O valor do conselho

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Deus, o Altíssimo, disse: “Respondeu-lhes: Ó povo meu, não há insensatez em mim, e sou o mensageiro do Senhor do Universo (67). Comunico-vos as mensagens do meu Senhor e sou vosso fiel conselheiro (68)”. (Surata 7)

O conselho é uma das missões para a qual o mensageiro de Deus (S.A.A.S.) foi enviado para toda a humanidade. Não somente ele, mas todos os demais profetas e mensageiros. Todos vieram para aconselhar a espécie humana e orientá-la para o caminho correto.

Com base nisso, percebemos que o conselho é um princípio sagrado muito valioso no Islam que já que foi carregado e exercido pelos representantes de Deus sobre a Terra, os profetas e mensageiros. O conselho é uma das mais belas e nobres características e condutas humanas, com a qual o seu praticante atrai o afeto e o amor de Deus. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “O mais nobre entre vós perante Deus no dia do juízo final é o que mais aconselha as Suas criaturas sobre a Terra”.

O conselho é um dos atos mais nobre e dignos do ser humano para com o próximo. Não há um preço para a pessoa que deseja o bem para o seu irmão e o presenteia com um conselho. Na verdade, o verdadeiro valor da irmandade está resumido na amizade, lembrando que um dos direitos de um irmão fiel perante o próximo é o conselho a ele apresentado. Isso está confirmado numa passagem do Imam Assadiq (A.S.), o qual dizia: “O fiel é o irmão do fiel e tem o direito de contar com seu conselho”. Numa outra passagem, o profeta Mohammad (S.A.A.S.) vai além. Ele (S.A.A.S.) resume todos os ensinamentos e mensagens celestiais em uma única palavra, “Conselho”. Ele (S.A.A.S.) dizia: “Em verdade, a religião é o conselho”. Ou seja, o valor e tudo que este termo representa resume toda a religião e a mensagem divina.

Portanto, irmãos e irmãs, o conselho não deve ser subestimado ou ignorado. Ele é de grande valor e posição em nossa doutrina.

Por que o conselho é tão valioso e importante no Islam?

O conselho representa o nosso amor ao próximo. O nosso desejo de querer o bem para o próximo. O conselho é o amor ao próximo e é por isso que o conselho é uma palavra que resume a religião como um todo. Como dissemos, o conselho foi o papel dos Profetas e Mensageiros e é por isso que esta prática é tão valiosa e recompensada. Se percebermos a vida do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.) veremos que o conselho estava presente em todas as suas vidas. Jamais eles deixaram de praticar esta nobre conduta com seus semelhantes e seus companheiros, especialmente os mais íntimos. Todos os Imames (A.S.), sem nenhuma exceção, eram verdadeiros e sinceros conselheiros, e desejavam o melhor para o próximo.

O grau de aconselhamento

Muitas vezes a pessoa não se dedica profundamente para um certo conselho e isto está errado. O mensageiro de Deus (S.A.A.S.) nos alerta sobre isso e nos informa que o conselho deve ser tão sincero, direto e puro como se estivesse sendo praticado para si mesmo. Ele (S.A.A.S.), dizia: “O homem deve aconselhar o seu irmão como se tivesse aconselhando a si mesmo”.

A melhor das ações

Um conselho pode ser classificado como a mais nobre das ações. Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Aconselhem as criaturas com intenção pura a Deus, pois nada é melhor do que esta ação”.

É o sinal de amor

Um conselho é o sinal de amor e afeto ao próximo. Imam Ali (A.S.), dizia: “Não é um verdadeiro admirador aquele que alega amor a ti se não te aconselha”. Se alguém amar verdadeiramente o próximo não poupará esforços para aconselhá-lo e jamais o deixará sem conselho.

Um sinal de fé

Um dos sinais e características do fiel é o conselho ao próximo. Um verdadeiro fiel não fica em silêncio mediante a uma situação errônea, de desvio ou uma conduta que seja prejudicial ao seu irmão. Ele deseja o bem ao próximo, do mesmo modo que deseja o bem a si mesmo. Ele não sossega se não aconselhar o seu irmão. Imam Ali (A.S.), dizia: “A prática do conselho faz parte do instinto do fiel”.

É um sinal de evolução e desenvolvimento

Além de tudo que falamos, o conselho não deixa de ser um sinal de desenvolvimento e evolução social. Desejar o bem para o próximo e aconselhá-lo é um sinal de maturidade e desenvolvimento social, e isso foi identificado pelo Imam Ali (A.S.) com um sinal de progresso. O príncipe dos fiéis (A.S.), dizia: “Não há nada de bom num povo cuja sua nação não é aconselhadora e nem gosta dos aconselhadores”. Ou seja, um dos sinais de regresso e de atraso de uma sociedade é quando seus membros não seguem a política de aconselhamento entre si.

Em uma outra passagem Imam Ali (A.S.), dizia: “A pessoa mais amada para ti deve ser o aconselhador”. O conselho é um gesto muito importante e valioso e jamais deve ser desprezado. Em sequência, o aconselhador também é uma pessoa de grande valor e importância, pois estará ajudando o próximo e lhe resumindo toda sua experiência de anos e lhe entregando de bandeja para evitar que o próximo caia numa dificuldade.

Os filhos

O conselho é de extrema importância e de valor incalculável. Um conselho pode mudar o rumo da vida de um homem, e é por isso que as pessoas mais merecedoras dos nossos conselhos são os nossos filhos. Alguns pais quando questionados do porque não aconselham seus filhos, respondem: “Deixem-nos viverem suas vidas. Eles aprendem depois”. Isso é um péssimo gesto e eles estão completamente errados. Na verdade, neste gesto não há nada de amor ao próximo. Largar a pessoa e deixá-la fazer o que quiser ou seguir o caminho que quiser não é nada bom. A pessoa, e especialmente os filhos, sempre precisarão, sem dúvida nenhuma, dos conselhos dos pais, e ninguém melhor do que os pais para dar os mais verdadeiros, mais puros e sinceros conselhos aos filhos. Mesmo depois do conselho se os filhos não seguirem os conselhos dos pais e fizerem o que eles desejarem então assumiram toda a responsabilidade pela consequência de seus atos. Os pais jamais devem trair seus filhos, pois devem desejar o melhor para eles já que seus filhos são partes deles.

Até mesmo o inimigo

O conselho é tão sagrado e puro no Islam que o mesmo não pode deixar de ser praticado até mesmo com os inimigos. Imam Zain Al-Abedin (A.S.) dizia no seu Du´a Makarem Al-Akhlaq (A súplica da Boa Conduta): “… Ó Deus nosso, me dê forças para retribuir ao meu inimigo com conselhos…” Ele (A.S.) pede a Deus para que possa vencer o seu ego, o senso de vingança ou o ódio que qualquer um de nós teria mediante seu próprio inimigo, e substituí-lo com o conselho honesto e verdadeiro.

Esta era a conduta dos Ahlul Bait (A.S.) e esta é a tradição deles. Jamais esperamos que seja diferente disso, já que eles são os exemplos para toda a humanidade em suas boas condutas. Nenhum de nós chegará aos pés deles, mas o que fazemos é tentar aperfeiçoar ao máximo a nossa conduta para alcançá-los, pois a conduta deles representa a conduta exemplar no Islam.

Todos os Ahlul Bait (A.S.) responderam seus opositores com os mais nobres e dignos gestos de bondade e de conselho. Um dos mais conhecidos dentre todos é o nobre gesto do Imam Ali (A.S.), que a cada vez que era requisitado pelos califas de sua época, Abu Bakr, Omar ou Othman, não poupava esforços e nem deixava de ir para aconselhá-los quando estavam encrencados, e pela grandeza da nobre atitude do Imam Ali (A.S.), o califa Omar ibn Al-Khattab chegou a dizer em várias ocasiões: “Se não fosse Abul Hassan, Omar estaria arruinado”.

Talvez o conselho ao próximo é o mais alto grau de sinceridade e honestidade, pois vencer o próprio ego e aquela sensação de se vingar do inimigo que traiu sua confiança, sem orientá-lo para o que lhe seja prejudicial, é um grau altíssimo de moralidade e fé.

Como conhecer o verdadeiro aconselhador?

Às vezes alguém pode alegar estar te aconselhando, mas na verdade está te orientando para o caminho errado. Não é certo a pessoa ser ingênua e seguir qualquer orientação que lhe é apontada. Um verdadeiro e honesto conselho parte de pessoas que possuem certas características, e é por isso que vale a pena se conhecermos quais são estas características para saber se aquele que nos apontou o conselho é verdadeiro ou mentiroso:

1) Aconselhar a si mesmo

Um verdadeiro aconselhador, aconselha a si mesmo antes mesmo de aconselhar os outros. Ou seja, ele pratica e segue aquilo que aconselha aos outros. O que diriam se vissem alguém que aconselha o próximo a não fumar sendo que ele mesmo é fumante por exemplo?! Sendo assim, a principal característica de conhecer um verdadeiro conselheiro é quando ele segue o seu conselho e o executa. Imam Ali (A.S.) nos dá uma excelente dica para conhecermos os verdadeiros aconselhadores.  Ele (A.S.), dizia: “Servos de Deus, o mais confiável para si entre as pessoas é o mais obediente a Deus”. Quem mais obedece a Deus é mais honesto e verdadeiro em seus conselhos aos outros.

2) Ele escuta um conselho

Um verdadeiro aconselhador não apenas dá conselhos, mas sim gosta de ouvir um conselho. Não é aquele que se magoa ao ouvir um conselho verdadeiro, pois ele sabe e conhece o verdadeiro valor do conselho, e por isso ele o abraça com muita atenção e dedicação. Imam Al-Baquir (A.S.), dizia: “Os meus melhores irmãos são aqueles que apontam meus defeitos”. Em uma outra passagem Imam Ali (A.S.) recomenda ao aconselhado a se apegar e abraçar ao presente que está recebendo. Ele dizia: “Ouçam o conselho de quem vos presenteia”. O próprio Imam Ali (A.S.), dizia em uma passagem: “Um dos sinais de sucesso é acolher o conselho dos outros”.

Nestas curtas passagens percebemos o quanto os Ahlul Bait (A.S.) se importavam com o conselho e o quanto esta prática era incentivada por eles. Em uma das passagens o conselho é comparado com um presente, e todos nós gostamos de receber presentes. Então, devemos ficar felizes por este belo presente também. Em uma passagem, o Imam (A.S.) vincula o sucesso do homem ao acolhimento do conselho, e confirma que um dos sinais do sucesso é quando a pessoa acolhe o conselho.

3) Ser justo

Um verdadeiro aconselhador deve se preocupar em estabelecer a justiça, e isto faz parte do seu caráter. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), dizia: “Os sinais de um aconselhador são quatro: Seu decreto é justo, abre mão do seu direito, procura satisfazer os outros do mesmo modo que goste de ser agradado, e não viola ninguém”.

4) Cumprir o dever do conselho

Existem algumas pessoas que não aconselham os outros por medo de perderem algum interesse ou alguma amizade. Um verdadeiro aconselhador não se preocupa com este detalhe, pois ele se importa com algo maior e mais importante do que isso. Ele se importa com o bem do próximo e por isso ele o aconselha mesmo se aquilo for lhe custar algo. Imam Ali (A.S.) dizia: “Se empenhe para aconselhar o seu irmão”.

5) Se preocupar com os detalhes

Um outro sinal de um verdadeiro aconselhador é que ele se preocupa com os detalhes e em como passar o seu conselho ao seu amado irmão. Seguem algumas questões que o aconselhador deve observar antes de dar o seu conselho, pois elas fazem toda a diferença:

A) Sigilo

O fiel deve fazer de tudo para evitar constranger o seu irmão, especialmente em público. Por isso um dos mais importantes sinais de respeito e veracidade da boa intenção no conselho é apresentá-lo ao próximo em sigilo e em privado, e não em público. Imam Ali (A.S.) disse sobre estas características: “Quem aconselhar seu irmão em segredo o honrará, e quem o aconselhar em público o humilhará”.

B) Momento certo 

Tão importante quanto o conselho é a pessoa escolher o momento certo para dar o conselho. Um conselho dado na hora errada pode causar uma reação negativa ao aconselhado, e não de atenção e dedicação. Por isso, devemos escolher o momento ideal para dar o conselho.

C) Não se elevar

O aconselhador sabe que aquele conselho pode machucar ou causar um certo constrangimento ao seu irmão aconselhado. Por isso, ele evita todo tipo de elevação ou demonstração de superioridade sobre o próximo. Ele faz de tudo para que o próximo se sinta bem ao ser aconselhado, e uma das coisas mais importantes é ser humilde perante ele, aconselhando-o com carinho e amor, e não com arrogância e rigidez.

A verdade amarga

Depois de tudo, quando o aconselhador entrega um conselho ao seu amigo ou irmão, é o dever do aconselhado seguir aquele conselho mesmo que aquilo seja contrário a seu desejo ou sua vontade, ou até mesmo um conselho que possa magoá-lo ou entristecê-lo. Isso porque o aconselhador é um bom homem que deseja o melhor para o seu irmão, por isso que o Imam Ali (A.S.) dizia: “O seu aconselhador é piedoso e bondoso contigo e visa o resultado das coisas … Por isso, se obedecê-lo terá triunfado, e se desobedecê-lo será arruinado”.

Por outro lado, Imam Ali (A.S.) fala a respeito da importância de seguir o conselho e o seu valor mesmo se for duro e amargo para o aconselhado. Ele (A.S.), dizia: “O amargo do conselho é melhor do que a doçura da falsidade”. Muitas vezes as pessoas não te aconselham, pois tem receio de magoa-lo, então, acabam sendo falsas, sendo que esta atitude além de ser repudiada não indica a verdadeira amizade e irmandade entre as pessoas. Portanto, um conselho amargo é melhor e mais valioso do que a falsidade ou a doçura da ilusão de uma pessoa.

Em outra passagem, Imam Al-Baquir (A.S.), dizia: “Siga aquele que te faz chorar aconselhando-te, e não siga aquele que te faz sorrir enquanto te ilude e trai”.

Louvado seja, Deus, o Senhor do Universo.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 25/07/2020

 

«
»