Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – A posição e grandiosidade do Alcorão Sagrado nas tradições dos Ahlul Bait (A.S.) – Sheikh Badri Muawuiyah – 24/05/2019

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S), seus purificados Ahlul Bait (A.S.) e seus bons companheiros.

O Alcorão Sagrado é a luz da salvação

Como pode o ser humano viver na escuridão e com aperto e preocupação enquanto possui a grande riqueza que está em suas mãos que é o Alcorão Sagrado? Enquanto tiver o Alcorão em suas mãos não pode haver desespero e desalento, especialmente durante o mês sagrado de Ramadhan, cujo o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Para tudo há uma primavera e a primavera do Alcorão é o mês de Ramadhan”. Vejo alguns irmãos tão emprenhados em recitar o Alcorão Sagrado, mas infelizmente apenas durante o mês sagrado de Ramadhan, e isso não é algo bom, pois precisamos de uma bagagem e uma luz que possa nos iluminar durante o ano e a vida inteira, especialmente durante a nossa presença no túmulo depois da morte, que não sabemos por quanto tempo será. Todas as pessoas precisam de um intercessor no dia em que serão julgadas por Deus, sendo que parte dos intercessores são as boas ações e o Alcorão Sagrado.

As pessoas se esforçam para trabalhar e ganhar riquezas, e isso é permitido, desde que não ultrapasse os limites estabelecidos por Deus e nem alcance a ambição. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Deus colocará a pobreza perante os olhos daquele cujo esta vida é a sua maior preocupação”.

É muito importante que as pessoas se empenhem para ganhar a vida e riqueza, para não necessitar dos próximos, e isso é realmente importante, pois como narrado nas tradições existem pecados que só serão perdoados nas Noites do Decreto, outros pecados apenas serão perdoados na presença em Arafat (Durante a peregrinação) e há pecados que só serão apagados com o empenho e a dedicação para ganhar a vida, mesmo se for com a mera preocupação. Mesmo que Deus possa perdoar e agraciar os Seus servos, a pessoa deve se empenhar para receber esse perdão e essas bênçãos.

A pessoa deve ter uma meta, a pessoa deve ter um coração puro e não poluído por esta vida. E a cura para um coração doente está na leitura do Alcorão e nas devoções. A pessoa que se dirige a Deus deve ter a bagagem das boas ações além da riqueza que se empenha tanto para buscar e conquistar. No dia do juízo final as falas dos crentes serão como registrado no Alcorão Sagrado: “…dirá; Ei-lo aqui! Lede o meu registro” (69:19) sendo que o infiel dirá: “…Oxalá tivesse diligenciado (na prática do bem), durante a minha vida!” (89:24).

Interpretação e significados do Alcorão Sagrado

Quando a pessoa lê o Alcorão Sagrado sente que Deus está do seu lado e falando com ela, e isso é um sentimento cujo todos nós devemos sentir quando recitamos este grandioso livro. Infelizmente algumas pessoas leem o Alcorão Sagrado como se fosse uma obrigação, tornando a recitação morta, e esse não é o objetivo da leitura do Alcorão Sagrado. A recitação de alguns versos com meditação é melhor do que uma recitação de muitos versos sem o conhecimento e meditação sobre eles. O Alcorão Sagrado sendo profundamente estudado inspirará conhecimento, poder e riqueza espiritual em todos. Sinta e viva isso. Se meditar e pensar nas profundezas de lições cujo os versos do Alcorão Sagrado carregam irá se beneficiar muito em sua vida. Você acha que lendo o Alcorão Sagrado rapidamente durante o dia somente para finalizar um capítulo ou uma parte dele terá estas lições e inspirações?! As lições do Alcorão só te darão as grandes inspirações o quanto mais você se dedicar e aprofundar nele, e para compreender o Alcorão Sagrado há matérias importantes a serem estudadas, entre elas por exemplo a lógica e o idioma árabe. O grande sábio Ayatullah Mohammad Hussein Tabatabai, (K.S.) autor da grande coletânea da Interpretação do Alcorão Sagrado chamada Al-Mizan (A Balança), disse: “Estudei a lógica para entender a filosofia. Estudei a filosofia para entender o misticismo e estudei o misticismo para entender o Alcorão Sagrado”. Ou seja, ele estudou 3 matérias que serviram de preliminares para entender partes do Alcorão Sagrado, pois o Alcorão Sagrado não é um livro qualquer. Isso é o que requer um estudo sério, pois se leva muito tempo e dedicação para alcançar o conhecimento pleno de uma determinada área da ciência. Portanto, o Alcorão Sagrado não pode ser interpretado de uma forma simples, sem um estudo profundo. Os sábios são aqueles que se dedicam no profundo conhecimento do Alcorão Sagrado e o primeiro deles foi o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e é um grande pecado interpretar e explicar ensinamentos do Alcorão Sagrado sem conhecimento.

Infelizmente estamos tão afastados do Alcorão Sagrado no nosso dia a dia e em nossos lares que não sei se realmente vivemos os ensinamentos deste grandioso livro sagrado. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A casa na qual se recita o Alcorão brilha para os habitantes do céu da mesma forma que as estrelas brilham para os habitantes da Terra”. Este brilho não será alcançado se sua leitura não for profunda e dedicada, com pensamento ativo e meditação.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Iluminem vossos lares com a recitação do Alcorão”. Ou seja, um dos motivos da iluminação, do brilho e das bênçãos de uma residência é a recitação do Alcorão Sagrado.

Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nos alerta e diz: “A casa onde não se recita o Alcorão é como um lugar abandonado e largado”. Também numa passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A casa onde se recita o Alcorão tem a presença dos anjos, e dela saem os demônios. Seus habitantes são abençoados e as bênçãos recaem sobre ela. Já a casa onde não se recita o Alcorão Sagrado tem a presença dos demônios, os anjos são expulsos dela, seus habitantes sentem o seu aperto e as suas bênçãos serão diminuídas”. Ou seja, uma das coisas que atraem as bênçãos é a recitação do Alcorão Sagrado e a recordação de Deus, com frutos sobre a residência, a riqueza e os filhos desta casa. A decorrência da falta disso é a morte daquela residência. Ela será o lar da mentira, da calúnia, da fofoca, do mal e das maldades.

Porque tanta bênção e brilho nas residências dos Ahlul Bait (A.S.)? São estas ferramentas que produzem os grandes homens e os sábios. Estes são os motivos.

A história do sábio e da casa malvista

Narra-se que um jovem foi até um sábio religioso para negociar a troca de sua casa. O sábio religioso aceitou trocar sua casa pela casa do rapaz. Quando o sábio religioso chegou na casa, os vizinhos informaram-lhe que ela traria má sorte pois aquela casa não tinha boas energias e as pessoas que moraram nela tiveram muitos problemas, desde mortes e doenças até problemas financeiros. O sábio religioso afirmou que tudo bem, que não teria problema, e que estava decidido a morar ali. As pessoas narram que aquele sábio religioso que morou lá passou anos e anos residindo na casa e nada aconteceu com ele e nem com sua família. Qual o segredo disso? Aquele sábio era uma pessoa religiosa e recitadora do Alcorão Sagrado, e ele não fazia nada que não era do agrado e satisfação de Deus. Súplicas e outras devoções eram o dia a dia daquela casa, e por isso a residência ficou abençoada e iluminada. Como uma residência pode tornar-se amaldiçoada enquanto seu morador é uma pessoa que recorda muito de seu Senhor? Por essas devoções os anjos são os frequentadores da casa e os demônios são expulsos dela.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Louvado seja Deus que revelou o Livro ao Seu servo, no qual não colocou contradição alguma” (18:1). Por outro lado Deus também disse no Alcorão Sagrado: “Se tivéssemos feito descer este Alcorão sobre uma montanha, tê-las-ias visto humilhar-se e fender-se, por temor a Deus…” (59:21)

Narra-se que Deus criou o Alcorão Sagrado antes da criação de Adão. Quando os anjos ouviram as palavras do Alcorão Sagrado disseram: “Felicitações à nação que receberá este livro (O Alcorão), felicitações à nação que recitará este, e felicitações para aqueles que carregarão este livro (O Alcorão)”.

O depoimento de um dos eloquentes árabes sobre o Alcorão Sagrado

Moghirah ibn Shu´bah, um grande e eloquente especialista árabe da sua época, foi enviado pelos Quraishitas para testar e averiguar o texto do Alcorão Sagrado. Depois de ouvir alguns versículos do Alcorão Sagrado ele disse: “Que palavras são estas. Não são humanas e nem de gênios”. Depois de ser questionado pelos Quraishitas do porque de estar elogiando o Alcorão Sagrado e ter sido acusado de ter sido enfeitiçado, ele disse sobre o Alcorão: “Possui uma doçura (sabor) e uma fragrância maravilhosa, seus significados são frutíferos e o seu conteúdo elevado. São elevados e nada se ergue sobre eles”.

A posição de quem aprende e ensina o Alcorão Sagrado

Infelizmente não temos observado o Alcorão Sagrado, e isso é uma grande infelicidade da nossa nação. O que impede que cada um de nós leia o Alcorão Sagrado junto com seus filhos em casa? O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O Melhor entre vós é aquele que aprende o Alcorão e o ensina”. A tradição afirma: “Aquele que receber este livro e achar que Deus revelou algo mais virtuoso que ele, então estaria desmerecendo o que Deus enalteceu”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Ó Salman, você deve recitar o Alcorão pois é a Kaffarah para os pecados, proteção contra o fogo, segurança contra o castigo. A recompensa de recitar um único versículo é a mesma recompensa de cem mártires, e a recompensa de quem recita uma Surata é a recompensa de um profeta, e recai sobre o recitador a clemência e misericórdia”. Olhem só quanta recompensas existem na leitura do Alcorão Sagrado. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Adotem o livro de Deus pois é o Cordão firme Dele, luz orientadora, a cura benéfica e o rio que sacia a sede, a infalibilidade e a salvação de quem se apega nele, que jamais será desviado para ser questionado em seguida”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que recitar o Alcorão Sagrado estaria acenando para profecia em si, no entanto com a diferença de que ele não recebe o Wahi (inspiração divina)”.

Somente o fato de escutar a leitura e recitação do Alcorão Sarado é uma obrigação e uma ordem de acordo com o versículo de Deus que diz: “E quando for lido o Alcorão, escutai-o e calai, para que sejais compadecidos” (7:204). Mas infelizmente o Alcorão não é observado quando é recitado. Na verdade, não é nem recitado, e acaba ficando empoeirado em nossas casas, e isso é motivo de muita vergonha e infelicidade. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Os corações podem ficar enferrujados da mesma forma que o ferro”. Então os companheiros perguntaram como não enferrujar? E ele (S.A.A.S.) disse: “A recordação da morte e a recitação do Alcorão Sagrado”. Isso é uma verdade. O Alcorão Sagrado é a forma que o coração pode ser polido e limpo. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) afirmava que o paraíso está dividido em graus e no dia do juízo final será dito ao recitador: “Recite e suba”, ou seja quanto mais a pessoa recitar mais subirá de graus no dia do juízo final.

Somos um povo que deve ser alcorânico. Da mesma forma que cuidamos dos alimentos que nossos filhos e famílias consomem temos que alimentá-los com os ensinamentos do Alcorão Sagrado. E ao mesmo tempo, saibam que nós como pais somos os exemplos dos nossos filhos, pois o que nós praticamos eles praticarão, e por isso devemos traduzir os ensinamentos do Alcorão em nossas ações.

Segundo sermão

A grandiosidade da Noites do Decreto

A noite do Lailatol Qadr é uma noite que o servo deve receber com conhecimento, sabendo qual é a posição desta noite. Esta noite vale mais que mil noites. Nesta noite o Alcorão Sagrado foi revelado sobre o grandioso Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). O que acontece de importante e grande deve sempre ocorrer nas noites e dias sagrados. Como disse o Imam Khomeini (K.S.): “Certamente que este grande, histórico e abençoado fato da revelação do Alcorão Sagrado ocorreria numa noite sagrada também”.

O Revelador é o Criador e Senhor do universo, o mensageiro Dele é o confiável, e o anjo Gabriel entregou a Mensagem para o Mensageiro de Deus, a melhor e mais confiável das criaturas de Deus sobre a Terra. Então, o mensageiro de Deus a carregou e transmitiu, se sacrificando por seus ensinamentos e a entregando para toda a humanidade, se sacrificando por si, por seu genro, por sua filha, por seus netos e por todos os Imames. Até o dia do juízo final estes Imames a carregarão e transmitirão para toda a humanidade. Os Imames (A.S.) o recitavam e quando as pessoas passavam perante suas casas ouviam a recitação dos Imames e ficavam emocionadas. Os Imames carregaram e divulgaram os ensinamentos do Alcorão Sagrado, sendo que cada vez que eram perguntados sobre um certo assunto o respondiam. As pessoas às vezes perguntavam: “Isso é proveniente do Alcorão Sagrado?” Então os Imames respondiam: “Sim”, e daí recitavam o versículo que respondia à pergunta deles. Ou seja, o Imames eram os interpretadores verdadeiros do Alcorão Sagrado. Versículos que talvez nós recitemos, mas infelizmente não entendemos.

Entre tais significados está a Noite do Decreto, sendo que temos que nos preparar fisicamente e espiritualmente para esta noite, numa noite de total concentração para a devoção a Deus. Nesta noite se destina e se decreta tudo que ocorrerá com o ser humano. O que virá a acontecer com todos nós até o próximo ano se escreve nela e não em outra noite. Tudo que quiserem peçam nesta noite. Tudo que quiserem! Peçam por conhecimento para seus corações. Por isso o compilador do grandioso livro Mafatih Al-Jenan (As chaves do Paraíso) relata no capítulo das recomendações da Noite do Decreto as recomendações para esta noite. Ele cita: “O melhor ato recomendado nesta noite é a busca pelo conhecimento”.

A posição desta noite é tão grandiosa que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O Profeta Moisés disse: “Ó meu Deus, quero sua proximidade”. Então Deus disse: “Minha proximidade é para quem acordar na noite de Qadr (Decreto)”. Então Moisés disse: “Ó meu Deus, quero tua misericórdia”. Deus lhe disse: “Minha misericórdia é para quem for misericordioso com os necessitados na noite de Qadr”. Então Moisés diz: “Ó meu Deus, quero garantir a minha passagem sobre o SIRAT (Ponte)”. Deus lhe diz: “A garantia de passar sobre o Sirat é para quem fazer uma caridade na noite de Qadr”. Moisés então diz: “Ó meu Deus, quero das árvores e frutos do paraíso”. Deus diz a ele: “Isso é para quem faz uma recordação na noite de Qadr”. Moisés então disse: “Ó meu Deus, quero a salvação do fogo”. E Deus lhe disse: “Isso é para quem pedir perdão na noite do Decreto”. Moisés diz então: “Ó meu Deus, quero sua satisfação”. Deus disse a Moisés: “Minha satisfação é para quem orar duas genuflexões na noite de Qadr”.”

As súplicas, orações e devoções são uma grande riqueza em nossa religião, e não temos que ficar cansados por realiza-las, pois é uma noite só, que vai prescrever a sua vida até o próximo ano. Então se preparem para a vigília desta noite.

Não esqueçam de fazer as pazes e viver em harmonia com o Imam Mahdi (A.F.) e seus pais nesta noite. Façam as pazes com eles até antes o nascer do sol.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos!

 

 

 

«
»