As lições do Imam Hussein (A.S.) em seu martírio em Karbala – Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – 14/09/2018

As lições do Imam Hussein (A.S.) em seu martírio em Karbala

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso

Louvado seja Deus, o senhor do universo.

Louvado seja Deus, que nos orientou quando éramos desorientados, e se não fôssemos orientados por Ele estaríamos perdidos.

Louvado seja Aquele que nos enriquece e não é enriquecido.

Louvado seja Aquele que dá vida e a morte, em Suas mãos está o bem, e Ele tem o poder sobre tudo.

Testemunho que não há divindade além de Deus e que Mohammad é o Seu servo e Mensageiro. Deus Exaltado seja escolheu Mohammad dentre toda a Sua criação e o enviou com a orientação e verdadeira doutrina para fazê-la prevalecer sobre qualquer crença, mesmo que isso desgoste os incrédulos.

Ó servos de Deus recomendo-vos, e para mim também, o temor a Deus, O Altíssimo.

O Imam Hussein (A.S.), antes de sair de Meca rumo ao Iraque, fez um discurso para as pessoas. Entre estas havia alguns que temiam por sua vida e outras que desejavam a sua morte para tirar proveito disso.

Entre essas pessoas que desejavam tirar proveito da viagem do Imam Hussein (A.S.), pois sabiam que consequentemente levaria ao seu assassinato, estava Abdullah ibn Zubair, que dissimulava sua real intenção que era poder e interesse por governar.

O Imam Hussein (A.S.) fez o seguinte discurso: “Louvado seja Deus, o senhor do Universo, glorificado seja Deus, que a paz esteja sobre o Mensageiro de Deus. A morte foi desenhada sobre os filhos de Adão igual a uma corrente sobre o pescoço da moça. Minhas saudades de meus antecessores é igual as saudades de Yaqub por Youssef, sabendo que serei colocado em uma opção de que não terei refúgio dela senão a morte. Eu imagino o meu corpo sendo despedaçado pelos lobos do deserto. Não há escapatória de um dia que foi registrado, pois o agrado de Deus é o nosso agrado. Seremos pacientes com a Sua tragédia que cairá sobre nós, pois seremos recompensados e jamais iremos nos separar do Mensageiro de Deus, pois todos somos um só, e assim entraremos no paraíso, e assim Deus cumprirá Sua promessa. Em verdade, aquele que está servindo o seu sangue e, por nós, desejando o encontro com Deus, então que venha conosco, pois estarei partindo ao amanhecer, se Deus, O Altíssimo, quiser”.

Não podemos ignorar o que já foi predestinado por Deus, Exaltado seja, pois esta é a satisfação de Deus que determina, e seremos recompensados por Deus pela paciência.

Este discurso era também para combater os rumores de que o Imam Hussein (A.S.) estava realizando sua jornada para o Iraque em busca de poder ou por motivos mundanos, e não por um decreto e obrigação divina. Os objetivos traçados por Deus eram para preservar a religião e só poderiam ser concluídos por meio do sacrifício do Imam Hussein (A.S.), de seus Ahlul Bait (A.S.), irmãos, filhos e leais companheiros. A continuidade da religião islâmica dependia do sangue e dos sacrifícios do Imam Hussein (A.S.). A unicidade de Deus é essencial para a humanidade e o seu sangue derramado em Karbala foi pela crença na unicidade.

Quando o Imam Hussein (A.S.) saiu da cidade de Medina, onde seu avô está enterrado, esclareceu os motivos de sua jornada. Era um destino divino em que ele seria assassinado em Karbala e suas mulheres e crianças aprisionadas e acorrentadas, e o Imam Hussein (A.S.) alertava sobre as consequências para todos aqueles que desejavam acompanhá-lo nessa jornada divina. Quando estava saindo da cidade de Medina o Imam Hussein (A.S.) dizia que apenas aqueles que estariam preparados para a morte deveriam seguir sua caravana.

Infelizmente algumas pessoas ignorantes atribuem a jornada do Imam Hussein (A.S.) a uma jornada suicida. Essas pessoas acreditam que o Imam Hussein (A.S.) é uma homem comum que comete equívocos, e não um santo infalível.

Primeira questão: O Destino

Do ponto de visto da questão da certeza do martírio do Imam Hussein (A.S.) isto era algo determinado e decretado por Deus, Exaltado seja, e o Imam Hussein (A.S.) declarava em muitas ocasiões que seu martírio era pré-determinado por Deus e por isso era certamente o seu melhor destino.

Segunda questão: A Morte

O Imam Hussein (A.S.) nos expôs a realidade da certeza da morte para todos. Ele disse: “A morte foi desenhada sobre os filhos de Adão igual a uma corrente sobre o pescoço da moça”. Portanto, já que a morte é uma certeza para todos os filhos de Adão por que então não alcançar a glória nesta morte ao invés de morrer sobre um leito adoentado?

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Que criou a vida e a morte, para testar quem de vós melhor se comporta” (C. 67 – V.2)

Seja lá qual for sua posição, força, capacidade, riqueza, o ser humano jamais escapará da morte. A história confirma quantos tiranos, corruptos, agressores e assassinos morreram como todos depois de seus dias de vilania. Os assassinos do Imam Hussein (A.S.) também foram mortos repentinamente.

O Imam Hussein (A.S.) nos ensina que se a morte é algo inevitável morrer com honra, com glória, com bravura e com uma vida digna é melhor do que viver com humilhação, sendo defraudado e oprimido. Essa é a lógica do fiel, essa é atitude dos Imames e são os ensinamentos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

O Imam Ali (A.S.), o primeiro Imam, sucessor do Profeta (S.A.A.S.) e pai do Imam Hussein (A.S.) dizia que: “Mil ataques com espadas para ele são melhores que uma morte sobre um leito, adoentado!” São esses os valiosos ensinamentos que educaram o Imam Hussein (A.S.), e ele preferiu uma morte digna a uma vida de humilhação.

Os doze Imames (A.S.) sucessores do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) aspiravam e demonstravam para os crentes a busca da satisfação e glória de Deus, Exaltado seja, em todas as etapas da vida.

Essa posição não será alcançada por qualquer pessoa sem esforço, pois o Alcorão Sagrado diz que os partidários de Deus são aqueles que aceitam o decreto divino.

Terceira questão: A satisfação de Deus

O Imam Hussein (A.S.) dizia: “A satisfação de Deus é a minha satisfação e o meu aborrecimento é o aborrecimento de Deus”.

O Imam Hussein (A.S.) é uma das luzes que Deus colocou na Terra. Ele (A.S.) dizia que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) falava com frequência que Fátima (A.S.) era um pedaço dele, aquilo que agradava Fátima o agradava e o que a aborrecia o aborrecia também. Outra narração do Profeta (S.A.A.S.) dizia que a satisfação de Deus está na satisfação de Fátima e o aborrecimento de Fátima é o aborrecimento de Deus. O respeito e obediência aos familiares (Ahlul Bayt) do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) são também uma satisfação divina.

Há pessoas que Deus colocou numa categoria elevada frente as demais. Esta classe é a Sua satisfação divina. No Alcorão Sagrado Deus, Glorificado e Exaltado seja, fala que Sua satisfação e agrado são maiores que tudo.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse que: “Aquele que se entrega integralmente ao que Deus destina jamais desejará estar numa outra situação salvo o que Deus deseja”. E por isso, quando o Imam Hussein (A.S.) observava seus sobrinhos, filhos e companheiros sendo martirizados no campo de batalha ele repetia continuamente, “Somos de Deus e para Ele voltaremos”.

A senhora Zeinab (A.S.), irmã de Hussein (A.S.), quando observou seu irmão caído no chão sem vida e decapitado segurou o corpo e disse: “Ó Deus, se isso é o que Lhe agrada então leve o quanto quiser”.

O Imam Hussein (A.S.) teve mais de cem feridas em seu corpo no campo de batalha, seu coração foi atingindo por uma flecha de três pontas envenenada, e ainda teve forças para encher suas mãos com seu sangue e atirar para os céus orando: “Vou suportar tudo isso já que está sendo testemunhado por Deus!”

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse de uma forma esclarecedora para as pessoas várias questões sobre as tragédias e crises que acontecem com elas.  Suas escolhas e atitudes errôneas geralmente são as causas do sofrimento, mas em outras situações as pessoas são competentes e sinceras, e mesmo assim as tragédias e crises ocorrem. Qual a explicação?

O Imam Assadeq (A.S.) relata que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) jamais dizia algo em erro.

Portanto, quando o Imam Hussein (A.S.) diz que sua satisfação é a satisfação de Deus ou quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) diz que o agrado de Fátima representa o agrado de Deus e o seu aborrecimento também representa o aborrecimento de Deus, isso não significa que Deus depende do agradado ou da satisfação deles, ou do aborrecimento deles. Na verdade é o contrário disso, ou seja, a satisfação de Hussein, de Fátima, do Profeta ou dos Ahlul Bait é tão integral, completa e pura para Deus, o Altíssimo, que eles só se satisfazem e só alcançam o seu agrado interno com a prática daquilo que satisfaz a vontade de Deus, e eles só se aborrecem com aquilo que aborrece Deus. Esta é a verdadeira lição que aprendemos de Karbala, e devemos meditar sobre ela. Tudo que procuramos ser ou fazer deve ser apenas aquilo que satisfaz a Deus, e tudo que procuramos deixar de ser ou fazer deve ser aquilo que aborrece a Deus.

Na verdade, nem tudo que acontece em nossas vidas deve ser observado sob o ponto de vista da aparência. Aparentemente nem tudo é belo ou feio, como o Alcorão Sagrado diz: “…É possível que repudieis algo que seja um bem para vós e, quiçá, gosteis de algo que vos seja prejudicial…” (C.2 – V.216)

Esses são os ensinamentos do Imam Hussein (A.S.), que teve seu sangue derramado para seguir satisfazendo a Deus.

Essa é a lição de Karbala.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com Hussein!

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com Ali filho de Hussein!

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com os filhos de Hussein!

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com os companheiros de Hussein!

Que a paz e as bençãos de Deus estejam com todos vocês!

 

 

 

 

 

 

«
»