Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A verdade é a salvação – Sheikh Youssef Ajordi – 05/06/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahl el Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus, o Altíssimo disse no seu livro Sagrado: Alef, Lam, Mim (1). Porventura, pensam os humanos que serão deixados em paz, só porque dizem: Cremos! Sem serem postos à prova? (2). Havíamos provado seus antecessores, a fim de que Deus distinguisse os leais dos impostores (3)”. (29).

Irmãos e irmãs, a veracidade é a salvação, o lema e título do fiel. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) de quem nos orgulhamos sermos seus seguidores, antes de ser enviado como profeta, era conhecido como “Assadiq Al-Amin”, ou seja, o confiável, o verídico e, por isso, nós como muçulmanos e seguidores deste grandioso Mensageiro de Deus devemos nos firmar em segui-lo sendo leais aos seus ensinamentos.

Todos são testados

Os versículos citados acima são muito precisos em seus significados. É um tipo de questionamento que está sendo feito para afirmar a importância dos testes e cobranças pelos quais os seres humanos irão passar. Será que há condições da pessoa manter-se sem que sua crença seja testada e posta à prova? Não é correto, pois todo ser humano é colocado à prova e Deus diz “…a fim de que Deus distinguiste os leais dos impostores”. Isto é, Deus prova seus servos para saber se eles são leais ou impostores, ou seja, pela prova que se descobre isso.

A verdade é precisa

A verdade e a lealdade são naturais e alguns dizem: “A verdade é fácil, nós como fiéis somos leais e verídicos”. A questão não é tão simples e nem tão fácil de interpretar e necessita-se de muito esforço e muita vontade para que sejamos verídicos e verdadeiros em nossas ações e falas. Imaginem, por exemplo se alguma pessoa pegar um valor de alguém como dívida. Há uma série de condições e regras que abrangem o empréstimo e tudo está mencionado no Alcorão Sagrado por Deus, que nos deu uma parte inteira do Alcorão Sagrado sobre o empréstimo. O verso é “O versículo da dívida” e nele estão todos os requisitos e condições de quem solicita o empréstimo. O versículo diz: “Ó fiéis, quando contrairdes uma dívida por tempo fixo, documentai-a; e que um escriba, na vossa presença, ponha-a fielmente por escrito (128); que nenhum escriba se negue a escrever, como Deus lhe ensinou (129). Que o devedor dite, e que tema a Deus, seu Senhor, e nada omita dele (o contrato). Porém, se o devedor for insensato, inapto ou estiver incapacitado a ditar, que seu procurador dite fielmente por ele. Chamai duas testemunhas masculinas de vossa preferência, a fim de que, se uma delas se esquecer, a outra recordará. Que as testemunhas não se neguem, quando forem requisitadas. Não desdenheis documentar a dívida, seja pequena ou grande, até o seu vencimento. Este procedimento é o mais equitativo aos olhos de Deus, o mais válido para o testemunho e o mais adequado para evitar dúvidas. Tratando-se de comércio determinado, feito de mão em mão, não incorrereis em falta se não o documentardes. Apelai para testemunhas e que o escriba e as testemunhas não sejam coagidos; se os coagirdes, cometereis delito. Temei a Deus e Ele vos instruirá, porque é Onisciente” (2:282).

Imaginemos que pegue um empréstimo e não consiga quitar a dívida no momento estabelecido entre as partes, isso é considerado veracidade? Você acharia isto correto? Alguns acham que é esperteza adiar o pagamento da dívida para o credor, mas isso é errado na nossa doutrina. Somos seguidores da Mensagem de Mohammad e esta atitude não é aceita e nem admitida no Islam. Quando se comprometer com algo o mesmo deve ser cumprido, caso contrário não estaríamos praticando a verdade em nossa ação. Pode ser que a pessoa realmente pensa em pagar e já tinha planejado em fazer isso, mas ocorreu um problema ou um contratempo e por conta disso não conseguiu quitar sua dívida a tempo. Neste caso, ela não tem culpa, mas deve tratar o seu credor com respeito e pedir respeitosamente um prazo até que consiga pagar sua dívida. Ela deve procurá-lo e pedir o seu perdão por não ter quitado sua dívida no momento estipulado e pedir, ainda, um tempo maior ao seu credor. Mas o que queremos dizer é que é pecado usar isso como pretexto para adiar ou deixar de pagar um empréstimo para os demais. Esta ação é classificada como inverdade e injustiça, e por isso não podemos alegar veracidade em nossas ações se praticamos este ou outros tipos de ilicitudes.

Os piores devedores

Por outro lado, alguns, infelizmente, são pessoas muito mal educadas e grossas com seus credores, e isto representa a extremidade de desvio e erro na conduta. Ou seja, quando o indivíduo precisava de um valor emprestado vai e fala com a pessoa com certa linguagem para atrair sua piedade, mas quando chega a hora de quitar sua dívida se torna uma pessoa grossa e trata seus credores como inimigos, com insultos, acusações e grosseria. Isso é um grande erro e você estaria fechando os portais das boas ações entre as pessoas. Um irmão te ajudou no momento de dificuldade, então a pessoa deve preservar este respeito e este exemplo de ajuda. Não se deve praticar a inimizade com o credor, pois isto não faz parte dos ensinamentos do Islam.

O Imam Assadiq, o 6º Imam, (A.S.) dizia: “Não se iludam com suas orações e nem com seus jejuns, pois o homem pode se acostumar com isso, e se deixar de praticá-los sentirá um vazio. Testem os fiéis na veracidade de suas falas e nas devoluções dos depósitos de confiança”. Ou seja, a fé do homem deve ser testada principalmente nestes dois segmentos.

O indivíduo simplesmente pode se acostumar a orar ou jejuar, como fazer academia, por exemplo, ou seja, a oração e o jejum devem fazer parte de seu cotidiano. Numa outra passagem o Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Se a oração não lhe evitar do mal esta oração não é válida”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) tem uma belíssima passagem que diz: “A beleza da fala é a veracidade”. Por outro lado, o Imam Ali, o 8º Imam, (A.S.) dizia: “Sejam verdadeiros em suas falas, pois é a salvação”. O Imam Assadiq, o 6º Imam, (A.S.) dizia: “Quem em sua língua disser a verdade terá suas ações purificadas”.

Só prometer quando se pode cumprir

Infelizmente algumas pessoas, e como muita tristeza digo isso, mesmo sabendo que não conseguirão cumprir suas dívidas e seus pactos, assumem e fazem dívidas com as pessoas. Ou, pode ser que eles tenham como pagar, mas não querem fazer isso. Eles podem ter bens como carro, casa, chácara ou joias, mas mesmo assim preferem manter sua vida de ostentação e conforto do que se desfazer destes bens e pagar seus credores. Isto é um grande pecado e jamais um fiel deve se comportar desta maneira.

Registrar

A cada vez que se dá um empréstimo ou se faz uma dívida é indispensável que se faça um documento onde se garantem os direitos por meio dele para cada um dos lados. Além disso devem ter testemunhas que assinem aquele documento. Infelizmente alguns temem a lei, o juiz, a polícia, mas não temem a Deus, e por isso quando não se escreve um documento ou se pega uma garantia do devedor eles viram as costas e enganam seus credores. Isso não está certo, não representa a doutrina de Mohammad (S.A.A.S.). O verdadeiro fiel é aquele que teme a Deus e cumpre seus pactos, tendo um documento registrado ou não.

Gratidão

A primeira forma de ser grato ao credor é:

1) Respeitar a data do pagamento

Sabem o que significa aquele versículo que diz: “Negando-se, contudo, a prestar obséquios!” (107:7)?. Sabem quem são os negadores? São aqueles que impedem os outros de fazerem o bem. Quando eu pego um valor emprestado e não pago ao credor, minha atitude fará que meu credor não empreste mais a ninguém temendo não ser pago como eu fiz com ele. Mesmo para quem realmente for necessitado.

2) Estabelecer a data que realmente se pode pagar.

Recomendo que antes mesmo que se faça a dívida e peguem o empréstimo, analisem e vejam quando irão conseguir pagar suas dívidas, e estipulem uma data em que vocês realmente poderão pagar.

3) Respeito e reverência

Jamais faltar com respeito e reverência ao credor, seja em público ou em privado. O credor irá te ajudar para sair de um problema e não é certo citá-lo de uma forma errada, insultando-o ou maltratando com grosseria. E jamais lhe dê as costas e diga “vá e faça o que quiser”. Isso está errado. Mesmo se aquele irmão não tiver escrito algum papel ou pegado alguma garantia, isso não é motivo para abusar de sua boa vontade.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

«
»