Sermão de sexta-feira da Mesquita da Brás – Nossa relação com o Imam (A.F.) – Sheikh Youssef Ajordi – 26/03/2021

Primeiro Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, sendo que o significado do temor a Deus é se distanciar dos atos ilícitos e praticar aquilo que satisfaça a vontade de Deus.

Parabenizamos a todos pelo nascimento abençoado do Imam Al-Mahdi (A.F.), o aguardado, o salvador da humanidade das garras da injustiça. Pedimos à Deus, o Altíssimo, que alivie os nossos corações ao olhá-lo em sua chegada.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “E quisemos agraciar os subjugados na terra, designando-os imames e constituindo-os herdeiros.” (28:5)

Nossa relação com o Imam Al-Mahdi (A.F.)

É de extrema importância que nossa relação, seja uma relação firme e forte baseada em princípios fortes e inabaláveis. Para que possamos ter uma relação forte com o Imam Al-Mahdi (A.F.) é necessário que observamos três questões nesta relação. São elas:

Primeiro: A crença
Segundo: O emocional
Terceiro: A prática

1) A crença

Como posso acreditar e ter uma relação forte com o Imam, se eu não conhecê-lo? Conhecer, não é conhecer o seu nome e sua descendência, e sim outra coisa. Vou citar aqui a seguinte narrativa relatada pelo Imam Assadiq (A.S.): “O mais baixo nível de conhecer o Imam (Mahdi) é como a profecia, mas não é o Profeta, que ele é o herdeiro (de Mohamad) e que a obediência ao Imam é a obediência ao Profeta e consequentemente a Deus. Se entregar totalmente a ele e ele ser a referência com todas as nossas dúvidas e problemas. Além disso, crer que o Imamato após a profecia é do Imam Ali, em seguida Hassan, Hussein, Assajad, Al-Baquir, Eu (Assadiq), Mousa, Ali, Jawad, Al-Hadi, Hassan e por fim o Mahdi”.  Em seguida o Imam Assadiq (A.S.) diz a seu companheiro Fudail: “Deus, o Altíssimo, disse: “Um dia convocaremos todos os seres humanos, com os seus (respectivos) imames (17:71)”. Ó Fudhail, conheça seu Imam, pois se saber quem é o seu imam não lhe será atingido por nenhum mal. E quem conhecer o seu Imam antes de sua morte será como se ele tivesse vivido sob o seu comando”.

Firmeza

Uma outra questão importantíssima na época da ausência do Imam (A.F.) é permanecer firme na religião e na doutrina. Segundo a súplica: “Ó Deus, me mantenha firme em sua religião enquanto estiver vivo e não desvie meu coração depois que tenha me orientado”. Sabem por que se deve fazer esta oração sempre? Porque durante a época da ausência do Imam várias dúvidas serão lançadas de todos os lados, e se a pessoa não tiver a competência e a firmeza no coração para permanecer firme no caminho se desviará sem mesmo saber. Devemos permanecer firmes no caminho, e jamais se desviar do caminho nem por um milímetro.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Juro por aquele que envio com a mensagem da verdade, o meu neto irá se ausentar por um tempo até que alguns dizem que ele não precisará mais vir e outros duvidarão de seu nascimento. Aqueles que vivem esta época devem se segurar na religião e jamais dar espaço a Satã, pois assim irá se desviar da minha nação e saíra da minha fé”.

Esta mensagem é para todos nós, queridos irmãos e irmãs, nós convivemos nesta época e por isso precisamos de muita atenção para não se desviar do caminho. Além disso, não basta alegar e dizer que é fiel ao Imam e renovar os votos de fidelidade em palavras. Isso deve ser em prática, antes mesmo que a língua.

2) O emocional

A saudade do Imam e desejar encontrá-lo é uma das formas de uma bela relação com ele. Orar por ele sempre e onde estiver afirma a saúde emocional que cada um deve ter. Segunda feira iremos celebrar o dia do “Encontro dos corações”, todos, cada um de nós, de onde está, de sua casa, oraremos para a vinda do Imam. Quando todos oramos ao mesmo tempo esta oração é erguida aos céus e pode ser atendida, por isso vamos orar neste dia que será o dia 15 de Sha´ban, dia do nascimento do Imam Al-Mahdi (A.F.).

Amar o Imam (A.F.)

Lembrar e saudar o Imam em diferentes momentos do dia, todos os dias, é uma questão de extrema importância e um sinal de amor ao Imam.

3)  A prática

Como aguardar e será que nós realmente estamos aguardando o Imam?

O Imam Assadiq (A.S.) foi perguntado: “O que você diz sobre aquele que morrer aguardando a chegada do Imam?” O Imam (A.S.) respondeu: “Ele será como se tivesse vivido com o Imam. Será como se tivesse com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.)”. O que o Imam quis dizer é que se o homem estiver aguardando e vivendo a esperança do surgimento e o encontro com o Imam, se isto for de coração e verdadeiramente fiel, ele certamente será julgado como se tivesse alcançado o Imam e o próprio Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

A forma que se deve aguardar o Imam (A.F.) é praticando e se preparando, é estar na ativa e total diligência para este fim, não significa que a pessoa fica submissa, sentada, sem fazer nada apenas aguardando a chegada do Imam. A verdadeira forma de aguardar a chegada dele é preparar o ambiente para a sua chegada e agir, sendo que o Imam está aguardando nós agirmos antes mesmo o aguardemos. Se nós pensarmos assim certamente as coisas serão diferentes.

Alguns alegam coisas erradas sobre esta questão dizendo: “Nós devemos ficar sentados sem fazer nada. Nós temos que nos submeter a realidade e não mover nada. Ele (Imam) virá e resolverá todas as coisas. A Terra deve se encher de injustiça para que o Imam venha”. Isto está errado. É uma tese totalmente contrária com os princípios e ensinamentos do Islam. Temos que cumprir o nosso dever, fazer a nossa parte, seguir as ordens da liderança sábia e depois aguardar o Imam. Devemos nos preparar cientificamente, socialmente e em todos os níveis. O Imam precisa de sábios, cientistas, esportistas, médicos, engenheiros, todos serão soldados do Imam quando ele vier e ele precisa deles para sua luta contra a opressão e injustiça. Por isso, devemos aguardar o Imam positivamente e não negativamente. A forma positiva de aguardar o Imam é preparar o ambiente para a sua chegada.

Algumas características dos verdadeiros seguidores do Imam

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Ele (Imam) possui um tesouro em Taleqan que não é nem ouro e nem prata. Lá ele possui uma bandeira que ainda não foi estendida. Homens cujos corações são como ferro fundido, não têm nenhum pingo de dúvida, tão fortes que se quiserem mover montanhas moverão. Vencerão em todas as batalhas. São como águias sobre cavalos. Eles se abençoam com o Imam (A.F.). Há homens que não dormem nas noites, eles oram durante a noite toda. Eles dormem em pé. São devotos à noite e como leões de dia. São mais obedientes ao Imam do que um empregado ao seu senhor. São como luzes, seus corações temem à Deus, oram pelo martírio e desejam ser martirizados pela causa de Deus. Seus lemas são: “Ia Litharat Al-Hussein”. Espalham o medo no coração de seus inimigos. É com eles que Deus dará a vitória para a religião”.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

«
»