Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A revelação da missão profética ao profeta – Sheikh Youssef Ajordi – 12/03/2021

Primeiro Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, sendo que o significado do temor a Deus é se distanciar dos atos ilícitos e praticar aquilo que satisfaça a vontade de Deus.

Mês de Shaban

Estamos nos despedindo do mês sagrado de Rajab e entrando no mês sagrado de Sha´ban. E como é importante para nós temermos a Deus sempre e especialmente nestes meses, plantando assim a obediência a Ele em nossa conduta e mente. Devemos nos cobrar antes de sermos julgados e devemos realizar nossas prioridades. Estamos vivendo em momentos difíceis e sempre devemos estar em alerta.

O Mensageiro de Deus

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ele foi Quem enviou Seu Mensageiro com a Orientação e a verdadeira religião, para fazê-la prevalecer sobre todas as outras, embora isso desgostasse os idólatras”. (9:33)

Felicitações a todos pela ocasião da revelação da mensagem ao profeta da misericórdia, Mohammad ibn Abdillah (S.A.A.S.). Não há dúvida que esta ocasião é uma das mais importantes datas comemorativas do Islam, e por isso devemos observar e olhar qual foi o objetivo pela qual esta mensagem foi revelada para que possamos observá-lo sempre e de uma forma contínua em nossa vida.

Para toda a humanidade

Felicitações a toda a humanidade por esta ocasião. Por que a toda a humanidade? Isso porque Deus disse: “E não te enviamos, senão como misericórdia para a humanidade.” (21:107)

Quem é o revelador?

O revelador é Deus, o altíssimo. Aquele cujo é infalível e está isento de todo erro.

Hoje em dia temos visto isto em prática. Comitivas diplomáticas são enviados para demais países, e estas comitivas têm missões e período para serem enviadas.

Sobre o Islam o que temos a dizer é: O revelador é DEUS. O mensageiro é MOHAMMAD. A mensagem é: O ISLAM. O tempo da missão do profeta é ETERNO.

Qual o objetivo desta Missão?

Esta resposta é dada pelo próprio profeta Mohammad (S.A.A.S.). Ele mesmo responde esta pergunta e diz: “Eu fui enviado para completar as leis da boa conduta”. Agora raciocinem comigo, esta mensagem, a última das mensagens de Deus, a mais completa, transmitida pela mais nobre das criaturas, o amado por Deus, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), que sofreu tanto durante toda sua vida, foi para que?! Foi para “Aplicar e ensinar-nos as boas condutas”. Sendo que o profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi elogiado por Deus no Alcorão Sagrado: “Porque és de nobilíssimo caráter” (68:4).

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era de enorme e nobre caráter, e sem dúvida isto é verdade, pois se não fosse assim ele não podia fazer esta grande mudança e revolução em uma das sociedades mais cruéis e bárbaras do mundo. Basta citarmos aqui um exemplo das meninas que eram enterradas por seus pais por sentirem vergonha delas. Entre este exemplo narra-se na história que havia um homem que estava cavando o buraco para enterrar sua filha ainda pequena. Enquanto isto sua roupa ficou empoeirada. A menina, sem saber porque seu pai estava cavando aquela cova, foi limpar a poeira sobre a roupa do seu pai. Mesmo assim aquele homem não sentiu piedade por sua inocente filha, a pegou e jogou na cova e a enterrou viva. Esta era a sociedade cujo o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) vivia.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi enviado para corrigir a conduta das pessoas, e foi enviado como misericórdia para toda a humanidade.

Sabemos que os profetas, todos os profetas, foram enviados em sequência, e todos para construir um sistema divino sobre a Terra. Esta doutrina e este sistema foram selados e concluídos com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), que foi enviado como misericórdia para toda a humanidade. E já que ele mesmo afirma que foi enviado para completar as leis da boa conduta, então entendemos que a misericórdia só poderá ser alcançada e concluída por meio da boa conduta, e sem dúvida este raciocínio está certo. Jamais haverá misericórdia entre a humanidade sem a boa conduta. Por isto, se quisermos ser misericordiosos entre nós mesmos devemos seguir as leis da boa conduta.

Quais eram as armas do profeta?

Quando o profeta foi enviado ele tinha mísseis e armas para dominar as pessoas? Não. O Profeta não pregou sua mensagem com violência e nem força. A principal arma do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era sua excelente conduta, cujo era exemplar. E foi por meio desta arma, a arma da boa conduta, que o Profeta conseguiu tirar a sociedade das trevas para a luz.

O vizinho do Profeta

Um exemplo disso é que aquele vizinho judeu que todo dia colocava o seu lixo no meio do caminho do Profeta. O Profeta simplesmente tirava o lixo do seu caminho, colocava no seu local apropriado e seguida seu rumo sem causar problemas. No segundo dia o judeu fez a mesma coisa. No terceiro dia também. Mas no quarto, quando o profeta não viu lixo no caminho, sabem o que ele fez? Ele perguntou sobre seu vizinho e quando soube que ele estava doente foi visitá-lo. Visitar aquele vizinho que todos os dias jogava o seu lixo de propósito na frente do caminho do profeta Mohammad (S.A.A.S.). Esta nobre atitude foi tão grandiosa e tão bela que aquele judeu se converteu ao Islam, abraçou a fé muçulmana sem nenhuma resistência.

Será que nós faríamos o mesmo? Quantos de nós já suportou o vizinho por algum maltrato? Muitos de nós chegam atacando os outros e nem querem sabemos de calma nestas horas. Todos os dias ouvimos cada história pelos noticiários que ficamos de bocas abertas. “Um motorista mata outro por uma discussão”, outros que atacam os outros simplesmente por um gesto ou uma fala, e entre outros exemplos. Quando as sociedades perdem a educação e abandonam o sistema moral é isto que pode acontecer.

Esta história é um exemplo para nós. A principal arma do profeta foi a educação, e por isso a nossa principal arma em nossa vida também deve ser a nossa educação e moral.

Por que devoção?

A peregrinação não é o objetivo e sim um meio para alcançarmos e aperfeiçoarmos a nossa boa conduta. O mesmo acontece com a oração, com o jejum e com todas as demais adorações.

Imaginem alguém ter te enviado um envelope com 10 mil dólares. Você fica curioso sobre quem te mandou este envelope para agradecê-lo. Imagine Deus, que te deu todas estas abundâncias e bênçãos, ele não merece nossa gratidão e glorificação?

Resultado

Se quisermos agradecer verdadeiramente a Deus, então a melhor forma de ser um indivíduo agradecido é ser alguém que segue o exemplo da boa conduta do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Esta é a única forma de ser verdadeiramente grato por todas as graças divinas.

Então venham irmãos, para aprender e praticar a conduta do profeta Mohammad (S.A.A.S.). Vamos ensinar isto para nossos filhos e nossas famílias e amigos. Vamos imitá-lo em tudo que ele praticou, em suas falas, em sua conduta, em sua humildade, em seu respeito e amor ao próximo, em sua piedade aos pobres e necessitados, em tudo, em sua adoração, em sua oração, com os seguidores de outras religiões. Jamais seremos igual a ele, mas querer e tentar imitá-lo em todas as coisas é a única forma e a melhor delas para agradecer pelas graças de Deus, que são incalculáveis.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»