Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A Amana de Deus – Sheikh Youssef Ajordi -05/02/2021

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, sendo que o significado do temor a Deus é se distanciar dos atos ilícitos e praticar aquilo que satisfaça a vontade de Deus.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Por certo que apresentamos a custódia aos céus, à terra e às montanhas, que se negaram e temeram recebê-la; porém, o homem se encarregou disso, mas provou ser injusto e insipiente. (72) Deus castigará os hipócritas e as hipócritas, os idólatras e as idólatras, e perdoará os fiéis e as fiéis, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo (73).” (33)

Uma narrativa afirma que o Imam Assadiq (A.S.) aconselhou seu companheiro Abdullah ibn Jundub. Ele (A.S.) dizia: “Ó filho de Jundub, se nossos seguidores se afirmassem seriam saudados pelos anjos, e seriam cobertos pelas nuvens, e iluminariam os seus dias, além disso seriam enriquecidos de todos os lados, e além de tudo seriam atendidos por Deus em tudo que eles pedissem”.  

Al-Amana

É o depósito cujo alguém deixa para que uma outra pessoa o guarde e cuide dele. É uma das principais referências pelas quais o homem pode ser conhecido pela sua fé e honestidade, pois a AMANA representa sem dúvida nenhuma o auge da confiança de alguém para com o outro. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) recomendava que não devemos analisar a honestidade das pessoas pelo ponto de vista religioso e da devoção, mas sim olhar para a veracidade das pessoas, se elas cumprem o depósito de confiança.

Que Amana é esta?

Que coisa é esta que Deus a entregou para os céus e as terras e eles recusaram ser os guardiões dela, e quando ela foi entregue ao homem o mesmo aceitou? Que coisa é esta? Os céus, as terras, os oceanos e montanhas, e acima de tudo o universo inteiro recusou carregar esta AMANA, pois não podia assumir esta responsabilidade. E não só recusou, e sim evitou e se retirou perante esta grande responsabilidade.

Perante tudo isso, o homem quando recebeu a proposta de carregar esta AMANA aceitou carregá-la, mas ao mesmo tempo Deus disse: “… mas provou ser injusto e insipiente”. É lógico que a injustiça humana não é generalizada e sim parcial, pois há um grande número de pessoas que são injustas e opressoras e fracassarão, mas outros conseguirão cumprir o seu dever de tal maneira que ficarão mais erguidas do que os anjos.

Conclusões

A primeira conclusão que temos deste versículo é que os céus e as terras, as montanhas e os oceanos, todos têm compreensão e conhecimentos. Isso porque se eles não tivessem não faria sentido Deus apresentar a AMANA para eles, e nem eles poderiam recusar. Então a conclusão que temos deste verso é que todos têm compreensão, mas que é limitada. O que confirma isso é um outro verso que diz: “… Nada existe que não glorifique os Seus louvores! …” (17:44) Tudo glorifica a Deus, o sol, a lua, a planta, o universo inteiro glorifica a Deus. Pois como eles glorificaram a Deus sem compreensão? Só que todos eles não chegam ao nível de raciocinar ou escolher.

Já o ser humano, esta nobre criatura, foi criada com uma grandeza divina, pode raciocinar e pode escolher entre o bem e o mal, o certo e o errado. O que confirma isso é: “Em verdade, assinalamos-lhe uma senda, quer fosse agradecido, quer fosse ingrato”. (76:3)

Portanto, a AMANA a qual os céus e as terras recusaram a carrega-la e a qual em seguida foi entregue ao homem e o mesmo a aceitou carregar é a “Tutela divina”, ou seja, o homem deve ser um verdadeiro servo sincero de Deus, e Ele deixou tudo que havia criado a disposição desta nobre criatura que é o homem. Tudo que Deus criou, céus, terras, mar, vento, árvores, animais, está à disposição do homem e são para ele desfrutar de uma forma correta.

Portanto, o homem tem uma grande AMANA em suas mãos, uma responsabilidade. Além de tudo a escolha que o homem faz em suas decisões são de uma grande responsabilidade e devem ser cumpridas da forma correta.

Será que o homem cumpre a AMANA?

A responsabilidade, queridos irmãos e irmãs, é muito grande, portanto, devemos cumpri-la. A nossa escolha deve ser sempre a certa, senão estaríamos traindo a AMANA depositada por Deus em nós e desta forma não iriamos cumprir o nosso dever. Sem dúvida iremos ser cobrados por Deus se cumprimos verdadeiramente esta AMANA, e da forma correta. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.), o qual sofreu e foi perseguido ao longo da revelação de sua mensagem também irá nos cobrar. O Imam Al-Hussein (A.S.), o qual pagou com o sangue e corpo para defender está AMANA também nos cobrará e nos perguntará se cumprimos esta responsabilidade de uma forma correta. O mesmo será feito pelo Imam Ali (A.S.) e todos os demais Imames (A.S.), todos nos cobrarão.

Como podemos cumprir a AMANA?

Sendo verdadeiros servos e devotos de Deus. Como eu possa ser assim? Praticar o que Deus me ordena e deixar de praticar aquilo que O desagrada. Quando a pessoa não dá nenhum passo antes de analisar se aquilo é do interesse do Islam ou não… Quando a pessoa dá preferência para o interesse do Islam ao invés do seu interesse pessoal… Quando o interior do homem é igual ao seu exterior…

O castigo de Deus

Deus diz: “Deus castigará os hipócritas e as hipócritas, os idólatras e as idólatras, e perdoará os fiéis e as fiéis, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo”. (33:73)

O castigo de Deus cairá sobre os hipócritas e os idolatras. Ou seja, Deus castigará os hipócritas antes mesmo que os idolatras. Os hipócritas cujo alegam ser muçulmanos ou seguidores da escola dos Ahlul Bait (A.S.), mas não cumprem seus ensinamentos, estes serão castigados antes mesmo que os idolatras. Não sou eu que digo isso, e sim os Ahlul Bait (A.S.). O Imam Al-Redha (A.S.) dizia: “Al-Amana é a tutela de Deus. Aquele que a alegar e não cumprir é um infiel”. Sem dúvida nenhuma que a tutela de Deus leva à tutela do Seu mensageiro, que em seguida leva à tutela dos Imames.  Portanto, aquela história que nos dizem de que “O que nós praticarmos, sendo você um dos seguidores do Imam Ali (A.S.) você será salvo. Jamais você será tocado pelo inferno”, isso não existe. Não é possível. Veja o dito do Imam Al-Redha acima. Quem alega que se integra ao Imam Ali (A.S.) e não pratica seus ensinamentos alega uma mentira e é um hipócrita.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Al-Amana é a tutela (de Deus). E só o ser humano é o pai da maldade e um hipócrita”. Exceto uma categoria dos humanos os quais são exceções. Este dito é compatível ao que Deus disse na Surata Al-Tina: “Pelo figo e pela oliva (1) Pelo monte Sinai (2) E por esta metrópole segura (Makka) (3) Que criamos o homem na mais perfeita proporção (4) Então, o reduzimos à mais baixa das escalas (5) Salvo os fiéis, que praticam o bem; estes terão uma recompensa infalível (6) Quem, então, depois disso, te contradirá, quanto ao Dia do Juízo? (7) Acaso, não é Deus o mais prudente dos juízes? (8)”

Ou seja, salvo os fiéis aqueles que praticam o bem, estes serão salvos.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

«
»