O Matrimônio sob a luz do Alcorão Sagrado e das Tradições (Sunnah)

Traduzido por Ali Sivonaldo Alexandre da Silva.

O Todo-poderoso diz: “Casai os celibatários, dentre vós, e também os virtuosos, dentre vossos servos e servas. Se forem pobres, Deus os enriquecerá com Sua graça, porque é Munificente, Sapientíssimo”. (24:32)

“Não desposareis as idólatras até que elas se convertam, porque uma escrava fiel é preferível a uma idólatra, ainda que esta vos apraza. Tampouco consintais no matrimônio das vossas filhas com os idólatras, até que estes se tenham convertido, porque um escravo fiel é preferível a um livre idólatra, ainda que este vos apraza. Eles arrastam-vos para o fogo infernal; em troca, Deus, com Sua benevolência, convoca-vos ao Paraíso e ao perdão e elucida os Seus versículos aos humanos, para que Dele recordem”. (2:221)

“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado”. (49:13)

Do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.)

“Se alguém de bom caráter e boa conduta propõe a suas filhas a casar-se. Se você não fizer, haverá dano e grande corrupção na Terra”. (Kulayni e Tirmidhi)

“Seja quem for que se casa com uma mulher por sua honra, Deus não aumentará a sua, mas lhe trará a humilhação; seja quem for que se casa com ela por sua prosperidade, Deus não aumentará a sua, mas o colocará na pobreza; seja quem for que se casa com ela por questões de ancestrais, Deus não aumentará a sua, mas o levará à baixeza; seja quem for que se casa com uma mulher para apenas para lançar abaixo os seus olhos, guardar as suas partes privadas e estabelecer uma relação, Deus o abençoará por ela e vice-versa”. (Al-Targhib wa al-Tarhib)

“As mulheres se casam por quatro razões: a prosperidade, a posição, a sua beleza e a sua religião, e os bons muçulmanos são aqueles que se casam com suas mulheres por causa da sua fé”. (Muslim)

“Seja quem for que se casa, salvaguardou a metade da sua religião”.

“Não há nenhuma estrutura melhor fundada no Islam do que o matrimônio”.

“Seja quem for que decide seguir a minha tradição deve casar-se e produzir a descendência pelo matrimônio (e aumentar a população de muçulmanos) para que no dia da ressurreição eu confronte outra Ummah (nações) com o grandes números da minha Ummah”.

“A mais detestável das coisas legais aos olhos de Deus é o divórcio.”

“A maior bênção no mundo é uma esposa piedosa”.

“O mais perfeito entre os crentes na fé é aquele que é o melhor nas maneiras e o mais gentil com sua esposa”.

“Qualquer mulher que morre quando seu marido é agradado com ela se introduzirá no Paraíso”.

“Deus ficará irritado com uma mulher casada se ela encher os seus olhos para os estranhos”.

“Uma mulher pode só jejuar com a permissão de seu marido”.

“As palavras de um marido a sua esposa, “realmente a amo”, nunca deve deixar o seu coração”.

“Se um homem ajudar a sua cônjuge no trabalho de casa, Deus registra para ele a recompensa espiritual igual ao cabelo no seu corpo como se ele tivesse jejuado durante os dias e tivesse oferecido orações durante as noites durante um ano inteiro”.

“Um homem disse ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S..): tenho uma esposa que dá as boas-vindas a mim na porta quando entro em casa, e despede-se de mim quando parto. Quando ela me vê afligido, pergunta-me: Por que estas chorando? Se você se estiver preocupando sobre o seu sustento, é garantido por outro: ou se você é importunado sobre o depois, possa Deus diminuir as suas preocupações. ‘ O Mensageiro de Deus disse: “Deus tem agentes e ela é um deles. Ela vai adquirir a recompensa de um mártir.”

“Perguntaram ao Mensageiro de Deus, “Que direitos nossas esposas têm por cima de nós?” Ele respondeu: “Você a alimentará como você se alimenta, a veste como você se veste; você não dará uma tapa na cara dela, nem a injuriará”.

“Se uma mulher não executar o seu dever como cônjuge, ela não fez o seu dever para com Deus”.

“Uma mulher ruim não desculpa o erro de seu marido e não aceita as suas desculpas”.

Do Imam Ali (A.S.)

“Ocupe-se no matrimônio; porque isto é a tradição do Profeta do Islam”.

“A mulher parece-se com as flores. Eles devem ser tratados suavemente, amavelmente, e com o afeto”.

Do Imam Jafa Assadeq (A.S.)

“Deus abençoa um homem que cria uma boa relação com sua esposa, porque Deus marcou o homem para ser o guardião de sua esposa”.

“Quando você ama alguém, avisa a pessoa”.

“Seja quem for que se casa, deve respeitar sua esposa”.

“As melhores mulheres entre as suas mulheres são aqueles que mostram agradecimento quando seus maridos trazem algo para casa e não são descontentes se nada for trazido”.

Do Imam Rida (A.S.)

“Quem é o homem feliz? “Imam Rida (A.S.) respondeu: O maior lucro de um homem é uma mulher fiel, quando ela o vê fica feliz, e protege a sua propriedade e a sua própria honra na sua ausência”.

“Algumas mulheres são bênçãos de seus maridos, que exprimem o seu amor e afeto”.

«
»