Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A honra e a desonra sob o ponto de vista divino / Discurso da Senhora Zainab perante Yazid – Seyyed Ali Al-Mousawi – 02/10/2020

PRIMEIRO SERMÃO

Os pecados capitais no Islam

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus. Pois temer a Deus é a melhor das bagagens e é o testamento e conselho dos Ahlul Bait (A.S.) a todos nós.

Deus disse no seu livro sagrado: “Quanto ao homem, quando seu Senhor o testa, honrando-o e agraciando-o, diz (orgulhoso): Meu Senhor me honra! (15) Porém, quando o prova, restringindo a Sua graça, diz: Meu Senhor me afronta! (16)”. (62:9)

Qual o significado da Honra e da Afronta, no Alcorão Sagrado?                      

A natureza humana acha que Deus está a honrando quando lhe agracia com algo, o que não é necessariamente verdade. Tudo com o que Deus nos atinge serve como um teste. Deus quando agracia o homem com suas abundâncias, deseja testá-lo, ver se ele será grato ou não. Por sua vez, a gratidão pode ser dividida em três categorias, formas:

a) Agradecimento na fala

b) Agradecimento no coração

c) Agradecimento na ação

O ser humano não deve achar que as graças concedidas a ele são frutos de seus esforços e méritos unicamente. É importante sabermos que tanto as desgraças quanto as abundâncias, todas são um tipo de teste ao indivíduo.

O maior e mais importante tipo de agradecimento se revela na prática, na qual a pessoa agradece a Deus ajudando o próximo e concedendo parte do que lhe foi proporcionado a quem mais precisa, especialmente os parentes. Em um trecho da oração do mês de Sha´ban se diz: “Ó Deus nosso, me faça agraciar aqueles que foram privados de sua graça através daquilo com que me agraciaste”.

Tudo é um tipo de teste

A verdadeira honra se encontra quando a pessoa compartilha a graça que Deus lhe proporcionou com os outros. Allama Al-Tabatabaei disse em sua interpretação deste versículo no Al-Mizan: “Se o ser humano for agraciado nesta vida ou for privado de suas graças, deve estar ciente que ele está sob a vigia de Deus diariamente, Deus o observa, e vê se ele será grato ou ingrato”.

Deus vigia tudo

Hoje em dia é comum irmos a lugares e os mesmos estarem sob grande vigilância, por isso as pessoas acabam prestando mais atenção no que fazem, pois sabem que estão sendo vigiadas. Mas saibam irmãos, que Deus possui o maior e mais complexo sistema de vigilância, não somente do mundo e sim do universo inteiro. Ele sabe o que se passa em nossos corações e mentes, e nada passa despercebido.

A transgressão humana

Infelizmente, hoje em dia, vemos que muitas pessoas não passam deste teste. Quando estão em alta, quando são agraciadas, quando vivem a abundância, não passam no teste e acabam se desviando do caminho da gratidão. Deus diz sobre esta situação no Alcorão Sagrado: “Qual! Em verdade, o homem transgrede (6) Quando se vê rico (7)”. (96)

O rico jamais deve transgredir, pelo contrário, deve ser mais humilde a cada dia. Como é citado numa das orações: “Agracie os ricos com mais humildade e os pobres com mais paciência”. É assim que a sociedade pode viver a paz e a tranquilidade. Sem isso, viveremos o descontentamento e o transtorno em nossa sociedade.

Voltando a interpretação do Allamah Tabatabaei, que diz: “A pessoa acha que quando Deus lhe agracia com algo é porque ela é merecedora desta graça. Mas com esse tipo de pensamento ela começa a transgredir e se exceder, começa a fazer o que quiser. Ainda pior é quando a pessoa acha que Deus a priva de alguma graça porque Ele quer ofender ela ou desonra-la. Então, neste caso perde a esperança e começa a sua descrença”.

O Imam Assajad (A.S.) dizia em suas orações: “Ó Deus nosso, me honre, mas não me faça ser arrogante”.  Karun, aquele homem arrogante e orgulhoso dizia isso, e era tão arrogante que o Alcorão nos diz sobre o seu fim. A terra o engoliu com seu palácio e toda a sua riqueza.

A pobreza é considerada um grande teste. Mas isso não significa que a pessoa deve perder sua paciência. Algumas pessoas quando ficam pobres falam “Sou uma pessoa sem sorte” outras falam “Aí de mim”. Isso não pode ser feito porque é um sinal de desespero e perca de paciência.

Tudo é um teste

Allamah Tabatabaei continua dizendo: “A verdadeira honra não se encontra nas graças e nas abundâncias concedidas ao ser humano. A verdade é, tudo é um tipo de teste”.

O verdadeiro fiel sabe que Deus jamais abandona as pessoas sem serem testadas. Deus disse: “Porventura, pensam os humanos que serão deixados em paz, só porque dizem: Cremos!, sem serem postos à prova?”. (29:2)

A verdadeira honra e desonra

Deus não enriquece as pessoas por merecerem a riqueza e nem priva por desmerecerem. Deus decide e sabe o que faz, testa seus servos por meio destas ferramentas (restringindo e provendo). A verdadeira honra do servo perante Deus é quando o servo o obedece, já a verdadeira desonra é quando o servo desobedece a Deus. O critério para honrar ou desonrar o servo é a obediência a Deus. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Toda a alma provará o gosto da morte, e vos testaremos com o mal e com o bem, e a Nós retornareis”. (21:35)

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

SEGUNDO SERMÃO

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, recomendo a todos e a mim mesmo a temência a Deus, a seguirmos suas ordens e evitarmos desobedecê-lo. Recomendo a todos os irmãos e irmãs a praticarem todas as orações obrigatórias e também a oração do início do mês, cujo citamos na semana passada. Deus disse: “…Quem temer a Deus, Ele lhe apontará uma saída”. (65:2)

Nos aproximamos do período do Arbain do Imam Al-Hussein (A.S.) e a visita ao Imam é um dos sinais de fé mais importantes de acordo com narrativas de vários Imames.

O sofrimento dos Ahlul Bait (A.S.)

Os Ahlul Bait (A.S.) passaram por muitos sofrimentos durante toda a viagem que fizeram com a caravana dos aprisionados quando saíram de Karbala passando de cidade em cidade até chegarem a sede do governo em Sham. Lá o Imam (A.S.) pediu a Yazid que lhe entregasse as cabeças sagradas que tinham sido decapitadas pelos soldados do tirano nas terras de Karbala. O Imam (A.S.) foi atendido.

Antes disso a cidade de Sham testemunhou um grande discurso cujo abalou o estado omíada. Foi quando Yazid recitou certas poesias que diziam:

Como queria que meus avós estivessem vivos

Eles iriam me parabenizar pelo que fiz

E me dizer que não poupe esforços

Para verem que me vinguei do Profeta

Neste momento Zainab se rebelou perante Yazid e discursou: “Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad e sua purificada linhagem. Deus disse no Alcorão Sagrado: “E o destino daqueles que cometeram o mal será pior, pois desmentiram os versículos de Deus e deles escarneceram!”

Ó Yazid, Deus e Seu Profeta disseram que pecar e considerar os Seus sinais falsos é igual a ridicularizá-los. Ou seja, negar o sinal de Deus, considerá-lo insignificante e alegrar-se com isso, recitar poemas acerca do martírio dos filhos do Profeta da mesma forma que os idólatras de Meca alegravam-se e cantavam pelo martírio dos muçulmanos na batalha de Uhud, e falar sobre vingança sobre o Profeta. Dessa maneira vos tornaram como eles. Como chegaram a tal ponto? Chegaram por terem cometido muitos pecados. Aquele que trilha o caminho do pecado e persiste nele, irá de acordo com o veredicto do Alcorão negar os sinais de Deus, eventualmente os ridicularizarão, e merecerão a punição divina. Ó Yazid, achas que nos tornamos humilhados e desonrados devido ao martírio de nossos familiares e nosso aprisionamento? Por ter nos fechado os caminhos, nos capturado e conduzido de um lugar a outro, achas que Deus retirou Suas bênçãos de nós? Achas que matando pessoas santas vos tornastes grandioso e respeitável, e que Deus Vos olha com carinho e bondade? Por isso, e devido a seu pensar desvirtuado, vos tornastes arrogante e orgulhoso. Vos tornastes jactancioso por ver os acontecimentos ocorrerem em seu favor. Vos esquecestes, entretanto, o que Deus disse: “Os incrédulos não devem pensar que Nosso termo é em seu favor. Nós lhes demos um prazo apenas para que aumentem seus pecados. Para eles haverá um humilhante tormento”. Ó filho dos libertados (São aqueles que foram libertados e perdoados pelo profeta no dia da conquista de Meca), é justo que mantenha vossas esposas e servas reclusas, mas as filhas do Profeta desabrigadas, monte-as em camelos e as entregue a seus inimigos, que as conduz de uma cidade a outra? Como não serias maldoso conosco, uma vez que nos olha com tamanha hostilidade? Dissestes com intrepidez e sem imaginar que pecavas: “Desejava que meus familiares que foram mortos em Badr estivessem presentes hoje”. Golpeais o Imam Hussein em seu dente com um bastão! Por que agis dessa forma, como se já não tivesse feito o que quisestes e já não tivestes ferido as raízes da virtude e da piedade? Derramastes o sangue dos filhos do Profeta e apagastes as brilhantes estrelas da Terra dentre os descendentes de Abdul Muttalib sob as nuvens da opressão e da injustiça. Entretanto, estareis perante Deus em breve. Encontrareis vossos antecessores e será conduzido para o mesmo lugar deles. Nesse momento desejareis profundamente que fosseis cego e mudo e não tivesse dito que esse foi um dia de júbilo para vossos antecessores”.

A filha do Imam, nesse momento, orou: “Ó Deus, faça prevalecer nosso direito e vingue-se daqueles que nos oprimiram”. Ela, então, se voltou para Yazid e disse: “Por Deus que vós arrancastes vossa pele e cortastes vossa carne. Em breve estareis perante o Profeta de Deus e verás com seus próprios olhos que seus filhos estão no Paraíso. Este será o dia em que Deus libertará os descendentes do Profeta da dispersão e os reunirá no Paraíso. Essa é a promessa que Deus fez no Alcorão Sagrado. Ele diz: “Pensais que aqueles que foram abatidos pela causa de Deus estão mortos? Sabeis que eles estão vivos com seu Senhor e por Ele são sustentados”. Ó Yazid, no dia em que Deus for o Juiz e Mohammad o intercessor, vossos membros testemunharão contra vós, vosso pai, que vos fez governante dos muçulmanos, receberá a punição. Neste dia será conhecida a recompensa que os opressores merecem, qual posição é pior e qual grupo é mais humilde. Ó inimigo de Deus e filho do inimigo de Deus, eu juro por Deus que vos considero humilde e que não és digno sequer de seres reprimido e advertido. O que devo fazer, nossos olhos derramam lágrimas, nossos corações queimam e nossos mártires não voltaram com nossa reprimenda e advertência. Meu Hussein foi morto e os partidários de Satã nos conduzem aos tolos que, por sua vez, terão suas consequências por insultarem a Deus. Nosso sangue escorre de suas mãos e nossa carne cai de suas bocas. Os santos corpos dos mártires foram deixados aos lobos e aos selvagens animais carnívoros. Se ganhastes algo com o derramamento de sangue, certamente estará entre os perdedores no Dia do Juízo. Neste dia nada será contabilizado senão vossas ações. Neste dia amaldiçoarás Ibn Marjana e ele vos amaldiçoará. Neste dia vós e vossos seguidores discutireis uns com os outros por um lado da balança divina. Neste dia verão que a melhor provisão que seu pai vos concedeu foi a possibilidade de assassinardes os descendentes do Profeta. Juro por Deus que nada temo senão Ele e não recorro a nenhum outro. Vós empregareis vossos vão esforços, porém juro por Deus que a humilhação e a desgraça que acumulastes por ter-nos tratado dessa maneira não poderão ser erradicadas. Eu louvo a Deus, que concluiu a vida dos líderes dos jovens no Paraíso com prosperidade e misericórdia, e acomodou-os no Paraíso. Rogo a Deus que Ele eleve suas posições, pois Deus é o Todo-Poderoso”.

Que Deus nos conte entre os seguidores fiéis deste e dos demais Imames, e que faça-os serem nossos intercessores no dia do juízo final.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»