Palavra do Sheikh Taleb Hussein al-Khazraji no Encontro Islâmico no Brasil

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo! Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o selo dos Profetas e Mensageiros, Mohammad ibn Abdillah (S.A.A.S.), sobre seus Ahlul Bait (A.S.), sobre seus bons companheiros, sobre seus bons servos e sobre todos que os seguirem até o dia do juízo final.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre todos vocês.

Primeiramente apresento os mais elevados sinais de gratidão e agradecimento à todos, pela presença e participação neste encontro, especialmente à Sua Eminência Sheikh Dr. Mohsen Al-Araki, secretário geral da Assembleia Mundial de Aproximação entre as Escolas Islâmicas de Pensamento, juntamente com sua comitiva, e digo que é uma alegria testemunhar a presença de líderes religiosos, professores, pesquisadores, acadêmicos, estudantes, jornalistas e irmãos, de dentro e de fora do Brasil, como participantes neste evento, e digo à todos “Sejam bem vindos”.

Deus Disse no Alcorão Sagrado: “É certo que o Faraó se envaideceu, na terra (do Egito) e dividiu em castas o seu povo; subjugou um grupo deles, sacrificando-lhes os filhos e deixando com vidas as suas mulheres. Ele era um dos corruptores”. (C. 28 – V. 4)

Queridos participantes;

O mundo islâmico está enfrentando crises e perigos que colocam em risco sua existência, religião, futuro, sociedade e também as próximas gerações. O inimigo transformou a era em que vivemos em uma rede de complicações, intrigas e perdição, utilizando ferramentas e armas de todos os tipos, colocando em prática um plano que vem elaborando há décadas. Estudos e pesquisas afirmam que tudo que hoje acontece ao nosso redor foi planejado detalhadamente há décadas, e o resultado está sendo visto neste mundo em que vivemos. Planos diabólicos executados perfeitamente e organizados para humilhar e deixar de joelhos os povos e nações, deixando-os subjugados ao inimigo que extrai sua força e poder, esmagando sua dignidade e dominando suas mentes e raciocínio, debochando deles e de suas culturas e tradições milenares, e direcionando-os para se tornarem meras ferramentas na obtenção do domínio mundial. Estes perigos são apresentados aqui:

  • Poluir e manipular a imagem pura e magnifica da religião islâmica e demonstrá-la com uma doutrina cruel e horrível, agressiva, severa, impiedosa, ignorante e ultrapassada. Por certo, todos sabemos que isto é uma grande calúnia a respeito da real mensagem do Islam. Uma pequena prova desta falsidade é o versículo do Alcorão Sagrado que explicitamente condena todo tipo de agressão: “… não pratiqueis agressão, porque Deus não estima os agressores”. (C. 2 – V. 190). Através deste versículo sabemos que o Islam nos coibiu de todo e qualquer tipo de agressão sobre os inocentes, de qualquer forma que esta seja. Os valores e princípios da religião islâmica nos ordenam a praticarmos a bondade, piedade e perdão, pois Deus, o Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “… e o perdão está mais próximo da virtude”. (C. 2 – V. 237). Estas mensagens e ensinamentos também estão presentes e são recorrentes nos ensinamentos e tradições do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Em uma destas passagens o Profeta (S.A.A.S.) diz: “A piedade quando vinculada a qualquer coisa a ergue, e quando extinta de qualquer coisa a desaba”.
  • O imperialismo que tem como objetivo sugar as riquezas de todos os povos dominando suas fontes de riqueza. Desta forma as nações sempre dependerão dos poderosos e serão dominadas por sua política e por suas vontades. Manter os países e nações fracos e pobres cientificamente, economicamente e militarmente é um dos meios utilizados pelos imperialistas para atingirem seus objetivos.
  • Aniquilar os pontos fortes das nações e cessar todo e qualquer progresso e avanço da nação islâmica também é uma das armas utilizadas pelo inimigo neste duelo. Aprisionar a nação dentro de uma vida ignorante, ultrapassada, dependente, humilhante e pobre, distanciando todos dos ensinamentos corretos do Alcorão Sagrado, livro considerado o farol de conhecimento e força dos muçulmanos, e afastando-os o tanto quanto puderem dos sábios e cientistas, com manipulação, assassinatos, sabotagem e ataques psicológicos diversos.
  • Plantar intrigas sectárias e conflitos raciais, étnicos e partidários é uma das armas utilizadas pelos inimigos, que nela apostam alto quando há um terreno fértil e receptivo para estas provocações. Somente os ignorantes abraçam ideologias racistas e sectárias, pessoas que vendem suas almas para conseguir lucros terrenos, indivíduos que lucram com as guerras que também são propagadas e incitadas por meios de comunicação que estão à serviço de ambições perversas.
  • Implantar um sistema de ideias desviadas, autoritárias e unilaterais inserindo incertezas nas pessoas em relação às suas doutrinas e valores, especialmente nas gerações mais jovens, que deveriam ser a esperança e o futuro desta nação. Os jovens acabam sendo mal orientados para caminhos desviados e maléficos, viciando em vários tipos de drogas e em costumes demoníacos, para que assim as mentes brilhantes e o futuro da nação e fonte de sua riqueza humana sejam neutralizados. A consequência disto é uma perda que jamais será reconquistada, pois estas pessoas não se distanciarão apenas dos valores e princípios de suas nações, elas também serão transformadas em um grande perigo e em uma bomba relógio para suas próprias comunidades.

 

Há várias outras estratégias utilizadas pelo imperialismo para dominar os povos sem sequer ter a preocupação de enviar tropas e armas para nações estrangeiras. Isto é o que chamaremos de “Inimigo Externo”.

Queridos, mas também há outro inimigo que podemos chamar de “Inimigo Interno”, e que pode se formar dentro de nossa própria sociedade e comunidade, sendo que este não é menos perigoso do que o anterior e podemos identificá-lo através das seguintes características:

  • O discurso radical, extremista, agressivo, incontrolável e distante do espírito do conhecimento e da fé, que deixa sequelas gravíssimas sobre a nação, implantando o ódio e a agressividade entre as pessoas e colocando em risco a paz e a segurança da sociedade ao espalhar o medo e abalar a vida segura das pessoas. Através destes discursos os valores são invertidos e confundidos aos olhos das pessoas, sendo que Deus louvado seja nos advertiu sobre este tipo de discurso, dizendo que até mesmo uma única palavra que possa levar a um possível ambiente de ódio e inimizade é repudiada e condenada no Islam. Deus, louvado seja, disse no Alcorão Sagrado: “Não pronunciará palavra alguma, sem que junto a ele esteja presente uma sentinela pronta (para anotar)”. (C. 50 – V. 18). Uma passagem do profeta Mohammad (S.A.A.S.) afirma que: “No dia do juízo final, Deus castigará a língua com um castigo tão severo que jamais atingiu qualquer outro órgão. Então, a língua perguntará a Deus: “Porque me castiga tão severamente?” E Deus responderá: “De ti partiu uma palavra que viajou do leste ao oeste da Terra e provocou o derramamento de sangue e a violação da dignidade”.”
  • O aumento notável das ideologias tarkfiri (de negação da fé do outro) entre alguns grupos associados aos muçulmanos que ganham adeptos e que se agrupam em forma de movimentos e facções diversas. Estes grupos atendem agendas e interesse políticos obscuros e carregam em suas ideologias métodos devastadores que negam o privilégio da vida a todo e qualquer um que os contradiz, até mesmo muçulmanos. Na visão deles todos que não são seus apoiadores serão condenados, e seu sangue, vida, dignidade e patrimônio não serão poupados. Todos estes horrores infelizmente são praticados sob o nome do Islam e do Alcorão Sagrado. O propósito destes planos é manipular e perverter os significados dos ensinamentos sagrados do Islam, inclusive mediante a utilização incorreta de termos como defesa, resistência, luta contra o terrorismo e contra a agressão ao povo.

 

É muito claro que o Islam condenou todo e qualquer tipo de terrorismo, violência e agressão. A humilhação, opressão ou violência, seja verbal ou física, e qualquer outro ato que coloque em risco a dignidade e a segurança pessoal ou coletiva é condenada e repudiada no Islam, seja contra uma nação islâmica ou não, e seja isso partindo de uma pessoa, de um grupo ou de um estado. Estes atos são condenados no Islam e não possuem um fundamento legítimo na nossa religião. Deus ressaltou claramente que o pior tipo de terrorismo é o assassinato de inocentes, e isto está explicitamente mencionado no Alcorão Sagrado, que diz: “Quem matar, intencionalmente, um fiel, seu castigo será o inferno, onde permanecerá eternamente. Deus o abominará, amaldiçoá-lo-á e lhe preparará um severo castigo”. (C. 3 – V. 93). Os ensinamentos do Islam abordam muito além da condenação à prática da opressão, pois até mesmo um simples gesto de simpatia ao opressor é condenado pela religião islâmica, pois em uma declaração do Imam Ali (A.S.), o primeiro sucessor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ele diz: “O injusto, seu auxiliador e simpatizante, são três sócios (cúmplices).” Além disso, Deus afirma numa passagem sagrada que: “Minha ira será severa sobre o injusto, que agride aquele que não possui ninguém para ajudá-lo”.

  • A ignorância e o subdesenvolvimento, são dois elementos que representam um grande perigo e deixam a nação islâmica vulnerável a este mal que ameaça toda a humanidade. Estes dois elementos sempre estarão acompanhados da deficiência cultural e da extinção da consciência religiosa e civilizada, e esta é uma das principais portas para a entrada do terrorismo em uma sociedade. A ignorância e o subdesenvolvimento são as principais armas dos movimentos radicais, que por meio delas recrutam e iludem adeptos atraídos por palavras doces e belas promessas, enganados por slogans como “o jihad pela causa de Deus”, “o encontro com as mulheres no Paraíso” ou com a utilização vã e irresponsável do lema “Allahu Akbar – Deus é o Maior”. Desta forma estes grupos ganham simpatizantes utilizando a arma da ignorância e falta de conhecimento, convencendo-os a praticarem seus planos diabólicos e destrutivos que não conhecem limites humanos, morais ou éticos. Por tanto, volto a repetir, a ignorância e o subdesenvolvimento são as ferramentas mais favoráveis para a formação de exércitos da ignorância em todas as partes do mundo, que levam à criação de intrigas e destruição global, e que afetam a paz em diversos países, inclusive os islâmicos.

Estes e muitos outros elementos são motivos para o surgimento do terrorismo, que coloca em risco a paz do mundo e também da nação islâmica. Entre outros elementos podemos citar: pobreza, extremismo sectário, desemprego e muito mais.

Portanto, queridos irmãos e irmãs, temos que buscar conhecer melhor o que acontece ao nosso redor. Temos que conhecer o inimigo de uma forma clara e compreender os meios e formas que devemos utilizar para contra-atacar e derrubar seus planos diabólicos e maléficos.

E com base nisso e na grande importância de conhecermos o perigo que o mundo vive, se torna uma obrigação sobre todos os sábios e líderes da nação islâmica, pensadores, intelectuais e pessoas que se sentem responsáveis, que cumpram o seu papel crucial tomando medidas fortes e firmes para combater estes fenômenos perigosos e esclarecer para a nação e a sociedade tudo sobre os mesmos.

E daqui parte a ideia e objetivo do nosso encontro, o qual apresentará em suas palestras e pesquisas uma série de pontos para que sejam estudados e analisados pela sociedade. Entre tais assuntos serão discutidos os seguintes pontos:

  • As razões do surgimento do terrorismo e do radicalismo no mundo.
  • Os meios positivos de combate ao radicalismo.
  • As ferramentas corretas para secar as fontes do terrorismo.
  • A posição da religião na cidadania e convivência pacifica.
  • A missão do discurso religioso frente ao terrorismo e radicalismo.
  • O papel do ensino e das escolas na convivência pacifica.
  • O papel dos sábios no enfrentamento ao terrorismo.
  • A função das ONGs na proteção da sociedade contra o radicalismo.
  • Os desafios enfrentados pelas comunidades islâmicas no ocidente.
  • A importância do discurso no enfrentamento ao radicalismo e ao terrorismo.
  • O papel da arte na educação da nação para a convivência pacifica e a aceitação do próximo.
  • A missão das Mesquitas e Centros ao enfrentar o radicalismo, o terrorismo e o takfirismo.
  • Como proteger a nação contra a fraqueza e a queda dos valores religiosos e morais, e preservar seus princípios e união.

 

Rogamos a Deus, Louvado seja, que aceite nossas ações da melhor forma, glorificado seja Ele, o Senhor do universo, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês.

Sheikh Taleb Hussein al-Khazraji
Imam do Centro Islâmico no Brasil
Encontro Islâmico no Brasil – Os muçulmanos e a luta contra o terrorismo e o radicalismo.
Sábado, 29 de julho de 2017.

 

 

«
»