Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A bela conduta do Alcorão – Seyyed Ali Al-Mousawi – 06/11/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bit (A.S.) a todos nós, e Deus ama os tementes.

Deus diz no Alcorão Sagrado: “Não injurieis o que invocam, em vez de Deus, a menos que eles, em sua ignorância, injuriem iniquamente Deus. Assim, abrilhantamos as ações de cada povo; logo, seu retorno será a seu Senhor, que os inteirará de tudo quando tiverem feito”. (6:108)

Como aprender com o Alcorão?

A pergunta que faço é que: será que a cultura de insultar e usar palavrões contra as pessoas é da cultura de um muçulmano fiel e crente em Deus? A resposta é NÃO! Jamais esta prática fez ou fará parte da conduta de um muçulmano fiel pois é uma conduta desviada e incorreta e é isto que nos está sendo exposto no versículo cujo citamos agora pouco. O motivo é que o uso de palavrões pode atrair a inimizade entre as pessoas e como sabemos Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado.” (49:2)

Porque então alguns muçulmanos, fieis e crentes em Deus, xingam e insultam as demais pessoas e às vezes os símbolos e crenças de outras comunidades? O Alcorão Sagrado nos ensina que: “Ó fiéis, que nenhum povo zombe do outro; é possível que (os escarnecidos) sejam melhores do que eles (os escarnecedores). Que tampouco nenhuma mulher zombe de outra, porque é possível que esta seja melhor do que aquela. Não vos difameis, nem vos motejeis com apelidos mutuamente. Muito vil é o nome que detona maldade (para ser usado por alguém), depois de Ter recebido a fé! E aqueles que não se arrependem serão os iníquos”. (49:11)

Existem várias passagens do Alcorão Sagrado que condenam a conduta de insulto e uso de palavrões pelos fiéis, sendo que o próprio Alcorão Sagrado afirma no versículo acima: “Não injurieis o que invocam, em vez de Deus..” Isso é, mesmo uma pessoa que invoca os outros para outra divindade e adora outro Deus além Dele, esta pessoa não merece ser insultada e ofendida. Hoje em dia uma única palavra ou expressão pode ultrapassar os oceanos e chegar a outro lado do mundo em questão de segundos, e por isso que devemos ficar bem atentos ao que expressamos.

Devemos é viver em paz e harmonia com todos até mesmo aqueles que adoram outras divindades e não seguem a nossa doutrina, e esta é a bela conduta do Alcorão Sagrado.

A reação

O problema é que assim que a pessoa começa a insultar as divindades dos outros eles insultarão sua divindade e seus símbolos sagrados, então foi você que causou tudo isso. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Os seres humanos são de duas categorias: ou são seus irmãos na religião ou irmãos na criação”. Ou seja, a mensagem do Imam é de respeitar e conviver com o próximo da forma que ele é, especialmente nos tempos de hoje, em que as intrigas e os problemas aumentaram pelo mundo. Jamais devemos ser mais um motivo para a inimizade entre as pessoas. Às vezes a intriga nos causa danos muito graves, e por isso que Deus disse no Alcorão Sagrado: “… A intriga é mais grave do que o homicídio”.

A leitura correta do Alcorão

Todos estes versículos acima citados e muitos outros devem nos levar a ter uma leitura profunda do Alcorão Sagrado, e não artificial. A leitura profunda do Alcorão é executar os ensinamentos do Alcorão. Algumas pessoas justificam suas ações achando que por serem os seguidores da doutrina correta isso os dá a permissão para insultar os demais seguidores de outras doutrinas. Não é isso que aprendemos do Alcorão Sagrado, pois Deus disse explicitamente que o julgamento das pessoas não cabe a nós e sim a Ele no dia do juízo final. Então nos empeenhemos para seguir esta conduta insallah.

“Danos a si mesmo”

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bait (A.S.) a todos nós e Deus ama os tementes.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Não vos é permitido que contribuam para vossa destruição…” Este versículo é claro e explicito e nos explica que contribuir com a destruição de si mesmo é um grande pecado pois estaremos ultrapassando os limites estabelecidos por Deus, os quais jamais deveriam ser ultrapassados. É uma grande injustiça da própria pessoa contra si mesma quando ultrapassa esse limite e é isso que Deus disse no Alcorão Sagrado quando disse: “… São injustos consigo mesmos”. (3:117)

Com isto entendemos que a prática de todo tipo de dano contra si mesmo é condenável e a mais grave de todas é o suicídio, que é inaceitável e um grande crime cometido pelo homem violando as leis de Deus e ultrapassando seus limites.

É pecado a pessoa odiar a morte?

Não é um pecado a pessoa odiar a morte e não desejá-la, e não é recomendado que a pessoa a deseje, e sim diga o mesmo que o Imam Zain Al-Abedin (A.S.) dizia: “Ó Deus nosso, me dê vida enquanto for melhor a mim e tire a minha vida se ela for o pior para mim”.

Por outro lado, não é recomendado que a pessoa tenha uma longa esperança na vida imaginando que viverá anos. Há uma recomendação que a pessoa esteja sempre recordando a morte e em prontidão para receber a morte a qualquer hora.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção e Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

«
»