Responsabilidade

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz de Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

Deus, o Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “ E detende-os lá, porque serão interrogados”. (37:24)

Este discurso será ouvido por todos nós no dia do juízo final. Deus ordenará seus anjos a que detenham cada pessoa, pois a mesma será interrogada detalhadamente. Mas será interrogada pelo quê? A resposta é: Todos serão interrogados por tudo. Por suas ações, falas, decisões, escolhas e caminhos que seguimos aqui na Terra.

A responsabilidade

Este versículo nos indica tamanha reponsabilidade que cada um de nós tem em sua vida e esta responsabilidade começa desde cedo e cresce ao longo da vida do homem. É impossível que escapemos da responsabilidade de nossas ações e escolhas, pois cada um pagará e responderá por suas ações e decisões. Isto é uma certeza e uma garantia no livro sagrado de Deus, no qual Ele disse: “Toda a alma é depositária das suas ações” (74:38). Este versículo nos indica que cada um, cada ser humano responderá por suas ações e práticas, e o contrário disso é impossível. Como também é impossível você responder pelos atos dos outros ou receber a recompensa ou castigo das ações das outras pessoas. Onde já se viu que se uma pessoa comete um crime aqui na Terra ela não paga por aquele ato e sim por uma outra pessoa?! Isto não pode acontecer e caso venha a ocorrer representa a injustiça em si, algo cujo Deus é totalmente excluso desta característica.

Portanto, entendemos que:

Primeiro: Cada ser humano possui uma grande responsabilidade.

Segundo: Ele é responsável pelos seus atos, falas e decisões, etc.

Agora, é importante discutir quais são estas responsabilidades. Há dois lados da responsabilidade:

Primeiro: A responsabilidade sobre si mesmo

Esta é a responsabilidade individual de cada pessoa sobre si mesma. São os cuidados que ela deve tomar em decidir e agir. Ela responderá por seus atos e suas práticas. Ela responderá pelas suas escolhas e decisões. Ela responderá pelo tempo e pelo dinheiro que gastou. Ela responderá até pela forma que gastou sua juventude. Como dizia o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “Aproveite cinco coisas: sua juventude antes da velhice, sua saúde antes da enfermidade, sua riqueza antes da pobreza, seu tempo vago antes de ser ocupado, e sua vida antes de sua morte”. Olhem só quanta reponsabilidade cada indivíduo tem. Ele deve aproveitar da melhor maneira cada um dos elementos citados acima, e é logico que deve aproveitar para o bem e não para o mal, aproveitar para satisfazer a Deus e não contrário.

A responsabilidade é de todos

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Sou responsável e todos vocês são também”. Até mesmo o Profeta (S.A.A.S.) tem esta responsabilidade e não é isento dela. E aqui ele diz “Vocês são também”, significa que no Islam não tem esta de jogar a culpa ou a reponsabilidade no próximo. Todos somos responsáveis e todos iremos ser interrogados e deveremos responder por nossos atos, e é por isso que devemos ter boas respostas no dia do juízo final.

Por tudo

E esta responsabilidade é ampla. Não somente sobre as demais pessoas que vivem ao nosso redor como nossas famílias, amigos, vizinhos, colegas e funcionários, mas sim temos a responsabilidade até mesmo pelo ambiente e o estado que vivemos, e até mesmo a natureza e o meio ambiente. Como dizia o Imam Ali (A.S.): “Temam a Deus, seu Seus servos e Seu estado, pois vocês são responsáveis até mesmo pela terra sobre a qual vivem com os animais. Então, obedeçam a Deus e não o contrariem”. Olhem só quanta responsabilidade temos, e sobre tudo isso seremos cobrados, sem dúvida nenhuma, no dia do juízo final.

Agir com responsabilidade

A reponsabilidade sobre nós e grande e é por isso que não devemos agir sem conhecimento. Isso é uma mensagem cujo o Imam Ali (A.S.) orientou o seu companheiro leal Kumail ibn Ziyad, onde lhe disse: “Ó Kumail, a cada movimento ou prática você necessita de um conhecimento”. Se somos responsáveis então jamais devemos agir sem conhecimento, e é aqui que surge o tamanho da importância do conhecimento e da sabedoria. É por isso que o Islam tanto reforça a importância da busca pelo conhecimento, especialmente o religioso. É para que a pessoa não caia no desconhecimento, e para que suas práticas sejam de acordo com as orientações divinas.

Sem o conhecimento o ser humano não somente perderá o rumo, mas seguirá o caminho do desvio, como dizia o Imam Assadiq (A.S.): “Aquele que caminha sem conhecimento é como caminhar sem rumo. A velocidade só o distancia mais ainda do seu destino”. Esta pessoa até que quer chegar ao objetivo certo. Ele quer a salvação e o triunfo no dia do juízo final, mas o seu desconhecimento o fará seguir o caminho do desvio e das trevas.

Numa outra passagem o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Aquele que agir sem conhecimento causará mais estrago do que reforma em suas ações”. Isso não é porque ele quer causar estragos, mas o fato dele não ter o conhecimento e não saber como agir o fará causar grandes estragos ao invés de reformas positivas na sociedade.

A responsabilidade de se cobrar

E em seguida vem a responsabilidade individual de cada um de nós. Antes que cada um seja cobrado e interrogado, ele deve interrogar e julgar a si mesmo aqui na Terra. Isso porque não há intermediação entre ele e sua alma, pois ele pode conversar com sua própria consciência e cobrar e interrogar ela antes que a mesma seja interrogada. A cobrança e o autojulgamento são também responsabilidades individuais que cada um de nós deve ter, pois o Imam Ali (A.S.) dizia: “Cobre e julgue a si mesmo por si mesmo, pois as demais pessoas terão quem as julguem”.

Vamos parar de olhar os erros e as falhas dos outros. Vamos focar em nós mesmos e olhar para nossas práticas e ações. Vamos corrigir a nós mesmos, buscando mais conhecimento e agindo com coerência e consciência, para que possamos ser capazes de carregar esta grande responsabilidade que está sobre nossas costas.

Segundo: A responsabilidade sobre o coletivo

Não basta cada um de nós ter uma responsabilidade que é a individual. Temos uma responsabilidade sobre o coletivo e a sociedade ao nosso redor. Sobre sua família, filhos, parentes, amigos, colegas e vizinhos, e até mesmo funcionários, clientes ou fornecedores por exemplo. Cada um é responsável, e deve cumprir o seu dever da melhor maneira possível. Como dizia o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) numa belíssima passagem: “Cada um de vocês é um pastor, e cada um é responsável pelo seu rebanho”. Um pastor nunca larga seu rebanho. Ele é responsável por ele, pelo que come e por onde ele anda, e é responsável pela segurança dele. O mesmo cabe a cada um de nós. Temos a responsabilidade de orientar e falar com a sociedade que vive ao nosso redor para orientá-los e guiá-los ao caminho certo. Cada um com sua linguagem e seus limites, mas isso é um dever e deve ser cumprido de forma positiva.

Não tem como a pessoa alegar que não tem responsabilidades e que a responsabilidade recai apenas sobre seu pai, sua mãe, seu irmão mais velho, o Sheikh da mesquita, o professor ou o orientador, ou qualquer um que seja. Isso não existe. Cada um é responsável dentro do campo e das condições que vive e deve cumprir o seu dever. Isso porque o ser humano é um representante de Deus sobre a Terra, e o certo seria ele traduzir os atributos de Deus ao longo de sua vida. Esta é a missão do ser humano e ele tem a obrigação de representar o seu criador da melhor maneira e forma.

Louvado seja Deus, o senhor do universo!

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 28/11/2020

 

«
»