Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A conduta exemplar do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) – Sheikh Youssef Ajordi – 20/03/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os Seus profetas e mensageiros.

Deus o Altíssimo disse no Seu livro sagrado: “E não te enviamos, senão como misericórdia para a humanidade”. (21:107)

Em dois dias celebraremos o evento do recebimento da missão e da revelação da Mensagem e da profecia do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), mas antes disso temos que apresentar os nossos mais elevados sinais de lamentos e pêsames ao Imam Al-Mahdi (A.F.) pelo martírio do Imam Musa Al-Kadhem (A.S.). Esta ocasião é de muita tristeza e sofrimento pela dor que sentimentos devido as calamidades e tragédias que o mundo vive. Pedimos a este Imam (A.S.), o qual é o portal dos pedidos a Deus, implorando a Deus que afaste o mal sobre esta nação e que apresse a vinda do salvador da humanidade, o Imam Al-Mahdi (A.S.), e que nos faça estar entre os sacrificados pela sua causa e seu caminho.

O Imam (A.S.) nas prisões de Harun Al-Abbasi

Neste dia, 25 Rajab, o Imam Al-Kadhem (A.S.) foi martirizado. Sabiam que este Imam viveu grande parte de sua vida nas prisões escuras e subterrâneas, úmidas e sem nenhum recuso? Isso porque o governante da época, Harun Al-Abbasi, o perseguia e o aprisionava de tempo em tempo, e somando todo o período que ele passou nas prisões ele viveu mais tempo dentro do que fora delas. Por que estou dizendo isso? Quero que saibam que hoje todos nós estamos aprisionados em nossas casas pela pandemia do COVID-19, mais conhecido como Coronavírus, mas não devemos reclamar ou se queixar disso, pois olhem só a situação e os recursos que nós temos em mãos e as condições do Imam. Temos equipamentos, temos lazer, alimentos, etc. No entanto ele não tinha nada e em algumas prisões nem a luz do sol chegava a ele, e mesmo assim ele nunca se queixava a Deus e nunca reclamava da situação em que se encontrava. Sabem o que o Imam Al-Kadhem (A.S.) dizia na prisão? Ele dizia: “Ó meu senhor, eu orava e pedia para Ti que me reservasse para orar e adorar a Ti e você realizou meu sonho. Então, agradeço a Ti, Ó meu Deus”. Olhem só como o Imam reverte aquela situação de negativa para positiva. De maligna para benigna. Ele agradece seu Senhor por estar preso, isso porque ele vê o lado bom das coisas, pois ele estava ali com tempo reservado para a adoração à Deus. Este era seu maior sonho e Deus o realizou. Ele agradece mesmo sendo um prisioneiro, mesmo sofrendo e passando por aquela situação. Mesmo torturado e faminto, ele vê o lado bom das coisas. Então, queridos irmãos e irmãs, o que aprendemos com a vida do Imam Al-Kadhem (A.S.) é este ponto. Vivemos em nossas casas, mas temos toda a de ligar para quem quisermos, fazer o que quisermos. Temos que aproveitar nosso tempo de uma forma benéfica e isso é reverter a situação ruim para o nosso favor. Aproveitar o nosso tempo livre em nossas casas durante esta pandemia é o exemplo que o Imam Al-Kadhem (A.S) nos dá. Ele aproveitou o seu tempo preso nas prisões para a adoração a Deus. E nós, como iremos aproveitar o nosso tempo em nossas residências?

Dizem que certo dia o governante Harun olhou pela grade da cela e viu um pedaço de pano jogado dentro da cela do Imam (A.S.). Ele perguntou ao carcereiro o que era aquele pano? O carcereiro lhe disse: “Aquele é o Imam Al-Kadhem (A.S.) prostrado no chão, uma única prostração, do início da alvorada até o nascer do sol”. O Imam (A.S.) era devoto, magro e fraco e quando prostrava no chão parecia um pedaço de pano sobre o chão. Este era o Imam que com nada se importava senão a sua adoração a Deus e atrair Sua satisfação e agrado.

Uma das melhores maneiras de passar o nosso tempo em nossas casas nos dias de hoje é orando a Deus e pedindo Sua proteção destas calamidades e tragédias que vem atingindo toda a humanidade.

A missão do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

O motivo pelo qual o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi enviado é o de ser uma clemência para toda a humanidade. Ele dizia: “Fui enviado para completar as leis da boa conduta”. Vamos fazer um raciocínio e um estudo sobre isto.

Deus disse que o Profeta Mohammad foi enviado como MISERICÓRDIA para a humanidade e o profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia que ele foi enviado para completar as leis da BOA CONDUTA. Ou seja, a Misericórdia e a Boa Conduta são dois elementos que caminham juntos e formam juntos a mensagem pela qual o profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi enviado.

Imaginem só como era a situação na época pré-islâmica. Um pai que enterrava sua filha viva sem que sentisse nenhuma piedade por ela. O mais forte agredia e tomava o que era do mais fraco. Guerras sangrentas arrastadas por décadas sem razões, mulheres sem direito nenhum, escravidão e etc. Na época, a península arábica representava o nível mais alto da crueldade e foi neste estado que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) veio, e sua missão era levar a clemência de Deus a todos. Ele veio para trocar estes hábitos cruéis e malignos pela bondade e a boa conduta. A mensagem do Islam foi uma grande misericórdia para toda a humanidade, pois o rumo da humanidade estava indo em direção ao abismo. A humanidade vivia na escuridão e na calamidade, e a doutrina do Islam veio para salvar todos disso. Portanto, a mensagem de Deus, do Mensageiro de Deus e do Alcorão é a mensagem do bem, da orientação e do amor por toda a humanidade.

A piedade do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.)

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Mohammad é o Mensageiro de Deus, e aqueles que estão com ele são severos para com os incrédulos, porém compassivos entre si…” (48:29). Uma das características de Mohammad e seus seguidores era a severidade com os incrédulos, os inimigos, os injustos e os opressores, ao mesmo tempo era a PIEDADE e COMPAIXÃO com os fiéis. A piedade e a compaixão são princípios pelos quais o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus seguidores eram conhecidos. A piedade jamais poderá ser algo isolado e separado do Islam. Na verdade, a essência e o conteúdo do Islam e da mensagem de Mohammad (S.A.A.S.) era a piedade e o amor ao próximo, e isto está muito claro na vida do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e em suas nobres tradições.

Ajudar o próximo é exemplo de boa conduta

Uma das questões que devemos observar, especialmente nos dias de hoje com esta pandemia do Coronavírus, é a piedade entre nós. Sabiam que muitos que vivem em nossa sociedade, um amigo, parente, colega, funcionário ou vizinho, não tem as mínimas condições de passar por esta fase? Temos que ficar atentos e observar esta questão. Ficarmos atentos, perguntar sobre nossos amigos, vizinhos, parentes, colegas, enfim, ver como eles estão para tentar ajudá-los e apoiá-los nesta situação difícil, esse é o nosso dever. Sabiam que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), tem uma passagem que dizia: “Não é de nós aquele que dorme saciado enquanto seu vizinho está com fome”? Vejam só como o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) identifica seu seguidor verdadeiro, aquele que pensa no próximo. Imagine um de nós dormir saciado e ter seu vizinho faminto, esse não é um verdadeiro seguidor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Portanto irmãos, temos que nos ajudar nos tempos de crise. Se eu souber ou se alguém me informar que meu vizinho ou fulano está com fome ou necessitado eu tenho o DEVER de compartilhar o que tenho aqui se eu tiver condições. Não fiquem preocupados com o sustento, pois o mesmo que nos abençoou com muita abundância (Deus), nos agraciará novamente. Deus é aquele que agracia a todos e o mais importante é facilitarmos e ajudarmos ao próximo e aqueles que necessitam.

Aqui na Mesquita os irmãos estão fazendo uma campanha para colher doações financeiras e alimentos para os mais necessitados. Vamos deixar de ser egoístas. Como ficamos tranquilos enquanto minha despensa está cheia e a dos outros vazia? Temos que nos esforçar para sermos classificados como aqueles que são abençoados e perdoados por Deus, os mesmos citados no versículo abaixo: “Mohammad é o Mensageiro de Deus, e aqueles que estão com ele são severos para os incrédulos, porém, compassivos entre si. Vê-los aos reflexos, prostrados, agradecendo a graça de Deus e a Sua complacência. Seus rostos estarão marcados com os traços da prostração. Tal é o seu exemplo, na Torá e no Evangelho, como a semente que brota, se desenvolve e se robustece, e se firma em seus talos, compraz aos semeadores, para irritar os incrédulos. Deus prometeu aos fiéis, que praticam o bem, indulgência e uma magnífica recompensa” (48:29). Para sermos classificados entre eles temos que nos esforçar, nos dedicar, nos sacrificar e este é o preço da misericórdia de Deus.

Saibam irmãos que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que acordar e não se importar com os muçulmanos, não é muçulmano”. Tem algo melhor que alguém ajudar e pensar no próximo? Estamos com muita esperança que todos vocês amem e sigam os Ahlul Bait (A.S.) e pelo amor a eles seguimos suas orientações para atrair a satisfação e o agrado de Deus. Vamos pensar no próximo! É uma oportunidade de investimento para a próxima vida. É uma chance que temos para adquirir recompensas para a outra vida, fazendo o bem ao próximo, aqui e agora.

Responsabilidade

A segunda questão é a responsabilidade. A precaução é obrigatória sobre todos nós. Se você não se preocupa consigo mesmo então pelo menos pense nos outros, pense em seus filhos e em seus parentes. Eles são uma grande responsabilidade e um depósito de confiança que Deus deixou em nossas mãos. Saibam que dar menos valor a isso é uma grande irresponsabilidade e vocês serão cobrados e julgados por isso no dia do juízo final. É um grande pecado e um ato ilícito. Não fiquem desatentos com isso. Sigam as orientações de saúde, se previnam, não saiam de casa, mantenham a higiene e não compartilhem itens de uso pessoal. Isso pode salvar vidas.

O mês de Rajab

Este mês é o mês do perdão, vamos orar e vamos pedir o perdão de Deus, em nome dos Imames especialmente o Imam Al-Kadhem (A.S.), que abençoe Mohammad e seus Ahlul Bait (A.S.) e que afaste o mal de todos nós, cure os doentes, proteja os muçulmanos. Ó Allah, é aquele que se quiseres algo dirá seja e será feito.

Louvados seja Deus o Senhor do Universo.

E que a paz e as bençãos de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

«
»