Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A responsabilidade e a consulta no Islam – Sheikh Youssef Ajordi – 28/05/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Aos Servos de Deus, recomendo a todos vocês e a mim mesmo o temor a Deus pois este certamente será o caminho da salvação e levará a companhia do profeta e de seus Ahlul bait (A.S.) no dia do juízo final.

A interrogação

Deus disse no Alcorão Sagrado: “E detende-vos lá, porque serão interrogados” (37:24). Este versículo nos aponta que todos serão cobrados e todos serão interrogados e ninguém se separará da responsabilidade no dia do juízo final.

Por isso, o mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Eu sou responsável e todos vocês também são responsáveis”. Vale ressaltar que o profeta afirmou que todos, começando por ele, serão cobrados e interrogados no dia do juízo final e que ninguém deve achar que escapará disso.

Aqui na vida a pessoa pode fazer qualquer coisa mas no dia do juízo final todos serão cobrados. Além disso, o profeta (S.A.A.S.) dizia: “Saibam que todos vocês são pastores e cada um é responsável pelo seu rebanho. O governante é um pastor responsável pelo seu rebanho e o pai é um responsável pela sua família e a mulher é responsável pela casa do seu marido e de seus filhos”. Ou seja, todos, seja alguém com algum cargo como presidente, ministro, secretário, deputado, vereador, ou chefe de qualquer coisa, todos são responsáveis e todos serão cobrados e quanto maior a responsabilidade maior será a cobrança. Porque, se eu for cobrado por mim e por minha esposa é uma coisa, já ser cobrado por si, por sua esposa, e por seus filhos é outra coisa. Já se o indivíduo for um prefeito será cobrado por si e por todos os cidadãos de sua cidade.

Então, quanto maior a responsabilidade, maior será a cobrança. Sabiam que o Imam Ali (A.S.) se disfarçava para não ser conhecido e saia nas ruas e procurava os pobres necessitados e controlava o trabalho de seus representantes e fiscais?! Sabem porque ele fazia isso? Porque sabe que no dia do juízo final ele será cobrado. Naquele dia todos serão cobrados e eu devo me preparar para as respostas.

Como gastou sua riqueza? Como viveu sua juventude? Como passou o seu tempo e vida? Como você tratou as pessoas? Como você cumpriu o seu dever perante as pessoas? Você, que lhe foi concedido um poder, como você chegou a tratar as pessoas? Sabiam que este poder a tu concedido por meio de votos, podem tanto te levar ao paraíso quanto ao inferno?

Intimação nesta vida

Quando alguém é intimado para depor no tribunal, a pessoa fica intranquila? É lógico que se ele não tiver bons argumentos ele ficará tranquilo a menos que ele não tenha nada para temer. Imagine então quando o homem será interrogado por Deus e ninguém terá defesa ou advogado para lhe apresentar uma defesa naquele dia.

A verdadeira forma

Qualquer pessoa que assumir um cargo ou posição, se olhar e pensar na interrogação que lhe será feita no dia do juízo final, então com certeza irá agir de uma forma mais humana, ouvirá mais as pessoas e se empenhará ao máximo para atender suas necessidades.

Assumir a responsabilidade

Com base nisso, pessoas que entendem tamanha responsabilidade quando são chamadas para um cargo de poder, elas recusam, porque sabem que tamanha responsabilidade e tamanha carga que será colocada sobre suas costas.

Sábio ou Profeta?

Luqman quando foi perguntado pelos anjos se ele queria ser um sábio ou um profeta, ele preferiu continuar sendo um sábio pois sabia que se fosse um profeta, a carga sobre si seria muito pesada e ele seria muito interrogado detalhadamente no dia do juízo final.

Se cada um de nós partir deste ponto que é a questão da responsabilidade, ninguém faria questão de assumir nenhum cargo pois teria consciência da responsabilidade que estaria assumindo.

A ordem de Deus é: “O detenham ”, ou seja, no dia do juízo final as pessoas estarão andando mas serão detidas, paradas e aí vem a interrogação.

Sobre o que as pessoas serão interrogadas?

Primeiro: Sobre si mesma

Deus dirá ao homem que “Eu te criei da melhor forma, e além disso te fiz o melhor e a mais nobre das criaturas. E por fim, deixei todas as criaturas a seu serviço nesta vida.”

Segundo: Esposa, Filhos, gerações

Será interrogado por sua esposa, filhos e descendência, como os educou e como cuidou deles. Com certeza qualquer pessoa será interrogada e perguntada por seus filhos.

E aqui quero fazer uma observação aos irmãos que trabalham dia e noite, irmãos, isto não é certo pois você será cobrado por seus filhos e sua família no dia do juízo final. Passem um tempo com seus filhos pois se eles se desviarem ou terem problemas por vocês estarem longe deles, isso lhe custará uma grande cobrança e severa interrogação no dia do juízo final.

Imam Ali (A.S.) dizia: “Temam a Deus em Seus servos e suas terras. Pois vocês são responsáveis até mesmo pelas terras e pelos animais. Obedeçam a Deus e não o desobedeçam”. Olhem quanto esta interrogação será severa e detalhada. Todos seremos cobrados por tudo, até mesmo sobre os animais.

Como sentir a responsabilidade

É quando eu vivo e ajo  como Deus quer. É quando eu passo um tempo com meus filhos e família para educá-los e ver o que eles precisam. É quando eu trabalho honestamente e sinto que algum dia eu serei cobrado por toda ação e todo dizer. É assim que a pessoa sente a responsabilidade sobre suas costas e agirá mais responsavelmente.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Ó Deus, nossos, nos conceda nós uma vida e uma morte como a de Mohammad e seus Ahlul Bait, nos faça visitá-los e ganhar suas intercessões no dia do juízo final.

Deus o altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “…Consulta-os nos assuntos (do momento). E quando te decidires, encomenda-te a Deus, porque Deus aprecia aqueles que (a Ele) se encomendam” (3:159). Numa outra passagem ele disse: “…Resolvem os seus assuntos em consulta” (42:38).

Consulta

Deus ordena ao seu mensageiro a consultar seus companheiros e isto é uma ordem direta e bem explícita.

A consulta tem duas traduções: O primeiro é o geral e o privado. Os nossos sábios interpretadores dos versos do alcorão sagrado e os historiadores afirmam que o profeta Mohammad (S.A.A.S.) recebeu a ordem de consultar seus companheiros, mas não em questões da religião ou da doutrina, e sim na guerra. Como agirmos, o que preparar, onde parar, esperamos aqui ou ali, entre outras questões.

O profeta não precisa de nenhuma consulta mas esta atitude ensinou aos companheiros uma grande lição. Ele os ensinou que qualquer pessoa deve consultar os outros antes de tomar uma decisão e só depois de analisar bem as coisas decidir a melhor decisão.

O profeta não queria que o combatente simplesmente o guerreiro segurasse a espada e seguisse ordens no campo de batalha. Ele queria consultá-lo para ensiná-lo que a sua opinião e sugestão é tão importante quanto sua ação e se ele tivesse uma ideia que deveria compartilhá-la com os outros.

A quem consultar?

Não é certo a pessoa ser egoísta e se apegar em suas ideias. Um comerciante quando vai abrir um negócio, pergunta a alguns especialistas sobre a opinião deles. Ele nunca desmerece a opinião de ninguém pois as vezes as melhores sugestões e opiniões vêm de alguém que nem imaginamos que nos ajude em sua sugestão. O mesmo deve acontecer em várias decisões de nossas vidas.

A consulta nas tradições

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A determinação é quando consultamos os especialistas e acatamos a opinião deles”.

Ou seja, quando a pessoa quiser tomar uma decisão sobre uma certa questão deve consultar os especialistas naquela questão e em seguida acatar. Ou seja, consultar o médico em questões de medicina, o arquiteto, o advogado, o professor, e assim por diante. Toda e qualquer área cujo a pessoa quer tomar uma decisão não é certo tomá-la sem consultar alguém pois isto é egoísmo. Ele deve consultar pois esta é uma tradição do Profeta (S.A.A.S.).

Imam Al-Kadhem (A.S.) dizia: “Aquele que consultar os outros, não se arrependerá, se acertar será elogiado e se errar não será condenado”. Ou seja, se depois de consultar ele acertar a sua decisão ele será elogiado e se errar ele não será condenado.

Se praticarmos este dito acima com certeza evitaremos muitos dos nossos problemas. Hoje quando alguém começa um projeto e fracassa, a principal coisa que as pessoas vão falar é porque ele não pediu conselho. Mas se ele tiver pedido conselho e mesmo assim fracassar ninguém poderá condená-lo.

Todos devem se consultar

Ninguém deve achar alguém que desmerece a consulta, especialmente os homens. O machismo não permite que o homem consulte uma mulher ou sua esposa. Isto é errado e não pode acontecer. É o cúmulo da ignorância. O mesmo acontece com um diretor ou um gerente o qual não pede consulta dos outros. A nobre tradição afirma: “Quem consultar as pessoas compartilhará seus intelectos”. Ou seja, não será mais uma cabeça pensando e sim 20 cabeças pensando ao mesmo tempo.

Os radicais ou extremistas

Aqueles cujo não consultam os outros e são egoístas em suas opiniões, são radicais e extremistas e não estão seguindo a tradição do profeta e nem dos Ahlul Bait (A.S.). Acreditem em mim, não há ninguém que se arrependeu por ter consultado os especialmente mas muitos se arrependeram por não ter consultado os outros.

Louvado seja Deus, o senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e a benção de Deus esteja com todos vocês.

 

 

«
»