Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A esperança correta e elogiada – Sheikh Youssef Ajurdi – 24/07/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus, o altíssimo, disse no seu livro sagrado: “… Tu o ignoras, mas é possível que Deus, depois disto, modifique a situação para melhor”. (65:1)

Este versículo fala a respeito da esperança, da boa esperança. Como sabem existem dois tipos de esperança, a positiva e o negativa. Qual que a característica de cada uma delas?

O significado do versículo acima

Disse Deus no versículo acima: “…Tu o ignoras, mas é possível que Deus, depois disto, modifique a situação para melhor”. Quando passamos por alguém que tem certas dificuldades ou está com certos problemas, o que normalmente se diz a ele? Normalmente se diz: “Tenha esperança em Deus”. Esta frase tão bela e significante não deve ser uma mera frase, e sim deve ser algo que se traduz nas práticas.

Quando se sente perdido ou totalmente sem rumo, esta pessoa deve se lembrar deste verso o qual afirma que talvez depois de toda estas dificuldade e problemas Deus nos mostrará uma saída e nos aliviará a aflição.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A esperança é uma bênção para a minha nação e se não fosse a esperança nenhuma mãe iria amamentar seu filho e nem um fazendeiro plantaria uma árvore”.

As palavras apontam a importância da esperança em nossa vida cotidiana e o quanto ela influencia nossas ações e nosso futuro. Sem a esperança em ter um filho crescido uma mãe jamais iria amamentar o seu filho, e sem a esperança de uma colheita o fazendeiro jamais iria plantar ou sequer regar uma plantação.

Alguns exemplos de esperança no Alcorão Sagrado

Primeiro: Profeta Abraão (A.S.)

Ele era um homem idoso e quando recebeu a visita dos anjos para lhe anunciar o nascimento do seu filho ficou surpreso. Esta história está relatada no Alcorão da seguinte maneira: “… E anunciaram-lhe (o nascimento de) uma criança, que seria sábia (28). E sua mulher irrompeu, (rindo) em voz alta; e, batendo na própria face, disse: Eu, uma anciã estéril! (29). Disseram-lhe: Assim prescreveu teu Senhor, porque Ele é o Prudente, o Sapientíssimo (30).” (51)

A esposa do Abraão tinha perdido sua esperança, mas quando recebeu a boa nova de Deus ela a abraçou e ficou extremamente fiel.

Segundo: Profeta Zakaria (A.S.)

A história praticamente se repete, pois o Zakaria era um homem idoso, mas mesmo assim tinha esperança em ter um filho cujo pudesse ser seu herdeiro. Esta história também está no Alcorão Sagrado onde Deus diz: “Dizendo: Ó Senhor meu, os meus ossos estão debilitados, o meu cabelo embranqueceu; mas nunca fui desventurado em minhas súplicas a Ti, ó Senhor meu! (4) Em verdade, temo pelo que farão os meus parentes, depois da minha morte, visto que minha mulher é estéril. Agracia-me, de tua parte, com um sucessor! (5) Que represente a mim e à família de Jacó; e faze, ó meu Senhor, com que esse seja complacente! (6)” (19). O Profeta Zakaria (A.S.) afirma ser um homem idoso e que sua esposa é estéril, mas mesmo assim tinha esperança em ter um filho.

Terceiro: Profeta Moisés (A.S.)

Quando o Profeta Moisés (A.S.) saiu com o povo de Israel do Egito e ficou de frente com o mar, o exército do Faraó estava os perseguindo e os alcançou. Neste momento os companheiros e o povo que estava acompanhando Moisés (A.S.) perderam suas esperanças e disseram: “Acabou. Vamos ser apanhados pelo Faraó”. Só que Moisés não tinha perdido a esperança. Mesmo ele estando cercado, o mar estava em sua frente e o faraó atrás, ele não tinha perdido sua esperança. Esta história também está relatada no Alcorão Sagrado onde Deus diz: “E quando as duas legiões se avistaram, os companheiros de Moisés disseram: Sem dúvida seremos apanhados! (61) Moisés lhes respondeu: Qual! Meu Senhor está comigo e me iluminará! (62)”.

Quarto: Profeta Ayyub (A.S.)

O profeta Ayyub que é conhecido também como o profeta Jó no ocidente, foi atingido por diversos tipos de doenças, além de tudo que o atingiu de mal durante aquela época. Perdeu seus filhos, seus bens, sua riqueza, sua posição social, tudo. Mesmo assim ele não perdeu sua esperança em Deus. Mesmo estando na pior das condições de enfermidade ele disse: “E (recorda-te) de quando Jó invocou seu Senhor (dizendo): Em verdade, a adversidade tem-me açoitado; porém, Tu és o mais clemente dos misericordiosos!” (21:83)

Quarto: Profeta Jacó (A.S.)

Depois que o profeta Jacó (A.S.) perdeu o seu filho José ele não perdeu suas esperanças. Ele sabia que ele estava vivo e por isso jamais deixou de recordar seu filho.

A esperança POSITIVA. O que é?

Tudo isto que falamos e apresentamos são exemplos de esperança positiva. Não podemos perder nossas esperanças em Deus. É Ele que que nos abre os horizontes positivos e nos inspira, e nos faz buscar uma vida melhor e com esperança.

O verdadeiro fiel é aquele que mesmo se tiver todas as portas fechadas ele ainda vive a esperança de uma vida melhor, a esperança de voltar as coisas para uma situação melhor do que antes e a esperança de mudança para o melhor, especialmente em nosso tempo de hoje, com o clima da pandemia do coronavírus. O mais importante de tudo é a nossa esperança na melhoria desta situação, e que o cenário mude para o bem o quanto antes.

A esperança NEGATIVA. O que é?

É aquele que foi apresentado pelo Príncipe dos Fiéis Imam Ali (A.S.), que nos indica que a esperança negativa é: “Seguir as paixões e ter longa esperança”. O que é a longa esperança? É quando a pessoa se apega demais nos prazeres e planos da vida. É a ganância em querer conquistar mais, é a esperança em ter uma longa vida, enfim, a esperança em conquistar mais matéria é a esperança negativa, e é desta que devemos nos afastar.

Louvados seja Deus, o Senhor do universo.

 

 

 

«
»