Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A Wilayah e seu significado – Sheikh Youssef Ajordi – 07/08/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Primeiro sermão

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus Profetas e mensageiros.

Felicitações a todos pela ocasião do Eid Al-Adh-há Al-Mubarak e que Deus retome esta data sobre todos com muita fé, alegria, felicidade, saúde e benção e que apresse a vinda do nosso Imam Al-Mahdi (A.F.).

Deus, o Altíssimo, disse: Ó Mensageiro, proclama o que te foi revelado por teu Senhor, porque se não o fizeres, não terás cumprido a Sua Missão. Deus te protegerá dos homens, porque Deus não ilumina os incrédulos.” (2:155)

Uma ordem e uma promessa. Este verso não contém nenhum ponto obscuro que necessite de interpretação. No ano de 10 hejira, no período do Haj, o qual é considerado um dos mais importantes eventos e encontros dos muçulmanos do mundo, e no qual se tratam de diversos assuntos, após o término da peregrinação os muçulmanos chegam a um ponto chamado Ghadir Khom, que é uma bifurcação de caminhos onde cada grupo de muçulmanos se dirigem daquele ponto em direção a seu estado e região. Foi neste ponto chamado Ghadir Khom que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) recebe a revelação acima. Ele pede para os muçulmanos, os quais estão adiante, que retornem, e pede para que todos aguardem os muçulmanos que estão por vir. Ali ele pede para seus companheiros improvisarem um púlpito, onde ele possa subir e proclamar uma questão muito importante. Neste sermão ele pergunta: “Não tenho maior autoridade sobre vocês do que vós mesmos?” Depois que todos responderam “Sim”, o Profeta (S.A.A.S.) levanta a mão do Imam Ali (A.S.) até o final e diz: “Ó Deus, testemunhe, de quem eu era mestre, Ali é seu mestre. Ó Deus auxilie quem o auxiliar, condene quem o rejeitar, dê a vitória a quem o ajudar e o faça ser rodeado pela verdade onde ele estiver”.

A tradição de Al-Ghadir

Esta tradição é considerada uma prova e grande evidência sobre todos os muçulmanos do mundo. O evento ocorrido neste local é de grande valor, pois todo o evento teve vários pontos que erguem sua posição.

Ghadir Khom

Local onde ocorreu a proclamação, é classificado um local especial considerado uma bifurcação de caminhos para vários lugares do mundo.

O Haj

O momento que ocorreu a ordem para esta proclamação é também especial, pois é o evento no qual todos os muçulmanos do mundo se reúnem e se encontram.

A Wilayah

Que é o objeto da ordem, também é classificada como uma questão de extrema importância e valor inestimável no Islam. Na verdade, não haveria significado Islam sem a Wilayah, pois ela foi a garantia da continuação da mensagem.

O Mensageiro

Mohammad (S.A.A.S.), foi ele quem foi orientado por Deus, e isso por si só já representa a grandeza da mensagem que será transmitida e traduz o valor e a posição daquela ordem. Ele é o confiável, o verdadeiro que jamais manipula ou fala senão o que lhe foi proclamado e lhe foi ordenado.

O discurso

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) antes de iniciar o seu discurso testemunha diante de Deus sobre todos os presentes. Ele confirma que Deus é testemunha sobre eles e que Deus testemunhará o que ele lhes dirá. O Dia do Al-Ghadir é o dia em que foi proclamado no céu de “O dia da grande promessa” e na Terra é chamado de “O dia do pacto e do grande testemunho”.

O que significa?

“De quem eu era o seu mestre, Ali será seu mestre”. Ou seja, todo aquele que o Profeta (S.A.A.S.) é mestre, em questão de religião, riqueza, vida e demais questões, a partir de agora Ali seria o mestre dele.

A importância da Wilayah

Nunca o Profeta (S.A.A.S.) chegou a amaldiçoar ninguém, mas neste episódio ele condenou todo aquele que iria enfrentar ou contestar a Wilayah de Ali ibn abi Taleb (A.S). Isso porque enfrentar e condenar Ali (A.S.) significa enfrentar e condenar o caminho e doutrina de Deus. Não há nenhuma interpretação ou espaço para discussão em relação a isso. Assim, ou é certo ou errado, ou justiça ou injustiça, ou é uma coisa ou outra. Não há como a pessoa contestar Ali e estar no caminho de Deus e ao mesmo tempo contestar a Deus e alegar que está no caminho de Ali. Isso não existe.

Voto de fidelidade

Depois do evento e após o término do discurso, o Profeta pediu para que todos, sem exceção, até mesmo seus companheiros e familiares, apresentassem seus votos de fidelidade ao Imam Ali (A.S.).

Informar os ausentes

Além de tudo que ocorreu, depois que finalizou o discurso o Profeta (S.A.A.S.) ordenou que aqueles ali presentes comunicassem os que não estavam presentes.

A mensagem incompleta

O Profeta (S.A.A.S.) tinha sido alertado por Deus de que se não tivesse revelado e proclamado aquela mensagem (Do Dia do Al-Ghadir) não teria feito nada. Isso na verdade é um alerta simbólico e não ameaçador. Este alerta é para alertar sobre a tamanha importância daquela mensagem que o Profeta (S.A.A.S.) iria revelar. Ou seja, desde o Profeta Adão (A.S.) até o profeta Mohammad (S.A.A.S.), tudo isso dependia da proclamação do Profeta (S.A.A.S.) naquele dia. É como se a mensagem e a doutrina divina não tivessem sido reveladas sem esta proclamação, e que todos os esforços de todos os profetas e de todos os mensageiros estariam sido em vão.

Imaginem, por exemplo, uma pessoa que abre uma pequena empresa que, pouco a pouco, vai crescendo e, com o tempo, vai expandindo ao ponto de abrir filiais em outras cidades, estados e países, criando assim um império, assim, antes de morrer ela fará questão de nomear alguém, pois tudo aquilo é fruto de sua vida. Isso é a lógica para quem age e trabalha para conquistar a riqueza mundana. O que vocês diriam mediante a uma questão tão importante que é a mensagem e a doutrina divina? Será que ela seria largada e deixada assim sem rumo ou direção?

Missão cumprida

Depois que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) cumpriu a missão de Deus a ele atribuída, Deus revelou: “… Hoje, completei a religião para vós e conclui sobre vos a Minha graça, e considere o Islam sobre vós uma religião…” (5:3) A religião só pôde ser completada após esta revelação. A Wilayah do Imam Ali (A.S.) é o elemento que completou e concluiu a mensagem de Deus sobre todos nós.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo.

Segundo sermão

Em nome de Deus o Clemente o Misericordioso!

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, o qual nos fez sermos seguidores, sob a tutela de Ali ibn abi Taleb e dos Ahlul bait (A.S.).

Qual o significado da Wilayah?

O significado de Wilayah é seguir, é se inclinar ao Superior. Alguns perguntam: devemos seguir cegamente aos Ahlul Bait? A resposta é: Sim, devemos seguir cegamente, mas após raciocinar e compreender a verdade. Quando estou convicto de que Deus, por meio do seu Mensageiro (S.A.A.S.), que jamais falará por interesse ou capricho pessoal e sim apenas por inspiração divina, e se o Profeta representa a palavra de Deus e está me ordenando a seguir Ali (A.S.), então, devo fechar meus olhos e segui-lo sem questionamento. Isso porque a orientação de Ali (A.S.) é a do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), que por sua vez, é a ordem de Deus.

A corrupção na visão de Ali (A.S.)

Talvez por toda a história islâmica e não islâmica, desde a época de Adão até os nossos tempos de hoje, depois de 1431 anos, jamais encontraram alguém que combateu tão severamente a corrupção como o Imam Ali (A.S.). Isso não significa que a posição de Ali é maior que o Profeta (S.A.A.S.) mas é que cada um viveu em uma época e exerceu os deveres e obrigações religiosas de uma forma. Um pequeno exemplo é quando ele esquentou aquela barra de ferro e a colocou na frente do seu irmão Aquil, que puxou sua mão naturalmente. Ali então disse: Você está puxando sua mão de um fogo terreno e quer me atrair ao fogo infernal?”. Ali era justo e honesto e combateu severamente todo tipo de corrupção no governo.

Certamente, o ocorrido no Líbano é uma consequência de má gestão e, ao mesmo tempo, resultado de corrupção social. Vários elementos juntos criaram esta bomba relógio e ocasionaram este desastre que atingiu o nosso país e a nossa amada pátria, que matou e feriu milhares de pessoas.

Antes de concluir, gostaria simplesmente de citar uma belíssima tradição do Imam Ali (A.S.) o qual dizia: Seja honesto com Deus, com as pessoas, com seus parentes e com seus amigos. Pois se não fazer isso serás injusto. O injusto é, também, aquele que indica os sem competência e rebaixa os competentes”. Esta é a principal regra para com o combate da corrupção, colocando a pessoa certa no cargo certo, sendo que esta regra foi estabelecida pelo Príncipe dos Fiéis (A.S.) há mais de 1400 anos. Ele afirmou que o verdadeiro justo seria aquele que indica a pessoa certa para o cargo e posição certos. É quase certo que todo lugar em que há corrupção, sempre há a presença da pessoa errada e incompetente no cargo errado. Ou seja, existe uma injustiça.

Seria cabível uma pessoa seguidora e leal aos Ahlul Bait (A.S.) ser injusta? Certamente que não. Não é certo e não é adequado aos seguidores dos Ahlul Bait (A.S.) que sejam injustos ou corruptos.

Também, não podemos pensar que a injustiça é apenas uma ação praticada por homens cruéis e governantes tiranos. Muitas vezes um pai de família, um chefe ou patrão, um guarda, um lixeiro ou qualquer outra pessoa pode estar exercendo suas atividades injustamente e com transgressão, sem ele mesmo perceber, e por isso devemos ficar bastante atentos em nossas decisões e práticas.

No dia do Al-Ghadir repetimos este lema e afirmamos o nosso compromisso com a justiça e condenamos todo tipo de injustiça e opressão, as quais serão sempre rejeitadas por nós, mesmo se forem praticadas pelas pessoas mais próximas.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos!

 

 

 

 

 

«
»