha de devolvê-las vazias”

O problema é que o ser humano sempre dúvida e fica testando Deus. No entanto é Deus que testa o ser humano. Por exemplo, sobre a caridade, as tradições afirmam sobre o pagamento da caridade: “Atraiam as riquezas com a caridade”, “Curem suas doenças com a caridade”. Mesmo assim ele não tem certeza de que se der a caridade será pago por Deus com alguma bênção ou não.

A convicção e a fé no pedido

“Se orarem para Deus então que seja de maneira como se seus pedidos estejam atrás das portas”. Quando há narrações que afirmam que o os Imames recebiam os necessitados e davam para eles mais do que eles imaginavam receberem imaginem então como são as dádivas de Deus perante os necessitados. Quando tiverem falando com Deus falem sem restrições ou obstáculos.

Algumas narrações afirmam que as pessoas iam até o Imames (A.S.) para pedir algo. Os Imames (A.S.) diziam a elas antes de falaram: “Sabemos porque vieram e o que querem”. Os Imames (A.S.) já sabiam o que eles iriam fazer lá. Deus com certeza sabe o que está nos corações das pessoas, mas Ele gosta que o seu servo fale e peça para Ele o que quer. Qualquer que seja a necessidade peça para Deus e não fique em dúvida.

A convicção do Imam Ali (A.S.)

O Imam Ali (A.S.) diziam na Dua Kumail: “…. E eu vim até Ti, ó Deus, depois de ficar em débito e cometer excesso contra a minha própria pessoa…” O Imam Ali (A.S.) fala que “Vim até ti” como se Ele estivesse num lugar, o Imam despertou e foi até Ele. Será que Deus está em algum lugar para irmos ao seu encontro? Claro que não, mas tudo que vivemos é a presença de Deus, na casa, no trabalho, no seu leito e outros lugares.

Como o Imam Assajad (A.S.) falava com seu senhor?

Numa passagem o Imam Zeinol Abedin (A.S.) dizia na súplica da Madrugada (Du´a Abu Hamzah): “Minha situação se tornou semelhante àquela daqueles que se voltam muito para você, um infortúnio faz meus pés se abalarem e ficam contra contra a minha aparente servidão a Ti, ó meu Mestre, talvez Você me afastou do Teu portal! E você me dispensou do Seu serviço! Ou, talvez, você tenha notado que eu diminuí os deveres que Você fez obrigatórios, e Você me colocou de lado! Ou, talvez, você me viu se afastando de Você e assim se afastou de mim. Ou, talvez, você me encontrou nos modos dos mentirosos e assim me rejeitou. Ou, talvez, Tu me observaste não demonstrando gratidão pelas Tuas graças e assim me privaste delas. Ou, talvez, não me achou nas sessões dos eruditos e assim me decepcionou. Ou, talvez, me viu entre os desatentos e assim me fez desesperar de Sua misericórdia. Ou, talvez, me achou afeiçoado pelas sessões dos transgressores e assim me comparou a eles. Ou, talvez, não tenha desejado ouvir minhas orações e assim me manteve longe de Ti. Ou, talvez, me castigou por minhas ofensas e pecados. Ou, talvez, me penalizou por minha falta de vergonha. Se me perdoar, ó Senhor, então perdoou ocasionalmente os pecadores como eu. Porque a Tua compaixão, ó meu Senhor, é grande demais para ser comparada à punição do negligente”.

Por que o Imam (A.S.) está se confessando ou as pessoas estão se confessando já que Deus conhece os segredos dos corações? Esse testemunho é uma forma dramática de se expressar, e é também algo espiritual de uma posição elevada.

Satã e seus meios de ataque

Numa história do Ayatullah Khorassani se relata que tinha recebido o filho do Imam Khomeini (K.S.). E então, o Ayatullah perguntou ao Seyyed Ahmad Khomeini se este viu seu pai em algum sonho? Seyyed Ahmad disse: “Sim vi meu pai uma única vez”. O Ayyatullah perguntou o que ele viu em seu sonho. Seyyed Ahmad disse: “Recebi um conselho para ser muito cauteloso pois o julgamento (juízo final) será muito preciso”. O Imam Khomeini (K.S.) era tão dedicado a Deus que após sua morte as únicas propriedades dele eram, um pente, um turbante e alguns livros.

Seyyed Tabatabai (K.S.), um grande sábio e interpretador do Alcorão Sagrado, quando andava na rua não deixava que outros o acompanhassem. Seyyd Tabatabai (K.S.) era tão preciso que não gostava de ouvir o barulho dos sapatos atrás dele, pois temia que aquele barulho pudesse fazê-lo sentir algum orgulho por estar acompanhado por tantas pessoas e seguidores. Essa vida é cheia de distrações e Satã usa diversos meios e ferramentas, dentre as quais alguns o ser humano imagina e outros nem imagina, para desorientar o ser humano. Satã pode atingir o ser humano disfarçado de diversas formas, até mesmo por algum meio aparentemente bom, e a súplica é uma das formas que auxiliam o ser humano a se prevenir das tentações e paixões do diabo.

História da Súplica do Imam Assajad (A.S.) em Meca

Na época do Califa omíada injusto Hisham ibn Abdel Malek, a cidade de Meca estava passando por uma seca, então, o Califa Malek pediu para o povo de Meca rezar para Deus fazer chover. Só que não choveu. Saheb ibn Dinar, um dos companheiros do Imam Assajad (A.S.) narra que foram até a Caaba, se abluíram e oraram, mas não choveu. Neste momento um jovem entrou pela porta da Mesquita da Caaba e passou entre as pessoas, ele foi até o Califa Hisham e disse: “Ó Hisham, não há ninguém entre vocês que Deus goste deles para que o povo seja merecedor deste atendimento?”. Hisham então disse: “Nós oramos a Deus e fica a Seu critério o atendimento”. Aquele jovem, que era tão iluminado, era o Imam Assajad (A.S.), e foi ate a Caaba e disse: “Ó Deus, por mim e por minha posição, faça chover”. Dizem que a oração não tinha nem terminado e a chuva começou.

O mínimo que a súplica atrair é o amor de Deus. Quando se aproxima de Deus, batendo em Sua porta e rezando certamente isso é muito importante e belo para Ele.

As condições do Du´a – Oração e pedido a Deus

Primeiro: A confissão

Confessar a Deus é uma das condições do atendimento da oração. O coração deve estar sempre conectado com a recordação de Deus.

Segundo: Pedir falando e não no coração

Às vezes os pedidos das orações não se realizam imediatamente porque Deus gosta de ouvir Seus servos, gosta de ouvir a insistência deles, como disse o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) numa passagem Qudsi de Deus: “Eu gosto da voz do Meu servo”. Dependendo do que se pede Deus não gosta de ouvir, às vezes ele responde logo para não ouvir mais. Já as vezes Ele não responde rápido a súplica porque o servo achará que é privilegiado porque Deus o atendeu rápido, então ele é alguém próximo de Deus. Às vezes as orações cumprem todos os requisitos da aceitação como por exemplo a ablução, a direção da Caaba, choro, confissão, intenção pura a Deus e etc.. mas não é atendida, pois se for trará orgulho.

Terceiro: Não ter expectativas

História do companheiro do Imam Al-Hadi (A.S.)

Na época do 10° Imam, Ali ibn Mohammad (A.S.), o califa Mutawqil perseguia, torturava e assassinava os xiitas. Este, depois de Harun Al-Rashid, era o mais cruel e assassino. Ele cortava mãos e braços, arrancava olhos, e etc… mas este não é o nosso assunto hoje. Naquela época um homem entre os seguidores dos Ahlul Bait (A.S.) foi até o Imam Al-Hadi (A.S) e se queixou da situação econômica, disse que seus filhos estavam sem comida, e que teve seu dinheiro e bens confiscados, pois estava devendo e Mutawqil tinha confiscado tudo dele. O Imam Hadi (A.S.) disse para a homem: “Volta para sua casa”. Três dias depois um dos ministros de Mutawqil chamou o homem no palácio do governo. Quando Mutawaqil o viu, deu-lhe boas vindas e perguntou como ele estava. Então em seguida surpreendentemente perdoou suas dívidas e devolveu suas riquezas. O homem ficou muito surpreso com isso. Quando Mutawaqil saiu ele perguntou ao ministro: “O Imam Al-Hadi (A.S.) falou com você ou com o califa?” O ministro disse: “Aí de você. Os Imames (A.S.) não falam com os governantes, e sim com Deus”. O homem então voltou para casa e foi até o Imam e lhe perguntou se ele tinha falado com o califa Mutawqil. O Imam Hadi (A.S.) disse que não, e que os Ahlul Bait (A.S.) só se queixam para Deus e ninguém mais.

Existe uma grande força oculta para a qual o ser humano deve confessar e ficar convicto dela, ela é Deus, e o que vem Dele é justo. Devemos procurar a Deus não as pessoas. Esta força sobrenatural é algo que o ser humano jamais irá conseguir conhecer ou saber de seus detalhes. O mais importante é fortalecermos nosso contato com Deus para que esta energia fique a nosso favor.

Deus disse para o profeta Davi (A.S.):  “Se meu servo me procurar não irei concedê-lo a outro. E se ele procurar as pessoas irei cortar todos os seus meios para ele saber que o único meio que ele possui sou Eu. Você quer, e Eu quero, e só prevalecerá a Minha vontade. Se me obedecer irei te satisfazer com aquilo que você quer. E se me desobedecer te cansarei com aquilo que quer. E só prevalecerá aquilo que eu Quero!”

O mês de Rajab está acabando e há muitas recomendações e datas de celebração nele. O mês de Rajab e de Shaaban são meses sagrados cheios de bênçãos que antecedem o mês sagrado de Ramadan. Devemos buscar aproveitar de seus últimos dias para nos aproximar mais de Deus, o Altíssimo.

A paz esteja com todos.

 

 

 

«
»