Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – As classificações da alma humana de acordo com o Alcorão sagrado – Sheikh Wissam Issa – 13/12/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bençãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados, Ahlul Bait (A.S.) e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e a todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus, o Altíssimo, disse: “Pela alma e por Quem aperfeiçoou (7). E lhe imprimiu o discernimento entre o que é certo e o que é errado (8). Que será venturoso quem a purificar (a alma) (9). E desventurado quem a corromper (10)”. (91)

A alma é uma das essências pela qual Deus criou o ser humano, tendo sido citada várias vezes no Alcorão Sagrado. Os versículos acima citam o início de como Deus criou a alma humana, em cuja inspiração está o temor, a fé e o bem, mas ao mesmo tempo há a idolatria, o mal e o mal. O que significa isso? Como Deus inspira o bem e o mal ao mesmo tempo para uma mesma pessoa?

Deus apresenta e expõe o bem e o mal para uma mesma pessoa. Ninguém pode seguir ou praticar o bem e a temor sem conhecê-los. Portanto, a inspiração aqui citada significa o conhecimento, a explicação, a clareza nas informações. Deus esclarece a verdade sobre todas as coisas e informações para o homem, como o que vestir, o que comer, o que beber, o que fazer ou dizer, e etc… Em outras palavras, esta alma a qual Deus tem o livre arbítrio para escolher o bem ou o mal, isto é, ela escolhe que caminho quer seguir.

Os três tipos das almas

Deus, o Altíssimo, disse: “Em verdade, assinalamos-lhe uma senda, quer fosse agradecido, quer fosse ingrato.” (76:3) Numa outra passagem Deus disse: “ E lhe indicamos os dois caminhos”. (90:10)

Estas características, as quais Deus criou no ser humano, de escolher o bem e o mal, de seguir o caminho certo ou errado, é uma caraterística de todos os humanos, homens ou mulheres, antepassados ou contemporâneos. Todos têm esta capacidade de ser bom e ao mesmo tempo não.  Em outras palavras, quando o homem nasce, a sua distância para o bem é a mesma que para o mal. Na verdade, todo ser humano nasce com a tendência para seguir o caminho do bem mais do que o caminho do mal, pois uma das essências pela qual Deus criou o ser humano foi ter criado o homem com a tendência ao bem e assim deveria ser até o dia do juízo final.

Primeira: A alma que conduz ao mal (Al-Nafs Al-Ammara Bil Su´)

Mas esta mesma alma, a partir do momento em que se rompe da doutrina e da religião ou da razão e do intelecto, se transforma em uma alma satânica, sendo pior do que o diabo. Como é dito no Alcorão Sagrado: “Porém, eu não me escuso, porquanto o ser é propenso ao mal, exceto aqueles de quem o meu Senhor se apiada, porque o meu Senhor é Indulgente, Misericordiosíssimo” (12:53) Esta mesma alma pode ser treinada e evoluir, chegando ao nível e à classificação mais alta em que o homem pode chegar:  a alma em paz, mas isso depende da decisão da própria pessoa.

Um exemplo: imaginem uma massa formada pelo homem em diversos formatos. Círculo ou quadrado, enfim, qualquer formato. A alma seria igual a esta massa, ele mesmo pode definir o seu próprio formato, sendo que a partir do momento em que ela se seca naquele formato, dificilmente seu formato mudará. O mesmo acontece com a alma e a personalidade humana, se a pessoa definir um formato ficará difícil uma mudança no futuro.

O que prende e o que segura a alma é a doutrina e a razão, pois por si só ela busca suas necessidades ou segue seu instinto. Ela busca a alimentação, a bebida, o lazer, o conforto, e etc, mas se ela não pensar que tipo de alimentação, bebida, lazer ou riqueza, ela será levada pelo egoísmo e pelo descontrole de seu rumo. Mas se ela pensar e definir o raciocínio como a base para suas decisões, certamente será impedida de seguir o caminho desviado. Portanto, o ser humano deve se prender ao intelecto e ao raciocínio, para que haja um controle e, especialmente, desde criança para que não se crie e se cresça como um adulto transformado em um demônio, como dizia o Imam Ali (A.S.): “Faces humanas, corações de monstros”.

A alma que conduz ao mal é a alma que tem tendência de seguir o caminho errado. Começa a ser influenciada por Satã e vai seguindo o caminho desviado. Na verdade, o ser humano, quando não se prende a razão e ao intelecto, começa a se desviar tanto no caminho do erro e do mal, que chega a repudiar o bem. O ser humano deve ficar muito atento e se prender ao raciocínio e à doutrina da religião. Desta forma, ele começa a sentir uma fiscalização, um controle interno que o orienta para o lado correto. Quem é este controlador que te orienta e te conduz para uma direção? É a alma do homem que às vezes é propícia ao bem e às vezes ao mal.

Segunda: A alma que reprova a si mesma

A característica desta alma é a que reprova e rejeita o mal dentro da pessoa. É a autocrítica, é a lamentação, é o arrependimento que a pessoa sente ao praticar o mal ou o erro. É aquela voz dentro de si que cobra e julga a própria ação. Esta alma está a um grau acima da anterior. Foi esta alma a citada por Deus no Alcorão Sagrado: “Juro, pelo Dia da Ressurreição (1). E juro, pela alma que reprova a si mesma (2)”.  (75)

Quando o ser humano, desde criança, começa a romper as restrições e o autocontrole desde cedo, ele se transformará em um humano sem consciência e sem alma. O elemento da condenação ao mal dentro de si será extinto, mas se houver um fortalecimento e treinamento para uma evolução, então ele poderá reverter esta situação.

Terceira: A alma em paz

A busca pelo conhecimento, a busca pelas virtudes, se aproximar do bem e do caminho certo, pouco a pouco conduzirá a alma para o caminho da evolução e perfeição até que a pessoa alcance um nível em que só enxergará a Deus e a vê-lo em todas as coisas. Ele verá que as tribulações pelas quais ele passa são testes para o aperfeiçoamento, e sendo testado a cada instante, deverá ser paciente, aproveitando-se das coisas de maneira que possa agradar e satisfazer a Deus, o Altíssimo. Esta alma é chamada a alma em paz. Esta alcança o mais alto grau e nível de tranquilidade e convicção. Ela será classificada como alguém da elite, e Deus se orgulhará dela perante Seus anjos. Deus diz no Alcorão Sagrado: “…ó alma em paz (27). Retorna ao teu Senhor, satisfeita (com Ele) e Ele satisfeito (contigo)! (28). Entre no número dos Meus servos!” (29) E entra no Meu jardim! (30)”. (89)

O Alcorão Sagrado atribui à alma em paz dois atributos e características:

1)    Retorno

2)    Satisfação

O que significam estas duas características que são consequências e resultados da alma em paz?

O significado disso é que a alma em paz sente que tudo o que acontece consigo mesmo é algo do bem, já que foi determinado por Deus. A calamidade, a tragédia, as doenças, as mortes, as percas, enfim, tudo que acontece com a pessoa ele enxerga com olhar de satisfação, e se entrega totalmente à vontade de Deus e não se incomoda com nada que ocorre com ela. Por outro lado, como o ser humano se entrega totalmente a Deus e não contesta nada, Deus estará totalmente satisfeito com ele.

Um homem chega ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e lhe pergunta: “Ó Mensageiro de Deus, como podemos conhecer Deus? ”. O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Conhecendo a si mesmo (a alma)”. O homem perguntou: “Como seguir o caminho de Deus?” O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Contradizendo a si mesmo (o ego e as tentações)”. O homem perguntou: “Como atrair a satisfação de Deus?” O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Ficar insatisfeito consigo mesmo (rejeitar o orgulho)”. O homem perguntou: “Como chegar a Deus?” O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Abandonando as tentações e os prazeres”. O homem perguntou: “Como é que obedecemos a Deus?” O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Contrariando as tentações”. O homem perguntou: “Como recordar de Deus?” O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Abandonando (não atender as tentações) a si mesmo”. O homem perguntou: “Como chegar perto de Deus?” O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Se distanciando da sua própria alma”. O homem perguntou: “Como chegar ao agrado de Deus?” O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Não se sentindo bem com a sua própria alma”. O homem perguntou: “Como alcançar tudo isso?” O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Pedindo o auxílio de Deus”.

Tudo isso que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse nesta tradição não é nada fácil. Contradizer a si mesmo, contrariando as nossas tentações e nossos prazeres, é algo muito difícil, mas é o único caminho que nos levará a alcançar o nível mais alto da satisfação de Deus, o criador.

E que a paz e a benção de Deus estejam sobre Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»