Orientações para o Caminho Certo

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso!

“(Que dizem:) Ó Senhor nosso, não desvies os nossos corações, depois de nos teres iluminados, e agracia-nos com a Tua Misericórdia, porque Tu és o Munificiente por excelência” (3:8).

Este versículo é uma súplica que pede que Deus não desvie os corações depois de ter orientado as pessoas. Mas a pergunta é: depois que a pessoa for orientada há possibilidade de ser desviada do caminho certo?

A resposta desta pergunta é sim. Mesmo depois que a pessoa seja orientada no caminho certo ela pode ser desviada e desorientada dele, e por isso que neste versículo é apontada uma questão muito importante, que é a firmeza da fé no caminho certo.

Qual são os meios para se manter firme no caminho certo?

Primeiro: Conhecer a verdade em si e conhecer a mentira em si

A pessoa deve conhecer os parâmetros da verdade e da mentira, da justiça e da injustiça, do certo e do errado. Com base nisso poderá conhecer as pessoas verídicas e erradas. Uma tradição do Imam Ali (A.S.) diz: “A verdade não é conhecida com os homens. Conhecendo a verdade se conhece os homens”. É conhecendo a verdade que pode conhecer os homens verdadeiros e os justos. A verdade não é conhecida senão desta forma. Um juiz deve conhecer a lei para saber se uma pessoa estava certa ou errada. A verdade, o justo e o certo são a mesma coisa. Deve se conhecer primeiro o que é e quais são seus parâmetros para depois identificar quem são os seus seguidores.

O Imam Ali (A.S.) dizia sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.): “Sigam as tradições do vosso profeta, pois são as melhores tradições”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) merece ser seguido por ter suas tradições como as melhores, as mais belas e as mais benéficas.

O mesmo vale aos Ahlul Bait (A.S.), os quais o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia sobre eles: “O exemplo dos meus Ahlul Bait é como a arca de Noé, quem subir nela será salvo e quem ficar para trás se arruinará”. Ou seja, estes são aqueles que seguiram a verdade e o caminho certo, e são a referência para seguirmos em nossas vidas. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) tem uma recomendação que fazia ao seu companheiro Ammar ibn Yaser, onde dizia a ele o seguinte: “Ó Ammar, se ver todas as pessoas terem seguido um caminho e Ali ter seguido outro, então siga o caminho de Ali e abandone o das pessoas”. Não importa a quantidade e sim a qualidade. O caminho do Príncipe dos Fiéis (A.S.) representa o caminho da verdade e da justiça mesmo que ele esteja a sós, é obrigação da pessoa que procura por justiça e verdade segui-lo. Certo dia o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) estava sentado com seus companheiros e então Ali (A.S.) entrou. Quando o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) o viu disse a eles: “Juro por aquele cujo minha vida está em suas mãos, que Ali e seus seguidores serão os vencedores no dia do juízo final”.

Então, os Ahlul Bait (A.S.) representam o caminho da verdade e da justiça, e eles são a mais nobre e digna referência a ser seguida.

Segundo: Pesquisa e busca pelo conhecimento

Nunca desistir e sempre estar em pesquisa e busca pelo conhecimento. O Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “Aquele que pesquisa aprende, quem aprende é orientado, e quem é orientado se salvará”. Portanto, o único caminho que nos leva a orientação e em seguida a salvação é o caminho do aprendizado, pesquisa e busca pela verdade, sendo que a pessoa jamais deve desistir ou abandonar este método, pois é o único caminho que os profetas e mensageiros nos apontaram com o segredo da salvação.

Terceiro: Se distanciar dos atos ilícitos

Do que adianta a pessoa procurar a orientação e desejar permanecer firme no caminho certo se continua praticando os atos ilícitos e de desobediência a Deus. A conduta do ser humano na sua vida e no seu dia a dia deve ser compatível com a sua crença e fé. Se o indivíduo for fiel em Deus deverá colocar em prática esta crença no seu dia a dia, se distanciando daquilo que Deus desaprova e se aproximando daquilo que Deus aprova e gosta.

Quarto: A paciência

O caminho da fé e da orientação é cheio de dificuldades e intriga. O ser humano pode passar por diversos testes e dificuldades, e por isso para ele permanecer firme na fé e na orientação o que mais se exige é paciência. A paciência é a chave do alívio, como foi relatado pelas nobres tradições, deve ser o mais importante lema do fiel, pois no Alcorão Sagrado Deus informa como os muçulmanos infelizmente agiriam depois do falecimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Deus disse: “Mohammad não é senão um Mensageiro, a quem outros mensageiros precederam. Porventura, se morresse ou fosse morto, voltaríeis à incredulidade? (184) Mas quem voltar a ela em nada prejudicará Deus; e Deus recompensará os agradecidos”. (3:144). Ou seja, a pessoa não pode desistir ou largar de tudo assim que passar por uma dificuldade. Deus nos informou no Alcorão Sagrado que a vida seria cheia de intrigas e dificuldades, e por isso devemos ser pacientes e tementes a Ele em nossas condutas. O caminho da orientação e da fé exige muita paciência, e poucos permanecem neste caminho, pois é um caminho que exige isso. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Não se estranhem quando virem poucos seguidores no caminho da orientação, pois a grande maioria das pessoas prefere estar nas mesas fartas, mas não sabe que a fome depois disso será longa”.

Quinto: Companhia dos bondosos e dos virtuosos

Uma das coisas que pode influenciar o futuro da pessoa em continuar firme no caminho da fé ou não são as suas companhias. As companhias do bem ou do mal são fatores fundamentais cujo podem influenciar o presente e o futuro da pessoa. A companhia é um elemento crucial na vida do homem, sendo que ela pode firmá-lo mais ainda ou desviá-lo do caminho da fé e da orientação, e por isso deve-se observar muito esta questão. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e os Ahlul Bait (A.S.) nos alertaram sobre esta questão e sempre afirmaram a grande importância de sabermos com quem andamos. É como o vendedor de perfume, querendo ou não com certeza o aroma de sua mercadoria fará efeito nele, ou aquele que trabalha no meio do lixo e com certeza levará parte daquilo junto para casa. Os Ahlul Bait (A.S.) sempre nos alertaram para ficarmos cuidadosos com nossas companhias, pois cada uma das companhias é um retrato do outro, e por isso não queremos que o nosso retrato seja mal desenhado por companhias negativas e maléficas. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A companhia dos virtuosos e religiosos é a honra desta e da outra vida”.

Sexto: A boa intenção

Uma das questões que levam o homem a permanecer firme em sua fé e religião é a boa intenção. Quando ele formula uma intenção positiva e benéfica perante seus atos. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Deus agraciará com o sucesso aquele que tiver uma boa intenção”.

Sétimo: Súplica e a insistência

Pedir a Deus que permaneçamos firmes na nossa religião é um dos meios para que Deus nos mantenha firmes na religião e no caminho da orientação. Todos os dias recitamos o seguinte versículo em nossas orações: “Nos guie a senda reta” (1:5). Orar e pedir para ser guiado e permanecer na senda reta é uma das mais nobres orações que a pessoa pode realizar para si mesma, pois permanecer na fé é a etapa mais importante de estar no caminho da orientação.

Oitavo: O domínio da fé no coração

Permanecer no caminho da fé exige que a mesma esteja introduzida e dominante no coração do indivíduo, pois na falta disso a pessoa pode ter sua fé abalada a qualquer momento. Há um versículo do Alcorão Sagrado que diz o seguinte: “Os beduínos dizem: Cremos! Dize-lhes: Qual! Ainda não credes; deveis dizer: Tornamo-nos muçulmanos, pois que a fé ainda não penetrou vossos corações…”.(49:14). Não basta alegar que tem fé, a mesma deve estar introduzida no coração da pessoa, e dominando o seu coração.

Nono: Recitação do Alcorão Sagrado

Uma das formas de permanecer firme na fé e na religião é se manter em contato constante com o Alcorão Sagrado. O mesmo nos inspira fé a cada recitação se meditarmos nele e o observamos de uma forma atenta e cuidadosa. A fé nas palavras do Alcorão Sagrado representa uma arma muito forte para permanecer firme na religião e na fé. O Imam Assadiq (A.S.) recomendava que o Alcorão Sagrado seja lido sempre, e especialmente nas sextas-feiras. Ele dizia: “Aquele que recitar a Surata Al-Mo´minun toda sexta-feira terá sua vida selada com felicidade por Deus”. E é lógico que quem Deus selar sua vida com felicidade estará entre aqueles que Deus mantêm firmes na fé e na religião.

Décima: O desapego pela vida terrena

Um dos piores problemas do ser humano é quando a pessoa se apega na vida terrena. Quando a pessoa tem o desapago a vida será mais fácil, e será mais fácil permanecer na fé e na religião, pois os elementos materiais da vida o puxam para o lado e para o caminho da desorientação. Sendo assim, se afastar e se desapegar da vida é um dos elementos que manterá o fiel firme no caminho da fé e da orientação, pois o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O apego pela vida é o segredo de todo fracasso”.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo!

Aula proferida por Nasser Khazraji
Em 01/02/2020

 

 

 

 

 

 

«
»