Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A verdade vence – Sheikh Youssef Ajurdi – 20/08/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Não há um dia como o seu, ó Aba Abdillah. Louvado seja Deus, aquele cujo nos fez estarmos entre os seguidores da grande mensagem de Karbala. Louvado seja Deus, aquele que nos fez conhecer o Imam, o senhor dos mártires, Imam Al-Hussein (A.S.), e esperamos que o conheçamos verdadeiramente. Sabemos que o Islam deve a Mohammad a sua existência e a Hussein por sua continuidade. Hussein, aquele que se sacrificou e concedeu sua vida pela mensagem do seu avô, pelo Islam, e se não fosse seu sangue, hoje não teríamos este Islam. Rogamos a Deus e esperamos que nossos corações permaneçam firmes na mensagem do Islam e fortes em seus ensinamentos.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Dize também: Chegou a Verdade, e a falsidade desvaneceu-se, porque a falsidade é pouco durável” (17:81).

A verdade sempre prevalecerá e vencerá. Deus afirma que a injustiça e a mentira sempre serão derrotadas.

Não devemos esquecer a grande tragédia que aconteceu em Karbala. Desde o começo de Muharram até o fim de Safar, todo este período é de um luto que nos leva até o Arbain do Imam Hussein (A.S.). É uma temporada de luto e tristeza, mas não em silêncio, e sim com força. Ashura para nós é como uma estação de abastecimento, de força de vontade para nos apegar na verdade e na justiça e levar isso para o resto do ano.

Uma pergunta

O filho do Imam Al-Hussein (A.S.) quando viu seu pai preocupado lhe perguntou porque estava assim. Hussein respondeu que estava triste pois estava indo em direção a morte. O filho então perguntou: “Nós não estamos com a verdade?” Vejam só o belo raciocínio do filho que quis confortar seu pai naquela situação. Deus é a verdade e Dele vem a verdade e nada parte Dele senão a verdade.

Karbala e tudo que aconteceu nela representa uma batalha entre a verdade e justiça contra a injustiça. O Imam Hussein (A.S.) dizia: “Não estão vendo que a verdade e o certo não estão sendo seguidos e a mentira não está sendo coibida e evitada?”. A batalha de Karbala não foi por interesses e nem por ambições ou outras coisas. Foi para combater a opressão e a mentira e para fazer prevalecer a justiça e a verdade, pois Yazid era um homem que queria tirar o Islam de sua raiz. Ele agia contra o Islam. Ele não acreditava nem na fé, nem no Alcorão e nem na Sunnah do Profeta. Ele queria inovar e impor uma tradição errônea, dele mesmo.

A situação deve ser sempre analisada pela pessoa. Às vezes ao enfrentar um erro o resultado atrai mais danos ao público e a situação em geral. Neste caso a pessoa deve ter paciência e confortar o problema por outros meios como foi na época do Imam Al-Hassan (A.S.). Mas na época de Yazid, o desvio chegou ao extremo. O Islam como um todo estava em jogo. E já que a religião estava em jogo o preço também deveria ser alto. A vida do Imam Al-Hussein (A.S.), de seus filhos, de seus Ahlul bait (A.S.), seus companheiros e além de tudo de sua família ser aprisionada.

Por isso, irmãos e irmãs, a mensagem de Karbala é uma responsabilidade de todos nós. Devemos preservá-la. Devemos procurar onde está a verdade e a seguir custe o que custar e mesmo que seja contra nossos interesses.

“Ali está com a verdade e a verdade com Ali”, esta foi uma passagem do Profeta (S.A.A.S.). Vejam só, a verdade representada em Ali, pois Ali era e sempre foi pura verdade. Nunca foi imparcial ou injusto, jamais. Nós dizemos, a verdade sempre será a mesma e nunca mudará, e segui-la é um dever de toda pessoa e em todos os tempos. Violar a verdade, mesmo que um pouco, levará a pessoa a um grande desvio, por isso, devemos ficar muito atentos.

Imam Zain Al-Abedin, em seu “Tratado dos direitos”, fala a respeito de todos os direitos. Direito do pai, da mãe, do filho, do professor, do ouvido, olhos, e muitos outros. As pessoas vão estudar Direito para entender como serem verídicas e justos em suas vidas, mas muitas vezes ignoram o mais importante dos direitos que é o direito de Deus e de satisfazer a Sua vontade. Quando a pessoa coloca a satisfação de Deus em seu foco e perante sua jornada, nenhum obstáculo lhe interrompe.

Allamah Seyyed Abbas Al-Mousawi dizia: “A missão dos profetas era orientar as pessoas e satisfazer a vontade de Deus e ao longo do caminho eles pisavam em vários obstáculos, espinhos ou pedras que feriam e os incomodavam. Se cada pedra ou espinho os fizessem parar então eles nunca chegariam cumprir sua missão. Mas eles continuaram e seguiram seus caminhos até cumprir suas missões”.

Nós, aprendemos do Imam Al-Hussein (a.S.) em Karbala:

A verdade sempre prevalecerá. Veja a história. No Vietnã por exemplo, depois de anos lutando, eles venceram e vivem com dignidade e independência. Ou na República Islâmica do Irã, a qual era cercada politicamente, militarmente e economicamente. Hoje o Irã é forte e vence dia após dia, com grandes vitórias registradas.

Entendemos que a verdade pode demorar, mas sempre prevalecerá, ganhará e abrangerá toda a Terra.

Vamos viver a verdade, em nossa casa, nossos comércios, nossos clubes, nossas vidas. Saibam que conhecer a verdade nos fará conhecer os verdadeiros e verídicos.

Imam Al-Hussein (A.S.) foi martirizado e morreu em corpo, mas ele é o farol e a luz da verdade, o qual nos ilumina e nos guia para a verdade e para o certo.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus, o altíssimo, disse: “E revelamos, no Alcorão, aquilo que é bálsamo e misericórdia para os fiéis; porém, isso não fará mais do que aumentar a perdição dos iníquos.” (17:82)

O Alcorão Sagrado esteve presente em Karbala. O Alcorão foi representado pelo Imam Al-Hussein (A.S.) e o que foi decapitado e cortado no Ashura era o Alcorão. O infalível é o Alcorão e o Alcorão é representado pelos infalíveis. Isso porque o próprio profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Vos deixo duas preciosidades, o Alcorão e minha família (Ahlul Bait).” Então, ambos têm importância e participação igual.

O Imam Al-Hussein (A.S.), suas palavras e seus discursos, suas ações e decisões, tudo partia do Alcorão Sagrado e é isso que devemos fazer em nossa vida. Tudo em nossa vida deve partir dos ensinamentos do Alcorão Sagrado pois tudo nele é sagrado e cura. Por isso Deus diz: “E revelamos, no Alcorão, aquilo que é bálsamo e misericórdia para os fiéis”.

Mas do outro lado Ele afirma: “…porém, isso não fará mais do que aumentar a perdição dos iníquos”. Ou seja, quanto mais a pessoa se distanciar do Alcorão Sagrado mais se perderá e se desviará do caminho certo e da orientação.

Eu pergunto: quantos problemas nós vivemos por estarmos distantes do Alcorão Sagrado? Se nós ouvíssemos mais o Alcorão Sagrado e colocássemos o Alcorão Sagrado em nossa frente e partíssimos dele em nossas ações e decisões, certamente a nossa vida seria mais feliz.

Tudo em nossa vida, nossa vida conjugal, com esposas, com a família, com os pais, se tudo fosse com base nos ensinamentos do Alcorão Sagrado, com certeza iria ser mais feliz.

Tem pessoas que se desgastam com suas esposas ou seus pais que já são idosos. Os pais que sofreram tanto para fazer este filho crescer e aprender e foram tão piedosos com ele, agora quando adulto ele não está disposto a se esforçar por causa deles. O dever de qualquer filho é sim se humilhar perante os pais e obedecê-los e ser bondoso com eles. Ele deve lembrar sempre que foram eles que o trouxeram ao mundo, que o alimentavam, que o limpavam, o vestiam e o cuidavam. E agora ele cresceu e se acha melhor que os pais. Jamais um filho pode ser arrogante perante os pais. Deus diz: “O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não os reproveis, nem os rejeiteis; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas (23) E estende sobre eles a asa da humildade, e dize: Ó Senhor meu, tem misericórdia de ambos, como eles tiveram misericórdia de mim, criando-me desde pequenino! (24) Vosso Senhor é mais sabedor do que ninguém do que há em vossos corações. Se sois virtuosos, sabei que Ele é Indulgente para com os contritos (25)” (17). Esta é a resposta.

Em Karbala

Deus disse: “São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Deus nos é suficiente. Que excelente Guardião! (173) Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Deus é Agraciado por excelência (174)” (3)

A situação foi a mesma. Perante uma situação como a de Karbala, enfrentar o mal e a injustiça, a sua solução estava no Alcorão Sagrado. É se preparar e jamais temer os inimigos e a situação. É se apoiar na força divina e se entregar a ela depois de fazer e cumprir o que puder e estiver ao seu alcance. E depois entregar tudo nas mãos de Deus e ter fé que aquilo está em boas mãos. Imam Ali (A.S.) dizia: “Deus não castigará o coração que compreender o Alcorão Sagrado”. Ou seja, compreender e entender e considerar o Alcorão Sagrado a solução de todos os problemas.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Ilumine vossas casas com a recitação do Alcorão Sagrado, pois a casa em que se recita muito o Alcorão Sagrado se ampliará a seus habitantes e se iluminará para os habitantes do céu da mesma forma que uma estrela se ilumina para o povo da Terra”.

Como é belo quando a família se une e recitara uma surata do Alcorão Sagrado, buscando entender seus significados. Infelizmente nós nos afastamos muito do Alcorão. Não recitamos e não aprendemos.

Devemos abraçar o Alcorão, precisamos abraçar e acolher o Alcorão. Devemos recitar, entender e compreender para praticar o Alcorão Sagrado. Não apenas recitar o Alcorão é importante ou memorizar, e sim mais importante do que isso é entender e compreender o Alcorão. Quantos dos soldados de Yazid recitaram o Alcorão Sagrado, alguns até memorizaram o Alcorão todo ou parte dele. Mas do que adianta apenas ler e não praticar ou compreender o Alcorão?

O Alcorão Sagrado e a família do Profeta, os Ahlul Bait (A.S.), ambos representam o peso e a mais importante das preciosidades que o Profeta nos deixou. Não adianta apenas se apegar no Alcorão Sagrado pois este apego estará dependente de quem interpreta o Alcorão Sagrado, cujo são os Ahlul Bait (A.S.) do profeta. O Alcorão Sagrado, e os Ahlul Bait, criam o equilíbrio e a correta compreensão dos ensinamentos do Alcorão Sagrado. É como uma balança com dois lados, imaginem um lado da balança estar com o Alcorão e o outro vazio. Não haverá equilíbrio na interpretação. E o mesmo vale para a segunda opção, se colocarmos os Ahlul Bait num lado da balança sem o Alcorão do outro. Também não haverá equilíbrio. O certo é sempre estes dois lados estarem equilibrados, Alcorão e os Ahlul Bait, foi isso que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nos deixou e quis que nos apeguemos, pois esses dois nos levarão sem dúvida ao poço de Kawthar no dia do juízo final, e o final será o paraíso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

«
»