Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – As características dos verdadeiros xiitas – Seyyed Ali Al-Mousawi – 23/10/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bait (A.S.) a todos nós, e Deus ama os tementes.

Parabenizamos a todos pela chegada do mês de Rabi Al-Awal do calendário lunar, um mês sagrado e muito abençoado. E neste primeiro sermão da primeira sexta-feira deste abençoado mês, gostaria de falar sobre as características dos fiéis.

Queridos irmãos, uma pessoa se declarar fiel ou religiosa, dizer que ama a Deus, Seus mensageiros e os Ahlul Bait (A.S.), basta para a nossa salvação no dia do juízo final? Sem que este amor se expresse na prática, seguindo e observando os conselhos divinos? Uma coisa é ouvir sermões, palavras, orientações, pedir a intercessão dos Ahlul Bait (A.S.) e orar toda semana, mas será que estamos seguindo eles verdadeiramente e os amamos de uma forma leal e correta?

Ouçam está narrativa de fonte confiável, foi narrada por Jaber ibn Yazi A-Johfo, dita pelo Imam Al-Baquir (A.S.) que disse a Jaber: “Ó Jaber, será que basta para o impostor só alegar que é xiita e que nos ama?! Juro por Deus que os verdadeiros xiitas são os tementes a Deus, os obedientes a Deus, os humildes, os leais, os que recordam Deus, jejuam, oram, têm bondade com os pais, auxiliam aos vizinhos, aos necessitados, aos endividados, aos órfãos, dizem o bem aos próximos, e além disso, são os guardiões de suas tribos”. Em seguida Jaber perguntou: “Ó Mensageiro de Deus, não conhecemos alguém com estas características”. O Imam (A.S.) então disse: “Jaber, não se iluda com o que as pessoas dizem. Não basta o homem dizer que ama Ali. Juro por Deus, que se ele dissesse que ama o Mensageiro de Deus sendo que o Mensageiro de Deus é melhor que Ali enquanto não segue a tradição do Profeta, este amor não lhe será util. Então tema a Deus e age como Deus quer, pois Deus não dará preferência a ninguém, sendo o mais amado por Ele aquele que for mais temente. Ó Jaber, juro por Deus, o homem só se aproxima de Deus através da obediência, e jamais alguém se salvará no dia do juízo final simplesmente por nos amar. Aquele cujo for obediente a Deus é o nosso verdadeiro seguidor e aquele cujo for desobediente a Deus é o nosso inimigo. O verdadeiro triunfo só será alcançado com o temor a Deus e com a boa ação”.

As características do fiel

1 – Temência

O que é temer a Deus? É a pessoa se distanciar dos atos de desobediência a Ele e praticar o que lhe é obrigatório. Desta forma Deus ilumina nossas vidas, indica saídas, e alivia o fiel de seus problemas.

2 – Obediência a Deus

O verdadeiro xiita é aquele que obedece a Deus e não a Satã. Disse Deus no Alcorão Sagrado: “Porventura não vos prescrevi, ó filhos de Adão, que não adorásseis Satanás, porque é vosso inimigo declarado?” (36:60). Numa outra passagem Deus disse: “Não tens reparado naquele que idolatrou a sua concupiscência!…” (45:23). As paixões e os desejos humanos são as representações de Satã. Seguir as paixões e desejos cegamente é estar obedecendo Satã e não a Deus. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Jamais minhas paixões me vencerão e nunca serei conduzido pela ganância”.

3 – Humildade

Este é mais um problema social muito presente entre nós. Muitos são tão arrogantes e egoístas que nem entendem o que é humildade. Deus diz no Alcorão Sagrado: “É certo que prosperarão os fiéis (1) Que são humildes em suas orações (2)” (23). A arrogância que é o antônimo da humildade é um obstáculo para com o progresso do homem. Jamais um verdadeiro xiita pode ser arrogante.

4 – Lealdade

Lealdade é ser íntegro, confiável, honesto e leal ao próximo. Jamais trai-lo ou divulgar seus segredos e erros, nunca sujar sua imagem. Esta é mais uma das características do verdadeiro xiita.

5 – Recordação de Deus

O fiel sempre está recordando de Deus.

6 – Jejum

São aqueles que jejuam.

7 – Oração

São aqueles que observam a oração e não a ignoram ou menosprezam.

8 – A bondade com os pais

Um verdadeiro xiita é aquele que é bondoso, amoroso e piedoso com os pais.

9 – O auxílio aos vizinhos, aos necessitados, aos endividados e aos órfãos.

Auxiliar os vizinhos e ajudá-los é um dos deveres da nossa doutrina. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Como eu dormiria saciado enquanto meus vizinhos estão famintos”. Não irá te faltar nada em sua casa se você ajudar o vizinho. Fora isso, ajudar o necessitado, seja lá quem for, também é um dos deveres do verdadeiro xiita. Uma nobre tradição diz: “Qualquer um que ajudar qualquer necessitado, Deus transformará a alegria introduzida no coração daquele necessitado em um anjo que não abandonará o bem feitor até que o ingressará no paraíso”. Já os endividados são aqueles que tiveram um acúmulo de problemas financeiros e não conseguem sair de suas dívidas, eis que é um dever ajudá-los.

10 – Falar a verdade

Os verdadeiros xiitas são aqueles que dizem a verdade e nunca mentem.

11 – Recitação do Alcorão Sagrado

O verdadeiro xiita é aquele que recita constantemente o Alcorão Sagrado. Assim pois, aquele que terminá-lo, que recomece, eis que o Alcorão é luz.

12 – Dizer o bem para as pessoas

São aqueles cujo apenas dizem o bem e o correto às pessoas, estão em paz com suas falas.

13 – São os guardiões de suas tribos

Aqueles que se dispõem a defender sua família, parentes, amigos e sua nação.

Estas foram as 13 primordiais características do verdadeiro fiel.

Amar a Deus, seus mensageiros e aos Ahlul Bait (A.S) não é apenas uma questão de declaração, nada adianta se a pessoa não age de acordo com as orientações e palavras.

No dia do juízo final o valor de cada um não será sua descendência, nem sua riqueza, a única cosa que será útil no dia do juízo final será a ação do homem. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Nesse dia não haverá mais linhagem entre eles, nem se consultarão entre si” (23:101).

Os principais critérios são a obediência e a desobediência a Deus. Jamais alguém que é desobediente a Deus pode esperar a salvação apenas por amar Ali (A.S.). De nada adianta dizer um milhão de vezes que ama Ali (A.S.), mas não agir de acordo com o que Deus deseja. Como dizia o poeta:

Desobedecer a Deus enquanto aparenta o amor a Ele
Isso é incompatível num só lugar
Se seu amor fosse verdadeiro então O obedeceria
Pois o amante obedece aquele que ama

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

«
»