Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A Sagrada Al-Aqsa e o dia Mundial de Al-Quds – Sheikh Youssef Ajordi – 07/05/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, recomendo a todos a temência a Deus que é o único caminho para a salvação. A temência será o nosso único recurso amanhã no dia do juízo final, “Dia em que de nada valerão bens ou filhos (88). Salvo para quem comparecer ante Deus com um coração sincero (89)”. (26)

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Glorificado seja aquele que durante a noite, transportou o Seu servo, tirando-o da Sagrada Mesquita (em Makka) e levando-o à Mesquita de Al Aqsa (em Jerusalém), cujo recinto bendizemos, para mostrar-lhe alguns dos Nossos sinais. Sabei que ele é Oniouvinte, o Onividente”. (17:1)

A mesquita de Al-Aqsa é um lugar sagrado. Deus iniciou o versículo com sua glorificação para este evento tão grandioso e importante que foi o transporte do profeta de Meca à Jerusalém numa mesma noite.

Narra-se que o profeta (S.A.A.S.) disse: “O anjo Gabriel veio a mim enquanto eu estava em Meca e disse: levante o Mohammad. Eu levantei e fui até a porta e vi os anjos Gabriel, Israfil e Mikhail. Então, o anjo Gabriel me trouxe o Al-Buraq*(aqui o profeta cita as características do Al-Buraq, mas não iremos citar pois será muito longo), então ele me disse: Suba. Eu subi (sobre A-Buraq) e então cheguei a casa sagrada (em Jerusalém). Quando cheguei lá estavam os anjos que desceram do céu anunciando as boas-vindas a mim. Eu orei neste local”.

As narrativas afirmam que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) rezou a oração de Maghreb em Meca, então foi transportado a Jerusalém onde ascendeu aos céus e em seguida retornou a Meca onde orou a oração da manhã. Portanto, o que entendemos é que toda a viagem do profeta foi durante a noite.

Por que Al-Aqsa?

Al-Aqsa significa em árabe “o mais distante”. Foi chamada assim, pois era a Mesquita e o lugar sagrado mais distante de todos. Esta casa tem uma conexão especial com a Mesquita Sagrada de Meca.

Primeira Qibla

Al-Aqsa foi a primeira Qibla dos muçulmanos. Durante treze anos em Meca, o profeta orava em direção a Al-Aqsa e ainda um ano e meio quando chegou em Medina. Depois disso Deus ordenou que o profeta mudasse a direção de suas orações, pois os judeus falavam coisas ao profeta que o incomodavam e machucavam. Eles diziam que o profeta orava na direção e qibla deles.

Como mudou a Qibla

O Imam Assadiq (A.S.) narra: “Os judeus diziam ao profeta que ele pertencia a qibla deles. O profeta ficou extremamente triste. Certo dia ele estava rezando a oração do meio dia. Ele terminou as duas genuflexões dela e então, o anjo Gabriel veio e lhe revelou: Vimos-te (ó Mensageiro) orientar o rosto para o céu; portanto, orientar-te-emos até a quibla que te satisfaça. Orienta teu rosto (ao cumprir a oração) para a Sagrada Mesquita (de Makka)! E vós (crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos rostos até ela… (2:144) Depois disso, o anjo segurou a mão do profeta e então virou sua face a casa sagrada de Meca. Depois da oração os muçulmanos perguntaram ao profeta se as orações que eles tinham feito anteriormente na direção de Jerusalém estavam corretas. Então Deus revelou: E Deus jamais anularia vossa obra”.

Conexão entre Meca e Jerusalém

A mesquita de Al-Aqsa é um lugar sagrado, é o berço das religiões, o que a torna ainda mais abençoada, não apenas o espaço da mesquita e sim todo aquele espaço e região próxima dela. Tudo que está ali naquele lugar é sagrado. Deus poderia fazer a ascensão do profeta de Meca mas não, ele o transportou até Jerusalém e de lá foi feita a ascensão onde Deus mostrou alguns sinais ao Seu mensageiro. Por isso, existe uma conexão especial entre Meca e Jerusalém. Quando Deus viu a dedicação, fé, sinceridade, e o coração do profeta Mohammad (S.A.A.S.), Deus o selecionou para este privilégio.

Mohammad, o servo de Deus

Uma outra questão, é como Deus mencionou ao seu profeta no versículo que iniciamos o sermão em que Deus fala: “… transportou Seu servo”. Sabiam que ser classificado como o servo de Deus é a mais bela e alta classificação de qualquer ser humano? Nós no dia a dia dizemos assim: “não quero ser servo de fulano” ou “não sou o servo de fulano”, por exemplo, porém, quando é para Deus devemos fazer de tudo para alcançar esta honrada e nobre posição de servo de Deus. Na oração nós dizemos no Tasha-hud: “Testemunho que não há divindade além de Deus, o único cujo não possui sócio, e testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro’’. Assim, o grau e título de servo é uma honra para o profeta Mohammad e para qualquer pessoa. Quem conseguir alcançar esta posição será extremamente bem-aventurado.

A mesquita de Al-Aqsa é um lugar sagrado e o lugar de onde o profeta Mohammad (S.A.A.S.) testemunhou o grande milagre de Deus que foi de subir aos céus para testemunhar os sinais e milagres divinos.

Louvado seja Deus, o senhor do universo. Que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros, e todos os seus profetas e mensageiros.

Queridos fiéis, hoje vivemos uma data muito importante e grandiosa que é o dia mundial de Al-Quds. Este dia foi declarado pelo Imam Khomeini (K.S.) em 1979 após a vitória da revolução islâmica do Irã, sendo que o Imam se importou com causa Palestina e lhe deu uma importância especial logo no primeiro ano após a vitória da revolução. Ele declarou no primeiro ano, no primeiro Ramadan, o mês mais sagrado dos muçulmanos, a última sexta-feira como o dia mundial da causa Palestina, o dia mundial de Al-Quds. Mais de 40 anos se passaram enquanto a lembrança da Palestina e desta causa ainda permanece viva na memória dos oprimidos e dos povos do mundo. Imam Khomeini (K.S.) desafiou todas as forças do mundo, retornou ao Irã, declarou o governo islâmico, e por meio da causa Palestina declarou o seu repúdio, e condenou a usurpação e a tirania do mundo inteiro. Ele uniu os muçulmanos por meio deste dia contra a intriga e a escravidão. Ele direcionou a atenção de todos os muçulmanos do mundo para a direção dessa causa, a qual é a central para todos eles. Ele declarou a última sexta-feira como o Dia Mundial de Al-Quds e desafiou todas as forças usurpadoras e tiranas do mundo as quais queriam fazer o mundo e especialmente os muçulmanos esquecerem desta causa.

O elemento do tempo

Os inimigos apostaram no tempo, e achavam que quanto mais tempo se passava mais a causa palestina iriam ser esquecida e deixada de lado. Infelizmente muitos daqueles que alegam que seguem o profeta Mohammad (S.A.A.S.), deram as costas para esta terra e está causa há anos. O que estamos vendo hoje em dia em normalização e relações com o estado ocupado não é nada estranho, a única diferença é que hoje estas relações estão formalizadas e não estão mais escondidas debaixo da mesa.

Nós consideramos que a questão da Palestina não pertence apenas aos muçulmanos e sim a todo mundo, a todos os livres, a todos que combatem a tirania e a opressão, e a todos os oprimidos. Basta vermos quem e onde estão relembrando a data de hoje. Cada um do seu jeito, com sua escrita, sua manifestação, sua doação, seu poema, seu filme, ou de qualquer outra forma. Quarenta anos depois, e a cada ano que se passa esta data é relembrada com mais dedicação e firmeza.

Nós aqui, quarenta anos depois neste local estamos relembrando esta data sagrada para renovarmos nossos votos de lealdade com esta causa. Jerusalém é a nossa honra, nossa dignidade e representa a honra e dignidade do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.).

Uma narrativa

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Um homem sairá entre meus Ahlul Bait e estabelecerá minha tradição. Então, Deus fará descer a bênção do céu, e além disso a terra manifestará a benção a este homem. A terra se encherá com ele de justiça da mesma forma que se encheu de injustiça. Ele descerá na Mesquita Sagrada (Al-Quds)”.

Uma narrativa bem clara e evidente do profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Nossos corações apelam pelo ressurgimento mais rápido e para a chegada do salvador, vimos que estamos cada dia mais próximos deste dia cujo nunca foi um sonho e sim um fato.

Louvado seja Deus, o senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

«
»