Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A importância da oração congregacional – Seyyed Al- Al-Mousawi – 18/12/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bait (A.S.) a todos nós, e Deus ama os tementes.

Irei dar continuidade ao meu assunto da semana passada sobre as casas sagradas e locais de oração.

A oração nas igrejas e sinagogas

Qual a posição da oração do muçulmano na igrejas e sinagogas?

A resposta é: não há problema em um muçulmano rezar a oração islâmica dentro do espaço da igreja ou da sinagoga, e para isso não precisa ele pedir permissão pois como é de costume se a mesquita é um local para todos os públicos e ele não precisa de permissão para entrar e rezar, as demais casas sagradas de Deus também têm a mesma regra válida.

Recomendações para quem frequenta as mesquitas

Iluminar a mesquita

É muito recomendado que a pessoa ilumine a mesquita e ligue a luz.

Varrer e limpar

É muito recomendado que a pessoa cuide da mesquita da mesma forma que cuida de sua casa. Se ver algo sujo o limpe ou se ver alguma sujeira tire-a. Não precisa ela nem pedir para alguém fazer isso, ela mesma pode fazer isso.

Oração de saudação

É muito recomendado que a pessoa faça a oração de duas genuflexões como uma saudação para a mesquita. Esta oração pode ser substituída pela oração obrigatória também caso a pessoa venha fazê-la.

Amizade

Entre as recomendações é que não faça companhia com aqueles que não sejam entre os frequentadores das mesquitas. Ou seja, evitar fazer companhia a eles.

MAKRUH

As coisas não recomendadas a serem feitas dentro das mesquitas:

Dormir

Não é recomendado que a pessoa durma dentro do espaço da mesquita.

Gritar e falar alto

Enquanto na mesquita não é recomendado que a pessoa levante a voz exceto se for para fazer o Azan, o chamado para a oração. Fora isso não é recomendado que a pessoa levante sua voz.

Poesias

Não é recomendado também que a pessoa cante melodias ou recite poemas dentro da mesquita. Se for algum poema com alguma lição de vida pode ser, mas poemas mundanos não são recomendáveis.

Comércio e negociações

Não é recomendado que a pessoa faça comércio ou negociações dentro das mesquitas. Este não é lugar um para isso.

Quem comeu cebola ou alho

As pessoas que comeram cebola ou alho ou demais coisas que tenham odor que possam causar incomodo para as pessoas, é melhor que seja evitado.

Crianças e loucos

Evitar que crianças ou loucos entrem nas mesquitas. Isso porque irá causar um incomodo ou desvio de foco dos frequentadores da mesquita. Se a criança for quieta e está lá para aprender ou ficar ao lado do pai tudo bem, mas quando a criança é bagunceira e fica distraindo os oradores, melhor evitar isso.

DEMAIS

Não é recomendado expor as pernas, as coxas, o umbigo na mesquita como também não é recomendado soltar gazes dentro da mesquita. Mesmo que não haja nenhuma pessoa olhando não é recomendado.

A importância das orações congregacionais

As orações congregacionais são extremamente recomendadas no Islam. Além da recomendação elas são o meio pelo qual as pessoas se encontram e se conhecem dentro da casa sagrada de Deus. Pelo menos uma vez por semana, ou uma vez por mês a pessoa deve frequentar a mesquita e esta atividade certamente irá fazê-lo conhecer novos irmãos de fé e encontrar os demais fiéis. Deus disse no seu livro sagrado: “Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado” (49:13).

Quais orações?

Todas as orações diárias são as orações cujo mais são recomendadas a serem realizadas congregacionalmente nas mesquitas, mas as que mais são recomendadas são as orações da manhã e a oração do crepúsculo.

Onde?

Em qualquer lugar. Mesmo que a pessoa não possa vir nas mesquitas para orar congregacionalmente ela pode pelo menos orar em casa junto com sua família. A oração congregacional é extremamente recomendada mesmo que seja feita entre amigos e irmãos em suas residências ou trabalhos.

Preferência

A oração congregacional é mais recomendada ainda para os vizinhos das mesquitas, sejam eles moradores ou comerciantes que possuem lojas próximas das mesquitas.

Quantas pessoas?

Mesmo que sejam 2 pessoas, que é o número mínimo de pessoas, a oração será classificada como congregacional e assim terá a recompensa desejada. O Imam Assadiq (A.S.) foi perguntado: “Dois homens podem orar de forma congregacional?”. Ele (A.S.) respondeu: “Sim. O orador deve ficar atrás, do lado direito do Imam”.

A preferência pela oração congregacional

A oração congregacional é tão importante e recomendada que o Imam Al-Redha (A.S.) foi perguntado qual seria mais preferível pra Deus, a oração na Mesquita de Kufa (A qual vale por 1000) ou a oração congregacional? O Imam Al-Redha (A.S.) respondeu: “A oração congregacional é preferível”.

Numa narrativa o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) afirmou: “O anjo Gabriel veio a mim após a oração do meio dia acompanhado de 70 mil anjos e me disse: O teu senhor te saúda e te entregou dois presentes cujo jamais entregou a nenhum outro profeta. Eu perguntei: Quais são estes presentes? O anjo me disse: As orações de Al-Watr* e as orações diárias feitas conregacionalmente. Eu perguntei: ó Gabriel, qual é a recompensa da minha nação com a oração congregacional? Ele me respondeu: Ó Mohammad, se forem dois oradores Deus irá registrar para cada um deles por cada oração a recompensa de 150. Se estiverem em 3 pessoas cada um terá a recompensa de 600 orações por cada genuflexão realizada. E assim por diante a quantidade de recompensas vai se multiplicando, e quando ultrapassar os 10, nada, nem se todo o mar fosse a tinta e se todas as árvores fossem o papel, e nem se todos os anjos e humanos e gênios fosses os escrivãos, nem tudo isso conseguiria registrar o tamanho da recompensa que estes oradores terão em apenas 1 genuflexão! Ó Mohammad, uma única TAKBIRAH* cujo o orador faz junto com o Imam vale por mais de 60 mil peregrinações e vale mais do que tudo nesta vida por 70 mil vezes”. Apenas Deus sabe a verdadeira recompensa destes oradores.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “A oração atrás do sábio vale por 1000 orações…” Ou seja, a cada elemento acrescentado a quantidade de recompensas será multiplicada para a pessoa.

A participação é um dever quando não há restrições

E por fim, uma passagem muito importante do Profeta (S.A.A.S.) diz: “Aquele que não orar na mesquita, sua oração é inválida, exceto se tiver uma razão…”. Ou seja, quem não tiver razão para falta na mesquita, mora próximo, tem boa saúde e condições e nada o impede de ir a mesquita, suas orações podem não estar sendo válidas pois ele está rejeitando e deixando de participar propositalmente na Mesquita. Às vezes quando a pessoa por exemplo mora longe ou as estradas são inapropriadas, ou as condições climáticas são ruins ou não há condições financeiras para ela ir na mesquita, esta pessoa está isenta desta obrigação, mas quem tem condições tem o dever de ir.

Numa narrativa dizem que o Imam Ali (A.S.) soube que um grupo de pessoas não vinham rezar na mesquita. Ele (A.S.) se levantou e discursou: “O grupo de pessoas cujo não participa conosco nas mesquitas, não comeremos, nem beberemos, nem casaremos e nem pediremos vossos conselhos até que venham e participem aqui conosco das orações conregacionais”. Ou seja, enquanto a pessoa não tiver razão de não participar na mesquita é dever e obrigação de ir. Dizem que depois deste discurso os muçulmanos que participavam nas orações da mesquita romperam com aquele grupo que não participava e então até que depois de um tempo aquele grupo começou a frequentar a mesquita.

Vamos refletir

O ser humano deseja lucrar com tudo e multiplicar seus ganhos em tudo aqui na vida terrena. Mas, e na outra vida, não vale a pena a gente multiplicar os nossos ganhos? Sabiam que a gente poderia ter muitos ganhos e grandes recompensas com pequenas ações feitas aqui na terra?! Vamos repensar nossas prioridades e começar a refletir mais nisso.

Imaginem cada genuflexão válida por milhares de orações só porque é realizada de forma congregacional. Porque deixaria de ganhar estas recompensas? É uma pena que a pessoa não participe da oração congregacional e quando participa chega atrasada. Vamos tentar chegar nos primeiros horários para alcançar a Takbriha do Imam e multiplicar nossas recompensas no dia do juízo final.

Então, queridos irmãos, uma vez por dia, ou por semana ou por mês, devemos participar nas orações congregacionais da mesquita sem haver uma razão lógica por trás dela, pois isso é uma das condições e demonstrações de fé, e como a cada devoção evitada certamente é coisa do Satã, pois ele é o inimigo do ser humano e jamais desejará o bem para ele.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

*Al-Watr: A oração da madrugada que é de extrema recompensa. É formada de uma única genuflexão. A primeira parte da oração é formada de 4 orações de 2 genuflexões cada uma.

* Takbirah: É o ato de levantar as mãos até as orelhas e dizer Allahu Akbar para iniciar a oração.

 

«
»