Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A língua é perigosa – Sheikh Youssef Aordi – 29/10/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus.

Uma das grandes bênçãos de Deus sobre o homem é a língua, que é um importante membro do corpo humano. Mas uma bela passagem nos faz perceber o quanto este órgão é perigoso. Com certeza é o mais perigoso e mais delicado.

O Imam Ali Assajad (A.S.) dizia: “A língua do homem olha para os demais membros do corpo pela manhã e diz: ‘como vocês amanheceram?’ Eles respondem: ‘Estamos bem se você nos deixar em paz’. Eles dizem também: ‘Seja piedosa conosco. Seremos recompensados ou castigados por seu meio’.”

Ou seja, todos os membros do ser humano pagam pela língua, seja recompensa ou castigo. Sem dúvida, a língua pode ser o fato crucial para derrubar ou elevar qualquer pessoa.

Numa outra nobre passagem se afirma: “Todos os dias os órgão imploram a língua para ser cuidadosa, pois por meio dela eles poderão ser castigados”.

Outra nobre passagem diz: “As pessoas serão lançadas no inferno por causa de suas línguas”.

O Imam Ali (A.S.) dizia: “A boa língua será mais valiosa que a riqueza.”

É a língua que faz a pessoa mostrar o que se passa no coração e na mente da pessoa. Muitas vezes uma pessoa bem vestida ou aparentemente legal se apresenta para as outras e atrai a atenção de todos. Mas basta ela começar a falar que todos descobrem suas falhas e sua mentalidade. E o contrário disso também pode ocorrer. Alguém mal vestido e mal apresentado chega num grupo e é ignorado, mas assim que abre a boca e começa a falar as pessoas descobrem sua sabedoria e inteligência.

A fé firme depende da língua

Numa linda passagem do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) temos: “A fé do indivíduo não se afirmará até que seu coração se torne firme. E seu coração não se firmará até que sua língua se firme”.

Os males da língua

Falar falsidades

Quando o povo do inferno for perguntado o que lhes fez estarem lá responderão: “Responder-lhes-ão: Não nos contávamos entre os que oravam (43). Nem alimentávamos o necessitado (44). Ao contrário, dialogávamos sobre futilidades, com palradores (45).” (74)

Há um grupo de pessoas que só gosta de falar. Se não tem o que falar eles começam um novo assunto, e quanto mais se dá corda mais a pessoa pode falar.

Discussão sem objetividade.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O servo não alcançara a verdadeira fé se não deixar as discussões, mesmo com razão”.

Insultos

O profeta (S.A.A.S.) dizia: “O fiel não é insultador, não amaldiçoa e nem ofende”.

E se alguém fizer isso? Pode acontecer, e um fiel se fizer isso está claro por meio deste dito que se sua fé está incompleta. Ou seja, alguém que é fiel deve controlar sua língua, pois só assim sua fé será completa.

Expor os segredos

Um verdadeiro fiel nunca expõe os segredos dos seus irmãos.

Mentir

Imam Ali (A.S.) dizia: “O pior dos pecados perante Deus é praticado pela língua que mente”.

O fiel não mente.

Ghibah

A Ghibah é falar mal do outro pelas costas.

Os castigos da língua

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Deus castigará a língua com um castigo cujo nenhum outro membro será castigado igual. A língua então dirá para Deus: ‘ó senhor, você me castigou de tal maneira que nenhum outro membro foi castigado’. Deus dirá: ‘você falou uma palavra, esta palavra ultrapassou o leste e o oeste e então uma honra e um respeito foi violado por causa dela. Juro pela minha majestade e posição, irei castigar tu (ó língua) de maneira que nenhum outro membro foi castigado’.”

Todos estes ditos não bastam para não nos alertar para usarmos nossas línguas de maneiras corretas, e não falar mal de alguém ou revelar segredo de alguém ou mentir ou dizer algo que não satisfaça a Deus?

A cura

Alguém pode falar que está com um dos problemas acima e não sabe o que fazer. Podemos dar as seguintes soluções:

Silêncio

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Quem ficar em silêncio se salvará”.

Imam Ali (A.S.) dizia: “… que cada um de vocês prenda sua língua, pois a língua é como um animal selvagem…”.

Imam Al-Baquir (A.S.) dizia: “Os nossos verdadeiros seguidores são os mudos”. Ou seja, aqueles que evitam falar.

Falar o que é bom

Se a língua está acostumada a falar o mal, então vamos acostumá-la a falar o bem.

Recordar de Deus

Especialmente aqueles que estão acostumados a insultar e xingar.

Pensar antes de falar

Como é bom pensar antes de falar. Ali (A.S.) dizia: “A língua do fiel está atrás do seu coração e a língua do hipócrita está na frente no seu coração”. Isso é, o fiel pensa e medita antes de falar e não o contrário.

A língua é a chave de todo bem ou a chave de todo mal!

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “E modera o teu andar e baixa a tua voz, porque o mais desagradável dos sons é o zurro dos asnos”. (31:19)

O Profeta Luqman (A.S.) sempre recomendava e aconselhava seu filho sobre algumas questões e entre elas pedia para seu filho que moderasse em sua voz pois o pior dos sons é o do asno.

Ao gritarem, ao xingar e ao falarem alto é como se fizessem o mesmo som no asno. As pessoas às vezes só sabem gritar com o empregado, com a esposa, filhos, amigos e etc… Vamos ficar mais atentos, pois a voz só se deve ser levantada para erguer a verdade e não qualquer outra coisa. A nossa voz é uma bênção, pois reflete o que nossa língua quer dizer. E a língua por sua vez é a transmissão da nossa mente e coração. A voz deve ser carinhosa, com calma, piedosa, levar a palavra da paz e da segurança às pessoas. Deus dizia a Seu mensageiro para divulgar a Sua mensagem por meio da palavra gentil. Vamos prestar mais atenção em nossas falas.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

«
»