Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A hora está se aproximando – Seyyed Al- Al-Mousawi – 17/12/2021

Primeiro Sermão

A hora está se aproximando

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bit (A.S.) a todos nós, e Deus ama os tementes.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “A Hora (do Juízo) se aproxima, e a lua se fendeu (1) Porém, se presenciam algum sinal, afastam-se, dizendo: É magia reiterada! (2) E o rejeitam, e persistem em suas luxúrias; porém, cada coisa terá o seu fim (3)”.

A hora está próxima. Mas que hora? A hora não no sentido de 60 minutos, mas a hora no sentido de o momento. O momento do juízo final.

Na verdade, tudo que relacionado ao futuro fica mais próximo de nós a cada dia, mas aquilo que se viveu no passado fica a cada dia mais longe.

O que estão esperando?

A hora se aproxima, o tempo está passando. E quando o profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi enviado é como se fosse feito o último chamado, pois depois dele não haverá mais nenhum profeta. Então é como se o chamado fosse para que as pessoas se atentem e se orientem o quanto antes, pois o tempo está acabando e a cada dia que passa estamos nos aproximando mais para do dia do juízo final.

Até antes de Mohammad (S.A.A.S.) Deus nunca havia revelado algo assim, mas quando Mohammad (S.A.A.S.) foi enviado foi feito o último chamado.

Mais uma observação sobre este capitulo é que todo ele serve de alerta para as pessoas, exceto os dois últimos versículos. Então é como se Deus estivesse dizendo: “O que estão esperando? A hora está próxima”.

A lua se dividiu

Esta surata foi revelada em Meca antes da migração do Profeta (S.A.A.S.) para Medina. Deus diz aos fiéis: “A hora se aproxima”. E o milagre cujo acompanhou este versículo foi que quando o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) foi desafiado pelos incrédulos a dividir a lua no meio se ele realmente fosse verdadeiro, pela ordem de Deus ele aceitou o desafiou e a lua se dividiu no meio.

E mesmo assim, depois deste e de outras dezenas de milagres, eles mentiram para o Profeta (S.A.A.S) e não acreditaram nele.

Depois do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

A profecia terminou com Mohammad (S.A.A.S) e por isso depois dele o tempo estaria acabando e a hora estaria chegando. O Imam Al-Redha (A.S.) dizia: “Meus pais narram que Ali (A.S.) dizia: ‘A lua se dividiu em duas partes e o profeta disse: testemunhem com seus olhos’.”

Ibn Mas´ud narra: “A lua foi dividia no meio na época do Profeta (S.A.A.S.) mas os Quraishitas acusaram ele de feitiçaria. Disseram então aguardaremos as caravanas para nos certificar se eles também viram a lua se dividir no meio. E se eles tiverem visto que a lua se dividiu no meio vamos acreditar”.

Esperamos que estejamos entre aqueles que estão preparados para o dia do juízo final.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo Sermão

A importância de gastar pela causa de Deus

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Aproveitem das oportunidades da vida para fazer o bem. No dia fatídico a pessoa se arrependerá por não ter feito o bem e pedirá a Deus que a ressuscite e retorne para a vida para que ela faça algo de benéfico, mas a resposta será não. Deus o altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “Fazei caridade de tudo com que vos agraciamos, antes que a morte surpreenda qualquer um de vós, e este diga: Ó Senhor meu, porque não me toleras até um término próximo, para que eu possa fazer caridade e ser um dos virtuosos? (10) Porém, Deus jamais adiará a hora de qualquer alma, quando ela chegar, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis (11)”. (63)

Gastar pela causa de Deus é essencial, senão as ações serão inválidas. O ato de se exibir e ostentar fazendo o bem perante os outros e pela causa das pessoas e não pela causa de Deus invalida as ações e é um grande pecado. Quando quiserem gastar, irmãos e irmãs, façam por Deus e pela intenção de Deus. Algumas pessoas gostam de serem citadas. Que o fulano doou tanto ou o fulano gastou tanto. Para que isso? Deus já sabe e Deus já viu e já está registrando que você doou tanto e ajudou tanto. Evitem o exibicionismo e purifiquem vossas intenções e não se exibam em suas boas ações e caridades, pois isso pode invalidar vossas ações, o que isso seria uma pena.

O arrependimento

Aqueles que ajudaram e doaram e já fizeram antes de morrer estão em paz e tranquilos. Mas, aqueles que ainda não fizeram e não gastaram pela causa de Deus, no momento da morte se arrependerão e desejarão ter feito antes de morrer, pois se tivessem feito seriam incluídos entre os virtuosos.

Uma das melhores ações é a caridade, até pela alma do falecido. Mesmo que a pessoa tenha falecido fazer algo para a alma de um falecido o aliviará e o recompensará pela sua ação.

E que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Louvado seja Deus, o senhor do universo.

«
»