Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A crença em Deus – Sheikh Youssef Ajordi – 04/06/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus pois o temor é a melhor bagagem.

A crença em Deus

Deus o altíssimo disse: “Quem está melhor encaminhado: o que anda, vacilante, pela tortuosidade, ou quem anda, altaneiro, pela senda reta?” (67:22)

A convicção é o centro da fé e de todas as mensagens celestiais e na crença em Deus. Deus disse no início da segunda surata onde ele diz: “Alef, Lam, Mim (1) Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos temente a Deus (2) Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciados (3)” (2). Portanto, percebemos por meio destes versos que o mais importante de tudo é a fé do homem. A fé representa a crença. Aqueles que creem no incognoscível é a principal condição e depois vem as práticas, observar a oração e etc…

A crença e a fé em Deus é de extrema importante pois são as dúvidas que levam o homem ao desvio e ao abismo. Este pode acabar com a vida do homem.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “E adora ao teu Senhor até que te chegue a certeza” (15:99). O que significa este verso? Esta ordem é de Deus para o mensageiro de Deus? Aqui neste verso a certeza significa o dia do juízo final. Naquele que Deus mostrará para as pessoas como os incrédulos estarão no inferno e como os fiéis estarão no paraíso. Este é o significado deste verso.

Alguns manipuladores da verdade falam que este verso ordena o homem a adorar a Deus até chegar à certeza e então abandonar a adoração. Isto não está certo e a prova disso é  que o mensageiro de Deus tinha pouca fé e certeza de Deus?! Jamais. Sempre foi igual, muito forte e firme.

A convicção em Deus

Entre as sábias palavras do Imam Ali (A.S.) ele dizia no Nahjlul Balagha: “Se não fosse a fé fraca, jamais nos deixaremos de uma crise, pedimos que seja eliminada e ao mesmo tempo desejamos a recompensa por ela no dia do juízo final. Enquanto a pessoa está em muitas graças, se todos os habitantes da terra se juntar para agradecê-las não poderão fazer então como tu fará isso”

Se nossa fé não fosse fraca jamais se queixaria das crises ou problemas. Muitas pessoas só precisam passar por um problema pequeno que se queixam. Eles não aguentam. As pessoas esquecem das quantidades de graças e abundâncias que Deus lhe proporciona e só se lembram daquele problema que as aterroriza. Olhem só quantas graças que Deus concedeu ao homem: sua visão, sua audição, seu corpo, sua razão e muito muito muito mais. Tudo isto não merece nossa gratidão e fé?

Mais outra graça é a graça da orientação e dos profetas. O fato de nós estarmos seguindo o caminho da verdade e conhecer nossos profetas, que são os representantes de Deus, é uma forte honra.

O homem não pode ser um covarde. Aquele que na vida quando acontece uma crise ou um problema com ele, ele deseja que este problema acabe rápido e ao mesmo tempo espera por uma recompensa no dia do juízo final.

A verdade queridos irmãos e irmãs, é que o homem vive entre milhões de graças, mas ele não as vê e não enxerga isso. Nós lemos tantas súplicas que nos apontam a importância da certeza e da convicção que precisa ser fortalecida dia após dia.

O martírio do Imam Assadiq (A.S.)

Como daqui a 2 dias é o martírio deste grandioso Imam quero citar uma tradição dele que diz: “Nossa interseção não será concedida a qual desmerecer a oração”. Ou seja, não basta praticarmos a oração e sim devemos fazê-la com atenção e dedicação. Estes cujo não terão a interseção dos Ahlul Bait (A.S.) eles ainda praticam a oração mas não a fazem com dedicação e vontade. Isto é um grande problema.

Alguns me dizem assim: “Sexta-feira é um dia sagrado pra mim por causa da oração”. Eu digo tudo bem, mas e os demais dias, não são importantes? Não deveria ficar atento a sua oração todos os dias?

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

 

«
»