Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Aprendendo com a história de Moisés e Khoder – Sheikh Wissam Issa – 22/03/2019

Em nome Deus, O clemente, O Misericordioso!

Louvado seja Deus, o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o profeta Mohammad (S.A.A.S.) e com seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Os profetas e os mensageiro de Deus só alcançaram o elevado grau espiritual por meio do temor a Deus e devoção sincera a Ele. No Alcorão Sagrado recitamos a história do Profeta Moisés (A.S.) juntamente com o servo devoto de Deus, Khoder, que se encontraram e viveram uma jornada de conhecimento por um período de tempo. Esta história pode ser uma fonte de muito aprendizado e conhecimento. Deus disse no Alcorão Sagrado:

62. E quando a alcançaram, Moisés disse ao seu servo: Providencia nosso alimento, pois sofremos fadigas durante a nossa viagem. 63. Respondeu-lhe: Lembras-te de quando nos refugiamos junto à rocha? Eu me esqueci do peixe – e ninguém, senão Satanás, me fez esquecer de me recordar! – Creio que ele tomou milagrosamente o rumo do mar. 64. Disse-lhe: Eis o que procurávamos! E voltaram pelo mesmo caminho. 65. E encontraram-se comum dos Nossos servos, que havíamos agraciado com a Nossa misericórdia e iluminado com a Nossa ciência. 66. E Moisés lhe disse: Posso seguir-te, para que me ensines a verdade que te foi revelada? 67. Respondeu-lhe: Tu não serias capaz de ser paciente para estares comigo. 68. Como poderias ser paciente em relação ao que não compreendes? 69. Moisés disse: Se Deus quiser, achar-me-á paciente e não desobedecerei às tuas ordens. 70. Respondeu-lhe: Então segue-me e não me perguntes nada, até que eu te faça menção disso. 71. Então, ambos se puseram a andar, até embarcarem em um barco, que o desconhecido perfurou. Moisés lhe disse: perfuraste-o para afogar seus ocupantes? Sem dúvida que cometeste um ato insólito! 72. Retrucou-lhe: Não te disse que és demasiado impaciente para estares comigo? 73. Disse-lhe: Desculpa-me por me ter esquecido, mas não me imponhas uma condição demasiado difícil. 74. E ambos se puseram a andar, até que encontraram um jovem, o qual (o companheiro de Moisés) matou. Disse-lhe então Moisés: Acabas de matar um inocente, sem que tenha causado morte a ninguém! Eis que cometeste uma ação inusitada. 75. Retrucou-lhe: Não te disse que não poderás ser paciente comigo? 76. Moisés lhe disse: Se da próxima vez voltar a perguntar algo, então não permitas que te acompanhe, e me desculpa. 77. E ambos se puseram a andar, até que chegaram a uma cidade, onde pediram pousada aos seus moradores, os quais se negaram a hospedá-los. Nela, acharam um muro que estava a ponto de desmoronar e o desconhecido o restaurou. Moisés lhe disse então: Se quisesses, poderia exigir, recompensa por isso. 78. Disse-lhe: Aqui nós nos separamos; porém, antes, inteirar-te-ei da interpretação, porque tu és demasiado impaciente para isso: 79. Quanto ao barco, pertencia aos pobres pescadores do mar e achamos por bem avariá-lo, porque atrás dele vinha um rei que se apossava, pela força, de todas as embarcações. 80. Quanto ao jovem, seus pais eram fiéis e temíamos que os induzisse à transgressão e à incredulidade. 81. Quisemos que o seu Senhor os agraciasse, em troca, com outro puro e mais afetuoso. 82. E quanto ao muro, pertencia a dois jovens órfãos da cidade, debaixo do qual havia um tesouro seu. Seu pai era virtuoso e teu Senhor intencionou que alcançassem a puberdade, para que pudessem tirar o seu tesouro. Isso é do beneplácito de teu Senhor. Não o fiz por minha própria vontade. Eis a explicação daquilo em relação ao qual não foste paciente.

O que aprendemos com esses versículos?

1) A humildade de Moisés (A.S.).

Pois mesmo ele sendo o Profeta de Deus e o seu Mensageiro não deixou de aprender e buscar o conhecimento com Khoder. Na verdade, quando mais a pessoa adquirir o conhecimento mais ela deverá se entregar a humildade e a modéstia. O Profeta Moisés (A.S.), com toda sua posição e grandeza, como sabemos, um dos principais profetas de Deus, entre os que possuíam doutrinas especificas, e que foi seguido pelos profetas Davi, Salomão e demais profetas (A.S.), se entregou a Khoder e pediu que o acompanhasse para aprender e conhecer, mesmo sendo um dos mais sábios de sua época, pois a profecia e sabedoria caminham juntas

Infelizmente o que acontece hoje em dia é o contrário disso. Algumas pessoas acham que quando alcançam uma certa formação ou quando chegam a uma certa idade não precisam mais buscar o conhecimento ou estudar, pois já passaram uma longa parte de suas vidas buscando o conhecimento. O profeta Moisés (A.S.), mesmo com todo conhecimento, demonstrou humildade ao pedir para que Khoder o deixasse acompanhá-lo para aprender. Mesmo quando Khoder disse a Moisés que este não teria paciência para acompanhá-lo Moisés insistiu e respondeu que poderia tentar.

Então começou a jornada. A primeira coisa que aconteceu foi quando Khoder e Moisés estavam caminhando juntos e chegaram à beira do mar, Khoder viu um barco e o danificou de propósito. Moisés ficou surpreso e protestou contra este ato, e com isso Khoder lhe disse: “Eu não te disse que você não teria paciência comigo?!” Então, Moisés pediu desculpas e ambos continuaram a viagem. Logo eles chegaram a um vilarejo e estavam com fome. Na época não havia restaurantes ou lanchonetes para comer, só se podia comer pedindo comida ou trabalhando para ser alimentado. Khoder observou uma parede que estava para cair e então ele se aproximou e começou a reconstruir a parede, só que Khoder não pediu nada em troca deste trabalho. Moisés então disse a Khoder: “Bem que você podia cobrar pelo serviço”. Então, Khoder disse novamente a Moisés que ele não teria paciência na jornada, e então Moisés prometeu que não falaria mais nada e que não criticaria as decisões do companheiro. Logo, eles seguiram viagem, e num certo ponto em que chegaram havia uma casa e uma criança na frente da casa, Khoder atacou a criança e a matou. Então, Moisés não poderia mais ficar quieto e criticou duramente a ação de Khoder, que disse a Moisés que tinha chegado o momento da separação, e que ele não poderia ter paciência nunca. Mas antes da separação e da despedida Moisés pediu a Khoder que o informasse sobre as explicações por trás de suas atitudes ao longo da viagem. Khoder então disse que iria explicar tudo. E começou a dizer:

Sobre o primeiro evento que foi a danificação do barco Khoder explicou que o barco pertencia a dois pobres que dependiam da pesca para a sobrevivência, e que não possuíam nada além deste meio para se sustentar, mas que o governante corrupto e opressor da época mandava confiscar toda e qualquer embarcação, e que os capangas daquele governante estavam para confiscar aquele barco. Ele o danificou para que os homens do governante deixassem aquela embarcação e não a confiscassem. Entre o conserto de um barco e o confisco é logico que a escolha seria a danificação e conserto. A lição por trás desta história é sabermos escolher entre o menos pior. Lembrando que ajudar a resguardar os pobres e inocentes dos injustos é uma obrigação de todas as pessoas.

Sobre o segundo evento que foi a reconstrução do muro Khoder explicou que aquele muro pertencia a dois órfãos, e que debaixo dele havia um tesouro escondido pelos pais deles. Se aquele muro caísse aquele tesouro ficaria visível e havia o risco de que a única riqueza deles fosse tomada por seus tutores e eles ficariam sem nada quando crescessem. Portanto, ele reconstruiu o muro para que quando os órfãos tivessem a oportunidade de encontrar o tesouro tivessem como usufruir dele, pois era a herança de seus pais. Todos sabemos como os órfãos são tratados, especialmente hoje em dia. Os tutores geralmente não são cuidadores e mantenedores fiéis de seus bens. Eles tomam suas riquezas e heranças e não protegem os interesses dos órfãos. O que Khoder fez foi para proteger os interesses daqueles pequenos órfãos. Os pais daqueles órfãos eram fiéis bondosos, e por isso Deus inspirou Khoder a reconstruir o muro.

Sobre o terceiro evento que foi o assassinato do menino Khoder explicou que seus pais eram crentes. Khoder matou o jovem porque ele iria se tornar um tirano quando adulto. Pelo conhecimento de Deus esse jovem morto por não ter alçando a maioridade não seria castigado e seus pais fiéis também não seriam culpados por isso. Portanto, a sua morte prematura foi uma bênção de Deus. E Deus iria compensar os pais com outro filho, que iria ser virtuoso e realmente a altura dos pais que tinha.

Ao explicar o primeiro, segundo e o terceiro, evento Khoder disse a Moisés que tudo aconteceu não por ele saber das coisas e sim pela vontade de Deus. Por isso que no início do versículo Khoder é chamado de servo devoto, sendo que esta é a melhor e mais alta das denominações que Deus pode dar alguém.

2) Organização das prioridades

Saber escolher entre o importante e o mais importante, o ruim e o pior, o bom e o melhor, são escolhas que temos que fazer todos os dias. E temos que saber como escolher, pois nossas escolhas irão influenciar o futuro de nossas vidas.

3) Educação na hora de pedir

O Profeta Moisés (A.S.) sendo um profeta poderia exigir que Khoder o ensinasse o que sabia, ordenando-o. Mas não, ele foi humilde e pediu com educação mesmo tendo uma posição privilegiada. Ter alta posição não nos impede de seguir a moral e os bons comportamentos mediante a sociedade e as demais pessoas.

4) Não protestar mediante as tragédias

Mesmo as tragédias e as calamidades sendo aparentemente pontos negativos ou decadentes em nossas vidas, no fundo nós não sabemos qual é o fim e o benefício que elas têm por trás delas, que pode ser melhor para nós do que nós mesmos imaginamos. Deus louvado seja jamais será injusto com seus servos, pois Ele priva ou concede de acordo com Sua sabedoria. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Sabei que Deus deseja a justiça para os Seus servos”. (40:31)

O ser humano deve saber que existem realidades diferentes neste mundo e no outro mundo. Muitos caem no erro ao julgar certos acontecimentos com as leis desta vida, sendo que o julgamento sobre um determinado caso e seu efeito deve ter início e fim. Devemos entender que o ser humano foi criado não para viver apenas esta vida, o objetivo principal do ser humano é a outra vida. O mais importante no ser humano é o espírito e não o corpo, pois o corpo é apenas uma ferramenta. Existem leis ou condições que levam o espírito para a outra vida chamada de Barzakh, para que em seguida siga ao paraíso ou ao inferno. Quando olhar para a vida do ser humano deve-se olhar para todo o contexto, e não de uma forma isolada. Deus sabe de tudo, do antes, durante ou depois. Observamos que às vezes muitos projetos ou tomadas de decisões provaram estar erradas, isso ocorre porque o ser humano não tem o conhecimento, e, portanto, deve sempre se entregar à vontade absoluta de Deus. Na Súplica da Abertura (Dúa Al-Iftitah) do mês sagrado de Ramadan nós dizemos: “… Talvez aquilo que adiaste sobre mim venha a ser ao meu benefício, pois Tu és Sapientíssimo sobre os impedimentos…” O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse numa santa passagem revelada por Deus: “… Entre os meus fieis servos há aqueles que buscam a fama na devoção, mas Eu os impeço para não caírem na invalidade, e isso faria que vossa ação seja abolida. Entre os meus fiéis servos há aqueles que sua fé deve ser seguida na pobreza, pois se Eu o enriquecer sua fé ficará inválida. Entre os meus fiéis servos há aqueles que sua fé deve ser seguida de riqueza, pois se Eu o empobrecer será invalidada. Entre os meus fiéis servos há aqueles que sua fé deve ser acompanhada com enfermidade, pois se Eu lhe dar saúde será invalidada. E entre os meus fieis servos há aqueles que sua fé deve ser acompanhada de saúde, pois se adoecer sua fé será invalidada. Eu conduzo meus servos de acordo com o que há em seus corações. Eu sou o Sapientíssimo e Sábio”. Temos sempre que saber que nas tragédias ou nos problemas há uma sabedoria divina por trás de tudo. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… tua vista será penetrante, nesse dia”. (50:2) Devemos viver a felicidade em tudo o que Deus nos entrega, seja na riqueza ou pobreza, na doença ou na saúde.

Rogamos a Deus pelo sucesso para seguir o caminho da verdade e o caminho dos fiéis. Rogamos a Deus para nos afastar do caminho da corrupção e desobediência, e nos agraciar com a justiça e com bênçãos.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

 

 

«
»