Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A religião é amor e Ali é a balança do amor – Sheikh Youssef Ajurdi – 23/07/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Parabenizo a todos os irmãos e irmãs pela chegada do abençoado dia do Eid Al-Adh o qual é o dia da recompensa para aqueles que caminharam e se esforçaram pela causa e vontade de Deus e esperamos que todos nós sejamos entre eles.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Dize: Se verdadeiramente amais a Deus, segui-me; Deus vos amará e perdoará as vossas faltas, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo” (3:31).

Esta é uma regra básica a qual Deus estabeleceu para o amor.

A religião é amor, o islam é amor. Uma religião sem amor é uma religião vazia e não leva a Deus. Mas a lei e regra deste amor foi estabelecida neste versículo. “Se verdadeiramente amais a Deus, siga-o”.

Portanto, o amor é seguir e colocar em prática aquilo que o amado deseja. Por isso, o Imam Jafar Assadiq (A.S.), o 6º Imam, dizia para um homem chamado Ziyad. Parece que o Ziyad estava questionando sobre o amor e se este é necessário na religião e qual era seu papel. O Imam então disse: “Não diga isso. A religião não é nada senão o amor. Não leu o versículo de Deus: “… Se verdadeiramente amais a Deus, segui-me; Deus vos amará…”. Não ouviste o dizer de Mohammad (S.A.A.S.) que dizia: “a fé foi amada por vocês e o ornamentou em vossos corações”. Mais adiante Deus disse no Alcorão Sagrado: “…mostram afeição por aqueles que migraram para junto deles…”

Portanto o amor faz parte da fé e da nossa doutrina e jamais poderemos viver verdadeiramente o significado da fé e da religião se não sentirmos o significado do amor. É lógico que com a condição deste amor ser o amor verdadeiro e real.

Agora observem está belíssima passagem do Imam Al-Baquir (A.S.), o 5º Imam: “Se quiseres saber se tu tens algo de bom, então olhe para seu coração, se seu coração amar os obedientes a Deus e abominar os desobedientes a Ele, então há uma bondade em ti e Deus te ama. Já se seu coração detestar os obedientes a Deus e amar os desobedientes a Ele então não há nada de bom em você, Deus te detesta pois cada um será conduzido com quem ama”. O amor terá efeito até mesmo no dia do juízo final.

Imam Assadiq (A.S.), o 6º Imam, dizia: “O Mensageiro de Deus dizia a seus companheiros: qual é o caminho da fé mais forte. Alguns companheiros disseram: a oração, outros disseram o Zakat, outros jejum, outros o Haj e Omrah, outros o Jihad e outros disseram que Deus e Seu mensageiro sabem mais. O Profeta então disse: Tudo que vocês disseram é bom mas não é o meio mais forte de fé. O meio mais forte de fé é: Amar por Deus e abominar por Deus”.

Portanto, amar por Deus é o caminho e meio de fé mais forte. Não amar por dinheiro, por interesse, por poder, por ambição, nada disso. A forma mais forte de fé não é nada disso, é amar por Deus e abominar por Deus.

Imam Al-Baquir (A.S.), 5º Imam dizia sobre aqueles que amam por Deus, ele disse: “Aqueles que amam por Deus, no dia do juízo final estarão sobre terras verdes sob a proteção do trono de Deus a sua direita. Seus rostos serão iluminados mais que o sol. Sua posição será desejada por todo anjo e pelo mensageiro. Eles perguntarão: quem são eles? A resposta virá: estes são aqueles que amavam por Deus”. Não por algum interesse mundano.

O Imam Assadiq (A.S.), 6º Imam dizia: “Cada vez que 2 fiéis se encontram, o melhor entre eles será o que mais ama o próximo”.

O Imam Assadiq (A.S.), 6º Imam dizia: “O meio de fé mais forte é amar por Deus, abominar por Deus, concede por Deus e recusa por Deus”. Ou seja, ele não faz nada senão sob a satisfação de Deus. Tudo que ele faz é por Deus e para agradar a Ele. Suas práticas tem como a vontade e satisfação de Deus como sua referência e nada mais.

O amor do próximo

Como posso saber se alguém gosta ou não de mim. Tem muitos que perguntam como e qual caminho que a pessoa pode seguir para verificar se uma pessoa gosta da gente ou não. O Príncipe dos Fiéis (A.S.), Imam Ali, 1º Imam, disse a uma pessoa que lhe perguntou sobre isso: “Uma pessoa que me vê jura que gosta de mim. Posso jurar que ele diz a verdade”. O imam (A.S.) respondeu: “Verifique seu coração, se seu coração amá-lo então pode jurar que você o ame”. Ou seja, o coração do indivíduo é o espelho para o amor do outro. Se você realmente gosta de alguém então olhe para seu coração se gosta dele de verdade. Esta é a referência.

Numa outra passagem um homem perguntou ao Imam Assadiq (A.S), o 6º Imam: “Eu gosto de um amigo mas como saber se ele gosta também de mim?” O Imam (A.S.) respondeu: “Teste seu coração, se seu coração o ama então ele te ama também”. Os corações podem ser testemunhas e boas referências. Se tu estiver sendo hipócrita ele estará sendo igualmente, mas se você gosta dele de verdade, ele também gostará de você.

O amor no dia do juízo final

Qual o resultado e benefícios do amor em Deus na outra vida, no dia do juízo final. A resposta desta pergunta está na passagem do profeta Mohammad (S.A.A.S.) que diz: “Aquele que nos amar, estará conosco no dia do juízo final e se alguém amar uma pedra Deus o conduzirá no dia do juízo final acompanhado daquela pedra”.

Mas quando alguém por hipocrisia demonstra amor e no fundo não se gostam de coração, é uma situação muito delicada. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Se as pessoas praticam as ações mas não o fazem de coração, alegam amor apenas em suas palavras mas se detestam em seus corações, rompem laços familiares, Deus os amaldiçoará, os cegará e selará seus corações”. É uma passagem muito forte. É para todos refletirmos e sabermos o quanto devemos nos afastar de meras alegações e declarações de língua. Não devemos alegar o amor senão se formos verdadeiramente sinceros.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

A balança do amor

Às vésperas do Dia do Eid A-Ghadeer, o dia da Wilayah (Tutela), vale a pena falarmos sobre o amor verdadeiro que é a verdadeira balança do amor. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Se eu cortar o rosto do fiel com minha espada para que ele me deteste, ele não me detesta. E se conceder o mundo todo ao hipócrita para que me ame, ele não me amará. Isso porque o Mensageiro de Deus dizia: ó fiel, apenas o verdadeiro fiel te amará e um hipócrita te detestará”.

Quando o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) levanta as mãos do Imam Ali (A.S.) no dia do Eid Al-Ghadeer e diz: “Ó Deus, seja amigo de seus amigos (Ali) e inimigo de seus inimigos”. Isto porque o Ali (A.S.) é a referência do verdadeiro amor e ele representa a balança.

A recompensa do amor aos Ahlul Bait (A.S.)

Al-Shafe´i dizia: “Ó nobre família (Ahlul Bait) do profeta. O amor a vocês é um dever cujo Deus o revelou no Alcorão Sagrado. A vossa posição é nobre e elevada. E quem não vos saudar, jamais será saudado”.

Se alguém amar os Ahlul Bait (A.S.), qual será sua recompensa. A resposta estará nesta passagem do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Ele diz: “Aquele que for agraciado pelo amor aos meus Ahlul Bait, ele ganhou o melhor desta e da outra vida. E que ninguém deve duvidar que ele estará no paraíso … O amor aos meus Ahlul Bait possui 20 partes sendo 10 nesta vida e 10 na outra. Na ele ganhará:

1) O desapego desta vida.

2) A preocupação em agir (pela vontade de Deus).

3) Temer a Deus.

4) Amar a adoração a Deus.

5) Pedir perdão antes da morte.

6) Ficar de vigília à noite.

7) Não tem esperança nas pessoas.

8) Agir e preservar o que Deus deseja dele.

9) Não ser apegado a esta vida.

10) A generosidade.

Já na outra vida ele será agraciado com as seguintes partes:

1)    Seu livro de registro não será exposto.

2)    Não lhe será estabelecido a balança.

3)    Seu livro de registro lhe será entregue com seu direito.

4)    Será isentado do fogo do inferno.

5)    Seu rosto será iluminado.

6)    Será vestido com as vestes do paraíso.

7)    Intercede por 100 pessoas.

8)    Deus olhará por ele com Sua clemência.

9)    Ele será ornamento com a coroa do paraíso.

10)                      e por fim ingressará ao paraíso sem julgamento.

Agora, alguém pode chegar e dizer: “Ah então está bom. Já que eu amo os Ahlul Bait (A.S.) já estou salvo”. Não é assim que funciona meus queridos. Para que alguém seja classificado como amante dos Ahlul Bait (A.S.) tem várias condições, entre elas a principal é praticar o que eles faziam e seguir seus exemplos. Sabem o que o Imam Ali (A.S.) fazia durante a noite? Ele se disfarçava e saia para procurar os pobres e necessitados de sua cidade para ajudá-los. Os Ahlul Bait (A.S.) todos eram assim. Além disso, o Imam Ali (A.S.) praticava a oração em seus primeiros momentos, e além disso quando ele rezava observava a sua oração. Eles não mentiram, não traíram, não maltrataram, e muito muito muito mais.

Se a pessoa alegar que ama mas não praticar o que seu amado gosta, então ele não está sendo honesto em seu amor. Ele está simplesmente se distanciando. Um poema dizia:

“Tu desobedece a Deus mas demonstra amor. Isso não é difícil de fazer pois é um disfarce. Se seu amor a Deus foste verdadeiro O obedecia. Pois o amante obedece o seu amado acima de tudo”.

Este é o verdadeiro significado do amor.

Venham todos, vamos implantar o amor entre nós. Vãos implantar o amor a Deus em nossos corações seguindo as orientações do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e de seus Ahlul Bait (A.S.). Para que com isso sejamos merecedores da recompensa de Deus e sejamos conduzidos no dia do juízo final com Mohammad e seus Ahlul Bait (A.S.).

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

«
»