Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A mulher exemplar, Khadijah Al-Kubrah – Sheikh Youssef Ajordi – 23/04/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Nossas condolências a todos vocês pela ocasião do falecimento da mãe dos fiéis, Khadijah bent Khuwailed.

“Saudações sobre ti, ó esposa do Mensageiro de Deus. Saudações sobre ti ó esposa do selo dos profetas. Saudações sobre ti ó esposa do senhor dos mensageiros. Saudações sobre ti, ó mãe de Fátima Azzahra. Saudações sobre ti, ó mãe de Hassan e Hussein, os dois senhores dos jovens do paraíso. Saudações sobre ti, ó mãe de todos os imames, os purificados. Saudações sobre ti, a mais sincera de todas. Saudações sobre ti ó aquela cujo foi a primeira mulher em acreditar no profeta. Saudações sobre ti, ó quem foi verdadeiramente leal a servir a Deus e concedeu toda sua riqueza ao Mensageiro de Deus. Saudações sobre ti, ó companheira do amado pelos céus. Ó filha de Abraão, o amigo de Deus, saudações sobre ti ó quem foi saudada por Gabriel. Saudações sobre ti ó quem protegeu a mensagem de Deus. Saudações sobre ti ó quem auxiliou o Mensageiro de Deus. Saudações sobre ti ó que foi enterrada pelo Mensageiro de Deus e a entregou na misericórdia de Deus. Testemunho que tu és a amada por Deus e uma das melhores de suas criaturas. Deus te fez o repouso de sua misericórdia e te concedeu um palácio de pérolas e esmeraldas no Paraíso. Que a paz e a misericórdia de Deus estejam contigo!”

Hoje, ao alcançarmos o 10º dia do mês de Ramadhan, recomendemos que todos se apeguem no temor a Deus, especialmente porque o jejum tem como seu principal fruto isto. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito (70) a vossos antepassados, para que temais a Deus” (2:183). Portanto, o objetivo do jejum é alcançar isto, e assim esperamos que seja, que todos alcancemos este grau.

A senhora Khadijah

Falar sobre a senhora Khadijah é falar de uma pessoa exemplar. Alguém que seguiu com total sinceridade o caminho de Deus e o modelo de vida que Ele revelou sobre o Seu mensageiro.

As virtudes da Senhora Khadijah

Primeira muçulmana

Uma das mais importantes virtudes e atributos da senhora Khadijah é que ela foi a primeira mulher a acreditar no Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), sendo que o primeiro homem foi o Imam Ali (A.S.). Ela era uma mulher temente a Deus, monoteísta e uma mulher culta e estudiosa.

A sua posição perante Deus

Ela realmente tem uma posição grandiosa perante Deus. Sabem quem saudou esta nobre senhora? Foi Ele, Deus, o altíssimo, o criador do universo. Certa vez o arcanjo Gabriel desceu sobre o Mensageiro de Deus e revelou a ele que: “Deus está saudando ela (Khadijah)”. E esta foi uma das exclusividades da senhora Khadijah.

Numa outra narrativa dizem que após o falecimento da Senhora Khadijah o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) queria consolar Fátima Azzahara (A.S.), a qual estava muito triste pela perca de sua mãe. Ele disse: “O arcanjo Gabriel me prometeu que a residência de sua mãe Khadijah será no Paraíso, entre a casa da Mariam filha de Omran e a casa de Asia filha de Muzahim (esposa do Faraó). A casa dela será de puras pérolas”.

A ascensão do profeta

E um dos atributos da senhora Khadijah foi que a ascensão do profeta (S.A.A.S.) a Jerusalém e em seguida aos céus partiu de sua casa. Ela abraçou o Islam e acolheu o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) em toda força em sua missão sagrada, e este foi um dos mais importantes fatos da história do Islam.

A posição da Senhora Khadijah perante o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.)

Sua posição era grandiosa sendo que ele falava sobre ela com orgulho e honra. Ele dizia perante os muçulmanos: “Ó humanos, querem que eu vos indique a melhor das pessoas, que tenha os melhor avós?” As pessoas disseram: “Sim, ó Mensageiro de Deus”. Ele disse então: “Os melhores são Hassan e Hussein, pois eles têm os melhores avós”.

Narra-se que o Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Quando a senhora Khadijah faleceu, Fátima Azzahra se refugiou ao seu pai, o Mensageiro de Deus, e dizia: ó pai, cadê minha mãe? Então o arcanjo Gabriel desceu e disse: Deus te ordena que saúde Fátima e diga a ela que sua mãe está numa casa cujo o piso é de ouro e suas colunas de rubi. Esta casa está entre a casa de Mariam e Asia. Fátima então disse: Deus é a paz, Dele vem a paz e á Ele vai a paz”.

O dia do falecimento dela foi uma grande tragédia. Este dia em que a grande consoladora do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) faleceu, foi muito triste. Quando o profeta era acusado e perseguido e maltratado e machucado pelas pessoas, a senhora Khadijah o recebia em sua casa, o consolava e cuidava de suas feridas. Ela o acolhia e o confortava com suas palavras e gestos.

Saudações sobre esta nobre senhora, no dia em que ela nasceu, dia em que ela morreu e dia em que ela será ressuscitada.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Neste mês abençoado de Ramadhan, o mês da solidariedade e da bênção, o mês do sentimento pelos pobres e necessitados, o mês de sentir a piedade para com os órfãos. Precisamos muito viver o modelo da senhora Khadijah em nossas vidas, especialmente na questão de oferenda e donativo.

A senhora Khadijah era uma mulher rica, nos dias de hoje ela seria chamada de milionária ou até mesmo bilionária. Ela tinha centenas de empregados, milhares de camelos, centenas de bacias de ouro e de prata. Ela concedeu tudo que tinha pela causa de Deus e pela causa da Mensagem de Deus. Não parte ou a metade, tudo! Imagine alguém que tenha milhões e conceder tudo. A narrativa afirma que ela abriu mão de tudo até que não sobrou nada para eles senão um único cobertor cujo se cobriam a noite. Só! Senão como vocês acham que os muçulmanos conseguiram passar do cerco econômico imposto pelos incrédulos?! Certamente que a riqueza de Khadijah os ajudou. E como ainda o mensageiro de Deus conseguiu executar o seu projeto e a sua mensagem entre aquela sociedade?

Além disso, Ibn Abbas interpreta o verso do Alcorão Sagrado que diz: “Não te achou necessitado e te enriqueceu?” (93:8), sendo aplicado diretamente neste caso, a riqueza de Khadijah cujo foi concedida ao profeta Mohammad (S.A.A.S.) e ao Islam.

Khadijah não foi exemplo apenas para mulheres e sim para os homens também. Ela foi a senhora das mulheres do universo em sua época. Foi por isso que quando uma das esposas do mensageiro de Deus (S.A.A.S.) ofendeu a senhora Khadijah ele disse: “Ela foi quem acreditou em mim quando todos me desmentiam. E ela me consolou com sua riqueza quando todos me privaram”.

Se quisermos alcançar a intercessão da senhora Khadijah isso só poderá ser conseguido se seguirmos o exemplo dela. A situação está bem difícil em todos os lugares por conta da pandemia. Sentir a dor dos pobres e necessitados e ajudá-los e se solidarizar com eles é uma forma de seguir o exemplo dela.

Já o conselho que dou para as famílias, especialmente as mulheres, é que devem ser pacientes. Com toda esta pandemia muitos pais de família não conseguem manter a casa no mesmo nível que se vivia antes da pandemia. Algumas esposas não são companheiras e ao viver as condições financeiras difíceis elas procuram justificativas para pedir o divórcio. Isto é muito difícil.

Saibam irmãos que o profeta Mohammad (S.A.A.S.) era pobre desde o começo e quando ele casou com Khadijah ainda era pobre, e mesmo assim ela não desistiu dele e nunca o abandonou.

Queridas irmãs, consolem seus maridos e aguentem a situação. Esta será uma crise e vai passar. Com certeza vai passar, mas o mais importante é que sigam exemplo da senhora Khadijah neste sentido e aprendam como ela viveu o verdadeiro amor e paixão com seu esposo, mesmo com condições financeiras difíceis.

Louvado seja Deus, o senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad e sua purificada linhagem.

 

«
»