Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A filosofia de Ghadir – Sheikh Youssef Ajurdi – 30/07/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Parabenizo a todos os irmãos e irmãs pelo Eid Al-Ghadir. Louvado seja Deus o qual nos agraciou com esta abençoada tutela e que nos fez segurar em sua tutela. Louvado seja Deus aquele que concluiu a religião com a Wilayah de Ali ibn Abu Taleb (A.S.).

Não haverá salvação para ninguém sem a temência e este Imam, Ali ibn abu Taleb, é o nosso guia para com o temor a Deus.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó Mensageiro, proclame o que te foi revelado por teu Senhor, porque se não o fizeres, não terás cumprido a Sua Missão. Deus te protegerá dos homens, porque Deus não ilumina os incrédulos.” (5:67).

São 5 pontos que devem ser observados neste versículo e vou resumir para explicar um por um:

Primeiro – Por que “Ó Mensageiro”?

Porque Deus não chamou Mohammad de “Ó Profeta” e sim de “Ó mensageiro”. Saibam que todos os profetas são mensageiros mas nem todos os profetas são mensageiros. O título de mensageiro é mais abrangente do que o profeta. Deus iria ceder algo ao Mensageiro de Deus algo que seria importante para toda a humanidade. Os principais profetas de Deus são Abraão, Noé, Jesus, Moisés e Mohammad. Isto porque estes profetas tinham uma mensagem que era direcionada a todos.

Se Deus falou com o Profeta e o chamou de “Ó Mensageiro de Deus” então o que ele iria divulgar não era algo limitado a aquela região ou momento e sim para toda a humanidade e todos os tempos. Por isso Deus usou estas palavras para chamar o Profeta, “Ó Mensageiro de Deus”. Já haviam outros versos onde Deus chamou Mohammad de “Ó Profeta” mas neste caso pela importante que se carrega esta questão, Deus o chamou de “O Mensageiro de Deus”. Isto para que ele mesmo possa entender a importância e o valor daquilo que ele iria divulgar naquele momento.

Segundo – Proclame

Proclame uma ordem, ou seja, Deus está ordenando o seu mensageiro que proclame algo que havia sido revelado por Deus.

Esse negócio de que o Imam Ali (A.S.) era primo e genro do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), tudo isso é uma honra mas a ordem e a escolha do Imam Ali (A.S.) a sucessão de Profeta é de Deus.

Além disso, a ordem é que o profeta proclame agora.

Sabiam que o acontecimento de Al-Ghadir é um dos acontecimentos mais confirmados entre todos os historiadores e narradores da história, até mesmo sunitas. Na verdade, este fato na história, o acontecimento de Al-Ghadir, foi um dos mais confirmados e narrados na história e está registrado em todos os livros dos narradores até mesmo dos sunitas. Um deles é o Al-Nisaí que afirma dizendo: “Quando o Mensageiro de Deus finalizou a peregrinação da despedida e chegou à região de Ghadir Khom. Ele então disse: “Fui convidado e eu atendi o chamado. Estou deixando entre vós duas preciosidades. O livro de Deus e meus Ahlul Bait. Então prestem muita atenção de como agiram com eles depois de mim pois estes dois não se separarão até se encontrarem comigo no poço do dia do juízo final. Deus é meu senhor, e eu sou o líder de todo fiel. (Em seguida ele pegou a mão de Ali e disse): De quem eu era o senhor este Ali es seu senhor, ó Deus, seja amigo de seus amigos e inimigo de seus inimigos”.

Terceiro – Se não fizer, será como se não tivesse proclamado Sua mensagem

Tudo que o Profeta tinha feito até aquele momento seria incompleto e em vão. Na verdade não somente ele e sim todos os mensageiros pois sabemos que os mensageiros de Deus são como uma corrente cujo um completa o outro. Por isso, o Islam foi o selo de todas as mensagens e se aquilo que Deus estaria ordenando o Profeta Mohammad a proclamar não for proclamado, será como se todas as mensagens não fossem completadas e nem proclamadas.

Quarto – E Deus te protegerá das pessoas

Por que o profeta precisava ser protegido e ter esta garantia das pessoas? Por que Mohammad estava com receio de proclamar a questão e Deus garantiu a ele para que ele fizesse com segurança, pois Deus o protegeria das pessoas.

O Imam Ali (A.S.) foi o assassino dos incrédulos, o perseguidor dos injustos e opressores, um homem justo que devolvia o direito dos oprimidos e reprimia os opressores e os arrogantes. Muitos daquela época odiavam e não gostavam de Ali, mas não podiam expressar isso porque ele era o genro, primo, e o amado do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Aquelas pessoas que eram Contrárias a Ali seriam contrárias a Mohammad e declarariam guerra contra o Islam. Por isso, as pessoas escondiam seu ódio contra Ali e só exporão aquilo quando o Profeta faleceu e todos sabemos o que aconteceu após o falecimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Mohammad sabia que isso iria acontecer, mas mesmo assim a ordem de Deus foi de que ele deveria proclamar a verdade.

Quinto – Deus não ilumina os incrédulos

Ou sejam aqueles cujo não reconhecem esta ordem e não a colocarem em consideração e não a aceitassem, estes seriam os incrédulos. Aqueles que rejeitam a ordem de Deus e a proclamação do Profeta estes seriam incrédulos. é isto que entendemos deste versículo.

No dia do Al-Ghadir, haviam mais de 124 mil peregrinos, o profeta aguardou os que estavam atrás dele e pediu para chamar aqueles que estavam à frente dele. Ele segurou a mão de Ali e disse: “Eu não tenho autoridade sobre os fiéis?” Eles disseram: “sim, o mensageiro de Deus”. Então ele disse: “Deus testemunho. De quem que era o senhor, este Ali será o seu senhor. Ó Deus, seja amigo de seus amigos e inimigo de seus inimigos e o faça está sempre em companhia da verdade”

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Entre A-Ghadir e o ato de aguardar o Imam AL-Mahdi (A.F.), há uma história de amor. Qual a ligação entre as duas coisas?

Quando o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) diz: “Estou deixando entre voz as duas preciosidades, o livro de Deus e a minha família os Ahlul Bait”. Depois disso veio a nomeação de Ali.

Será que o Al-Ghadir acabou ou ainda continua? Imam Al-Mahdi (A.F.) vive desde quando nasceu até este momento, vive todos os detalhes e momentos da nossa era e história.

Nós vemos e escutamos sábios, cientistas, analistas, e muitos centros de análises e estudos do mundo. No entanto o Al-Mahdi (A.F.) é o melhor e único analista e sábio de todos os momentos e detalhes de nossa história e era. Devemos estar cientes que o Imam está ciente de todas as crises e acontecimentos que acontecem no mundo mais do que todos nós.

Estas crises acontecem em sua frente, ele consegue distinguir os verdadeiros fiéis e seguidores e companheiros dele. Quem está cuidando e que está aproveitando para escolher os melhores companheiros ao decorrer destas crises, é com certeza o Imam. Feliz seja aquele que está firme no caminho da Wilayah.

Após a profecia a Wilayah e o Imamato é a continuidade da mensagem. Quem interpreta o livro de Deus? Certamente é o Imam, pois eles são os mais próximos da mensagem do Islam.

Deus testou o Abraão com aqueles testes e depois conseguiu alcançar o grau de imamato. A posição de imamato é acima da profecia.

Qual a ligação entre o Al-Ghadir e Al-Mahdi? A ligação é que a cada momento que passa será como se o profeta estivesse levantando a mão de Mahdi dizendo de quem eu sou senhor, Mahdi é esse senhor. Os Ahlul Bait (A.S.) são uma única verdade e são um só.

Será que nós estamos sendo leais a ordem do Profeta Mohammad? Será que estamos fazendo o que agrada o Imam ou entristeça o coração do Imam? Sabiam que nossas ações estão sendo observadas por ele? Sabiam que ele ficava triste por algumas de nossas ações.

É muito bom quando cantamos o amor ao Imam Ali e aos Ahlul Bait (A.S.) porém o mais belo é que quando pratiquemos a justiça e a conduta e a devoção dos Imames em nossas vidas. Será que somos fiéis à nossa doutrina? Será que estamos preocupados em nos alimentar com algo que é Halal? Praticar o que é certo? Não fraudar? Não espionar alguém? Não mentir? Não roubar? Praticar as boas ações.

Neste dia, devemos ser leais às mensagens do Imam e seguir e sermos leais. São poucos os que seguem a mensagem do Imam mas são estes que cantam a vitória e a honra e a dignidade por onde passam. É assim que entendemos Al-Ghadir e assim que esperamos Al-Mahdi (A.F.).

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

«
»