Palavra da Sra. Rudaina Ghoson Abu Abbas no Encontro Islâmico no Brasil

Em nome de Deus, o Clemente o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre a mais honrado entre suas criaturas e mensageiros, nosso senhor e profeta, Mohammad (S.A.A.S.), e sobre seus Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês, queridos participantes.

Primeiramente gostaria de dar as boas vindas a Sua Eminência Ayatollah Dr. Sheikh Mohsen Al-Araki (D.D.). Como também gostaria de agradecer aos organizadores dentre congresso, especialmente Sua Eminência Sheikh Taleb Al-Khazraji, o qual me concedeu a oportunidade de participação neste grandioso e valioso encontro, que irá focar as luzes sobre um tema muito importante que enfrentamos hoje em dia, para que possamos entender a realidade do Islam e dos muçulmanos sob a luz do que o Alcorão Sagrado determina.

Deus, o Altíssimo disse no seu livro sagrado: “Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente e escolhi para vós o Islam como sua religião”. (C. 5 – V. 3)

Em outra passagem Deus disse no Alcorão Sagrado: “E quem quer que almeje (impingir) outra religião, que não seja o Islam, (aquela) jamais será aceita e, no outro mundo, essa pessoa contar-se-á entre os desventurados” (C. 3 – V. 85)

Queridos irmãos, queridas irmãs. O Islam é uma grande bênção de Deus pois é a religião da verdade, da justiça e da orientação representada pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.). Isso significa que nós como muçulmanos fomos agraciados por esta liderança grandiosa e divina que nos trouxe os ensinamentos e orientações verdadeiras de Deus. Com base nisso não podemos permitir que nos percamos ou desviemos, pois para nós os mandamentos do Alcorão Sagrado são a doutrina que organiza nossas vidas em todos os seus aspectos culturais, sociais e pessoais, e nos guia para a senda reta, sempre rumo ao melhor. Portanto, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e os Ahlul Bait (A.S.) são justamente como foram apresentados no Alcorão Sagrado, ou seja, “o Sustentáculo Inquebrantável”, sendo que suas palavras e orientações sempre nos levarão para caminhos de paz e segurança. E hoje analisaremos um assunto de extrema importância sobre a vida pessoal e social, que é a visão dos jovens e o conhecimento, sendo que realizaremos este estudo sob o ponto de vista islâmico.

O jovem é o nervo vivo da vida, pois sua alma, mente e dádivas são consideradas pilares da nação islâmica, espírito do seu levante, fonte de sua civilização, portador de sua bandeira e líder de sua marcha rumo a vitória e a glória. O aspecto humanitário do Islam não se ergueu, sua expansão não foi abrangente e seus ensinamentos não se expandiram no mundo sem o papel importante de um pequeno grupo fiel formado pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). A formação e a educação desta geração é uma missão tão grandiosa e importante que nela se multiplicam os esforços e se dividem as tarefas entre a casa, o professor e o sábio exemplar. O objetivo é que estes jovens e adolescentes sejam bem preparados, e tenham mentes abertas para a sociedade em todas as suas formas, sendo preservados do desvio e das quedas da vida mundana. Com base nisso, ou formaremos uma geração forte, culta, sábia e fiel ou uma geração obscura, ignorante e perdida.

Um dos pensadores ocidentais dizia: “Há três meios para a destruição de uma civilização. O primeiro é a destruição da família, e isso alterando o papel da mãe fazendo-a se envergonhar de sua missão como mãe ou educadora de uma geração. O segundo é arruinar a educação fazendo que o professor seja desvalorizado e sem uma posição de respeito na sociedade. E o terceiro é desmoralizar os exemplos dos sábios. Desrespeite-os e faça que não sejam respeitados, e assim a sociedade não os seguirá nem entenderá. Se a mãe, o professor e a liderança exemplar desaparecerem da sociedade, quem mais irá educar as gerações com bons valores e princípios?”

Certamente a casa é a principal semente da criança, e a mãe é a primeira escola onde ela aprende. Portanto, quanto mais a mãe possuir conhecimento e fé em sua alma mais ela inspirará o mesmo na educação da criança, e assim teremos uma pessoa educada, fiel e competente na sociedade, pois como dizia um poeta: “A mãe é uma escola, se arruiná-la arruinará uma nação inteira”.

A mulher representa a metade da sociedade. A metade da felicidade e pureza, e o estabelecimento de uma sociedade depende da mulher, ela é a fabrica de homens, grande homens tem grandes mulheres fiéis em suas vidas, sendo que o Profeta Jesus Cristo (A.S.) foi mencionado no Alcorão Sagrado vinculado ao nome da sua mãe “Jesus filho de Maria”. E já que a mãe representa este grau altíssimo na sociedade, antes de educar e ensinar a mesma deve gozar de um nível alto de cultura e conhecimento, moral e educação, fé e sabedoria, para ter a competência e capacidade de educar e formar as próximas gerações.

Seguida da mãe vem a missão não menos importante que é o papel dos sábios e líderes religiosos na educação espiritual e religiosa das novas gerações. Esta missão goza de uma posição extremamente respeitável, pois com a ajuda de Deus produziremos jovens cultos e qualificados para enfrentar os desafios da vida com total confiança, sabedoria e mérito. Vários exemplos foram citados no Alcorão Sagrado de jovens sábios e fiéis que merecem ser seguidos como exemplos para o enfrentamento dos desafios contemporâneos dos jovens de hoje em dia. Eis alguns exemplos:

1) O desafio emocional e do ego: O exemplo deste modelo é o Profeta Abraão (A.S.) e seu filho Ismail (A.S.) quando ambos enfrentaram um grande desafio de fé e obediência às ordens de Deus. O Profeta Abraão (A.S.) não olhou para o seu filho sob o ponto de vista humano ou emocional, e sim sob o ponto de vista da fé, e por sua vez Ismail aceitou a ordem de Deus, pois foi dessa forma que foi educado, com fé total em Deus, o Altíssimo.

2) O desafio teológico e cultural: Todos os países se importam com a classe jovem, pois para eles é importante conduzir esta geração de acordo com seus interesses. Portanto utilizam a mídia e todos os meios de comunicação e educação para servir aos seus próprios interesses. Para eles os jovens são meramente peças de xadrez em seus jogos, e é melhor que eles sejam mantidos sem cultura e ensino adequado, e afastados das prioridades da sociedade, para que percam sua força e verdadeira esperança no futuro. Sempre há tentativas de distanciar os jovens dos grandes desafios que envolvem o futuro de seus países e nações, mantendo-os distraídos com paixões e desejos. Testemunhamos que o Alcorão Sagrado apresentou um grande exemplo de estabilidade e enfrentamento do desafio cultural citando a vida do Profeta Abraão (A.S.), quando enfrentou todos de sua sociedade com firmeza e convicção. Com a ajuda e apoio de Deus ele enfrentou os desvios de sua sociedade com a lógica da razão, iniciando um diálogo teológico com os próximos, fazendo-os compreenderem a razão. Mas infelizmente isso não ocorreu, pois eles renegaram a lógica. Ainda assim o Profeta Abraão (A.S.) saiu deste episódio vitorioso e foi citado no Alcorão Sagrado não como um único indivíduo, e sim como uma nação inteira. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Abraão era uma nação e monoteísta, consagrado a Deus, e jamais se contou entre os idólatras”. (C. 16 – V. 120)

3) O desafio moral e educacional: Este desafio é a continuação do desafio teológico e cultural, pois quanto mais alto o nível da cultura e fé do homem, mais ele elevará o nível de sua educação e ética, o que por sua vez o ajudará a enfrentar os desafios da vida. E o melhor exemplo disso é do Profeta José (A.S.). Nossos jovens podem aprender muito com a resistência e fé do Profeta José (A.S.) quando foi testado em seu pudor e passou no teste sem ter caído nas armadilhas de Zulaikha, a esposa do Faraó, quando ela o atraiu para seus aposentos. O que fez o Profeta José (A.S.) se preservar daquilo foi ser firme na fé em Deus, mantendo a sua moral elevada e o espírito da mensagem divina que carregava em seu peito. A história do Profeta José (A.S.) é um teste de pudor e moral, e uma grande lição de vida para todos nós. Hoje em dia os nossos jovens vivem uma grande abertura social, sem contar que os ventos do secularismo e da revolução da informação que invadiram nossos lares e sociedades, e é muito difícil nos preservar destes furacões. A história do Profeta José (A.S.) é um grande exemplo de como podemos aprender a lidar com estas situações.

4) O desafio da pobreza e da necessidade: Sejam nos aspectos materiais ou emocionais, não abastecer as necessidades humanas pode ser considerado uma grande falta. Sobre isso o Alcorão Sagrado nos alertou dizendo: “Leia…” (C. 96 – V. 1), pois a leitura e o conhecimento são os principais elementos para o abastecimento das nossas mentes e visões, e não podemos deixar de esquecer que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.) tem a missão de nos orientar e nos guiar. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) representa um farol humanitário que une todos, e é ele quem carrega a mensagem celestial. Os seus Ahlul Bait (A.S.) são os guardiões de sua mensagem e representam a incorporação prática do Islam.

O Príncipe dos Fiéis, o Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.), era considerado a cidade do conhecimento do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), e representava a linhagem da mensagem da sabedoria, eloquência, jurisprudência e conhecimento divino na terra. A história testemunha a coragem deste Imam (A.S.) no ensino e na divulgação dos princípios desta religião, da justiça e da verdade entre as pessoas, e ele (A.S.) era ao mesmo tempo um exemplo a ser seguido para seus filhos. O mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “O exemplo dos Ahlul Bait é o exemplo da arca de Noé, quem embarcar nela será salvo e quem não embarcar se afogará”.

Também temos o exemplo da revolução do Imam Al-Hussein (A.S.), mais uma fonte rica e elemento de honra e glória para todas as pessoas livres de todas as épocas e locais. Os jovens que conheceram a fé e aderiram ao raciocínio e a crença com firmeza entendem o que representa a verdadeira mensagem sagrada do Alcorão, e irão se sacrificar em prol da palavra da verdade, negando a injustiça, a opressão, o radicalismo e o terrorismo, pois estes não possuem nenhuma ligação com os ensinamentos do Islam. Disse Deus no Alcorão Sagrado: “Entre os fiéis, há homens que cumpriram o que haviam prometido, quando da sua comunhão com Deus …” (C. 33 – V. 23). Estes são os verdadeiros homens de Deus.

O papel da mulher muçulmana intelectual não é menos importante do que o papel do homem na divulgação dos valores de fé e na educação das boas gerações, no avanço do Islam, da verdade e da justiça. Todos as boas caraterísticas se resumiram na mulher, que se transformou em um exemplo para todas as gerações. Me refiro aqui a senhora das mulheres Fátima Azzahra (A.S.) e em seguida a Zeinab Al-Kubra. O papel mais importante para as mulheres é se apegar na fé e no conhecimento, para que sua fé seja uma fé sábia que se transforma na energia do movimento social e educacional, tornando-se uma proteção forte e uma arma poderosa no enfrentamento dos lemas ilusórios que os inimigos do Islam utilizam para atrair a todos para as armadilhas de Satã.

A fé consciente é o ponto de partida, pois evita que se caia na ilusão dos lemas de falsas reformas e revoluções, e faz com que sejam seguidas apenas personalidades de fé verdadeira. A importância da fé é fazer com que as pessoas se apeguem aos ensinamentos do Alcorão Sagrado e da tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.), e a maior prova deste apego é a resistência dos povos do Iêmen, Síria, Iraque, Líbano e Irã perante as pressões que vem sofrendo ao longo de décadas.

O fato é que a responsabilidade dos jovens é justa e grandiosa, e todos nós temos a obrigação de apoia-la e se importar com ela. Temos que:

1) Respeitar os jovens e não enxerga-los com uma visão mundana, pois eles são a energia e a força de evolução e avanço de qualquer sociedade.

2) Observar a importância da ciência, conhecimento, religiosidade e espiritualidade entre os jovens.

3) Apoiar os jovens culturalmente e teologicamente, mantendo ambientes de fé por meio de centros e instituições, livros e cursos, palestras de sábios e líderes experientes, tudo isso para iluminar suas almas e abastece-los espiritualmente.

4) Apoiar e ajudar os jovens em suas escolhas.

5) Convidar os jovens a participar nas reformas e nos centros de pensamentos, para o bem da nação e o agrado de Deus.

6) Promover programações científicas e sociais para que os jovens ocupem o tempo vago e façam um bom proveito de sua energia e capacidade.

7) Expandir a importância da educação para criar uma abertura ética e moral na sociedade.

Aqui citaremos uma passagem do Imam Ali (A.S.) que diz: “Não eduquem vossos filhos da forma que vocês foram educados, pois eles foram criados em tempos diferentes dos vossos”.

O que o Imam Ali (A.S.) quer dizer nesta passagem não diz respeito a uma mudança nos valores e princípios da moral e da religião, e sim nos meios que podem ser usados para levar estes princípios aos nossos filhos. O tempo muda e a forma de administrar o conhecimento muda também. O objetivo é caminhar em harmonia com o tempo em que vivemos e o avanço da época, para que os jovens não vivam isolados na sociedade. Lembrando que a principal condição para isso não é mudar os princípios e valores, pois estes são valiosos para educarmos nossos jovens.

Os jovens foram uma das prioridades no testamento do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) quando ele disse: “Vos recomendo a bondade com os jovens, pois eles possuem os corações mais bondosos”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nos convida a compreendermos a classe jovem e dialogar com ela, moças ou rapazes, pois o seu objetivo era formar o “Jovem Mensageiro”, o jovem contemporâneo e consciente, o jovem da construção e do avanço, o jovem da esperança, o jovem da realidade, o jovem do progresso, o jovem que renega todo e qualquer mal e corrupção, o jovem que busca reformar sua sociedade e buscar o melhor para todos. E por fim digo que os jovens devem gozar de uma posição honrada na sociedade, para que possam conhecer o verdadeiro Islam, que pode guia-los rumo a felicidade e o conforto, solucionando grande parte dos nossos problemas e enigmas.

Sua Eminência, Seyyed Mohammad Hussein Fadhlullah (K.S.) nos deixou uma rica recomendação direcionada aos jovens, e aqui cito alguns trechos: “… Ó Jovens, entendam vossa religião. Digo isso a todo jovem, homem ou mulher, da nossa nação: conheçam e se aprofundem no Islam. O Islam antes de tudo representa uma teologia, jurisprudência e cultura, e todo muçulmano ou muçulmana deve entender e compreender a sua religião. Se isso não ocorrer outros virão para tentar ensina-los o mal em nome do Islam e assim vos afastarem dele. Saibam que quem não conhece o Islam não poderá diferenciar o Islam da idolatria”.

Finalizo minha palavra com o versículo de Deus que diz: “E apegai-vos, todos, ao vínculo com Deus e não vos dividais…” (C. 3 – V. 103) Este é o lema da nossa união e solidariedade.

Por fim agradeço a todos pela atenção. Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre todos vocês.

Rudaina Ghoson Abu Abbas (Representando as Mulheres Muçulmanas do Brasil)
Encontro Islâmico no Brasil – São Paulo, 29 de julho de 2017.

 

 

«
»