Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A fé e o Islam – Sheikh Youssef Ajrudi – 24/01/2020

Primeiro Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, o Altíssimo, disse “Os beduínos dizem: Cremos! Dize-lhes: Qual! Ainda não credes; deveis dizer: Tornamo-nos muçulmanos, pois que a fé ainda não penetrou vossos corações…” (49:14).

O que gostaria de apresentar é a diferença entre FÉ e ISLAM. Qual é a diferença entre esses dois conceitos? Será que todo muçulmano é fiel? Há uma grande diferença entre a fé e o Islam, e nem todo muçulmano é fiel, no entanto, todo fiel é muçulmano, pois a etapa do Islam é um grau anterior a fé, pois o verdadeiro fiel não se torna fiel se não for muçulmano.

No versículo acima os beduínos alegam que são crentes, mas nem tudo que se alega é verdade. Quem nos responde se esta alegação é verdadeira ou não é o próprio Deus que diz na continuidade dos versículos: Diz-lhes que ainda não credes e sim tornais muçulmanos. A etapa da conversão ao Islam é uma anterior a fé, pois a pessoa se torna muçulmana apenas quando testemunha os dois testemunhos da fé que são “Testemunho que não há divindade além de Deus e que Mohammad é o Mensageiro de Deus”. A pessoa para ser muçulmana basta afirmar, mas para ser fiel a crença deve ser introduzida dentro de seu coração. Agora a pergunta é: Como a fé pode introduzir-se dentro do coração de uma pessoa? Será que é só rezando ou desejando isso? Isso apenas não basta.

Suponhamos que no interior de sua casa há uma grande serpente e a sua picada acaba por te matar de modo tão rápido que não consegue nem chegar ao hospital. Como alguém irá entrar em sua casa sabendo que há uma cobra que mata rapidamente? Talvez ele nunca entre nesta casa ou se entrar tomará sérios cuidados. Sabem por quê? Porque sentiu o risco e o perigo em seu coração e a crença desse perigo foi introduzida em seu coração. Ela sente o perigo e sente o risco mesmo não vendo a serpente.

A questão é: 124 mil profetas nos informaram que haverá o fogo do inferno. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Qual! (Este) é o fogo infernal (15). Dilacerador dos membros (16)” (70). Deus nos informou que haverá um inferno, que irá queimar os pecadores até os ossos e ao mesmo tempo, haverá um paraíso onde terão os jardins, rios, prazeres, empregados para servirem seus habitantes, e etc… Deus está informando e nos confirmado isso. Agora, como muçulmano, será que o conhecimento sobre inferno e o paraíso foi introduzido em meu coração? Infelizmente poucos sentem e tem isso em seu coração. O Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia sobre os tementes: “Os tementes enxergam o inferno como se estivessem sendo castigados nele, e enxergam o paraíso como se estivessem vivendo dentro dele”. Como a pessoa praticaria um pecado ou um ato de desobediência se realmente sente o castigo do fogo do inferno e o prazer do paraíso? É realmente algo extraordinário.

Então, a fé é quando a crença se introduz dentro do coração da pessoa e isso começa a influenciar suas ações. Uma fé sem ação não tem validade nenhuma. Vejam o Alcorão inteiro, Deus sempre está vinculado a fé com a ação, como por exemplo: “Os fiéis, que praticam o bem….” (2:82). Ou por exemplo numa outra passagem: “Pela era (1). Que o homem está na perdição (2). Salvo os fiéis, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se, uns aos outros, a paciência e a perseverança! (3)” (103). Imaginem um filho que fica falando para o pai que o ama e gosta muito dele, mas na verdade ele só alega isso e não mostra com a prática. Do que adianta esse amor se o filho não obedece aos pais? Em Karbala haviam mais de 30 mil soldados que lutaram contra o Imam Al-Huseein (A.S.). Eles não alegavam que amavam o Mensageiro de Deus e seu neto? Então, por que o mataram? O amor deles não estava na fase de prática e sim apenas na fase de imaginação. Quando um companheiro do Imam Al-Hussein (A.S.) via seu mestre torturado e a sós no deserto de Karbala ele não o deixava só e agia.

Queridos irmãos, nosso problema não é a quantidade e sim a qualidade. No interior desta mesquita, quem de nós é muçulmano e quem é fiel? O verdadeiro fiel é aquele que pelo menos não pratica os atos de desobediência propositalmente e de uma forma contínua. O fiel analisa passo a passo se aquilo que ele pratica estará de acordo com a satisfação de Deus ou não. Imaginemos se você encontrar com a esposa de um rei ou presidente e ela estender a mão para te cumprimentar, será que duvidaria antes de dar a mão para ela praticando um ato de desobediência ou não? Agora numa outra situação, imaginemos que esta mulher carregue um vírus assassino que ao cumprimentar as pessoas este vírus passa para os outros e ele é mortal. A pessoa pensará duas vezes antes de dar a mão para ela, pois tem a ciência do perigo e do risco que está cometendo. Portanto, a diferença é esta quando sentimos algo e apenas imaginamos algo.

Louvado seja Deus, o senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad e sua purificada linhagem.

Segundo Sermão

Louvados seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.).

Servos de Deus temam a Deus, pois Ele disse: “Ó fiéis, temei a Deus! E que cada alma considere o que tiver oferecido, para o dia de amanhã; temei, pois, a Deus, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis” (59:18).

Falaremos um pouco sobre Fátima Al-zahra (A.S.) na ocasião do seu martírio. Eu digo que ela foi uma entre as mulheres cuja a fé foi introduzida em seu coração, e ela colocou em prática o verdadeiro ensinamento e ação do Islam. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia para ela: “Ó Fátima, pratique para si mesmo, pois eu não te serei útil”. Saibam irmãos que nada lhes será útil exceto suas próprias ações. Aqui nesta Terra o filho, a família, amigos e advogados podem lhe ser úteis, mas em outra vida nada lhes será útil apenas as suas boas ações. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Nesse dia, o homem fugirá do seu irmão (34). Da sua mãe e do seu pai (35). Da sua esposa e dos seus filhos (36). Nesse dia, a cada qual bastará a preocupação consigo mesmo (37)” (80). Ou seja, o dia do juízo final não será uma brincadeira, sendo que Deus disse: “No dia em que a presenciardes, casa nutriente esquecerá o filho que amamenta; toda a gestante abortará; tu verás os homens como ébrios, embora não o estejam, porque o castigo de Deus será severíssimo” (22:2).

Irmãos e irmãs, façam como Fátima Al -zahra (A.S.), ajam e façam pelo Islam. A cada passo que dão analisem se aquilo atrai a satisfação de Deus ou não. Antes de ir ao trabalho, universidade, seu comércio, sua casa, agindo em prol de Deus e intencionando o bem, tudo se transformará numa ação pela causa de Deus. Até mesmo o esporte ou exercício físico, quando a pessoa pratica e intenciona a satisfação de Deus, certamente aquilo lhe será recompensador é claro que com a condição de que aquela ação não seja vinculada a um ato de desobediência a Deus, o Altíssimo. A fé deve ser conhecida pela ação, e sem ela não vale.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo!

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

 

 

 

«
»