Ramadan, o mês da reforma e da restauração

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade…” (2:185)

O mês de Ramadan é a melhor oportunidade que todos tem para fazer grandes mudanças em suas vidas, já que este mês é classificado pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) como o melhor mês. Ele é o mês da benção, da clemência, do perdão, da bondade e tudo mais de bom. O mês de Ramadan é a melhor estação que podemos usar para nos abastecer espiritualmente, e com isso podemos aproveitar este mês para realizar duas grandes mudanças em nossas vidas:

A restauração interna e a restauração externa

A restauração interna

Imaginem um carro ou um imóvel que é usado durante o ano inteiro, a cada época precisa de uma manutenção. As nossas almas também precisam disso de vez em quando, sendo que a melhor época para fazer isso é o mês Sagrado de Ramadan. Realizar uma grande averiguação em nossas ações, hábitos e costumes, eliminando os maus e substituindo com bons hábitos e ao mesmo tempo mantendo as boas ações e praticando-as mais.

Uma outra maneira de restaurar a nós mesmos é a “prevenção” dos pecados. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Deixar o pecado é mais fácil que o pedido de perdão”. Deixar os pecados e se afastar deles é a melhor coisa que o fiel pode fazer durante o mês sagrado de Ramadan. Oração, Jejum, caridade, súplicas, enfim, tudo isso é ótimo e é bom fazer, mas o melhor que todos é se manter distante dos pecados, e esta é a verdadeira mensagem do Ramadan, que todos devem seguir, especialmente os mais jovens e aqueles que ainda estão na adolescência, ao resistirem às paixões e se distanciarem dos pecados, com certeza traçarão um excelente futuro. Mesmo que não possam deixar os maus hábitos e os pecados de uma única vez, que seja feito gradualmente, substituindo os péssimos hábitos por bons aos poucos, e eliminando os atos de desobediência de suas vidas.

Esta restauração e averiguação interna pode ser feita sempre independentemente da época do ano, mas digo que é melhor que seja feita durante o mês de Ramadan, pois tudo está favorável para que a pessoa tome decisões positivas e corretas neste sentido. Durante o mês de Ramadan “As mãos do Satã estão atadas, as portas do inferno fechadas e a do paraíso abertas”, estas são palavras do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Uma outra questão muito importante é a auto cobrança que deve ser feita constantemente, e mais ainda durante o mês de Ramadan. O Imam Al-Kadhem (A.S.) dizia: “Não é de nós quem não se julga todos os dias”. A questão da auto cobrança é um elemento que serve para evitar que a pessoa transgrida ou saia dos limites, é um elemento que nos leva a sempre nos corrigir e evoluir.

A restauração externa

A restauração externa é tão importante quanto a interna. Na verdade, o fiel é tão preocupado com a restauração externa quanto a interna. Ele não sossega até ver o bem-estar em todos os lugares, combatendo o erro, a farsa, o desvio, a injustiça e o mal por onde passa. Um verdadeiro fiel pensa no interesse social e não se limita aos seus interesses apenas. Ele está sempre pensando no interesse público e faz de tudo para pregar a justiça. Um fiel é um restaurador. Ele pergunta pelo estado de seus semelhantes e deseja pregar o bem e a justiça. Ele sofre pelo sofrimento e se alegre pela alegria das pessoas. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que amanhece sem se preocupar com as causas dos muçulmanos não é muçulmano”.

Na verdade, este princípio de que estamos falando é o mesmo que é representado no que chamamos de princípios da recomendação do bem e coibição do mal. Este é um dever de todo muçulmano fiel, não se silenciar perante o erro e sim estar sempre ativo, recomendando o bem, coibindo o mal e evitando que possa se proliferar na sociedade.

Esta é a mensagem e o dever de todo muçulmano, e foi um dos objetivos que levaram o Imam Al-Hussein (A.S.) a se rebelar em Karbala. Ele (A.S.) dizia: “Eu não me rebelei à toa… E sim busco a restauração na nação do meu avô, recomendando o bem e coibindo o mal…”.

As consequências das restaurações

As consequências das restaurações acima é ter uma vida mais justa e melhor para todos nós. No entanto, não poderemos alcançar isso se não começarmos a mudar a nós mesmos. A restauração deve começar no interior da pessoa e depois iremos levar isso a diante, sendo competentes o bastante para executar isso na sociedade. Deus diz: “… Ele jamais mudará as condições que concedeu a um povo, a menos que este mude o que tem em seu íntimo…” Isso é a maior prova de que o primeiro passo para uma vida justa e uma sociedade melhor está dentro de nós. Ao darmos este passo e aperfeiçoarmos nossa caminhada no caminho certo, poderemos exigir e buscar uma sociedade e um ambiente melhor, senão cairemos naquele famoso ditado: “Aquele que lhe falto algo não pode concedê-lo”. Ou seja, se nós mesmos não formos justos e restaurarmos nosso interior e nossas almas, como exigiremos isso na sociedade, e como podemos buscar isso externamente?

O Imam Khomeini (K.S.) dizia: “Se não restaurarmos a nós mesmos não iremos conseguir restaurar nossos países”.

Ó Deus nosso, faça-nos estar entre os virtuosos, os restauradores e os reformadores!

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Em: 25/04/2020

 

 

 

 

 

«
»