Palavra do Sheikh Jihad Farhat (Imam da Mesquita Rasul Al-Azam Mohammad) no Encontro Islâmico no Brasil

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

O terrorismo, suas causas e sua cura.

Terrorismo é uma palavra dolorosa que diariamente chega aos nossos ouvidos. Este fenômeno nos entristece e nos incomoda, tirando nossa tranquilidade e nosso bem-estar. Uma palavra que alguns desejam que seja vinculada ao Islam e aos Muçulmanos toda vez que a expressão do chamado da oração, “Allahu Akbar – Deus é Maior”, é entoada ou quando se é avistada uma mulher que se cobre por obediência a Deus. Este é o plano que os inimigos do humanismo e do Islam querem levar à cabo. Os verdadeiros terroristas são os fabricantes do terrorismo e seus adeptos.

Mas para que atinjam seus objetivos estes grupos utilizam como base o que alegam ser as “tradições islâmicas”, que podem ser compostas de manuscritos e sistemas de governo juntamente com ações vividas pelos muçulmanos há mais de 14 séculos. Os imperialistas conseguiram se infiltrar na nação manipulando os significados dos textos religiosos e introduzindo seus interesses através destes elementos, para que em primeiro lugar dominem o destino das regiões islâmicas e em segundo poluam a imagem da nossa religião e dos muçulmanos no mundo contemporâneo, criando um obstáculo para todo aquele que deseja entender melhor o que está realmente acontecendo. Ao terem a impressão inicial errada do Islam e dos muçulmanos as pessoas desistem da busca pela verdade sobre os fatos e acontecimentos.

Resumidamente, as origens do terrorismo que hoje enfrentamos são duas, internas e externas. Reconhecendo e sabendo quais são as causas entenderemos como alcançar a cura, especialmente quando a receita da cura é divina e entregue diretamente pelo mensageiro do Islam, o primeiro muçulmano, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), que todos nós reconhecemos como o último mensageiro, que nos transmitiu o seguinte versículo divino: “… Aceitai, pois, o que vos der o Mensageiro, e abstende-vos de tudo quanto ele vos proíba. E temei a Deus, porque Deus é Severíssimo no castigo” (C. 59 – V. 7)

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Se os sábios e governantes de minha nação forem honestos a nação estará salva, mas se forem corruptos a nação estará perdida”.

Nesta passagem estão explicitamente claros quais são os fatores da salvação e perdição de uma nação. O problema interno através do qual identificamos as chaves da corrupção ou do bem-estar social são os sábios e os governantes.

O papel dos sábios concentra-se nos aspectos culturais, morais e educacionais de uma sociedade. Portanto, há uma ligação direta entre os sábios e líderes religiosos na formação do ser humano. Este papel ultrapassa os limites do simples ensinamento acerca do que é lícito ou ilícito, e tem como objetivo formar e educar o ser humano da maneira que Deus citou no seu livro sagrado: “Deus agraciou os fiéis, ao fazer surgir um Mensageiro da sua estirpe, que lhes ditou os Seus versículos, redimiu-os, e lhes ensinou o Livro e a Prudência, embora antes estivessem em evidente erro”. (C. 3 – V. 164). Esta é a missão dos Profetas e Mensageiros, e também é o papel dos sábios e líderes religiosos, que são considerados os herdeiros dos profetas. Eles aprendem com o conhecimento e carregam a responsabilidade de levar a mensagem para todas as pessoas.

A segunda categoria é a dos governantes, que são os gestores dos assuntos e interesses dos muçulmanos, decidindo o rumo da sociedade. Esta categoria pode ser representada por um indivíduo, grupo, partido, família ou um sistema de governo inteiro, e seu estado também define o bem-estar da nação.

Queridos irmãos e irmãs! O terrorismo sustenta alguns sistemas obscuros em nossos países, que investem nossas riquezas, as riquezas do povo, neste caminho, criando escolas de pensamento repulsivas, publicando livros e artigos extremistas, financiando canais via satélite e websites radicais, todas estas ferramentas utilizadas para alimentar este método transviado que forma líderes, ergue mesquitas e financia instituições com base nestas ideologias radicais e deturpadas.

Pergunto a todos vocês, será que ao invés de ser fontes de terror estas riquezas, escolas, colégios, canais de TV, instituições e mesquitas não deveriam servir para o combate ao terrorismo? Desta forma, o remédio se transformou na doença e o médico em um assassino.

Estes grupos satanizaram o Islam utilizando o nome do Islam, e apresentaram ao mundo um Islam radical que hoje é odiado pelas pessoas, um Islam que espalha o terror e a destruição, um Islam sem conteúdo islâmico verdadeiro, um Islam chamado pelo saudoso Imam Khomeini em alguns de seus discursos como “Islam americano”, um Islam que combate os princípios e valores verdadeiros do Islam original de Mohammad (S.A.A.S.).

Queridos irmãos e irmãs, o Imam Khomeini fez questão de citar a tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que já citamos anteriormente, e alertou a todos para que adotassem uma estratégia clara para a solução dos problemas dos muçulmanos, e eu acredito que esta seja a cura para o terrorismo e o radicalismo. Temos que colocar a cultura e o Estado caminhando lado a lado, para que assim possamos expandir a cultura da paz e do bem-estar no mundo. Da mesma forma que o terrorismo e o radicalismo surgiram com bases ideológicas e apoio de estados e países poderosos, temos que contra-atacar com estas mesmas armas, e só assim mudaremos os fatos e o futuro.

Queridos irmãos e irmãs, enfrentar o terrorismo requer que todos reconheçamos a cultura islâmica da mesma forma que reconhecemos as demais culturas, o que é resultado de um conjunto de ações do homem, pois a cultura islâmica deve ser erguida com base nos princípios do Alcorão Sagrado, da tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e de um raciocínio saudável. Nem sempre uma cultura representa a real identidade de uma doutrina, mas seguindo o que Deus determinou teremos os princípios da religião vividos nesta cultura.

Aqui percebemos a importância do retorno de todos às verdadeiras raízes e fontes de juízo da doutrina islâmica, como identificado no Alcorão Sagrado que diz: “… Se disputardes sobre qualquer questão, recorrei a Deus e ao Mensageiro, se crerdes em Deus e no Dia do Juízo Final, porque isso vos será preferível e de melhor alvitre” (C. 4 – V. 59). O mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Deixo duas preciosidades entre vocês, uma mais grandiosa do que a outra. O Livro de Deus, que é um laço entre o Céu e a Terra, e meus Ahlul Bait. Fiquem bem e atentos ao seguir estes dois depois que eu me for, e saibam que estes dois jamais se separarão até me encontrarem no dia do Juízo final”.

Não posso deixar de citar aqui que desde sempre os governos e forças imperialistas realizam esforços para demonizar a imagem da escola xiita para os muçulmanos em geral. Alguns grupos opositores são financiados e ajudados para atingir as metas dos seus mestres, e sobre isso Deus diz no Alcorão Sagrado: “São aqueles cujos esforços se desvaneceram na vida terrena, não obstante crerem haver praticado o bem” (C. 18 – V. 104). Isto também é algo importantíssimo para o qual os Marji e Sábios devem estar em estado de alerta, pois estes grupos caluniadores e mentirosos devem ser enfrentados com a resposta do raciocínio e da lógica, para que seu radicalismo seja revelado.

Queridos irmãos e irmãs, o terrorismo e o radicalismo estão sendo enfrentados aqui e ali com meros analgésicos que apenas servem para acalmar a dor e não para atacar as suas causas, pois a doença está enraizada no corpo desta nação e é necessário que o terrorismo e o radicalismo sejam arrancados de dentro dela, e para isso não basta o combate militar. Os radicais e extremistas estão se concentrando e criando “estados”, expandindo e firmando uma cultura, e caso isso venha a ser uma ampla realidade os imperialistas se manterão críticos ao Islam e aos muçulmanos para sempre, mesmo sabendo que estes grupos terroristas e radicais não representam a verdade e o caminho da nossa religião. Se não enfrentarmos o terrorismo e o radicalismo o mesmo renascerá dia após dia em um canto diferente do mundo, fazendo vítimas e causando dor diariamente.

Esta é a tradição do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e esta é cura que ele ofereceu para esta nação, para que nos afastemos do mal do desvio e do radicalismo, demolindo seu estado e sua cultura do desvio, erguendo em seu lugar a voz do verdadeiro Islam e seus valores, que representam fielmente a paz e a justiça para toda a humanidade.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês.

Sheikh Jihad Farhat – Imam da Mesquita Rasul Al-Azam Mohammad (S.A.A.S.) – Cidade do Leste – Paraguai
Encontro Islâmico no Brasil – São Paulo, 29 de julho de 2017.

 

 

 

 

«
»