Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A firmeza – Seyyed Ali Al-Mousawi – 30/10/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

A firmeza 

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bit (A.S.) a todos nós e Deus ama os tementes.

Parabenizamos a todos pela ocasião do grandioso nascimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e de seu neto o sexto Imam, o Imam Jafar Assadiq (A.S.).

A importância da firmeza no caminho

Deus diz no Alcorão Sagrado: “Entre os humanos há, também, quem adore Deus com restrições: se lhe ocorre um bem, satisfaz-se com isso; porém, se o açoita um adversidade, renega e perde este mundo e o outro. Esta é a evidente desventura”. (22:11)

Qual significado do termo “restrições”?

Neste versículo o termo restrições significa partes, ou isoladamente. São aquelas pessoas que são fieis a Deus e O seguem, em partes, como quando estão bem e enquanto estão em alta. Já quando são afetadas por problemas, intrigas ou calamidades, elas perdem a fé e se desestabilizam. Algumas pessoas enquanto estiverem bem, com saúde e riqueza, enquanto estão sendo agraciadas, vão para a mesquita e praticam as boas ações. Mas isto é o certo eles fazerem sempre e não temporariamente. Elas devem fazer isso de uma forma contínua e em todas as circunstâncias, tanto na abundância quanto na desgraça.

No entanto, algumas pessoas quando são atingidas por problemas e intrigas perdem a estabilidade e saem da linha. Não permanecem firmes e infelizmente, perdem os dois lados, tanto esta vida, como a outra. O que elas perdem nesta vida é o aspecto material que as atingiu, na outra vida perdem a recompensa de Deus, já que não foram pacientes e perseverantes perante os problemas e as dificuldades. Deus disse: “Em verdade, quanto àqueles que dizem: Nosso Senhor é Deus, e se firmam, os anjos descerão sobre eles…” (41:30). Deus usou o termo “se firmam”, ou seja, esta etapa é tão importante que ela faz descer a clemência e a misericórdia de Deus.

A verdadeira vitória não é a conquista material na Terra, mas a conquista do perdão e da satisfação de Deus. A verdadeira derrota não é o que se perde materialmente, e sim a perda da prometida recompensa e satisfação de Deus sobre nós. Quando se é obediente a Deus se conquista o triunfo, entretanto, quando se é desobediente a Deus se encara a derrota e o declínio. Já dizia o Imam Al-Hussein (A.S.) há 1400 anos: “As pessoas são escravas desta vida e a religião é uma mera declaração em suas línguas. Isso porque quando são testados eles dão as costas para a religião”. Infelizmente há uma categoria de pessoas que enxerga o sucesso e as conquistas materiais como motivo para estabilidade de sua fé. Enquanto sua vida vai bem e seus interesses mundanos estão sendo atendidos ela é uma pessoa religiosa, mas enquanto a religião for contra os seus interesses mundanos ela não pensa duas vezes, dá as costas para sua fé e atende aos interesses mundanos.

A nossa fé não pode ser uma mera declaração de nossas línguas, deve ser traduzida em nossa ação e conduta.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção e Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

«
»